Não generalize minha frase, não tem nada a ver um proverbio e um livro que o cita (pela primeira vez ou não) com a Bíblia.
Nao, nao, nao...se livro nao eh fonte confiavel (um livro lotado de referencias) imagina entao a biblia.
historiador sim, mas não somente isso, claro, veja os conhecimentos dele (egiptologia, história antiga das religiões, simbologia, etc)... ou tu imaginava que só por ele ser professor do NT seria um padre???? Acho meio preconceituoso pensar assim, "só pq é de um cristão não merece credibilidade", bom, mas tu pode acreditar no CINEASTA do filme mesmo, cada um acredita o que lhe convém, seja mitraismo, osiris, etc... e com muita fé por sinal!
Cara, eu to pesquisando sobre o camarada aqui, calma, eskeceu como eh feita a ciencia? Com investigaçao calma e tranquila...quero ver a credibilidade dele e tudo o mais.
Quanto ao filme, eu ja disse que nao vi (qual parte vc nao entendeu?) e nao tenho a menor vontade de ver pois nao me pareceu atrativo pra mim. Soh do cara ter chamado Horus de deus do sol ja prova que ele, no minimo, tem muito pouco conhecimento do assunto. Entao, meu jovem, nao saia por ae falando asneiras de quem vc nao conhece. O que eu postei foi simplesmente uma primeira impressao, que me mostrou o quanto o trabalho dele pode ser tendencioso... mas vou pesquisar, nao tenho medo disso nao...ao contrario de alguns aqui neh!?!?
Alias, to caçando no livro que te falei para achar a real fonte dessa frase. Isso eh ciencia meu caro, pesquisa investigativa atras da verdade, ao contrario da fé, que eh aceitar qlq coisa que te oferecem como verdade unica e absoluta.
A proposito, o que vc conhece de outras religioes?
Edit: Achei a parte do livro -
Manter a mente aberta é uma virtude - mas, como o engenheiro
espacial James Orbeg disse certa vez, ela não pode ficar tão aberta a ponto de
o cérebro cair para fora. Sem dúvida, devemos estar dispostos a mudar de
opinião, quando autorizados por novas evidências. Mas estas devem ser
fortes. Nem todas as afirmações têm igual mérito.
Realmente ele nao atribui a autoria ao James Orberg, o que requer mais pesquisas de minha parte para achar a origem dela...ao inves de sair acreditando em qlq blog, ou mesmo livro, que eu vejo pela frente.
Edit 2: Ateh agora, toda referencia que encontrei desta frase eh ligada ao Carl Sagan e James Orberg, o que me leva a crer que a autoria realmente eh desta segunda pessoa. Mas, em todo caso, se vc quiser procurar por si, pega ela em ingles tb que facilita as coisas: "Keeping an open mind is a virtue not so open that your brains fall out"
Edit 3:
historiador sim, mas não somente isso, claro, veja os conhecimentos dele (egiptologia, história antiga das religiões, simbologia, etc)
Nos tamos falando da mesma pessoa!? Pq se for, acho que vc esta enganado, pesquisei a pagina do cara de cabo a rabo e nao vi nenhuma especializaçao dele em nada disso que vc citou!
Da uma olhada pra vc ver:
• Dr. Ben Witherington •
Pra mim eh soh mais um cristão querendo defender seu ponto de vista a todo e qualquer custo.