[TÓPICO DEDICADO] Testemunhos de rede Mesh

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos SimPos
  • Data de Início Data de Início
Qual Mesh vc recomenda para uma rede de 250mb então? Pensei no Deco M4 mas não sei se existem melhores ou com melhor CxB

Mas a diferença nos preços do AX para AC é gritante. N sei se vale tanto a pena pro meu uso não.
Eu não tenho um comparativo extenso sobre os Decos, mas pegando os modelos de entrada (M4 e M5 e X60) e focando na potencia e alcance, dá pra dizer que o X60 teria um alcance em 5GHz (de pelo menos 50% a mais ao ar livre)

DevicePHY modesCPU1FLA1RAM1Radio1Radio22.412-2.462 GHz5.18-5.24 GHz5.745-5.825 GHzFCC date
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
16 MiB128 MiBQualcomm Atheros
QCA9563
2x2:2, bgn
Qualcomm Atheros
QCA9886
2x2:2, an+ac
610 mW480 mW500 mW2018-10-19
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
Qualcomm
IPQ4019
403.6 mW539.5 mW404.6 mW2017-03-01
X60AX3000Qualcomm
IPQ8071
(.0 GHz,
4 cores
128 MiB256 MiBQualcomm
QCN5024
bgn+ax 2x2:2
Qualcomm QCN5024
an+ac+ax 2x2:2
615.2 mW814.7 mW688.7 mW
2020-01-07​

Logicamente é preciso pensar no futuro... Tenho um amigo que comprou um Mesh Fast Ethernet no final do ano por que ele tinha 100mbps..
Agora ele ganhou upgrade pra 300mbps... Vai ter que se contentar com 100mbps no Mesh e 300mbps no wifi da operadora e no cabo.. Hoje ele já me sondou pra indicar sistemas Gigabit pra ele comprar..

Com 300mbps vai ser igual no futuro.. espalhar 300mbps com o Deco M4 não é bicho de 7 cabeças...
Mas no fim do ano, talvez quando conseguir sei-la, 500, 600mbps, o Deco comece a abrir o bico, por que o sinal máximo de cada stream seria de 433mbps, e os Decos possuem Mimo 2x2 (duas streams).. Se ligar os pontos por Wifi, uma stream vai pra se comunicar com o ponto principal e o outro vai pro cliente.. Ou seja; Na prática, seu Wifi não vai passar de uns 350mbps..
No Wifi AX, essa velocidade sobre pra ~600mbps por stream.. dá mais folego pra essa instalação, além do maior alcance..

Se for liga-los por cabo, talvez o M4 tenha mais uma sobrevida, pois as duas streams seriam exclusivas para os clientes.

Mas voltando aos sistemas mesh AC com maior C/B, há tambem os Nova MW6, (que sao vendidos por aqui como Twibi Giga+) que sao mais baratos (R$600 o par na Amazon) que o M4 (R$680 o par na Amazon) que possuem potencia de 900mW em 5GHz, porém já ouvi usuários dizendo que o firmware deles é bugado.. mas nunca mexi pra confirmar..

Meu Setup hoje é de um AX6 com um AX5 (paguei R$350 e R$250 no ano passado, quando haviam diversas promoções), centralizados na planta (um em cada andar), ligados por cabo e que cobrem muito bem os 150m² do sobrado, com 500mbps contratados em praticamente qualquer ponto da casa..
Sei que eles sairam de linha, mas a ideia é dizer que importar também pode ser uma opção de montar mesh AX com o que se paga num sistema AC por aqui..

Bom dia, senhores estou com 3 Ax6s em mesh. Tenho mais ou menos 50 dispositivos cadastrados e uns 25 na lista negra. O modem está em bridge(vivo). Refiz todo o cabeamento e todos os roteadores se comunicam por cabo, porém a rede está muito instável e com quedas de autenticação constantes. Alguém já teve problema parecido?

Bom dia, senhores estou com 3 Ax6s em mesh. Tenho mais ou menos 50 dispositivos cadastrados e uns 25 na lista negra. O modem está em bridge(vivo). Refiz todo o cabeamento e todos os roteadores se comunicam por cabo, porém a rede está muito instável e com quedas de autenticação constantes. Alguém já teve problema parecido?
Quando vc diz queda de autenticação, você diz autenticar o PPPoE na rede Vivo ou autenticação dos clientes no Wifi AX6S?

Faça um teste tirando o HGU da vivo da Bridge e deixe os AX6s em modo AP para saber se o problema é o rádio Wifi ou a parte do roteador..

Quando vc diz queda de autenticação, você diz autenticar o PPPoE na rede Vivo ou autenticação dos clientes no Wifi AX6S?

Faça um teste tirando o HGU da vivo da Bridge e deixe os AX6s em modo AP para saber se o problema é o rádio Wifi ou a parte do roteador..
Autenticação da própria VIVO. Dei uma olhada em alguns lugares, onde disseram haver problema com essa relação de bridge na Vivo. Vou tentar fazer da seguinte forma, deixar o próprio roteador da vivo autenticar, desativar o Wi-Fi dele e jogar o cabo do modem direto na WAN do AX6s principal.
Vi em alguns lugares onde comentam sobre desativar o NAT do modem, mas naonsei se o modem que tenho me da essa opção.

Eu não tenho um comparativo extenso sobre os Decos, mas pegando os modelos de entrada (M4 e M5 e X60) e focando na potencia e alcance, dá pra dizer que o X60 teria um alcance em 5GHz (de pelo menos 50% a mais ao ar livre)

DevicePHY modesCPU1FLA1RAM1Radio1Radio22.412-2.462 GHz5.18-5.24 GHz5.745-5.825 GHzFCC date
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
QCA9563
Qualcomm Atheros
QCA9886
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
Qualcomm
IPQ4019
X60AX3000Qualcomm
IPQ8071
(.0 GHz,
4 cores
128 MiB256 MiBQualcomm
QCN5024
Qualcomm QCN5024
615.2 mW814.7 mW688.7 mW
2020-01-07​

Logicamente é preciso pensar no futuro... Tenho um amigo que comprou um Mesh Fast Ethernet no final do ano por que ele tinha 100mbps..
Agora ele ganhou upgrade pra 300mbps... Vai ter que se contentar com 100mbps no Mesh e 300mbps no wifi da operadora e no cabo.. Hoje ele já me sondou pra indicar sistemas Gigabit pra ele comprar..

Com 300mbps vai ser igual no futuro.. espalhar 300mbps com o Deco M4 não é bicho de 7 cabeças...
Mas no fim do ano, talvez quando conseguir sei-la, 500, 600mbps, o Deco comece a abrir o bico, por que o sinal máximo de cada stream seria de 433mbps, e os Decos possuem Mimo 2x2 (duas streams).. Se ligar os pontos por Wifi, uma stream vai pra se comunicar com o ponto principal e o outro vai pro cliente.. Ou seja; Na prática, seu Wifi não vai passar de uns 350mbps..
No Wifi AX, essa velocidade sobre pra ~600mbps por stream.. dá mais folego pra essa instalação, além do maior alcance..

Se for liga-los por cabo, talvez o M4 tenha mais uma sobrevida, pois as duas streams seriam exclusivas para os clientes.

Mas voltando aos sistemas mesh AC com maior C/B, há tambem os Nova MW6, (que sao vendidos por aqui como Twibi Giga+) que sao mais baratos (R$600 o par na Amazon) que o M4 (R$680 o par na Amazon) que possuem potencia de 900mW em 5GHz, porém já ouvi usuários dizendo que o firmware deles é bugado.. mas nunca mexi pra confirmar..

Meu Setup hoje é de um AX6 com um AX5 (paguei R$350 e R$250 no ano passado, quando haviam diversas promoções), centralizados na planta (um em cada andar), ligados por cabo e que cobrem muito bem os 150m² do sobrado, com 500mbps contratados em praticamente qualquer ponto da casa..
Sei que eles sairam de linha, mas a ideia é dizer que importar também pode ser uma opção de montar mesh AX com o que se paga num sistema AC por aqui..
O AX6 faz mesh com os novos roteadores Xiaomi/Redmi, como por exemplo o AX3000 (torre ou branco)?
Tenho um AX6 comprado nessa mesma época e agora precisarei de mais um AP pra colocar na edícula nos fundos da casa. Passei cabeamento até lá pra isso e só preciso confirmar a compatibilidade do mesh.
Pergunto porque o AX6 não recebeu atualização de firmware depois do lançamento desses outros equipamentos, então fica o receio da incompatibilidade.

Vou tentar fazer da seguinte forma, deixar o próprio roteador da vivo autenticar, desativar o Wi-Fi dele e jogar o cabo do modem direto na WAN do AX6s principal.
Vi em alguns lugares onde comentam sobre desativar o NAT do modem, mas naonsei se o modem que tenho me da essa opção.
Se jogar na WAN do AX6s, vai criar duploNAT.. Por isso comentei de colocar o AX6S em modo AP, para que ele não crie outra rede.

O AX6 faz mesh com os novos roteadores Xiaomi/Redmi, como por exemplo o AX3000 (torre ou branco)?
Tenho um AX6 comprado nessa mesma época e agora precisarei de mais um AP pra colocar na edícula nos fundos da casa. Passei cabeamento até lá pra isso e só preciso confirmar a compatibilidade do mesh.
Pergunto porque o AX6 não recebeu atualização de firmware depois do lançamento desses outros equipamentos, então fica o receio da incompatibilidade.
Pelo que eu li em alguns lugares, dá sim..
Só confira se você consegue pegar um AX3000 Chines, pois parece (não tenho certeza) que se for de regiões diferentes, os servidores pra autenticar o Mesh são diferentes e pode não funcionar.

Se jogar na WAN do AX6s, vai criar duploNAT.. Por isso comentei de colocar o AX6S em modo AP, para que ele não crie outra rede.

Só confira se você consegue pegar um AX3000 Chines, pois parece (não tenho certeza) que se for de regiões diferentes, os servidores pra autenticar o Mesh são diferentes e pode não funcionar.
Mas aí acredito que perco o controle da lista negra, aqui dividimos a internet.

Mas aí acredito que perco o controle da lista negra, aqui dividimos a internet.
Bom, faça o teste e veja se o HGU consegue lidar melhor com a estabilidade no PPPoE..

se ficar estável, talvez tenha que inserir a blacklist manualmente no HGU pra evitar o duploNAT..

Moçada, qual solução Mesh tá valendo a pena no mercado nacional atualmente? Deco M4, M5? Twibi Giga+?

Tenho uns amigos se mudando para um sobrado e acho que é a melhor solução será com uns 3 ou 4 carinhas desses. Por mim colocaria um Unifi em cada pavimento (3) mas a princípio não rola ficar puxando cabo de rede e furando teto/parede por ser alugado.

Atualmente eles moram num apto relativamente grande e sofrem com o HGU do Vivo Fibra, até emprestei um extensor que tinha sobrando (TP-Link WA850RE) mas nunca ficou muito bom.

A idéia nem é atingir velocidades absurdas via Wi-Fi e sim garantir boa cobertura e estabilidade de sinal.

TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
QCA9563
Qualcomm Atheros
QCA9886
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
Qualcomm
IPQ4019
X60AX3000Qualcomm
IPQ8071
(.0 GHz,
4 cores
128 MiB256 MiBQualcomm
QCN5024
Qualcomm QCN5024
615.2 mW814.7 mW688.7 mW
2020-01-07​

o q vc me diz do AX6s? ele possui cobertura em 2.4ghz maior q o deco m4?

o q vc me diz do AX6s? ele possui cobertura em 2.4ghz maior q o deco m4?

Tenho dois Deco M4 e dois Redmi AX6S. O wi-fi do AX6S é mais forte que o Deco M4, tanto em 2,4GHz quanto em 5GHz.

Hoje eu voltei a usar o Deco M4 ao invés do AX6S. O AX6S ainda não está 100% estável no mesh. Os dispositivos perdem a conexão quando eu caminho pela casa e se muda o AP do AX6S. Isso não ocorre no Deco M4. Me parece que não existe ainda a comunicação mesh entre os AX6S ou o Fast Roamming não ativa. Os AX6S estão com a última versão da ROM.

Tenho dois Deco M4 e dois Redmi AX6S. O wi-fi do AX6S é mais forte que o Deco M4, tanto em 2,4GHz quanto em 5GHz.

Hoje eu voltei a usar o Deco M4 ao invés do AX6S. O AX6S ainda não está 100% estável no mesh. Os dispositivos perdem a conexão quando eu caminho pela casa e se muda o AP do AX6S. Isso não ocorre no Deco M4. Me parece que não existe ainda a comunicação mesh entre os AX6S ou o Fast Roamming não ativa. Os AX6S estão com a última versão da ROM.

Aparentemente é pq o firmware do ax6s ainda nao esta redondo neh.... E tipo, a diferença de cobertura por torre do ax6s pro M4 é muito grande?

Aparentemente é pq o firmware do ax6s ainda nao esta redondo neh.... E tipo, a diferença de cobertura por torre do ax6s pro M4 é muito grande?

A cobertura do AX6S é um pouco maior mas não é nada de absurdo. A maior diferença é na velocidade porque o AX6S consegue velocidade muito elevadas no 2,4GHz quando se tem vários dispositivos usando ao mesmo tempo.

Tenho um ax5 chinês, e to com medo de comprar um ax1800 global e não dar certo o mesh no cabo. Foi bom achar esse tópico!

Moçada, qual solução Mesh tá valendo a pena no mercado nacional atualmente? Deco M4, M5? Twibi Giga+?

Tenho uns amigos se mudando para um sobrado e acho que é a melhor solução será com uns 3 ou 4 carinhas desses. Por mim colocaria um Unifi em cada pavimento (3) mas a princípio não rola ficar puxando cabo de rede e furando teto/parede por ser alugado.

Atualmente eles moram num apto relativamente grande e sofrem com o HGU do Vivo Fibra, até emprestei um extensor que tinha sobrando (TP-Link WA850RE) mas nunca ficou muito bom.

A idéia nem é atingir velocidades absurdas via Wi-Fi e sim garantir boa cobertura e estabilidade de sinal.
Indiquei o M5 mesmo, achei num preço bem razoável na Amazon BR e chegou hoje.

IMG-20220305-144112-01-01.jpg

Como o pessoal só se muda na próxima semana vou aproveitar pra fazer uns testes na minha casa e ver se há muita diferença para o Unifi AC LR que se vira sozinho por aqui.

Tive um problema na rede mesh daqui de casa. Tenho 2 ax3 quadcore e eles estão em mesh cabeado. Quando eu ia do ponto 1 para o ponto 2 ele trocava sem sentir. Mas quando eu voltava para o ponto 1 ele desconectava. Foi fácil resolver: troquei a criptografia do wifi para wpa2 (antes estava no wpa3) e tudo se resolveu. Agora ele troca sem perder pacotes e sem desconectar.

Tive um problema na rede mesh daqui de casa. Tenho 2 ax3 quadcore e eles estão em mesh cabeado. Quando eu ia do ponto 1 para o ponto 2 ele trocava sem sentir. Mas quando eu voltava para o ponto 1 ele desconectava. Foi fácil resolver: troquei a criptografia do wifi para wpa2 (antes estava no wpa3) e tudo se resolveu. Agora ele troca sem perder pacotes e sem desconectar.
Aqui não desconecta.

É nacional , versão dual core. Tá na última atualização sim.

Sim , por cabo.
Isso me intriga... Será que é o meu celular que não suporta os protocolos k/v? É um Samsung A32. Preciso pesquisar sobre...

Bom dia!

Estou com um problema no apartamento que me mudei. Recebi um modem/roteador padrão da Claro modelo HGB10R da Marca Humax e tenho um roteador Archer C20 (já velho de guerra). Esse roteador me servia perfeitamente bem no meu antigo ap que era até maior do que o atual, mas por algum motivo ele simplesmente não dá conta no AP novo. O antigo AP tinha aproximadamente 80m² e o novo tem entre 70 e 75m².

Atualmente eu tenho meu desktop conectado via cabo no modem e outro cabo de rede indo até o roteador na sala. Desse roteador da sala saem cabos para a TV da sala, TV do quarto e meu playstation. Não tenho problemas com nenhuma dessas conexões.

Pelo fato de ter dois roteadores, acabei tendo que criar duas redes wifi distintas dentro do AP (procurei se era possível usar a mesma rede e não consegui encontrar solução sem ser comprar um roteador MESH). Isso gera a inconveniência de precisar manualmente mudar a rede nos aparelhos moveis de vez em quando, mas até ai ok. O problema é que a suíte virou uma zona morta. Eu vejo as duas redes no quarto mas ambas ficam são extremamente lentas lá (a do Modem Claro é até um pouco melhor).

Não sei se o problema aqui é o roteador archer c20 estar velho e por isso ter perdido a força (isso acontece?), se as paredes aqui são mais grossas e por isso o sinal é pior ou se é outro fator.

Já considerei comprar um repetidor wifi para o quarto mas pelo que entendi isso adicionaria uma terceira rede dentro de casa, o que seria muito incomodo. Pensei em fazer um upgrade no archer c20 para algo mais forte e mais novo, mas fico com receio de isso não resolver) e pensei também em investir em uma rede Mesh, mas segurei essa opção devido aos preços (imagino que iria precisar de 3 HUB para os quartos e sala e ainda teria que comprar switches para poder continuar usando as TVs via cabo).

Qual a sugestão de vocês nesse caso? Acham que o simples upgrade do archer C20 para algo melhor pode resolver ou é melhor partir direto para a rede mesh?

Muito obrigado!

Zun3Mbl.png
Uso um kit Deco M4 em casa, são 180m2. Cobriu a casa toda e ainda sobrou wi-fi pra rua, chega numa das esquinas quase 120 metros depois da minha casa e no outro sentido também pega na mesma distância hehe. Posso sair na rua e usar meu wi-fi de boa. Dentro de casa não tem um canto sem internet. O pior local de sinal ainda pega fácil 60/60 de down e up de uma velocidade de 500 que temos aqui. O segundo menos pior já recebe 200 Mega e daí pra melhor nos outros locais. Troca de torre que nenhum aparelho sente, a conexão não cai.
Eu fiquei em dúvida entre o M4 e o M5, mas fui pro M4 devido ao preço e ele já cumpriu o que precisava:

Eu fiquei em dúvida entre o M4 e o M5, mas fui pro M4 devido ao preço e ele já cumpriu o que precisava:
É isso aí.. O M5 nao tem alcance muito maior que o M4 em 5GHz.. Mas o M5 tem sim mais processamento, Flash e RAM.. O M5 vale se houver muitos dispositivos (mais de 32) conectados por nó ao mesmo tempo puxando grandes velocidades..
No alcance, a diferença é de ~0.5dBm a mais no M5, que daria um alcance ~5% maior.. Mas em 2.4GHz, o M4 pode ter um alcance até 30% maior que o M5.

TP-LINK Deco E4R
FCC ID:
TE7E4
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9561
750 MHz
QCA9561
Qualcomm Atheros
QCA9886
197 mW195 mW192 mW2019-03-02
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
QCA9563
Qualcomm Atheros
QCA9886
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
Qualcomm
IPQ4019

Mas logicamente, se encontrar um M5 com valor próximo ao M4, talvez valha a pena..

É isso aí.. O M5 nao tem alcance muito maior que o M4 em 5GHz.. Mas o M5 tem sim mais processamento, Flash e RAM.. O M5 vale se houver muitos dispositivos (mais de 32) conectados por nó ao mesmo tempo puxando grandes velocidades..
No alcance, a diferença é de ~0.5dBm a mais no M5, que daria um alcance ~5% maior.. Mas em 2.4GHz, o M4 pode ter um alcance até 30% maior que o M5.

TP-LINK Deco E4R
FCC ID:
TE7E4
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9561
750 MHz
QCA9561
Qualcomm Atheros
QCA9886
197 mW195 mW192 mW2019-03-02
TP-LINK Deco M4R
FCC ID:
TE7M4R
abgn+ac

AC1200
Qualcomm Atheros
QCA9563
750 MHz
QCA9563
Qualcomm Atheros
QCA9886
TP-LINK Deco M5
FCC ID:
TE7M5
abgn+ac

AC1300
Qualcomm
IPQ4019
717 MHz
4 cores
32 MiB256 MiBQualcomm
IPQ4019
Qualcomm
IPQ4019

Mas logicamente, se encontrar um M5 com valor próximo ao M4, talvez valha a pena..
Aqui, no pico de uso diário, são 13 dispositivos, se temos visita, entram mais alguns, e não vi até hoje o M4 arriar. Agora, se a pessoa vai conectar mais de 30 dispositivos, um processamento melhor pode fazer diferença. Se bem que na caixa do M4 diz que ele aguenta até 100 de uma vez.

Aqui, no pico de uso diário, são 13 dispositivos, se temos visita, entram mais alguns, e não vi até hoje o M4 arriar. Agora, se a pessoa vai conectar mais de 30 dispositivos, um processamento melhor pode fazer diferença. Se bem que na caixa do M4 diz que ele aguenta até 100 de uma vez.
Tem que ter parcimônia quando se lê essas informações das caixas.. Muitas vezes os valores informados são feitos para confundir.. só ocorrem em certas combinações e ambientes controlados..
Nao posso garantir, mas imagino que esses 100 clientes sejam para 3 pontos e 33 clientes por nó..

A conta que eu faço do numero de clientes conectados leva em consideração um uso de 4mb de RAM pra cada cliente, que seria uma tabela de roteamento de heavy-user..

Mas há clientes que não precisam vão ter tudo isso de tabela.. TVs, MediaPlayers, Sonoffs, terão um uso de RAM bem mais modestos comparado a um PC baixando 5 torrent de 200 seeds diferentes.. Por isso eu deixo apenas um direcional, uma ideia pra saber se há possibilidade de gargalo no futuro ou não..

Tem que ter parcimônia quando se lê essas informações das caixas.. Muitas vezes os valores informados são feitos para confundir.. só ocorrem em certas combinações e ambientes controlados..
Nao posso garantir, mas imagino que esses 100 clientes sejam para 3 pontos e 33 clientes por nó..

A conta que eu faço do numero de clientes conectados leva em consideração um uso de 4mb de RAM pra cada cliente, que seria uma tabela de roteamento de heavy-user..

Mas há clientes que não precisam vão ter tudo isso de tabela.. TVs, MediaPlayers, Sonoffs, terão um uso de RAM bem mais modestos comparado a um PC baixando 5 torrent de 200 seeds diferentes.. Por isso eu deixo apenas um direcional, uma ideia pra saber se há possibilidade de gargalo no futuro ou não..
Aqui são 8 em uma torre e 4 aparelhos em outra na maioria dos dias. Tá sussa.
Não uso torrent, mas streaming 4k aqui é o dia inteiro e uso nuvem diariamente também pro meu trabalho e coisas da casa, algumas horas do dia subindo e descendo arquivos em alta velocidade, mas nem trava pra ninguém, nem pra mim que tô usando up ou down, nem pra quem tá vendo streaming 4k.

Users who are viewing this thread

Voltar