Comentário que eu fiz no TO do PS5, não removo uma vírgula. Venho falando lá vez após vez que essas práticas de estúdios japoneses as vezes fazem esse tipo de coisa pra sufocar produtos que eles julgam não ser do interesse corporativo(famoso acordão $$$), mesmo cortando na própria carne, o resultado é esse que a gente viu, outras plataformas como PC e Switch ficando de fora sem paridade, e os danos no relatório fiscal, e queda brutal nas vendas desses produtos.Mais uma pérola do Yoshida:
"Claro, quando Final Fantasy XV foi lançado, naquele momento Final Fantasy XIV não estava disponível no Xbox. E é um fato que atualmente Final Fantasy XVI não está disponível no Xbox. Então, com isso em mente, é verdade que, devido ao tempo que se passou desde então, a base de fãs de Final Fantasy no Xbox diminuiu."
Resumindo, "claro que tiramos dos consoles e deixamos onde a gente tem preferência pessoal, claro que estávamos atirando no nosso pé matando possíveis novos mercados, mas aqui não fazemos negócio, fazemos o que a gente quer". Puta que pariu !!!! Antes que venham, "ain, mas Final Fantasy não vende no concorrente", certo e no Switch que é de lá que a franquia surgiu e no PC que não tem paridade nenhuma ? Eles estão fazendo a mesma coisa.
Já comentei isso antes, não é questão de eu ter compaixão dos nossos colegas sofridos do outro lado, é que isso afeta negativamente todas as outras plataformas, como PC e Switch, em contrapartida a mudança de postura também afeta postiviamente todas as plataformas, e só vejo isso de forma positiva, quero FF e quero um FF de qualidade, então torço que venda pra caralho pra continuar saindo jogos bons.
O Xbox nem se fala, para fortalecer uma marca por causa de acordos de exclusividade, certa vez um jornalista ou analista comentou exatamente isso, não tem como mensurar quantas pessoas deixam de comprar o Xbox pela falta de Street Fighter(na época o 5), ou Final Fantasy 7 Remake. Porque outrora no 360 esses jogos venderam bem, mas devido a mudança de prisma, quantas pessoas deixam de comprar a plataforma por causa disso, com certeza fere o crescimento e a adesão, e por vezes é irreversível, pelo menos a curto/médio prazo.
Mas pra mim, o saldo mais negativo é o atraso de versões de PC e uma possível versão de Switch(quando possível devido as limitações do console), Xbox nem se fala(parte 2). Tenho certeza que FF XVI por exemplo tenha uma venda razoável no PC, desde que o lançamento foi anunciado e falaram que sairia primeiro pra PS5, já ouve uma demanda por essa versão(PC), vamos ver o resultado, mas acho que será positivo, tanto ele quanto Rebirth. Esse segundo vou comprar de novo no PC certeza, pra poder jogar com a costume do Sephiroth, só a costume Cloud tem que ser o Cloud.
