• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Pessoal, notei que alguns aqui possuem o mesmo conjunto CPU + MB que eu (5900x + Crosshair Hero VIII), então talvez possam me ajudar.

Desde quando montei o PC atual, reparei algo nele que, por não ser de suma importância, meio que deixei de lado mas agora resolvi tentar resolver:
Tanto no Windows 10, quanto no Windows 11 atual, se eu ativar a função SUSPENDER (seja manualmente ou automática), o computador não religa mais. Eu posso mexer no teclado e mouse, apertar os botões de Liga e Reset do gabinete (incvlusive o botão START da própria placa-mãe) e nada funciona. O único jeito de fazer o computador retornar do estado de suspensão é desligar e religar na tomada (ou desligar e religar o botão da fonte). Essa mesma fonte eu usava em outro PC (outra CPU + MB) e o retorno do estado de suspensão funcionava normalmente.
Tudo me leva a crer que é alguma configuração da BIOS da MB, já que no W10 dava o mesmo problema e, quando mudo o SSD do SO pra outro PC, funciona normalmente naquele outro.

Alguém me dá uma luz?
Encontrei na internet a solução. Muita gente tava sofrendo do mesmo problema.
Realmente era uma configuração na BIOS que vinha meio escondida por padrão.
 
Salve rapaziada, montei meu pc agora, specs na assinatura. Estou usando meu 5600x oc fixo a 4.5ghz all core a 1.20v, meu airflow está da seguinte forma, wc 360mm lian li galahad na frente jogando ar pra dentro, 1 cooler cougar vk120 atrás jogando ar pra fora e 3 fans cougar vk120 em cima jogando ar pra fora, pasta térmica thermal grizzly kryonaut. As memórias estão a 4000mhz 1:1 no IF 16-16-16-16-36-46 1.40v estáveis, Sobre o cpu o que vcs me indicariam fazer visando máximo desempenho em games? OC fixo, PBO/CO, Undervolt??
 
Salve rapaziada, montei meu pc agora, specs na assinatura. Estou usando meu 5600x oc fixo a 4.5ghz all core a 1.20v, meu airflow está da seguinte forma, wc 360mm lian li galahad na frente jogando ar pra dentro, 1 cooler cougar vk120 atrás jogando ar pra fora e 3 fans cougar vk120 em cima jogando ar pra fora, pasta térmica thermal grizzly kryonaut. As memórias estão a 4000mhz 1:1 no IF 16-16-16-16-36-46 1.40v estáveis, Sobre o cpu o que vcs me indicariam fazer visando máximo desempenho em games? OC fixo, PBO/CO, Undervolt??
Acho que PBO +200 seria o melhor, mas a diferença é tão pequena que fica na margem de erro pelo que vi (<2%) independente de stock ou com essas firulas todas, pelo menos na questão de gaming/single-core
 
Encontrei na internet a solução. Muita gente tava sofrendo do mesmo problema.
Realmente era uma configuração na BIOS que vinha meio escondida por padrão.
Opa compartilha ai, por gentileza, no momento eu deixo a suspensao desativada e os restos dos recursos de energia no modo performance, mas se algum momento for chavear eu ja sei aonde devo alterar.
 
Opa compartilha ai, por gentileza, no momento eu deixo a suspensao desativada e os restos dos recursos de energia no modo performance, mas se algum momento for chavear eu ja sei aonde devo alterar.
Parece que vem desabilitado por padrão em todas X570 da Asus.

Na bios você terá que navegar até ADVANCED > APM CONFIGURATION > POWER ON BY PIC-E > habilitar
 
Parece que vem desabilitado por padrão em todas X570 da Asus.

Na bios você terá que navegar até ADVANCED > APM CONFIGURATION > POWER ON BY PIC-E > habilitar
Show, muito obrigado.
 
Salve rapaziada, montei meu pc agora, specs na assinatura. Estou usando meu 5600x oc fixo a 4.5ghz all core a 1.20v, meu airflow está da seguinte forma, wc 360mm lian li galahad na frente jogando ar pra dentro, 1 cooler cougar vk120 atrás jogando ar pra fora e 3 fans cougar vk120 em cima jogando ar pra fora, pasta térmica thermal grizzly kryonaut. As memórias estão a 4000mhz 1:1 no IF 16-16-16-16-36-46 1.40v estáveis, Sobre o cpu o que vcs me indicariam fazer visando máximo desempenho em games? OC fixo, PBO/CO, Undervolt??

Salve...cara, na minha opinião, pela sua placa de vídeo ser uma 1060, não vejo necessidade de forçar o processador com um overclock, que não vai ter melhoras nos jogos, pois o 5600x empurra super bem essa placa de vídeo. Eu, trabalharia com o PBO mesmo, mas com um undervolt ai pra melhorar ainda mais a temperatura dele e só. Garanto que já vai empurrar super bem e até com mais estabilidade. As vezes trabalhar com um baita overclock e tal, vai só te trazer instabilidade.
 
Pessoal, to com problema de temperatura no CPU.
Uso o WC Arctic Freeze II de 280MM com ryzen 5900 e já fiz. Ja coloquei o CO em -15 e mesmo assim no Forza Horizon 5 temp bateu 90 graus. Depois de um tempo abaixou pra 83 mas o jogo crashou e finalizou depois. Já ate deixei o gabinete aberto (Cosmos II) e continua alta a temp. Vocês ja passaram por isso?

Vou te falar que um WC de 280mm é pouco para o 5900x.

De qualquer maneira, sugiro a você desconectar o bloco do WC no CPU, limpar e aplicar nova pasta térmica. Essa alta temperatura pode ser fruto do contato do bloco que pode não estar bom.

Já verificou se não tem algum problema com seu watercooler? como que esta ligado a bomba dele? Ela precisa ligar a 100%, se colocar no CPU fan por exemplo, vai ter problemas. Isso esta me parecendo mais problemas com o watercooler do que com o processador ou ajuste dele. Eu uso um aircooler e não passo dos 80º no meu 5900x. Eu testaria essa WC pra ter certeza. Como que ele esta montado no gabinete? Posicionamento e tal...

Lilisandro, não vejo de modo algum que um WC de 280 é pouca coisa. Eu uso um 5900x com um aircooler Scythe Fuma 2 e da conta tranquilamente. Mesmo deixando em stock, não passa de 80 graus. Com ajustes no PBO então, baixou ainda mais. Testes de strees fica na media de 75º...78º. O 5900x é mais frio que o 5800x. O 5800x sim é mais dificil dissipar o calor dele. E digo com certeza pois já tive os dois. Troquei o 5800x a um mês atras pelo 5900x.
 
Já verificou se não tem algum problema com seu watercooler? como que esta ligado a bomba dele? Ela precisa ligar a 100%, se colocar no CPU fan por exemplo, vai ter problemas. Isso esta me parecendo mais problemas com o watercooler do que com o processador ou ajuste dele. Eu uso um aircooler e não passo dos 80º no meu 5900x. Eu testaria essa WC pra ter certeza. Como que ele esta montado no gabinete? Posicionamento e tal...

Lilisandro, não vejo de modo algum que um WC de 280 é pouca coisa. Eu uso um 5900x com um aircooler Scythe Fuma 2 e da conta tranquilamente. Mesmo deixando em stock, não passa de 80 graus. Com ajustes no PBO então, baixou ainda mais. Testes de strees fica na media de 75º...78º. O 5900x é mais frio que o 5800x. O 5800x sim é mais dificil dissipar o calor dele. E digo com certeza pois já tive os dois. Troquei o 5800x a um mês atras pelo 5900x.
Só vou conseguir testar o WC quando chegar do RMA o novo, q na verdade como nao devolvi o antigo pq ia ficar sem nenhum, eles nao mandaram um novo lacrado, apenas vao mandar a bomba, radiador. pelo q entendi só o cooler q nao vem. Mas ainda nao chegou.

Uso um lianLi com 7 coolers (alem dos 2 do AIO). O mais engraçado é q no cinebench q deixa as cpu em 100%, a temp fica em media 80.. pq ai o PBO entra em ação.. nos jogos q o cpu fica em 20-30% a temp passa dos 90..






 
Só vou conseguir testar o WC quando chegar do RMA o novo, q na verdade como nao devolvi o antigo pq ia ficar sem nenhum, eles nao mandaram um novo lacrado, apenas vao mandar a bomba, radiador. pelo q entendi só o cooler q nao vem. Mas ainda nao chegou.

Uso um lianLi com 7 coolers (alem dos 2 do AIO). O mais engraçado é q no cinebench q deixa as cpu em 100%, a temp fica em media 80.. pq ai o PBO entra em ação.. nos jogos q o cpu fica em 20-30% a temp passa dos 90..







Ah certo, entendi. Mas que bom que já conseguiu acionar o RMA. Melhor mesmo pra poder garantir.

A montagem esta ótima dessa maneira ai, tem uma boa circulação de ar também.

A questão do PBO, mesmo no cinebench ele atua, mas ai como utiliza 100% do processador, ele acaba baixando as frequências, já que vai utilizar todos núcleos, e em jogos, que usa menos núcleos, que não utiliza eles a 100%, ai o PBO sobe a frequência dos núcleos pra entregar melhor desempenho. Mas isso não deveria aumentar mais a temperatura do que no teste de stress. O funcionamento da sua bomba esta ligada em 100% de funcionamento? ou esta ligada no pino do cpu fan?
 
Ah certo, entendi. Mas que bom que já conseguiu acionar o RMA. Melhor mesmo pra poder garantir.

A montagem esta ótima dessa maneira ai, tem uma boa circulação de ar também.

A questão do PBO, mesmo no cinebench ele atua, mas ai como utiliza 100% do processador, ele acaba baixando as frequências, já que vai utilizar todos núcleos, e em jogos, que usa menos núcleos, que não utiliza eles a 100%, ai o PBO sobe a frequência dos núcleos pra entregar melhor desempenho. Mas isso não deveria aumentar mais a temperatura do que no teste de stress. O funcionamento da sua bomba esta ligada em 100% de funcionamento? ou esta ligada no pino do cpu fan?
CPU fan.. os dois fans sao interconectados e vem apenas um plug pra conectar.. ai conectei no cpu fan.
 
CPU fan.. os dois fans sao interconectados e vem apenas um plug pra conectar.. ai conectei no cpu fan.
Sim, mas isso os coolers do radiador né? A bomba então esta ligada direto na energia da fonte?
 
é um fio só pra bomba e o cooler. q pluga no cpu fan.
Então a bomba esta no CPU Fan também se eu entendi. Ai se for isso mesmo, eu iria falar pra vc entrar na bios, e colocar o CPU fan em 100% ou desativar o controle PWM dele, pois muitas bombas de WC não funcionam com controle de rotação PWM, e ai ela da problema, ou não funciona.
 
Boa tarde galera!
Vendi meu Medusa que eu usava com o 5600X, tava no 4.6ghz fixos 1.2v
Agora com o cooler stock consegui temps boas com 4.3ghz fixos 1.1v
Alguém sabe se com PBO tem alguma melhora nos dois cenarios?
Eu li e reli o tópico mas não consegui chegar numa config no pbo, tenho uma b450m steel legend... é tão dificil assim?
To esperando virar o cartão pra pegar um Deepcool Castle 360...
 
Boa tarde galera!
Vendi meu Medusa que eu usava com o 5600X, tava no 4.6ghz fixos 1.2v
Agora com o cooler stock consegui temps boas com 4.3ghz fixos 1.1v
Alguém sabe se com PBO tem alguma melhora nos dois cenarios?
Eu li e reli o tópico mas não consegui chegar numa config no pbo, tenho uma b450m steel legend... é tão dificil assim?
To esperando virar o cartão pra pegar um Deepcool Castle 360...
Cara, nem vale a pena.
Melhor ficar no fixo mesmo com tensão baixa.

Já testei dos 2 cenários e o mais vantajoso pra mim foi manter 4.5 com 1.15mv que não perde absolutamente nada em jogos para 4.65
 
Boa tarde galera!
Vendi meu Medusa que eu usava com o 5600X, tava no 4.6ghz fixos 1.2v
Agora com o cooler stock consegui temps boas com 4.3ghz fixos 1.1v
Alguém sabe se com PBO tem alguma melhora nos dois cenarios?
Eu li e reli o tópico mas não consegui chegar numa config no pbo, tenho uma b450m steel legend... é tão dificil assim?
To esperando virar o cartão pra pegar um Deepcool Castle 360...
Cara pra configurar o Pbo+Co2 é meio chatinho mesmo, mas o que tu pode fazer é habilitar ele e deixar com temp limite em sla 85 graus e deixar o Co -20~-30 e testar estabilidade. Escuta o @yurizinho182 que ele manja mais
 
Boa tarde galera!
Vendi meu Medusa que eu usava com o 5600X, tava no 4.6ghz fixos 1.2v
Agora com o cooler stock consegui temps boas com 4.3ghz fixos 1.1v
Alguém sabe se com PBO tem alguma melhora nos dois cenarios?
Eu li e reli o tópico mas não consegui chegar numa config no pbo, tenho uma b450m steel legend... é tão dificil assim?
To esperando virar o cartão pra pegar um Deepcool Castle 360...
No seu caso ai eu também acho que não compense tentar subir mais usando o PBO. No cooler box ainda, ele não segura muito, vai dar picos de temperaturas altas se tentar subir mais.
E com a placa de vídeo que vc tem, não vai fazer diferença nenhuma em jogos se vc subir mais a frequência, vai só forçar e aquecer mais o processador sem necessidade.
 
Cara, nem vale a pena.
Melhor ficar no fixo mesmo com tensão baixa.

Já testei dos 2 cenários e o mais vantajoso pra mim foi manter 4.5 com 1.15mv que não perde absolutamente nada em jogos para 4.65
Pois é, eu sempre usei assim, mas bateu curiosidade desse PBO...
Vou testar esse 4.5 1.15mv, achei interessante


Cara pra configurar o Pbo+Co2 é meio chatinho mesmo, mas o que tu pode fazer é habilitar ele e deixar com temp limite em sla 85 graus e deixar o Co -20~-30 e testar estabilidade. Escuta o @yurizinho182 que ele manja mais

Vou dar umas mexidas aqui hehe.
 
Pois é, eu sempre usei assim, mas bateu curiosidade desse PBO...
Vou testar esse 4.5 1.15mv, achei interessante




Vou dar umas mexidas aqui hehe.
O guru que testou todos os cenários possíveis foi o @HunS , tanto ele quanto eu chegamos na mesma opinião.
As vezes também é melhor deixar em stock, tanto faz.

Visando temperatura, desce 100mhz e usa abaixo de 1.2mv
O meu não funciona 4.6 com 1.2mv + llc level 2 na b450m steel legend, se não, eu deixaria assim.
 
O guru que testou todos os cenários possíveis foi o @HunS , tanto ele quanto eu chegamos na mesma opinião.
As vezes também é melhor deixar em stock, tanto faz.

Visando temperatura, desce 100mhz e usa abaixo de 1.2mv
O meu não funciona 4.6 com 1.2mv + llc level 2 na b450m steel legend, se não, eu deixaria assim.
Guru foi foda HAHAHAHA , o pessoal gosta desse termo no forum..

mas eh isso ae.. repito mais uma vez , eu acho todas as formas interessante.
Mas a melhor pra mim , é o clockfixo ( similar ou um pouquinho maior do que originalmente é ALLCORES ) e com a menor voltagem possível.

meu profile que uso 90% do tempo é 4.550 @ 1.12v + llc 4 , o cpu fica extremamente econômico , frio e entrega um pouco acima do desempenho que um cpu stock faz , consumindo 30% a mais e ficando uns 15c a menos.
 
Guru foi foda HAHAHAHA , o pessoal gosta desse termo no forum..

mas eh isso ae.. repito mais uma vez , eu acho todas as formas interessante.
Mas a melhor pra mim , é o clockfixo ( similar ou um pouquinho maior do que originalmente é ALLCORES ) e com a menor voltagem possível.

meu profile que uso 90% do tempo é 4.550 @ 1.12v + llc 4 , o cpu fica extremamente econômico , frio e entrega um pouco acima do desempenho que um cpu stock faz , consumindo 30% a mais e ficando uns 15c a menos.
Teu cpu é extremamente gold ou é a placa mãe que ajuda muito.
Vou tentar importar uma b550m MORTAR para ver qual é, ou alguma full atx.

No CTR, o meu acusou como silver, mas não sei como interpretar isso

Desde os videos do tito no youtube que não fico satisfeito com a minha placa, ela é chatinha com memória e estabilizar processador também
 
Teu cpu é extremamente gold ou é a placa mãe que ajuda muito.
Vou tentar importar uma b550m MORTAR para ver qual é, ou alguma full atx.

No CTR, o meu acusou como silver, mas não sei como interpretar isso

Desde os videos do tito no youtube que não fico satisfeito com a minha placa, ela é chatinha com memória e estabilizar processador também
testei 3x naquele CTR ( que pelo visto nem foi tao pra frente , quanto era prometido ) HYPOU e flopou no final.... não vejo ngm usando.
2 teste deu platinum e 1 test deu gold...

Acho meu chip fora do padrão para undervolt com frequência intermediaria em allcores.. Tenho alguns amigos com o mesmo cpu , e que não conseguem abaixar de 1.18 no msm clock que uso.
mas para fixar em 4.750 como um PLATIUM / GOLD conseguem , pra mim é impossível..

Ou seja.. meu chip é excelente pra uma coisa e pra outra é "COMUM"... O máximo que consigo usar diario aqui , rodando 100% sem crash é 4650@1.26v.

porem uma coisa que é fato.. o Undervolt é muito estável aqui pela força do powerphase e vrm da minha MB... esse modelo bate em 90% de qlq modelo 550/570.. Ela é uma "entusiasta x570 com nome de b550".

Não é atoa que ela custa 2 x570 Tuf Plus.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo