[TÓPICO DEDICADO] Monitor ASUS VG27AQL1A - 27'' QHD 170Hz G-Sync IPS HDR 10-bit

Olhando os comentários aqui do fórum achei muito interessante esse monitor. Também estava de olho no G27Q, que achei na faixa dos 3 k. Esse, apesar de não ter estoque na Kabum, consta o preço de 3.5 k. Compensa pagar R$ 500,00 a mais no Asus ?
 
Olhando os comentários aqui do fórum achei muito interessante esse monitor. Também estava de olho no G27Q, que achei na faixa dos 3 k. Esse, apesar de não ter estoque na Kabum, consta o preço de 3.5 k. Compensa pagar R$ 500,00 a mais no Asus ?
Quando entrou em estoque na Kabum até um dia desses estava por 2999.
 
Quando entrou em estoque na Kabum até um dia desses estava por 2999.
Por esse preço realmente é muito tentador. Agora vi o modelo M27Q, da Gigabyte. Na mesma faixa de preço, qual acha que vale mais a pena ?
 
Por esse preço realmente é muito tentador. Agora vi o modelo M27Q, da Gigabyte. Na mesma faixa de preço, qual acha que vale mais a pena ?
O pessoal é bem satisfeito com o Asus.

Eu tive os 2, achei o painel do Gigabyte M27Q melhor (mais uniforme, porém, cada unidade é única), mas veio com problemas, uns 5 dead/stuck pixels, inclusive na região central da tela, e começou a ligar e desligar sozinho.
E tem a questão do pixel ser BGR ao invés do RGB, que cria uma aura avermelhada nos textos e atrapalha um pouco a leitura, algumas pessoas não percebem esse efeito ou contornam com o clear type, eu me incomodei e os ajustes não melhoraram muito.
Pela soma de problemas, principalmente o BGR, nem pensei em trocar, apenas guardei e solicitei devolução.
Obs. Minha análise foi bem curta, usei o monitor por menos de 1 hora.

Comprei o Asus, veio 3 pixels com problemas, mas nas bordas, ao ponto de não ver se não procurar.
Veio a imagem mais branca em cima e mais amarela na parte de baixo, em fundos com muito branco incomoda, mas acabei não devolvendo e estou usando de forma intermediária, esperando aparecer um monitor realmente top em 1 ou 2 anos com preço não exorbitante.

É que eu já tinha um monitor 144Hz com Gsync de 27", então não foi um upgrade, comprei porque o meu deu problema.
A única diferença mesmo foi ir TN para IPS, cores e contrastes melhores (nada demais na minha opinião, mas tem um ganho sim), porém com uma qualidade geral inferior ao que eu tinha, Dell S2716DG.

Por fim, entre os 2, Asus VG27AQL1A e Gigabyte M27Q, eu recomendo o Asus.
Ambos tem 3 anos de garantia.
 
Alguém sabe se não tem mais como usar os cupons de desconto na Kabum que a gente ganha de aniversário?

Uns meses atrás usei o cupom que recebi em 2019 e agora queria usar o que recebi em 2020 só que quando dígito ele aparece uma mensagem de cupom inválido.

Não sei se agora eles passaram a ter validade mas antes não tinha.
 
Fiquei impressionado com o HDR desse monitor. Achei que seria fake igual o do meu antigo lg 29 ultrawide, que deixa tudo muito saturado e perdendo vários detalhes. Colocando lado a lado com um celular amoled, não perdi detalhes e a cores permanecem naturais.
Achei que esses monitores com hdr 400 seriam tudo meme.
 
Fiquei impressionado com o HDR desse monitor. Achei que seria fake igual o do meu antigo lg 29 ultrawide, que deixa tudo muito saturado e perdendo vários detalhes. Colocando lado a lado com um celular amoled, não perdi detalhes e a cores permanecem naturais.
Achei que esses monitores com hdr 400 seriam tudo meme.
HDR400 quando setado corretamente e com conteúdo compatível é muito bom, já dá pra brincar bem.

O problema é que tem uma galera que não faz a mínima ideia do que está falando e sai por aí espalhando pra todo canto achismos do tipo: "se não tiver 1000nits e OLED não presta" "HDR400 é faz de conta".

Já tentei explicar e mostrar um relato exatamente igual ao seu aqui, mas os terraplanistas do HDR gritam mais alto.

São os negacionistas do fórum, uma galera que vê alguém falando alguma coisa, associa com imaginações da própria cabeça, não tem embasamento, e só ficam repetindo coisas antigas sem sequer ter testado alguma vez na vida.
 
HDR400 quando setado corretamente e com conteúdo compatível é muito bom, já dá pra brincar bem.

O problema é que tem uma galera que não faz a mínima ideia do que está falando e sai por aí espalhando pra todo canto achismos do tipo: "se não tiver 1000nits e OLED não presta" "HDR400 é faz de conta".

Já tentei explicar e mostrar um relato exatamente igual ao seu aqui, mas os terraplanistas do HDR gritam mais alto.

São os negacionistas do fórum, uma galera que vê alguém falando alguma coisa, associa com imaginações da própria cabeça, não tem embasamento, e só ficam repetindo coisas antigas sem sequer ter testado alguma vez na vida.
Problema maior do HDR é o seguinte: Não é todo conteúdo HDR que presta.
 
Problema maior do HDR é o seguinte: Não é todo conteúdo HDR que presta.
Exato, aí o cara vê um teste onde não funcionou e extrapola pro resto erroneamente.
 
HDR400 quando setado corretamente e com conteúdo compatível é muito bom, já dá pra brincar bem.

O problema é que tem uma galera que não faz a mínima ideia do que está falando e sai por aí espalhando pra todo canto achismos do tipo: "se não tiver 1000nits e OLED não presta" "HDR400 é faz de conta".

Já tentei explicar e mostrar um relato exatamente igual ao seu aqui, mas os terraplanistas do HDR gritam mais alto.

São os negacionistas do fórum, uma galera que vê alguém falando alguma coisa, associa com imaginações da própria cabeça, não tem embasamento, e só ficam repetindo coisas antigas sem sequer ter testado alguma vez na vida.


Como vocês já comentaram, um "verdadeiro HDR" depende de muita muitas variáveis além de brilho. Isso inclui o conteúdo sendo assistido e vários outros pontos de processamento de vídeo interno do monitor.

Asus VG27AQL1A certamente não atende aos requisitos técnicos de normas internacionais que definem monitores HDR (como por exemplo a EBU), e se engana quem diz que uma OLED LG C1 atende. Ela vai ser melhor que o Asus, claro, mas também não vai ser capaz de reproduzir o HDR visto na pós-produção de um conteúdo profissional.

Para essa finalidade, apenas monitores de referência crítica atendem. Eu trabalho na indústria cinematográfica e estou acostumados a utilizar monitores como o SONY BVM-HX310 de mais de 20 mil dólares (que por sinal não é OLED, está errado quem acha que se não for OLED não presta). Posso te afirmar que um desse não se compara a nenhuma outra TV da linha consumer (com o conteúdo entrando adequado).

Mas o ponto é que a TV tem que ser barata, acessível para o consumidor, baixo input lag pra jogos... O próprio conteúdo disponível em streamings (e até em blu-rays) é muito comprimido em comparação aos formatos raw que saem de uma câmera de cinema, e não tem porque ter uma tela de milhares de reais em casa.

Portanto, podemos dizer que o Asus tem um HDR razoável, que é melhor do que nada. Como você disse, dá pra brincar. Pra alguns conteúdos mais simples (oriundo de câmeras baratas) pode ser que atenda plenamente, pra outros (tipo blu-ray), não.

Uma LG C1 tem um ótimo desempenho HDR, provavelmente atenderá todos os conteúdos voltados pra consumer, mas também não é perfeita. Se você for editar um vídeo gravado numa câmera de cinema de verdade numa LG C1, você provavelmente não vai ver tudo que pode ver ali.

Um HDR ideal tem que ter brilho, contraste, cor, resolução (não a da tela em si, mas em termos de processamento e resposta de frequência do painel)...

No fim das contas, quem reclama é gente querendo aparecer e denegrir os comentários dos outros, sem fundamento algum pra falar.

Se eu fosse me apegar a isso, eu jamais compraria um Asus (e eu comprei).
 
Asus nesse momento na Kabum saindo por R$ 2.459,90 no boleto/pix, se tiver PrimeNinja sai por R$ 2.209,90.
 
Fiquei aguardando esse ASUS voltar pro estoque mas esta dificil....acabei indo no 27Q-SA da Gigabyte por 2.7k.... espero nao me arrepender.
 
Fiquei aguardando esse ASUS voltar pro estoque mas esta dificil....acabei indo no 27Q-SA da Gigabyte por 2.7k.... espero nao me arrepender.
também estou na mesma duvida
Esperar voltar o da asus ou ir no G27 da giga
Será que tem muita diferença?
 
Tem muita diferença em qualidade de imagem comparado com o do tópico?

Querendo um monitor com o valor até uns 2.5k

Esse VG27WQ1B é bom?
acho que em imagem um pouco
porem o pior deve ser os problemas classicos so VA ( ghosting /black smearing )
 
Comprei um semana passada, tava todo ancioso para chegar, era para ser entregue na sexta feita, curiosamente a Azul não entregou.

Liguei lá hoje, e me informaram que a loja foi arrombada e furtaram somente a minha encomenda.

O sorte viu, primeira vez que vejo alguem roubar encomenda aqui na cidade, e ser logo a minha.

Tomara que esteja cheio de dead pixels esse monitor.
 
Fala galera, depois de muito pesquisar e analisar opiniões, finalmente peguei esse modelo da Asus e estou achando fantástico haha

Sai de um LG 21,5" padrão FHD@60Hz e a diferença para o Asus é absurda em cores, tempo de resposta, brilho e taxa de atualização, esse é meu primeiro monitor com boas especiações então estou achando tudo lindo :wub: kk

Minha unidade não possui nenhum dead pixel até onde consegui ver, liguei pelo cabo Display Port, calibrei e configurei seguindo as informações do Rtings e o funcionamento está muito bom e até agora sem problemas ou defeitos aparentes.

Única coisa que não consegui ativar foi o FreeSync Premium que diz ser compatível, alguém ai com GPU Radeon conseguiu, ou é normal aparecer apenas o FreeSync padrão? Estou usando a 120Hz com cores em 10bits
 
Eu estou ansioso pela chegada do Samsung G50A ao Brasil. Ele parece um bom concorrente do VG27AQL1A, e a Samsung costuma trazer preços razoáveis, mas está demorando muito pra começar a vender e sair reviews.
Sim, estava esperando o lançamento dele também aqui no Brasil, provavelmente iria lançar por quase o mesmo preço do VG27AQL1A, provavelmente ele ficaria entre o CRG50 e o G7, mas acabei de ver que nas specs do site da samsung também consta como DP 1.2, então não vai dar pra ter HDR acima de 120hz 😢

Pelo oq sei ele deveria estar mais ou menos a par com os monitores com painel da LG com nano-led (S2721DGF ou 27GL850), então deveria ser muito bom, mas com sacrificio de contraste.

Queria entender qual é a dessas empresas que se auto sabotam numa coisa tão simples. Antes eu achava que fosse algo relacionado ao painel, mas a marca desses dois são paineis diferentes (Innolux, LG), estou começando a acreditar que é algo proposital (gerar upsell com segmentação).
 
Última edição:
Sim, estava esperando o lançamento dele também aqui no Brasil, provavelmente iria lançar por quase o mesmo preço do VG27AQL1A, provavelmente ele ficaria entre o CRG50 e o G7, mas acabei de ver que nas specs do site da samsung também consta como DP 1.2, então não vai dar pra ter HDR acima de 120hz 😢

Pelo oq sei ele deveria estar mais ou menos a par com os monitores com painel da LG com nano-led (S2721DGF ou 27GL850), então deveria ser muito bom, mas com sacrificio de contraste.

Queria entender qual é a dessas empresas que se auto sabotam numa coisa tão simples. Antes eu achava que fosse algo relacionado ao painel, mas a marca desses dois são paineis diferentes (Innolux, LG), estou começando a acreditar que é algo proposital (gerar upsell com segmentação).
Acho que deve ser algo relacionado ao controlador que esses monitores usam, DisplayPort 1.4 e HDMI 2.1 são relativamente novos ainda.

Fuçando aqui no meu percebi que no HDMI por exemplo não dá pra ativar 10bits a 120Hz, coisa que no DisplayPort vai tranquilo... Eu preferi deixar em 120Hz/10bit do que 144Hz/8bit, particularmente não notei diferença alguma para frequência mais alta, mas percebi um ligeira melhoria nas cores com os 10bit, aí vai do que cada um prioriza. Overclocking para 170hz eu nem cogito ativar, pois vi vários relatos de problemas depois de um tempo kk
 
Overclocking para 170hz eu nem cogito ativar, pois vi vários relatos de problemas depois de um tempo kk
Esse painel (Innolux M270KCJ-K7B) deve ser mais de boas quanto a isso, pois o padrão de fabrica dele é 165Hz, então o overclock para 170Hz é mais tranquilo. Provavelmente a Asus mudou para 144hz nativo para evitar algum over/under shoot
Acho que deve ser algo relacionado ao controlador que esses monitores usam, DisplayPort 1.4 e HDMI 2.1 são relativamente novos ainda.
Provavel mesmo, estava vendo aqui, e tem outros modelos (MSI, Pixio, Razer, Gibabyte etc) até novos também que estão assim, eles devem compartilhar algum controlador de freesync que só da pra usar DP 1.2.

Acho que vou pegar esse monitor mesmo, perdi a promo no dell s2721dgf na sexta, então acho que essa é a única opção viável abaixo de 3K aqui no BR.
 
Esse painel (Innolux M270KCJ-K7B) deve ser mais de boas quanto a isso, pois o padrão de fabrica dele é 165Hz, então o overclock para 170Hz é mais tranquilo. Provavelmente a Asus mudou para 144hz nativo para evitar algum over/under shoot

Provavel mesmo, estava vendo aqui, e tem outros modelos (MSI, Pixio, Razer, Gibabyte etc) até novos também que estão assim, eles devem compartilhar algum controlador de freesync que só da pra usar DP 1.2.

Acho que vou pegar esse monitor mesmo, perdi a promo no dell s2721dgf na sexta, então acho que essa é a única opção viável abaixo de 3K aqui no BR.

É um ótimo monitor cara, acredito ser um ótimo investimento para o Setup, depois de configurado a imagem fica excelente... Eu considero 1440p o sweet spot, visto que 2160p é algo distante até para as GPU's entusiastas levarem e o preço dos painéis de boa boa qualidade tem preço inflado demais no BR...


Eu pesquisei bastante e acho que nessa resolução não temos algo melhor até 3k, esse Dell s2721dgf está com preço bem desproporcional pelo o que ele oferece.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo