Você acredita em DEUS? -=Topico Infinito=-

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Labrada
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
obviamente tua posição de moderador, além de ter me punido com 6 pontos, me impede de exercer meu direito de resposta, pois posso acabar banido por ti mesmo, e portanto, vou me abster de responder, pois seria 10x mais inútil do que, como tu mesmo considera, ficar discutindo neste thread (e entretanto continuas discutindo, não entendo o pq!)

Você perdeu o seu "direito de resposta" quando começou a xingar e ofender.
A punição foi mais do que justa!!

a palavra thread é a palavra mais comumente usada em inglês para se referir à "tópicos" em forums de discussão. http://en.wikipedia.org/wiki/Threaded_discussion

o motivo de eu usar tanto essa palavra é porque a maioria dos forums de discussão dos quais participo são na lingua inglesa e portanto, me "acostumei" a usar tal palavra e acabo intercalando o uso desta com o da palavra "tópico".

But you have forgiven that we are in a Portuguese language forum, where the word thread doesn't have any meaning.

Como eu disse anteriormente, lhe falta respeito; não so para comigo, as também para com os outros usuários desse forum. Infelizmente.

O que é nescessario para ser bom e justo pode ser escrito em um guardanapo

Nao é necessario o uso de livros sagrados recheado de sangue e intolerancia de barbaros da idade dos metais.

É como diz aquela velha frase " Se houvessem hospicios na antiga palestina teriamos menos problemas hoje em dia".

Livrinho sagrado por livrinho sagrado, sou mais o Bhagavad Gita do Krishna, dá de 10 a zero, fora o baile, tem maluquices tambem, mas é quase um tratado filosofico

Já o Cristianismo, ou melhor, o Paulismo, foi uma obra prima de marketing junto com a espada.

E deu certo tambem pelas circunstancias politicas

Juntou elementos de várias religiões até torná-lo aceitável para todo mundo, da mesma forma que o judaismo em suas origens

Fora que houve muita conversão forçada ao longo dos milênios.

Os celtas/germanicos/gregos/etc,etc... não se converteram de imediato, por exemplo: apenas adotaram mais um deus, o deus do império romano e portanto mais poderoso que seus deuses.

É significativo que não os tenham abandonado, continuando a cultuá-los de uma forma ou de outra por séculos, até que a ICAR teve que transformar esses deuses pagãos em santos católicos, com biografia e tudo.

A história do rei Arthur, de Siegfrid, ou busca do Santo Graal é apenas a adaptação de uma lenda anterior.

É possível rastrear todos os seus personagens até os deuses do panteão celta/germanico

A Bretanha, no noroeste da França, está cheia de pilares com representações da paixão de Cristo, às vezes no meio do mato. Por que alguém faria isto? Simples: aquele local era sagrado para os celtas, por alguma razão.

Uma árvore, uma fonte, uma caverna, sei lá. Em vez de proibir, a ICAR plantava um pilar e associava o local ao catolicismo.

O dia de finados, o dia de todos os santos, a páscoa, o natal, dias das bruxas, Cosme e Damiao, o dia de S.Valentino etc. estão todos relacionados a festas pagãs que a ICAR tentou abafar.

Gente, peguem o MSN um do outro e discutam esse assunto entre si. Vocês estão fugindo do proposto pelo tópico, que é saber se você acredita ou não em Deus (e o porquê). Só isso.

Se continuar assim, o tópico perde o sentido, pois as discussões girarão em torno de "igrejas", e não na entidade em si!!

è de uma ingenuidade...

homicídio, pedofilia, etc

Sempre existiram, mesmo com essa tal lei de deus da imaginação coletiva de muitos que vc mencionou (por curiosidade, qual seu deus? pois dependendo do deus, as leis são completamente diferentes...) , e o homem sabe que isso é errado (pelo menos eu sei, sendo que ignoro completamente a existencia de seres imaginarios). INclusive a bondade nata é observada em recem nascidos e até em alguns primatas e outras especies.

Uma pessoa normal sabe distinguir o certo do errado, não precisa de um manual ou que sejam doutrinados pra saberem disso, basta que recebam uma educação sadia para que não sejam "mal-educados".
Eu tenho pena da sociedade ou especie que distingue esse certo ou errado por simples medo de um suposto castigo divino.

Quanto às palavras lindas da biblia, além das tolices e maus exemplos de violencia, intolerancia e ódio , sou muito mais um bom romance ou algum livro de filosofia e até mesmo poesia. Alguns títulos superam de longe esse livrinho medíocre que nada mais é que uma colagem/plagio de muitos outros há muito tempo esquecidos.

Que a razão algum dia te ilumine!

Eu que sou ingênua....:rolleyes:

era uma resposta ao post #1610 mas como é offtopic, assim como o proprio post 1610, achei melhor deletar e mandar por PM.

é por essas e outras que tópicos sobre religião não dão certo...
em algum momento surge uma ofensa e as pessoas começam a se desviar do assunto.

que fechem este tópico então, como fecharam por bem menos muitos outros...
Pois quando alguem diz que é um unicornio que impede que o homem tenha a cultura do homicidio, pedofilia ou estupro etc, sendo que atribui todos esses vicios aos que não seguem ou desviam os outros da sua palavra "maravilhosa", tenho que no mínimo chamar de ingenua uma pessoa dessas.

Pois quando alguem diz que é um unicornio que impede que o homem tenha a cultura do homicidio, pedofilia ou estupro etc, sendo que atribui todos esses vicios aos que não seguem ou desviam os outros da sua palavra "maravilhosa", tenho que no mínimo chamar de ingenua uma pessoa dessas.

me sinto ofendido qdo alguem diz isso. Pois me parece q essa pessoa está chamando, a nós ateus, de imorais, de pessoas que provavelmente são homicidas, pedofilos, estupradores, etc.

será q tais ofensas, contra os ATEUS, não chamam a atenção de ninguem? E depois ainda criticam qdo eu digo q ateus são discriminados na sociedade! Oras, essa Selune deu a entender que somos seres vis, crueis e imorais!

me sinto ofendido qdo alguem diz isso. Pois me parece q essa pessoa está chamando, a nós ateus, de imorais, de pessoas que provavelmente são homicidas, pedofilos, estupradores, etc.

será q tais ofensas, contra os ATEUS, não chamam a atenção de ninguem? E depois ainda criticam qdo eu digo q ateus são discriminados na sociedade! Oras, essa Selune deu a entender que somos seres vis, crueis e imorais!

este t´pico foi criado pros qeu acreditam em deus (especificamente o deus hebreu), dificilmente vai ser fechado, como foi os outros qeu abriram possibilidade de discutir sobre diversas outras crenças.
Ateus, agnosticos ou de outras religiões que ousarem opinar diferente dos cristãos serão banidos ou punidos.

Graças que existe a lei de Deus, pq senão o homicídio, a pedófilia, sodoma e gomorra, violência, roubos e tudo mais que existe seria parte da cultura do homem, pq o homem não saberia o que é errado. Seriamos como animais selvagens e lutaríamos pela sobrevivência, se protegendo de nós mesmos, isso já acontece no mundo, principalmente com essa onda de ateus que está surgindo, causando esse rebuliço e achando tudo isso o máximo, uma nova era, quero parabenizar os ateus que estão conseguindo transformar esse mundo num mundo melhor, desviando as pessoas do bem, fazendo as pensar que não existe um ser superior a acertar contas, que às ama e que às cuida, pois somos entregues a morte todos os dias, mas Deus está sempre nos livrando. Que não amam a palavra maravilhosa e linda que está escrita na bíblia, de um homem que apenas amou o mundo e entregou sua vida por ele. Meus parabéns pela ingratidão. Eu só peço que se alguém aqui um dia virar ex-ateu, por favor não deixe de postar seu testemunho neste tópico, eu quase fui por um período, pena que na época não existia o adrena e eu nem tinha internet.

Parabéns principalmente àqueles que até contam os números dos que já conseguiram desviar e se orgulham disso.

Que Deus fale melhor no coração de vcs

Novamente me veio a frase: Se mais cristãos lessem a Bíblia haveria menos cristãos.

Eu não consigo acreditar que uma mulher lê aquilo e ainda acha bonito. Tu concordás então que as mulheres tem que serem submissas aos homens, como diz em Gênesis 3:16, certo? Ou que é justificavel duas filhas embebedarem o pai para fazerem sexo com ele como em Genesis 19:31-36 ?

Por favor, faça um bem a sí mesma e leia a bíblia antes de vir aqui dizer que o que esta escrito lá é maravilhoso.

Ah, e Jesus não era um homem, era deus, ou você não acredita na santíssima trindade? E cuidado com generalizações, senão alguem pode usar isso para dizer que todos os padres são pedófilos... opa! Não era disso que a religião nos salvava?

Colega farbus, de maneira nenhuma o pensamento dela irá mudar. Se ela acha que está certa, ótimo. Eu é que não vou discutir.
Só achei muita ousadia falar "quero parabenizar os ateus que estão conseguindo transformar esse mundo num mundo melhor, desviando as pessoas do bem". Falando assim até parece que todos são desse jeito, o que não é verdade. Além disso quem costuma querer mudar a opinião alheia não são os ateus (obviamente, não posso generalizar).

Não me preocupo mais com isso, pois se não fosse por nós, ateus e céticos, eles não teriam nada, pois somos nós que preferimos o método científico, a razão, o caminho mais complicado e complexo da história, somos nós, em sua maioria, que descobre novas vacinas, que salvam a vida dos filhos deles (embora muitos prefiram agradecer a "deus" do que aos cientistas), somos nós que nos matamos em cálculos e raciocínios para trazer alguma evolução ao mundo...

Enquanto eles, simplesmente pegam uma idéia e morrem com ela, nós somos os pensadores livres...e sempre seremos...

Não me preocupo mais com isso, pois se não fosse por nós, ateus e céticos, eles não teriam nada, pois somos nós que preferimos o método científico, a razão, o caminho mais complicado e complexo da história, somos nós, em sua maioria, que descobre novas vacinas, que salvam a vida dos filhos deles (embora muitos prefiram agradecer a "deus" do que aos cientistas), somos nós que nos matamos em cálculos e raciocínios para trazer alguma evolução ao mundo...

Enquanto eles, simplesmente pegam uma idéia e morrem com ela, nós somos os pensadores livres...e sempre seremos...

sempre quando eu penso nisso eu imagino um monte de gente assistindo ao início do século 21 à luz de velas...

Com todo respeito CursedHill, mas essa foi digna de uma "raça superior", o Nazista do Hitler que o diga. Parabéns vc vai longe com esta idéia!!!
Gostaria que vc me explicasse mais sobre aqueles que fizeram mudar este mundo e torná-lo mais evoluído e por que todos estes que fizeram um "bem" maior para nossa evolução são ateus.

"Entre os grandes cientistas do século XX, Einstein e Niels Bohr tinham marcantes tendências místicas. Thomas Edson , o maior inventor de todos os tempos, era teosofista registrado. Einstein, por sua vez, chegou a afirmar que uma pequena ciência afasta de Deus, mas uma grande ciência conduz de volta a Deus."
http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap85.htm
"De acordo com os lexicógrafos, o termo teosofia é composto de duas palavras gregas — theos, Deus, e sophos, sábio. Até aqui, correto. Mas as explicações que seguem estão longe de dar uma idéia mais clara sobre a Teosofia. Webster a define mais originalmente como “um suposto intercurso com Deus e espíritos superiores, e conseqüente obtenção de conhecimento super-humano, através de processos físicos, assim como através das operações teúrgicas de alguns antigos Platônicos, ou através de processos químicos dos filósofos do fogo germânicos”.
Vaughan oferece uma definição ainda melhor, mais filosófica. “Um Teosofista”, diz ele, “é alguém que lhe dá uma teoria sobre Deus ou sobre as obras de Deus, a qual não tem revelação, mas uma inspiração própria como base”. Neste ponto de vista, todos os grandes pensadores e filósofos, especialmente todos os grandes fundadores de uma nova religião, escola de filosofia, ou seita, é necessariamente um Teosofista. Daí, Teosofia e Teosofistas têm existido sempre, desde que o primeiro fulgor do pensamento nascente fez o homem procurar instintivamente pelos meios de expressar suas próprias opiniões independentes.
"
http://www.theosophical.ca/theosophical.ws/Portuguese/QueTeosofia.htm

OU SEJA, SENÃO FOSSE O TEOSOFISTA DO THOMAS EDSON o MalkavianGuy estaria debaixo de velas em pleno século 21 como ele bem diz.

Por gentileza, não cote só as partes que te interessa para criticar ou debater como o di da fla e o farbus fazem.

Com todo respeito CursedHill, mas essa foi digna de uma "raça superior", o Nazista do Hitler que o diga. Parabéns vc vai longe com esta idéia!!!
Gostaria que vc me explicasse mais sobre aqueles que fizeram mudar este mundo e torná-lo mais evoluído e por que todos estes que fizeram um "bem" maior para nossa evolução são ateus.

"Entre os grandes cientistas do século XX, Einstein e Niels Bohr tinham marcantes tendências místicas. Thomas Edson , o maior inventor de todos os tempos, era teosofista registrado. Einstein, por sua vez, chegou a afirmar que uma pequena ciência afasta de Deus, mas uma grande ciência conduz de volta a Deus."
http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap85.htm
"De acordo com os lexicógrafos, o termo teosofia é composto de duas palavras gregas — theos, Deus, e sophos, sábio. Até aqui, correto. Mas as explicações que seguem estão longe de dar uma idéia mais clara sobre a Teosofia. Webster a define mais originalmente como “um suposto intercurso com Deus e espíritos superiores, e conseqüente obtenção de conhecimento super-humano, através de processos físicos, assim como através das operações teúrgicas de alguns antigos Platônicos, ou através de processos químicos dos filósofos do fogo germânicos”.
Vaughan oferece uma definição ainda melhor, mais filosófica. “Um Teosofista”, diz ele, “é alguém que lhe dá uma teoria sobre Deus ou sobre as obras de Deus, a qual não tem revelação, mas uma inspiração própria como base”. Neste ponto de vista, todos os grandes pensadores e filósofos, especialmente todos os grandes fundadores de uma nova religião, escola de filosofia, ou seita, é necessariamente um Teosofista. Daí, Teosofia e Teosofistas têm existido sempre, desde que o primeiro fulgor do pensamento nascente fez o homem procurar instintivamente pelos meios de expressar suas próprias opiniões independentes.
"
http://www.theosophical.ca/theosophical.ws/Portuguese/QueTeosofia.htm

OU SEJA, SENÃO FOSSE O TEOSOFISTA DO THOMAS EDSON o MalkavianGuy estaria debaixo de velas em pleno século 21 como ele bem diz.

Por gentileza, não cote só as partes que te interessa para criticar ou debater como o di da fla e o farbus fazem.
Eu não disse que não existe/existiu cientistas teístas, eu sei muito bem disso.

Mas hoje em dia é muito mais raro, a maioria são ateus e céticos (90% pra mais), e os que não são deveriam ser, por pensarem racionalmente.

Em questão pessoal, acho ridículo um cientista acreditar em "deus", simplesmente é a minha opinião.

E não se trata de uma "raça superior", respeito as pessoas que acreditam, mas não concordo em NADA com elas, e acho que estão desperdiçando suas vidas aceitando uma idéia sem nenhum fundamento, ao invés de buscarem o conhecimento através da razão e bom senso...

(Nunca iremos matar em nome do ateísmo, como se fizeram em nome de tantos "deuses" por ai).

Nao podemos generalizar...

Muitos cientistas acreditavam eu deus, e tiveram suas ideias barradas pelos religiosos. Inclusive estes religiosos acusavam os cientistas de serem ateus.

Mas como acreditar em deus eh uma coisa individual, nao se pode dizer quem contribuia/perseguia quando se fala em desenvolvimento cientifico.

Outra coisa, nem todo cientista que acredita em deus eh religioso. O proprio Eistein acreditava em deus de uma forma muito diferente da maioria dos catolicos (e o que nao falta eh catolico falando pra la e pra ca que Eistein acreditava em deus, dando a ideia de que era O DEUS catolico).
É o que eu falei acima.

E sobre Albert Einstein, não tenho tanta certeza do seu teísmo não hehe...

Enquanto a ser uma questão pessoal ou não, eu não concordo, acho que a mente de um cientista tem que ser totalmente livre, racional e desviada de crendices, pois por mais "paixão" que elas possam causar no mesmo, sempre será algo no caminho da razão.

Eu não disse que não existe/existiu cientistas teístas, eu sei muito bem disso.

O problema que vc generalizou :(

Mas hoje em dia é muito mais raro, a maioria são ateus e céticos (90% pra mais), e os que não são deveriam ser, por pensarem racionalmente.

Onde isso :eek:

Em questão pessoal, acho ridículo um cientista acreditar em "deus", simplesmente é a minha opinião.

ai vc está me ofedendo, se eu falasse que era ridículo um cientista ateu, aposto que vc ficaria ofendido.

E não se trata de uma "raça superior", respeito as pessoas que acreditam, mas não concordo em NADA com elas, e acho que estão desperdiçando suas vidas aceitando uma idéia sem nenhum fundamento, ao invés de buscarem o conhecimento através da razão e bom senso...

se joga fora a vida por motivos bem maiores do que isso, como drogas, alcoolismo, roubar, matar, dirigir perigosamente, bla bla bla. Se o cara tá lá quietinho na sua, rezando e praticando o bem para a sociedade, não vejo nada de mau nisso e nem de quem é ateu que pratica o mesmo bem.

(Nunca iremos matar em nome do ateísmo, como se fizeram em nome de tantos "deuses" por ai).

E nem eu como um bom cidadão e Cristão não religioso. O mesmo não posso falar do outro, pois não tenho certeza da índole deste (seja religioso ou ateu).

jcjcosta disse:
Onde? Nas universidades, nos centros de pesquisa, nas revistas científicas...
Vê pelos ganhadores do prêmio Nobel, posso citar vários aqui...

jcjcosta disse:
ai vc está me ofedendo, se eu falasse que era ridículo um cientista ateu, aposto que vc ficaria ofendido.
Claro, pois seu comentário seria totalmente desprovido de fundamento, eu afirmo que é ridículo sim, pois alguém que analisa evidências não pode ficar trombando com crendices toda hora.

jcjcosta disse:
se joga fora a vida por motivos bem maiores do que isso, como drogas, alcoolismo, roubar, matar, dirigir perigosamente, bla bla bla. Se o cara tá lá quietinho na sua, rezando e praticando o bem para a sociedade, não vejo nada de mau nisso e nem de quem é ateu que pratica o mesmo bem.
Pois é, ficar acomodado com a situação e não parar para reparar no mundo cheio de coisas novas para serem descobertas e criadas, levar uma vida sem questionamentos, sem filosofia, isso pra mim é desperdício na mesma proporção que os usuários de drogas, quem sabe até maior...

Agora enquanto a fazer o bem, ótimo, não incomoda mas pratica o bem, porém nem ao menos sabe o porque de suas ações...

jcjcosta disse:
E nem eu como um bom cidadão e Cristão não religioso. O mesmo não posso falar do outro, pois não tenho certeza da índole deste (seja religioso ou ateu).
Nesse caso eu não falei de unidade, e sim de um grupo. Duvido que um dia saia algum grupo de ateus por ai para matar teístas.

Sobre Eistein, o tal "teismo" dele posso afirmar com certeza que eh algo beeeeeeeeem diferente do teismo catolico. Bem mai "livre", como vc mesmo diz.

Sobre questao pessoal, depois falo, tenho q dar uma saida urgente
"Nunca atribuí à natureza nenhuma intenção ou objetivo, nem nada que pudesse ser compreendido como antropomórfico. A idéia de um Deus personalista me parece estranha e até ingênua."

"Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Eu não acredito em um Deus pessoal e eu nunca neguei isso mas expressei claramente. Se existe algo em mim que pode ser chamado de religioso, esse algo é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo tão longínqua quanto a nossa ciência pode revelar."

Ambas de Albert Einstein

É o que eu falei acima.

Enquanto a ser uma questão pessoal ou não, eu não concordo, acho que a mente de um cientista tem que ser totalmente livre, racional e desviada de crendices, pois por mais "paixão" que elas possam causar no mesmo, sempre será algo no caminho da razão.

A Razão também não pode virar um ópio ou religião também, como se fosse um fundamentalismo dogmático, senão não sobraria espaço para o "bom senso".
A filosofia de vida não é uma matemática, ela é ampla e complexa, senão seriamos átomos até hoje. Ainda bem que existem diversidades neste mundo.

A Razão também não pode virar um ópio ou religião também, como se fosse um fundamentalismo dogmático, senão não sobraria espaço para o "bom senso".
A filosofia de vida não é uma matemática, ela é ampla e complexa, senão seriamos átomos até hoje. Ainda bem que existem diversidades neste mundo.
Claro que não, a razão sozinha não é boa, é necessário a espiritualidade, na versão respirar da palavra...

A busca por conhecimento é uma paixão, a vontade de conhecer, de aprender, isso é uma fonte de espiritualidade na ciência.

Agora, tem que ter uma corda para se prender, pois senão rodaríamos sem nenhuma base nos pés, essa corda se chama racionalidade.

É necessário as evidências em primeiro plano, não as conclusões.

É o que eu falei acima.

Destoaram várias frases do eintein, já recebí até email sobre essa tal religiosidade dele, mas a verdade é que se alguem ler alguma de suas biografias, descobrirá que ele se descreve como sendo agnostico (carta para M. Berkowitz, em 25/10/195).

Recomendo a biografia dele feita por Walter Isaacson, Einstein – Sua Vida, Seu Universo.

Segue abaixo comentariao do biografo:

"Einstein disse que era religioso, que acreditava que existe um espírito manifesto nas leis do universo, um espírito diante do qual ele se sentia humilde e admirado. Esse era seu sentido de fé. Não acreditava num Deus pessoal a quem pudesse rezar para que fizesse milagres por nós. Mas ele também dizia que odiava ser chamado de ateu. Sua visão era muito interessante, e é por isso que devoto um capítulo inteiro a seus escritos sobre Deus."

Claro que não, a razão sozinha não é boa, é necessário a espiritualidade, na versão respirar da palavra...

A busca por conhecimento é uma paixão, a vontade de conhecer, de aprender, isso é uma fonte de espiritualidade na ciência.

Agora, tem que ter uma corda para se prender, pois senão rodaríamos sem nenhuma base nos pés, essa corda se chama racionalidade.

É necessário as evidências em primeiro plano, não as conclusões.

Curse,
o teísta de "mente aberta" não coloca como obstáculo sua crença para com a razão e racionalismo. Alguns cristão religiosos que infelizmente não são evoluídos que acontece isso, mas a maioria tem "bom senso".
Pergunto a vc em uma hipótese:
Eu como "teísta" descobrisse a cura da AIDS e você estivesse com a tal doença, mesmo assim, você se sentiria ofendido com a minha descoberta por ser um cara que crer em Deus???
A pergunta, é em cima da minha pessoa que acredita em Deus, e não se vc vai acreditar em Deus a partir daí, pois não interessa.

Curse,
o teísta de "mente aberta" não coloca como obstáculo sua crença para com a razão e racionalismo. Alguns cristão religiosos que infelizmente não são evoluídos que acontece isso, mas a maioria tem "bom senso".
Pergunto a vc em uma hipotese:
Eu como "teísta" descobrisse a cura da AIDS e você estivesse com a tal doença, mesmo assim, você se sentiria ofendido com a minha descoberta por ser um cara que crer em Deus???
Não falei que me sinto "ofendido", isso não tem nada haver com o que eu estou falando.

Apenas não concordo e acho essas idéias totalmente incompatíveis. A ciência é uma maneira de pensar, os cientistas partem de evidências, não de conclusões.

A idéia de "deus" (seja energia, natureza ou o que for), é uma conclusão, sem NENHUMA evidência. Esse pensamento é totalmente oposto ao pensamento científico.

Imagine um cientista teísta, certo, vamos considerar um teísta "mente aberta" (que aceite pelos menos a evolução das espécies), esse mesmo teísta, para considerar sua idéia de "deus" verdadeira, terá que anular TODAS as leis da física, química e biologia para sustenta-la (sim, pois para aceitar o "criador" é necessário anular certas regras, ou melhor, todas), será que ele o fará?

PS: Se você descobrisse a cura da AIDS eu apertaria sua mão e te daria os parabéns, por causar esse grande avanço na medicina.

E claro, continuaria ateu com 101% de convicção.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar