É sempre bom a gente saber do que está falando. Eu venho acompanhando esse tópico tem um tempo, e o que eu vejo aqui é uma
verborréia; dezenas de pessoas apontando coisas 'cientificamente' provadas, que eu NUNCA li em nenhum artigo científico.
Dezenas de dados (números) jogados aleatoriamente, ouvidos em porta de igreja, ou em porta de bar, ou em ponto de ônibus que não tem NENHUM sentido. Que quê é isso? É o jogo do vizinho mais mentiroso? Aquele que gosta de sair por cima?
Eu acho legal discutir política, religião, futebol, etc. Desde que as pessoas tenham o mínimo de bom senso para argumentar. E para ser sincero, MUITOS aqui não estão tendo. Acho que muitos nunca ouviram se quer falar em IMPARCIALIDADE.
Argumentos
ad hominem; argumentos de autoridade; argumentos de conseqüências adversas; de apelo a ignorância; alegação especial; petição de princípio; estatísticas dos números pequenos; compreensão errônea da natureza; incoerência;
non sequitur;
post hoc, ergo propter hoc; perguntas sem sentido; dicotomia falsa; evidência suprimida ou meia-verdade; etc.
Esses argumentos são encontrados por toda parte neste tópico. E veja, são argumentos (se é que posso chamar assim) que não enriquece e não traz nada consigo. Argumentos como esse me fazem lembrar de
O Mundo Assombrado pelos Demônios, em especial,
A Arte em Detectar Mentiras.
Isso aqui não é buteco que tem fritas, amendoim, e as coisas são escritas na base da brincadeira em um guardanapo. Pô, se o
papo é cabeça (leia-se sério), então vamos elaborar e digerir as idéias antes de 'soltá-las' pelos dedos. Assim a gente evita aqueles
flame-wars, que em um fórum é de torrar as paciência.
Mas... se a coisa não for séria, e é tudo na base da brincadeira, em que as opiniões não tem qualquer valor, então é festa... não é discussão. Traz a cerveja e o amendoim... e esquece isso.
[]'s