• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
A princípio o X570 é mais parrudo, mesmo o B550 sendo mais novo, pelo próprio conceito dos chipsets conforme a AMD, exceto alguma prova/benchmark em contrário.

No fim das contas, tem que comparar de forma bem objetiva o VRM, dissipação, quantidade de PCI-e, USB, áudio, etc para ter parâmetro.

Enfim, eu só pagaria isso em um chipset B caso realmente se provasse que ele vale isso e iguala/supera um X570.

No meu caso, comprei especificamente a Asus X570 TUF BR pela quantidade abundante de portas SATA, USB, PCI-e, além de duas portas M2 pois uso muitos dispositivos SATA e USB, e claro, pela estabilidade bem mais garantida de um chipset mais parrudo, pois eu trampo com o PC home office.
VRM das B550 é geralmente melhor que algumas x570 de entrada/intermediárias por serem mais novas e a AMD ter subido o nível de requerimento delas. Inclusive, tem B550s que são melhores que suas versões x570 em termos de VRM, a steel legend/extreme 4 e a aorus elite são bons exemplos desses casos.

Agora questão de periféricos (PCIe, USBs, etc) não tem pra onde correr, x570 oferece mais que b550 mesmo.
 
VRM das B550 é geralmente melhor que algumas x570 de entrada/intermediárias por serem mais novas e a AMD ter subido o nível de requerimento delas. Inclusive, tem B550s que são melhores que suas versões x570 em termos de VRM, a steel legend/extreme 4 e a aorus elite são bons exemplos desses casos.

Agora questão de periféricos (PCIe, USBs, etc) não tem pra onde correr, x570 oferece mais que b550 mesmo.

Eu queria ir de B550, mas uso uma porrada de USB e Sata...ai fui de x570 mesmo.
 
Eu queria ir de B550, mas uso uma porrada de USB e Sata...ai fui de x570 mesmo.
Quando fui pegar uma mobo só fiz questão de ser ATX, ter VRMs intermediários e IO Shield embutido, aí as x570 eram mais caras que as b550 e eu não tinha necessidade dos periféricos extras, felizmente não tive muita dificuldade na escolha.
 
Eu comprei um Ryzen 5600x e uma TUF b550 plus Wi-Fi. A questão é a seguinte: Tenho 2 pentes de 8gb ddr 2133mhz. Eu queria comprar uma 2 pentes de 3600mhz. Eu vi no Aliexpress por R$ 569 corsair vengeance rgb pro. Vale a pena? Alguém tem sugestão de kit junto com essa placa e processador?
 
Alguém poderia me indicar um modelo de DDR4 que seja boa para o ryzen 1600? O par que tenho aqui até é b-die, porém pesquisando mais a fundo vi que é 1Rx16 (também li que a corsair usa chips b-die ruins neste modelo) :(
 
Sabem me dizer se existe alguma diferença de performance/técnica entre processadores "X" e "G"?

Estou em dúvida em qual comprar pois uso o pc para trabalho e no caso de um eventual problema com a GPU(que já aconteceu comigo) não posso ficar sem vídeo para o trabalho.
 
Sabem me dizer se existe alguma diferença de performance/técnica entre processadores "X" e "G"?

Estou em dúvida em qual comprar pois uso o pc para trabalho e no caso de um eventual problema com a GPU(que já aconteceu comigo) não posso ficar sem vídeo para o trabalho.
Depende seu uso específico. Pra jogos tem boa diferença, mas quanto menor for o poder de fogo da sua VGA, menor vai ser essa diferença. Se for usar só pra trabalho, dê uma procurada no próprio Youtube em testes específicos.

 
Depende seu uso específico. Pra jogos tem boa diferença, mas quanto menor for o poder de fogo da sua VGA, menor vai ser essa diferença. Se for usar só pra trabalho, dê uma procurada no próprio Youtube em testes específicos.


Uso pra jogar e trabalho, porém não posso ficar sem o pc pra trabalho se ocorrer algum problema com a GPU. Seria mais com um "backup", sacou?

Achei que não teria diferença pois os "K" da intel tem vídeo integrado e são os mais tops.
 
Achei que não teria diferença pois os "K" da intel tem vídeo integrado e são os mais tops.
A intel por padrão planeja as CPUs pra já terem vídeo integrado, os modelos F (sem vídeo) só passam o laser por cima da iGPU.
Já nos da AMD, os cores são planejados sem iGPU, e nos modelos G (geralmente lançados bem depois dos modelos normais) acabam tendo de refazer a arquitetura do chip pra colocar a iGPU lá, e aí acabam sacrificando lanes PCIe e cache pra ter espaço.
 
b550m asus tuf por 699 na loja dos 1000mbytes
x570 por 999!!
Não deu nem tempo, fui ver e já tinha acabado tudo... Pior que tava namorando aqui pra fazer upgrade de chipset
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alias, aproveitando o tópico. Queria fazer um upgrade para o chipset B550 por conta do Pci 4.0 e ter 2 slots M.2. Tava vendo essas asus TUF. Como é em questão de gerenciamento de RGB da Asus ? Melhor que o da Gigabyte (Oq não é muito dificil)?
 
Última edição:
Não deu nem tempo, fui ver e já tinha acabado tudo... Pior que tava namorando aqui pra fazer upgrade de chipset
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alias, aproveitando o tópico. Queria fazer um upgrade para o chipset B550 por conta do Pci 4.0 e ter 2 slots M.2. Tava vendo essas asus TUF. Como é em questão de gerenciamento de RGB da Asus ? Melhor que o da Gigabyte (Oq não é muito dificil)?
pois eh - dificil porque sao poucas pecas,
tentei pegar
5600g por 999
5700g por 1299
5950 por 2499
dificil competir com tanta gente para 10 pecas de cada...

eu tenho a b550M tuf mas nao ligo pro rgb, deixo ele aqui no default mesmo..
 
Guys, tem alguma grande diferença entre uma memoria 3000mhz cl 16 e uma 3600 cl 18?

16-20-20-40
vs
18-22-22-42
 
Pessoal, vale a pena trocar meu R5 3600 por R5 5600X?
Uso o computador apenas p jogar warzone e BF5(2042), monitor fullhd 144hz e uma RTX 2060, receio de gastar com o processador e não ter o ganho de fps esperado pq a vga já está no limite.
 
Pessoal, vale a pena trocar meu R5 3600 por R5 5600X?
Uso o computador apenas p jogar warzone e BF5(2042), monitor fullhd 144hz e uma RTX 2060, receio de gastar com o processador e não ter o ganho de fps esperado pq a vga já está no limite.
eu fiz esse upgrade ontem e pqp, achei muito superior
 
Guys, tem alguma grande diferença entre uma memoria 3000mhz cl 16 e uma 3600 cl 18?

16-20-20-40
vs
18-22-22-42

Diferença tem mas não é grande.

Mas nenhuma das duas deve ser b-die.
 
Arrumou os pinos do 5600X msm?
fiz o relato aqui ontem kkk
Quando fui ajeitar, coloquei um de volta pro lugar e ele quebrou :alan:
Eu com toda minha delicadeza depois de ajeitar uns 15 pinos, ja nos finais um deu pra quebrar
Ai desisti de finalizar os restantes e fui procurar uma assistência. Ainda aqui no forum o Neo me mandou alguns topicos e em um deles tinha uma imagem especificando o que cada pino fazia
Exatamente o pino que quebrou era um pino " reserva " então animei em desentortar os restantes, alinhei tudo meti no socket e liguei o pc
Tudo em ordem :limo:
PC ta ligado desde ontem, ja passou mais de hora no bench, jogos full e etc, tudo perfeitinho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Diferença tem mas não é grande.

Mas nenhuma das duas deve ser b-die.
Desculpa a ignorância, mas qual a diferença?
 
fiz o relato aqui ontem kkk
Quando fui ajeitar, coloquei um de volta pro lugar e ele quebrou :alan:
Eu com toda minha delicadeza depois de ajeitar uns 15 pinos, ja nos finais um deu pra quebrar
Ai desisti de finalizar os restantes e fui procurar uma assistência. Ainda aqui no forum o Neo me mandou alguns topicos e em um deles tinha uma imagem especificando o que cada pino fazia
Exatamente o pino que quebrou era um pino " reserva " então animei em desentortar os restantes, alinhei tudo meti no socket e liguei o pc
Tudo em ordem :limo:
PC ta ligado desde ontem, ja passou mais de hora no bench, jogos full e etc, tudo perfeitinho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Desculpa a ignorância, mas qual a diferença?

B-Die consegue sub-timings menores que influenciam no 1% low nos jogos (ex: tRCD, tRC, tFAW, tRFC)
 

O Windows 11 será mais rápido graças às otimizações de CPU, memória e armazenamento​

Microsoft anuncia otimizações e melhorias de desempenho para o Windows 11​

Apenas quatro semanas antes do lançamento oficial do novo sistema operacional, a Microsoft lança mais luz sobre as melhorias de desempenho que vêm com o novo sistema.


O Microsoft Windows 11 tornará seu PC mais rápido graças às várias otimizações internas. A nova IU e as animações mais rápidas são apenas parte dos recursos que farão do Windows 11 uma atualização valiosa em relação ao Windows 10. A empresa ainda tem muito trabalho, especialmente para a barra de tarefas simplificada demais, que limita muito a produtividade (como um falta de uma opção 'nunca combinar'). Mas outros recursos, como lembrar onde cada janela estava localizada em uma configuração de vários monitores, certamente serão apreciados por pessoas que usam o Windows 11 em movimento.

