[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Senhores, alguém pode me ajudar?
Não sei mais o que fazer.
To achando meu 5600x muito quente jogando, pensei que era meu airflow depois que botei a placa de video na vertical mas acabou quee não é

To fazendo otimização da curva pelo ryzen master e to achando altissimo.
ja to com a tampa aberta, to com a mão na bomba do WC e nem morno está

Isso porque é fruto de RMA já da lian li porque o meu outro ficou ruim

Para um galahad 240mm to achando ele quente DEMAIS.

ja troquei a master gel de pote 40g por outra mastergel de seringa que eu já tinha a muito tempo com 8w

já usei a implastec nova e nada.

To com a bomba no máximo, fans no máximo

Edit: entrei em contato com a lian li de novo pra saber qual é disso ai já que o RMA foi direto com eles e não com a kabum



teste.jpg


edit2: vi um teste de um mano com um 5900x

5900x.jpg
ta dentro da media
bomba de WC e sempre no maximo sempre
 
Para um galahad ta dentro da média mesmo?

Um cara com o 5900x pegando menos temperatura
aqui tambem bate 85ºC porem aqui o cooler fica em 80% fixo e a bomba em 100% direto
se deixar tudo em auto esquemta mesmo
coloca a config do pc na assinatura
 
pessoal, alguem saberia dizer em sp(se for zona leste melhor, se não tudo bem) lojas que atualizam a bios? to tentando ajudar um amigo que pegou um ryzen 5500 e um a520 da msi, estamos tentando boot kit da amd e tal mas seria mais rapido e pratico ir numa loja se não for um serviço caro, indicações? valeu!

Ia falar Aeroluz, mas você quer pra uma placa de vídeo já comprada, aí basta procurar qualquer técnico que tenha uns processadores sobrando.
 
Senhores, alguém pode me ajudar?
Não sei mais o que fazer.
To achando meu 5600x muito quente jogando, pensei que era meu airflow depois que botei a placa de video na vertical mas acabou quee não é

To fazendo otimização da curva pelo ryzen master e to achando altissimo.
ja to com a tampa aberta, to com a mão na bomba do WC e nem morno está

Isso porque é fruto de RMA já da lian li porque o meu outro ficou ruim

Para um galahad 240mm to achando ele quente DEMAIS.

ja troquei a master gel de pote 40g por outra mastergel de seringa que eu já tinha a muito tempo com 8w

já usei a implastec nova e nada.

To com a bomba no máximo, fans no máximo

Edit: entrei em contato com a lian li de novo pra saber qual é disso ai já que o RMA foi direto com eles e não com a kabum



teste.jpg


edit2: vi um teste de um mano com um 5900x

5900x.jpg
Com meu antigo 5600x jogando batia no máximo 65 graus...em teste de stress batia no máximo 72 graus...usando um Gammax GTE e temperatura ambiente de 30 graus.

Mas creio eu que essa temperatura alta é por causa desse vcore de 1.41v para bater o boost clock...se não me engano conseguia 4650mhz no boost com 1.30v...só quando eu colocar +200mhz no override é que subia para 1.40v para dar o boost a 4850mhz.

Entretanto para um Waterloo cooler do nível do seu tá muito alto isso aí.
 
Com meu antigo 5600x jogando batia no máximo 65 graus...em teste de stress batia no máximo 72 graus...usando um Gammax GTE e temperatura ambiente de 30 graus.

Mas creio eu que essa temperatura alta é por causa desse vcore de 1.41v para bater o boost clock...se não me engano conseguia 4650mhz no boost com 1.30v...só quando eu colocar +200mhz no override é que subia para 1.40v para dar o boost a 4850mhz.

Entretanto para um Waterloo cooler do nível do seu tá muito alto isso aí.
Por isso to achando alto pra cacete

Vou usar a pasta térmica da lian li mesmo com 1 gota no meio, vou tirar essa master gel maker aqui para ver qual é
 
Para um galahad ta dentro da média mesmo?

Um cara com o 5900x pegando menos temperatura

aqui tambem bate 85ºC porem aqui o cooler fica em 80% fixo e a bomba em 100% direto
se deixar tudo em auto esquemta mesmo
coloca a config do pc na assinatura

Com meu antigo 5600x jogando batia no máximo 65 graus...em teste de stress batia no máximo 72 graus...usando um Gammax GTE e temperatura ambiente de 30 graus.

Mas creio eu que essa temperatura alta é por causa desse vcore de 1.41v para bater o boost clock...se não me engano conseguia 4650mhz no boost com 1.30v...só quando eu colocar +200mhz no override é que subia para 1.40v para dar o boost a 4850mhz.

Entretanto para um Waterloo cooler do nível do seu tá muito alto isso aí.
Primeiro, deve-se observar a temp. ambiente de cada, como o CRt citou a dele. o que vale levar em conta em comparações de temperatura é o delta T.
Segundo, o 5600X, dizem, é bem esquentadinho.

Peguei o 5600, esperando chegar, vou precisar da ajuda com a X470.

.
 
Última edição:
Primeiro, deve-se observar a temp. ambiente de cada, como o CRt citou a dele. o que vale levar em conta em comparações de temperatura é o delta T.
Segundo, o "X", dizem, é bem esquentadinho.

Peguei o 5600, esperando chegar, vou precisar da ajuda com a X470.

.
Aqui a ambiente ta 27 no máximo, eu não to entendendo
Vejo vários videos na net com o 5600x com aircooler e bem mais frio
 
Primeiro, deve-se observar a temp. ambiente de cada, como o CRt citou a dele. o que vale levar em conta em comparações de temperatura é o delta T.
Segundo, o "X", dizem, é bem esquentadinho.

Peguei o 5600, esperando chegar, vou precisar da ajuda com a X470.
Mesmo na pior temp ambiente possível acho difícil bater 80c com o Galahad a 100%, e acho que não deve ter tanta diferença do 5600/5600x se ambos estiverem dissipando só 76w

Aqui um teste antigo no 5600x, fiquei com ele só por 1 mês, mas deu um ΔTdie de 27c no R20 com ele stock puxando 76w, depois troquei de mobo e pasta térmica e testei novamente com temp ambiente menor e ficou o mesmo Δ de 27c~, já o 5800x puxando 142w ficou com ΔTdie de 50c (81c com 31c ambiente)
hwyjRir.png
Gp5e2yw.jpg


CPU-Z Stress 20mins
VuCxXxb.jpg


nN8gO65.jpg
 
Última edição:
Aqui a ambiente ta 27 no máximo, eu não to entendendo
Vejo vários videos na net com o 5600x com aircooler e bem mais frio

Aqui pego 80º/82º no meu 5600x no PUBG com fps liberado. ( co - )
Mas aqui é 35º nordeste, e o gabinete tem um vidro na frente apesar de ter 3 ventoinhas.
Tenho um Mugen 5.
 
Galera, boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida.. vi que a placa mãe msi b550m mortar dá opção de realocar bastante memoria ram no vídeo integrado do meu ryzen 5600G. Por padrão, é 2GB.. vale a pena dedicar uns 4gb?? uso memorias da corsair 2x8gb 3600mhz CL 16
 
Aqui pego 80º/82º no meu 5600x no PUBG com fps liberado. ( co - )
Mas aqui é 35º nordeste, e o gabinete tem um vidro na frente apesar de ter 3 ventoinhas.
Tenho um Mugen 5.
Será que só temperatura ambiente faz isso?
Não faz sentido, vejo a galera em 27-28 graus ambiente com WC mais ferrado ou até mesmo aircooler de entrada e pega menos temp
 
Será que só temperatura ambiente faz isso?
Não faz sentido, vejo a galera em 27-28 graus ambiente com WC mais ferrado ou até mesmo aircooler de entrada e pega menos temp

Não sei, como passo muito tempo no ar, ajuda um pouco...
 
Será que só temperatura ambiente faz isso?
Não faz sentido, vejo a galera em 27-28 graus ambiente com WC mais ferrado ou até mesmo aircooler de entrada e pega menos temp
Qual seu gabinete e como tá o airflow?
 
Carbide air 540, airflow ta ótimo po
Eu to fazendo os testes com ele aberto, com a mão no bloco do watercooler e ele nem morno está, mangueiras mesma coisa
Sinto ele trabalhar normalmente
Vi que vai tentar trocar a pasta térmica, será que contato do cooler não ficou bom? Tenta dar uma olhada, só pode ser algo relacionado a isso ou realmente é o cpu.
 
Tá alta essa temp. mesmo. Aqui o meu 5800X, com o AK620 e 2 fans Thermalright TL-B12 Extreme (troquei as originais do AC) pega no máximo 80ºC jogando algum jogo CPU bound (fans em 100% a partir de 75ºC), com temp. ambiente de 35ºC dentro do quarto (não tenho ar condicionado).
 
Tá alta essa temp. mesmo. Aqui o meu 5800X, com o AK620 e 2 fans Thermalright TL-B12 Extreme (troquei as originais do AC) pega no máximo 80ºC jogando algum jogo CPU bound (fans em 100% a partir de 75ºC), com temp. ambiente de 35ºC dentro do quarto (não tenho ar condicionado).
Ta alto pra caramba mesmo, meu amigo empurra o 5600 normal dele a 4.7 com 1.22v com um hyper 212 e o máximo que pega fazendo cinebench é 70 graus e isso na bahia que é quente pra caramba.
Fogo que é a segunda vez que dá ruim com esse WC da lian li, não dou sorte com esse WC mesmo.
Meu h110 durou belos 8 anos e nunca me deu dor de cabeça
 
Galera, boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida.. vi que a placa mãe msi b550m mortar dá opção de realocar bastante memoria ram no vídeo integrado do meu ryzen 5600G. Por padrão, é 2GB.. vale a pena dedicar uns 4gb?? uso memorias da corsair 2x8gb 3600mhz CL 16
Talvez sim, mas depende do que vc usa. Se for pra jogos, vale dar um tapa pra 4GB. Tem muitos jogos até nem tão recentes que demandam de no mínimo 3 ou 4GB de VRAM, e provavelmente os 12GB de RAM restantes serão suficientes pra "equilibrar" o sistema. A velocidade alta vai ajudar bem nisso.
 
Galera, boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida.. vi que a placa mãe msi b550m mortar dá opção de realocar bastante memoria ram no vídeo integrado do meu ryzen 5600G. Por padrão, é 2GB.. vale a pena dedicar uns 4gb?? uso memorias da corsair 2x8gb 3600mhz CL 16
vale por 4gb pra melhorar a qualidade das texturas que pode usar
 
Ta alto pra caramba mesmo, meu amigo empurra o 5600 normal dele a 4.7 com 1.22v com um hyper 212 e o máximo que pega fazendo cinebench é 70 graus e isso na bahia que é quente pra caramba.
Fogo que é a segunda vez que dá ruim com esse WC da lian li, não dou sorte com esse WC mesmo.
Meu h110 durou belos 8 anos e nunca me deu dor de cabeça
Fala, Yuri, blz? tem tempo né?
Verifica - ao toque - a temperatura na bomba, na saida, nas mangueiras no radiador. Se achares que está 'frio' já a partir da saída, ou que ou que varia muito do bloco para o radiador, pode haver ar no sistema. você acha que a bom ba está normal, funcionando, mas, trabalha bem abaixo do rendimento/vazão dela. Talvez, até em vazio. Ou alguma restrição interna.. sei lá 2 zika no mesmo é raro, mas, acontece.
Não custa relembrar... verifica o contato bloco-processador e a cobertura da superfície pela pasta. E quanto a temp. ambiente, a relação é linear, +/-1ºC no ambiente gera +/-1ºC no sistema.
Também, sua VGA é um 'forno'? joga o ar pra onde? Um pode ter um 1660 soprando no cpu e vc ter uma rx590 'refrescando' o seu...rs .. é outra coisa que não se leva em conta.

.
 
Fala, Yuri, blz? tem tempo né?
Verifica - ao toque - a temperatura na bomba, na saida, nas mangueiras no radiador. Se achares que está 'frio' já a partir da saída, ou que ou que varia muito do bloco para o radiador, pode haver ar no sistema. você acha que a bom ba está normal, funcionando, mas, trabalha bem abaixo do rendimento/vazão dela. Talvez, até em vazio. Ou alguma restrição interna.. sei lá 2 zika no mesmo é raro, mas, acontece.
Não custa relembrar... verifica o contato bloco-processador e a cobertura da superfície pela pasta. E quanto a temp. ambiente, a relação é linear, +/-1ºC no ambiente gera +/-1ºC no sistema.
Também, sua VGA é um 'forno'? joga o ar pra onde? Um pode ter um 1660 soprando no cpu e vc ter uma rx590 'refrescando' o seu...rs .. é outra coisa que não se leva em conta.

.
O ar que sai do radiador é frio, nem chega a ser morno
VGA 33 graus idle, full load 60
Testando só o processador direto o bloco fica de morno/frio e as mangueiras frias

Ta dando bastante contato entre o bloco e o processador, tanto que arranhou um pouquinho nas beiradas do bloco!

Temp ambiente agora deve ta uns 27-28 por ai

Pior que veio bom do RMA, deu zika agora de novo que mudei a posição da vga, mas não tem ar quente jogando para cima do radiador. Foi mera coincidência !
 
É, tem zika. Mangueira fria, indica que não tem - ou baixíssimo - fluxo de calor da bomba para o radiador. Fluído parado, fica só pela condução do calor pelo meio, sem convecção que o mais importante. Está praticamente um 'cooler passivo'.
Se veio de RMA, continua a garantia. Acione-a! Boa sorte aí!

.
 
É, tem zika. Mangueira fria, indica que não tem - ou baixíssimo - fluxo de calor da bomba para o radiador. Fluído parado, fica só pela condução do calor pelo meio, sem convecção que o mais importante. Está praticamente um 'cooler passivo'.
Se veio de RMA, continua a garantia. Acione-a! Boa sorte aí!

.
Sim, fiz 4 vídeos e mandei para lian-li em diferentes situações

Gabinete fechado com tudo full 100% rodando teste do ryzen master (81 graus)

Gabinete aberto teste do ryzen master ( 79.9 graus )

Gabinete aberto cinebench ryzen em stock @4300 boost all clock ( 68 )

Gabinete aberto cinebench ryzen em 4.6 1.3v ( 82 graus )

Da primeira vez que deu zika foi a mesma coisa, fora o ruído da bomba em 100% que tava bastante alto.

Agora mesma coisa, porém sem o ruído.
Andei dando uma olhada na internet, inumeras pessoas com problemas de bomba do galahad morrendo depois de um tempo. Principalmente os AIO`s de 360mm.

Já os modelos com o uni-fan ainda não vi
 
Sim, fiz 4 vídeos e mandei para lian-li em diferentes situações

Gabinete fechado com tudo full 100% rodando teste do ryzen master (81 graus)

Gabinete aberto teste do ryzen master ( 79.9 graus )

Gabinete aberto cinebench ryzen em stock @4300 boost all clock ( 68 )

Gabinete aberto cinebench ryzen em 4.6 1.3v ( 82 graus )

Da primeira vez que deu zika foi a mesma coisa, fora o ruído da bomba em 100% que tava bastante alto.

Agora mesma coisa, porém sem o ruído.
Andei dando uma olhada na internet, inumeras pessoas com problemas de bomba do galahad morrendo depois de um tempo. Principalmente os AIO`s de 360mm.

Já os modelos com o uni-fan ainda não vi

Por essas que larguei dessa vida. hehehehe
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo