Pelo que eu entendi, somente no Xbox haverá essa diferença de jogos "Day One" (planos Standard e Ultimate), o plano "PC Game Pass" segue igual em termos de estrutura, mas com o aumento de preço no mundo todo (no Brasil, +R$5, enquanto o Ultimate +R$10). Não duvido disso chegar pra PC uma hora, mas por enquanto segue como está. E sobre os aumentos, a Microsoft é só mais uma empresa que visa lucro a qualquer custo, você vê serviços de assinatura de filmes/séries subindo de preço dia sim e dia também, diminuindo catálogo, planos caríssimos com anúncio e tentando te vincular a um WiFi pra não compartilhar conta. Sempre começa com preços relativamente atrativos, depois o serviço encarece e normalmente estagna (quando não piora).
Pra mim o Game Pass só tá valendo por causa do Eneba, porque o preço cheio no Brasil já é bem puxado. E duvido que o aumento de preço venha acompanhado de melhorias a curto prazo, seja no catálogo, seja no Xcloud, que vive cheio de filas. Eu tentei jogar "Hellblade II" por lá e achei uma aberrração, o jogo parecia em 360p sem exageros (480p com otimismo). Preferi espremer minha 1060 pra rodar o jogo com quedas aqui e ali do que a experiência catastrófica da nuvem...