Steve Dispensa, que é vice-presidente de Enterprise Management da Microsoft, explica que as mudanças implementadas sob o capô do sistema farão com que o Windows 11 economize em média 32% da memória e 37% do uso da CPU. Muita ênfase foi colocada na hibernação do Windows e no tempo de ativação. Com a série Intel 8th Gen Core e superior, a Microsoft espera um tempo de despertar quase instantâneo, semelhante aos dispositivos sempre ligados baseados em ARM.



O novo sistema contará com uma priorização de aplicativos revisada e melhor gerenciamento de memória. A carga de trabalho pesada não deve mais desacelerar os aplicativos em execução em primeiro plano. O sistema priorizará esses aplicativos dedicando recursos de memória e potência da CPU. Em uma camada de software, a Microsoft reduziu a fome nos principais threads de processamento, garantindo que o poder seja preservado para os threads que realmente precisam dele. Esta mudança por si só melhora o sistema para sair do modo de espera em 25%, afirma a Dispensa.

O Microsoft Windows 11 será lançado em 5 de outubro como uma atualização gratuita para usuários do Windows 10.



A série AMD Ryzen 5000 está ficando mais barata antes do lançamento do Intel Alder Lake​

AMD se preparando para Intel Alder Lake e suas CPUs 3D V-Cache?​

Após meses de fornecimento limitado, a série Ryzen 5000 está agora amplamente disponível para os consumidores.


Overclock3D relata que o preço do AMD Ryzen série 5000 está ficando mais baixo. Os processadores baseados na microarquitetura AMD Zen3 agora estão facilmente disponíveis e vendidos sob MSRP; na verdade, seus preços nunca foram melhores.

Embora o site se concentre no mercado do Reino Unido, onde cada uma das quatro CPUs Ryzen 5000 principais recebeu um corte de preço, as mudanças de preço são globais e cada grande varejista agora está oferecendo CPUs AMD a um preço baixo. Aqui está o preço conforme relatado por Overclock3D:

Nos próximos quatro meses, esperamos grandes anúncios da Intel e da própria AMD apresentando a série de processadores de desktop de última geração. A Intel lançará sua série heterogênea Alder Lake, enquanto a AMD está pronta para atualizar sua arquitetura Zen3 com 3D V-Cache SKUs. Ambas as arquiteturas devem fornecer um aumento de desempenho de dois dígitos em relação às suas sucessoras. Quando essa série for lançada, seria de se esperar que as CPUs da atual geração da AMD e da Intel ficassem ainda mais baratas.

lzNwFmN.png


Especificações AMD EPYC “Milan-X” vazam, até 64 núcleos, 280W TDP e 768 MB de cache L3​

As especificações AMD Milan-X vazaram​

AMD EPYC Milan-X é a plataforma de CPU de servidor de próxima geração com cache L3 empilhado, expandindo muito o tamanho do cache disponível.


AMD-MilanX-1.jpg


AMD Milan-X, que foi revelado pela ExecutableFix em maio , é uma série de CPU de servidor que apresenta a nova tecnologia de empacotamento da AMD conhecida como X3D (3D V-Cache). Este híbrido de tecnologia de empacotamento 2,5 e 3D apresentaria o chip AMD Genesis-IO junto com chips empilhados com um terceiro nível de cache muito grande, supostamente chegando a 768 MB de acordo com o último vazamento.

Executable Fix traz novas informações sobre a série, incluindo as especificações completas dos quatro processadores que chegam ao portfólio AMD EPYC 7003. De acordo com a série de tweets do vazador, o carro-chefe Milan-X CPU conhecido como 7773X oferecendo 64 núcleos e 128 threads teria clock de 2,2 GHz até 3,5 GHz com um TDP de 280W. Este CPU, junto com as outras 'partes reduzidas, teria 768 MB de L3 Cache, que é quase 3 vezes mais que a série original do Milan (até 256 MB).



O vazamento também revelou as especificações de 7573X, 7473X e 7373X. Esses SKUs ofereceriam 32, 24 e 16 núcleos, respectivamente. O 7473X e o 7373X seriam SKUs TDP de 240W, mas supostamente reteriam 768 MB de cache L3.

Um cache L3 de 768 MB provavelmente significa que cada Core Complex tem 32 MB próprios, o que não mudou desde o Milan original, mas os 64 MB adicionais de V-Cache seriam anexados a cada CCD. Em outras palavras, cada processador ofereceria 8x 32 MB + 8x64 MB de V-Cache.

3GHnTQe.png


No mês passado, outro vazador (momomo_us) encontrou as primeiras listagens de varejo da série Milan-X, com preços chegando a US $ 10477 para o modelo principal, um aumento tímido de 11% em relação ao EPYC 7763.


Preços da AMD Milan-X, fonte: @momomo_us

A AMD ainda não confirmou publicamente a série Milan-X, ao contrário do Ryzen com 3D V-Cache, que agora é esperado no início do próximo ano.

Primeiros coolers para sockets AMD SP5 (Zen4 Genoa) e AM5 (Zen4 Raphael)​

CPUs de próxima geração da AMD já têm coolers compatíveis​

AMD Genoa e Raphael podem estar aqui ainda, mas já existem soluções de resfriamento apropriadas para esses processadores da série Zen4.


Cool Server já lista até 9 coolers para soquetes AMD SP5 e AM5. O que é importante observar é que essas não são soluções de resfriamento do consumidor, mas para instalações de servidor. As soluções são passivas, contando com o fluxo de ar do gabinete do servidor, ou apresentando suas próprias ventoinhas, que normalmente para esses tipos de configurações podem ser bem barulhentas. Neste caso, estamos olhando para 44 a 64 dBA.

AMD-SP5-and-AM5-coolers.jpg


AMD AM5 (LGA1718)​


Os processadores AMD Ryzen “Raphael” são séries de consumo da próxima geração com a microarquitetura Zen4. A série não exigirá apenas um novo soquete AM5, mas também uma nova tecnologia de memória DDR5 e, como resultado, placas-mãe totalmente novas. Enquanto a AMD está se despedindo da geração AM4, tanto os fabricantes de placas-mãe quanto as empresas de resfriamento estão trabalhando duro para estarem prontos para o lançamento do Raphael, que agora está previsto para o segundo semestre de 2022. Apesar do lançamento relativamente distante, as especificações do soquete AM5 eram conhecidas por um bom tempo agora. Mais recentemente, eles foram apresentados no vazamento da Gigabyte . Foi quando aprendemos que a AMD poderia introduzir um SKU TDP de 170W que requer refrigeração líquida.

As soluções do Cool Server atingem o pico de 240W com o design de ventilador ativo, enquanto os coolers passivos atingem o pico de 210W. Esses coolers são projetados para placas-mãe 'AM5 retangulares'.

AMD SP5 (LGA6096)​


As CPUs EPYC 7004 Genoa medirão 76 × 80 mm de acordo com os vazamentos anteriores. Esses processadores usarão o soquete SP5, também conhecido como LGA6096. Foi revelado através do vazamento da Gigabyte que as CPUs EPYC Genoa podem ter uma potência de pico de 700W por 1 ms e 440 por 10 ms. O design do cooler mostrado pelo Cool Server atinge o pico com dissipação térmica de 400W sob carga sustentada.
 

O acelerador AMD Instinct MI300 pode ter um modo APU Exascale​

AMD MI300 pode ser o início de APUs de alto desempenho​

Um novo vazamento coloca um novo nome de soquete ao lado do soquete de CPU MI300 e Zen4.


Instinct-MI300-MI200-Exascale-APU-2.jpg


ExecutableFix descobriu um novo nome de soquete “SH5” que é internamente chamado de MI300. Este nome provavelmente se refere ao acelerador Instinct MI300, um sucessor do MI200 que ainda não foi lançado. Há rumores de que o MI300 agora apresenta 4 chipsets de GPU, o dobro do que se diz que o MI200 oferece.

O vazador afirma que SH5 se refere a um soquete Zen4, o que provavelmente significa que o MI300 pode ter um chip Zen4 CPU no mesmo pacote, ou pelo menos algumas de suas variantes podem.

Como outros colocaram, o MI300 não deve ser lançado por pelo menos mais um ano, o que torna todos os primeiros rumores quase impossíveis de confirmar neste momento. No entanto, é interessante ver no que a AMD está se concentrando em um futuro relativamente próximo.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar de APUs exascale. Em um artigo “Projeto e Análise de um APU para Computação Exascale”, a AMD revelou um projeto proposto de tal projeto de alto desempenho, apresentando memória HBM empilhada em cima de chips de GPU que seriam combinados com chips de CPU.

AMD-Exascale-APU.png


Também é importante notar que em 2019, há quase 2 anos, o conhecido leaker Komachi descobriu os primeiros vestígios do modo AMD MI200 Big APU. Nesse caso, entretanto, pode significar outra coisa, como várias GPUs trabalhando em conjunto com CPUs EPYC conectadas.

x7Lq3OZ.png
 
Vou fazer uns testes pra saber se peguei um chip gold

Dizem que os processadores do ali são usados, esse ta parecendo bem novo, ta igual meu antigo 3600
Depende, tem lojas que vende usados e também novos, está especificado no próprio anuncio, pela diferença pequena de preços (menos de 100 reais) eu só compro novo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo