cara, é justamente isso q eu tento dizer... por algumas linhas na Bblia, consideram Deus uma mitologia, etc, etc, etc, no ápice da ignorância, não são capazes de ver principalmente no Novo Testamento, na imagem, exemplos e palavras de Jesus, este ser misterioso, uma grande e bela foma de viver... como vc disse, a personalidade dele é fantastica, não se vê semelhantes, nem na ficção... Mas consideram q Deus não existe, então as palavras, frases dele não servem para nada, é tudo uma grande mentira, não precisam segui-las... e vivem conforme o vento, dizendo q sem a religião o mundo será melhor, mas justo, "racional"... aqui e lá no País das Maravilhas de Alice. Pregam a lberdade de pensamento e a abertura da mente humana, mas para que, se não se apegam a valores e princípios? Para andarem pelados nas ruas se vanglorinado nesse mundo de aparências, terem várias mulheres ao mesmo tempo ou na vida, derrubando qualquer valor para conseguirem o que querem, desejam, para o bem próprio sem o peso da consciência de um erro q aqueles q seguem uma religião teriam...
Antes q quotem esse post quinhentas vezes, concordo q fazer o bem independe da religião, mas q sentido, estímulo teria essa prática sem nenhuma base?? Um samurai é honrado pq segue um código, mas um ladrão, pq seria igual a um samurai se não segue o mesmo código??
Ciência é recente, religião é antiga. São épocas e pensamentos diferentes. Como a ciência muito provavelmente nunca conseguirá voltar no tempo, deveriam dar mais importância para todos os textos religiosos que sobreviveram do passado. Deveriam se debruçar sobre estes textos, tentado explicá-los com os olhos da ciência, e não negligenciá-los como "mitologia". Um exemplo de ciêcia e religião se complementando: Se a astronomia fala da grande explosão de luz, o Big Bang, como início do universo, a religião cristã fala sobre o "Haja luz" Ou acham q Deus ligou uma lâmpada???
Realmente, existiram zilhões de deuses em diversas culturas, todos caídos no esquecimento, mas agora contem quantas religiões dessas falavam de um Deus Único, do fim do seguimento destes diversos deuses falsos...?? Uma única religião, que iniciada com alguns judeus pobres, acabou congiando todo o imperio romano, derrubando nos séculos seguintes todos esses outros deuses... estamos 2000 anos depois dessa época, agora imaginem o que pode ter acontecido naquele tempo para tão profundas transformações ocorrerem sobre o maior e mais poderoso imperio da época... Igreja católica?, não existia da forma q conhecemos na Idade Média, era um tempo onde pobres seguravam a fé, não de ricos vivendo da fé dos outros...
Compreendo que é difícil para a ciência tentar acreditar em Deus sem provas, pq a comunidade científica vive de teorias com provas para seus fundamentos... acontece que, a religião não se sustenta por provas, mas pela Fé, crença, que justamente é o oposto das explicações científicas... Por isso esta discussão eterna. A fé, que faz as pessoas crerem, cuja única certeza é a que suas própria fé cria, é a ligação entre Deus e seus seguidores. Nunca haverá provas que Ele existe, pois, se soubéssemos que Deus existisse, que relação haveria entre Ele e seus discípulos?? Uma relação de medo, como entre um patrão e um empregado, e não é isso que Deus quer... Mas, se não há provas que Ele existe, então não acredito nele, pensa muitos ateus, cientistas, etc... Não vou contra as opiniões alheias, só penso que deveriam considerar que também não há provas de que ele não exista. Esta é a chave da religião cristã, cujo somente a fé (ou a falta dela) dará as respostas para suas perguntas... e ainda, vivemos num emaranhado de mistérios, uma vida e existência cheia de dúvidas quanto a passado e futuro... Como a ciência não tem todas as respostas, acho tremenda ignorância taxar o passado como mitologia, mas isso depende da fé de cada um, conforme já falei.