Super Meat Boy Forever
Continuação devidamente platinada!
De inicio, como a maioria dos fãs do primeiro jogo, acabei ficando com o pé atrás pela sequencia tomar um rumo diferente e ter o gameplay autorunner. Mas quando peguei pra jogar, ele me surpreendeu bastante, mesmo mudando bastante ele ainda possuía vários elementos que fazia do Super Meat Boy ser um ótimo jogo. Eu tinha receio que por ser um autorunner não teria muita liberdade de passar pelas fases de maneiras diferentes mas ele provou o contrario apesar de ser limitado pelo gameplay. A única coisa que senti bastante falta do primeiro, é dos personagens terem habilidades únicas, isso enriquecia muito a maneira como se jogava as fases, mas da pra entender como seria difícil balancear isso no Forever.
Além da mudança do gameplay, o jogo também conta com universos procedurais, cada fase possui de dezenas a centenas de segmentos diferentes, e pela Seed do seu save ele escolhe alguns desses segmentos para criar a fase, eis do pq o jogo se chamar Forever, podendo sempre gerar um save com uma Seed nova que faz com que as fases sejam diferentes ou iniciando um NG+ fazendo com que suas fases sejam geradas novamente só que mais difíceis. Foi uma ideia legal pra sempre revitalizar a cada nova playthrough, mesmo com as fases sendo diferentes elas ainda possuíam uma identidade única pelas mecânicas e elementos diferentes que cada uma sempre possuía independente da Seed.
A platina segue os parâmetros do primeiro, inferno na terra
Na minha mente eu estava pensando que seria facil, o personagem anda sozinho não precisaria controlar com a precisão do primeiro, uma coisa a menos a se pensar, é só pular, abaixar e dar porrada. fácil.... fácil o KCT
Os troféus de historia e etc ate fazer o 100% não são coisa de outro mundo, ate relativamente mais fácil que o SMB, a única coisa nova que pode ser chato é ter que passar por toda uma fase sem morrer. Mas quem conhece a fama da platina do SMB sabe que a maior dificuldade é ter que passar pelos mundos inteiros sem morrer e isso continua na sequel. Diferente do SMB no SMBF cada mundo possui 6 fases em vez de 20, porem cada fase é no geral 4 vezes mais longa que uma fase do primeiro jogo ou até mais. Isso faz com que vc tenha que conhecer a fase muito bem pra não cometer erros bobos esquecendo como prosseguir, até pq sendo autorunner dificilmente vai ter momentos que vc vai conseguir parar e pensar no que fazer, na maioria das vezes tendo que improvisar uma nova maneira de passar de algum segmento por ter cometido algum erro.
No Forever não tem uma certa escala de dificuldade dos mundos como no original, onde a cada um que vc passava ficava mais difícil, na minha experiência é que no Forever todos Light Worlds tem a mesma dificuldade e são relativamente bem fáceis enquanto quase todos Dark World são difíceis tanto quanto o Dark Rapture do SMB que é o penúltimo mundo mais difícil de passar sem morrer. Em um dos mundos eu tive tanta dificuldade de conseguir passar sem morrer na minha Seed, que tive que criar outra pra conseguir pegar alguns segmentos mais fáceis pq estava um absurdo, e mesmo assim eu demorei 6h e 1100 mortes.
Dessa vez não fiz as marcações de tempo igual o SMB exceto no caso acima que foi um save diferente, mas eu fiz algo que tinha vontade que acabei deixando passar no primeiro, que era gravar minhas runs, acabei fazendo ate uma playlist com todas elas. Mas no geral, a platina foi tão difícil quanto o SMB, acabei levando praticamente o mesmo tempo que nele com 50h, 8063 mortes no SMB e 11000 no SMBF. Outra experiência e desafio show que foi jogar a sequencia de um dos meus jogos preferidos.