[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Fiz poucos testes, mas aparentemente está tudo certo. No Bench de CPU do AIDA temperatura máxima foi 57C, é baixa assim mesmo?
Qual cooler/gabinete utilizado e uma estimativa de temp ambiente? Mas é por aí mesmo, o 5700x stock tem máx de 76w então é bem frio, meu 5600x (também 76w) ficava próximo disso, 56-57c nos dias mais quentes (30c~) e 48-50c em dias mais frios, mas isso no CPU-Z stress e Cinebench R20
 
Qual cooler/gabinete utilizado e uma estimativa de temp ambiente? Mas é por aí mesmo, o 5700x stock tem máx de 76w então é bem frio, meu 5600x (também 76w) ficava próximo disso, 56-57c nos dias mais quentes (30c~) e 48-50c em dias mais frios, mas isso no CPU-Z stress e Cinebench R20
Montei em bancada, só para testar mesmo. Temp ambiente chuto uns 25C ou pouco mais, cooler AK400, pasta tirei a que vem stock no cooler e usei a Coolermaster Mastergel Maker (que pasta horrível de espalhar).
 
Desisti de pegar o 5700x por 878 reais e resolvi chutar o pau da barraca boletando um 5800x 3D por 1550 reais.

Mas não sei se minha Gigabyte B450M Gaming tem VRM que aguente ele e nem se meu Gammax GTE vai dar conta dele...parece que ele é mais quente que o 5800x normal...

Mas se a mobo aguentasse eu configuraria o PPT dele para algo em torno de 95w para tentar controlar as temperaturas dele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Montei em bancada, só para testar mesmo. Temp ambiente chuto uns 25C ou pouco mais, cooler AK400, pasta tirei a que vem stock no cooler e usei a Coolermaster Mastergel Maker (que pasta horrível de espalhar).
Para ficar melhor de espalhar a Maker: depois de colocá-la em cima do IHS esquente ela com um secador de cabelo...facilita demais para espalhar.
 
O VRM deve aguentar sim, nem que seja só em jogos. Creio que dê pra usar o curve optimizer pra dar uma melhorada também.
 
Sobre essa suposta performance inferior do 5600 chinês, vou colocar as cartas na mesa:

- Chipset atualizado
- Driver de vídeo atualizado
- Configs padrões na bios
- Air Cooler deveria manter uma temperatura melhor, talvez encaixei mal (meio dificil ser isso mas não impossível)
- Pasta térmica só tinha uma porcaria de implastec, mas duvido que ela faça o processador ficar tão quente assim, apesar que vou comprar uma melhor e trocar

Noto que tenho um pouco de gargalo na 3060ti no MW2, já que em vários mapas eu fico com 78-80% de uso da GPU e em alguns mapas esse valor sobe pra 90-95 e os frames vão pra quase 200.

Uso Windows 11, porém não formatei depois de tirar o 3600, será que isso pode ser o problema?
 
Sobre essa suposta performance inferior do 5600 chinês, vou colocar as cartas na mesa:

- Chipset atualizado
- Driver de vídeo atualizado
- Configs padrões na bios
- Air Cooler deveria manter uma temperatura melhor, talvez encaixei mal (meio dificil ser isso mas não impossível)
- Pasta térmica só tinha uma porcaria de implastec, mas duvido que ela faça o processador ficar tão quente assim, apesar que vou comprar uma melhor e trocar

Noto que tenho um pouco de gargalo na 3060ti no MW2, já que em vários mapas eu fico com 78-80% de uso da GPU e em alguns mapas esse valor sobe pra 90-95 e os frames vão pra quase 200.

Uso Windows 11, porém não formatei depois de tirar o 3600, será que isso pode ser o problema?
não é por não formatar, o windows 10 e 11 lidam muito bem com troca de plataforma já entrando em sysprep automaticamente ao vc bootar o sistema, eu mesmo saí de um i7 2700k para o ryzen 5900x sem problema algum devido a isso

o windows 11 está péssimo, ainda mais na build mais nova
 
Sobre essa suposta performance inferior do 5600 chinês, vou colocar as cartas na mesa:

- Chipset atualizado
- Driver de vídeo atualizado
- Configs padrões na bios
- Air Cooler deveria manter uma temperatura melhor, talvez encaixei mal (meio dificil ser isso mas não impossível)
- Pasta térmica só tinha uma porcaria de implastec, mas duvido que ela faça o processador ficar tão quente assim, apesar que vou comprar uma melhor e trocar

Noto que tenho um pouco de gargalo na 3060ti no MW2, já que em vários mapas eu fico com 78-80% de uso da GPU e em alguns mapas esse valor sobe pra 90-95 e os frames vão pra quase 200.

Uso Windows 11, porém não formatei depois de tirar o 3600, será que isso pode ser o problema?
Eu sempre faço formatação ao trocar qualquer item de hardware, justamente pelo Windows ser o lixo que é.

Acho que vale a pena tentar, caso não seja um problema de perder dados e etc.
 
Sobre essa suposta performance inferior do 5600 chinês, vou colocar as cartas na mesa:

- Chipset atualizado
- Driver de vídeo atualizado
- Configs padrões na bios
- Air Cooler deveria manter uma temperatura melhor, talvez encaixei mal (meio dificil ser isso mas não impossível)
- Pasta térmica só tinha uma porcaria de implastec, mas duvido que ela faça o processador ficar tão quente assim, apesar que vou comprar uma melhor e trocar

Noto que tenho um pouco de gargalo na 3060ti no MW2, já que em vários mapas eu fico com 78-80% de uso da GPU e em alguns mapas esse valor sobe pra 90-95 e os frames vão pra quase 200.

Uso Windows 11, porém não formatei depois de tirar o 3600, será que isso pode ser o problema?
Pasta térmica Implastec é quase descartável; com uma pasta decente terá uma baixa da temperatura razoável. (Chutaria em 10°C ou mais).

Não precisa formatar o Windows só por causa da troca do processador; os drivers são os mesmos.

Sobre o desempenho do processador; interessante analisar a perfomance das memórias e de como o processador está configurado em BIOS. (Dá pra trabalhar no PBO é diminuir a temperatura e ganhar desempenho).
 
Sobre essa suposta performance inferior do 5600 chinês, vou colocar as cartas na mesa:

- Chipset atualizado
- Driver de vídeo atualizado
- Configs padrões na bios
- Air Cooler deveria manter uma temperatura melhor, talvez encaixei mal (meio dificil ser isso mas não impossível)
- Pasta térmica só tinha uma porcaria de implastec, mas duvido que ela faça o processador ficar tão quente assim, apesar que vou comprar uma melhor e trocar

Noto que tenho um pouco de gargalo na 3060ti no MW2, já que em vários mapas eu fico com 78-80% de uso da GPU e em alguns mapas esse valor sobe pra 90-95 e os frames vão pra quase 200.

Uso Windows 11, porém não formatei depois de tirar o 3600, será que isso pode ser o problema?
implastec faz ficar quente sim
qualquer pasta boa vai da 30ºC de diferença coloca uma pasta decente ai
 
Falando de pasta, alguém já testou a Implastec TS-Pro? Lançou esses tempos aparentemente e postaram lá no thread de pastas, to curioso pra ver testes independentes kkkk, outra que to querendo ver testes também é a TG-001/TG002 da Galax

Por esse vídeo aqui tá bom demais pra ser verdade porque se não me engano a Snow Dog já ficava entre as melhores e entre as high-end geralmente varia coisa de 1-2c e olhe lá, mas caso a performance da TS-Pro seja nesse nível talvez seja uma opção interessante

o7nEEgW.png
 
Falando de pasta, alguém já testou a Implastec TS-Pro? Lançou esses tempos aparentemente e postaram lá no thread de pastas, to curioso pra ver testes independentes kkkk, outra que to querendo ver testes também é a TG-001/TG002 da Galax

Por esse vídeo aqui tá bom demais pra ser verdade porque se não me engano a Snow Dog já ficava entre as melhores e entre as high-end geralmente varia coisa de 1-2c e olhe lá, mas caso a performance da TS-Pro seja nesse nível talvez seja uma opção interessante

o7nEEgW.png
Ronaldo fez uma live ontem sobre ela
entre ela e a snowdog na placa de vídeo, diferença de 2,7 graus

Inclusive ganhei 1 no sorteio, to esperando chegar.
Testar? só deus sabe quando kk
 
Falando de pasta, alguém já testou a Implastec TS-Pro? Lançou esses tempos aparentemente e postaram lá no thread de pastas, to curioso pra ver testes independentes kkkk, outra que to querendo ver testes também é a TG-001/TG002 da Galax

Por esse vídeo aqui tá bom demais pra ser verdade porque se não me engano a Snow Dog já ficava entre as melhores e entre as high-end geralmente varia coisa de 1-2c e olhe lá, mas caso a performance da TS-Pro seja nesse nível talvez seja uma opção interessante

o7nEEgW.png
implastec e fudara seja qual for
pega DeepCool Z5 ou DeepCool Z7 e pronto
 
Boa tarde pessoal, hoje chegou meu 5600 do aliexpress.

Deixei tudo em stock e fiz o teste multi no Cinebench R23, fiquei com 9597 PTS, sabem se está na média? Vi em alguns sites ele batendo 11k.

Já perguntando, tem alguma config tranquila de OVER com PBO no 5600? Meu objetivo é ganhar + frames em jogos competitivos.
Boa tarde amigo: tenho um 5600 e posso te afirmar que essa configuração é porque o PPT default do 5600 é 76-60-90...testei aqui e no R23 ele vai pontuar abaixo dos 10 mil pontos assim pois o clock multicore fica a 3900MHz....no CPU-Z ele fica com o clock em 4200MHz e pontua 4600-4700 pontos.

O que eu uso aqui:
PPT 88
TDC 60
EDC 90
PBO Boost +200MHz
CO -22 Todos os nucleos

Com essa configuração consigo entre 11200-11400 pontos no R23(4400-4450 de multicore) e no CPU-Z consigo 5100 pontos no multicore(4650mhz) e 648 no single core.

Mas é muito importante colocar o CO(Curve Optimizer) em negativo pois ele vai ajudar a subir a frequência(principalmente multicore) e reduzir a tempetarura...eu uso o Gammax aqui é mesmo com 30 graus de temperatura ambiente a CPU não passa de 63 graus rodando Prime95 ou R23.

Te sugiro começar com -5 em todos os nucleos e testa a estabilidade no R23...aí vai aumentando de 5 em 5(-10, -15, -20, ...).

Tenta trocar essa Implastec aí que deve dar uma melhora de uns 5-7 graus a menos...pega uma Mastergel Maker ou GD-007(do Aliexpress) que é sucesso.

Também não descarte formatar e usar o Windows 10 ao invés do 11.
 
Boa tarde amigo: tenho um 5600 e posso te afirmar que essa configuração é porque o PPT default do 5600 é 76-60-90...testei aqui e no R23 ele vai pontuar abaixo dos 10 mil pontos assim pois o clock multicore fica a 3900MHz....no CPU-Z ele fica com o clock em 4200MHz e pontua 4600-4700 pontos.

O que eu uso aqui:
PPT 88
TDC 60
EDC 90
PBO Boost +200MHz
CO -22 Todos os nucleos

Com essa configuração consigo entre 11200-11400 pontos no R23(4400-4450 de multicore) e no CPU-Z consigo 5100 pontos no multicore(4650mhz) e 648 no single core.

Mas é muito importante colocar o CO(Curve Optimizer) em negativo pois ele vai ajudar a subir a frequência(principalmente multicore) e reduzir a tempetarura...eu uso o Gammax aqui é mesmo com 30 graus de temperatura ambiente a CPU não passa de 63 graus rodando Prime95 ou R23.

Te sugiro começar com -5 em todos os nucleos e testa a estabilidade no R23...aí vai aumentando de 5 em 5(-10, -15, -20, ...).

Tenta trocar essa Implastec aí que deve dar uma melhora de uns 5-7 graus a menos...pega uma Mastergel Maker ou GD-007(do Aliexpress) que é sucesso.

Também não descarte formatar e usar o Windows 10 ao invés do 11.

Sei que não é a melhor forma de se fazer isso, mas eu fiz aquele core optimizer pelo Ryzen Master.

Ficou uma hora rodando até terminar, ele disse para usar -30 em todos os cores (mesmo eu pedindo pra testar individualmente, ele deu que todos aguentariam -30).

Ativei a opção Auto Overclocking e joguei o boost em + 150, com PPT de 75, TDC 90, EDC 110.

Peguei no CPU-Z 623 no Single e 4727 no Multi.

Vou tentar copiar seus valores e ver se melhora.

Sobre a minha ram, ela é 3200 CL16, eu consigo subir ela pra 3466 CL16 sem mexer nos timmings, somente subindo de 1,35 pra 1,45V.

E sim, vou atrás de uma pasta térmica decente sem prata, porque eu não quero dar curto em nada kkk.
 
Sei que não é a melhor forma de se fazer isso, mas eu fiz aquele core optimizer pelo Ryzen Master.

Ficou uma hora rodando até terminar, ele disse para usar -30 em todos os cores (mesmo eu pedindo pra testar individualmente, ele deu que todos aguentariam -30).

Ativei a opção Auto Overclocking e joguei o boost em + 150, com PPT de 75, TDC 90, EDC 110.

Peguei no CPU-Z 623 no Single e 4727 no Multi.

Vou tentar copiar seus valores e ver se melhora.

Sobre a minha ram, ela é 3200 CL16, eu consigo subir ela pra 3466 CL16 sem mexer nos timmings, somente subindo de 1,35 pra 1,45V.

E sim, vou atrás de uma pasta térmica decente sem prata, porque eu não quero dar curto em nada kkk.
Vou deixar salvo aqui sua labuta pq o meu 5600 china tá chegando entre essa semana e a próxima. Qualquer coisa só replico tudo.
 
Fiz o teste com as configs do mano acima:

No CPU-Z o single ficou 628 (+) e no multi 4607 (-).

Pelo HWInfo eu vi que ele bateu 100% no PPT e EDC, já o TDC ficou no máx em 87,9%.

Lembrando que estou usando CO em -20.

Vou testar em jogos pra ver se crasha.

Se não crashar eu depois faço essa config direto na BIOS.
 
Sei que não é a melhor forma de se fazer isso, mas eu fiz aquele core optimizer pelo Ryzen Master.

Ficou uma hora rodando até terminar, ele disse para usar -30 em todos os cores (mesmo eu pedindo pra testar individualmente, ele deu que todos aguentariam -30).

Ativei a opção Auto Overclocking e joguei o boost em + 150, com PPT de 75, TDC 90, EDC 110.

Peguei no CPU-Z 623 no Single e 4727 no Multi.

Vou tentar copiar seus valores e ver se melhora.

Sobre a minha ram, ela é 3200 CL16, eu consigo subir ela pra 3466 CL16 sem mexer nos timmings, somente subindo de 1,35 pra 1,45V.

E sim, vou atrás de uma pasta térmica decente sem prata, porque eu não quero dar curto em nada kkk.
O CO está habilitado?

Coloca o PBO em advanced(manual) ao invés de over automático(auto overclocking)...creio que essa opção de over automático que esteja zoando tudo.

O boost overdrive pode colocar +200mhz sossegado.

Caso não aumente a pontuação tenta aumentar o Drive Scalar para 2x ou 4x.

É que minha mobo é Gigabyte e tem nomenclatura diferente...chegando em casa vou tirar fotos da BIOS e postar.

Vi um vídeo do Iskandar Souza testando um 5600 em stock numa B550 Tuf e deu pontuação parecida com a sua no R23(9700 pontos).
 
Trocando a pasta imagino que ajude bastante nas temperaturas, eu diria que até uns 95-105w de PPT deve ser bem tranquilo de refrigerar no 5600 também caso queira subir um pouco, mas isso é mais focado em multi-core mesmo, pra jogos/single-core é tentar o boost em 100-200mhz e fazer o CO pra ver se ganha algo de clock efetivo por menor que seja, se conseguir apertar os timings da memória provavelmente vai ganhar mais performance em jogos mas as memórias não vão afetar os benchs
 
não é por não formatar, o windows 10 e 11 lidam muito bem com troca de plataforma já entrando em sysprep automaticamente ao vc bootar o sistema, eu mesmo saí de um i7 2700k para o ryzen 5900x sem problema algum devido a isso

o windows 11 está péssimo, ainda mais na build mais nova
Eu saí de um xeon + x99 chinesa pra uma B550 + 5600 e pelo que eu vejo em benchs, a performance está onde deveria também. Hoje em dia é bem de boa fazer isso.

W10
 
E essa promo aqui na MicroCenter?
:limo:


 
O CO está habilitado?

Coloca o PBO em advanced(manual) ao invés de over automático(auto overclocking)...creio que essa opção de over automático que esteja zoando tudo.

O boost overdrive pode colocar +200mhz sossegado.

Caso não aumente a pontuação tenta aumentar o Drive Scalar para 2x ou 4x.

É que minha mobo é Gigabyte e tem nomenclatura diferente...chegando em casa vou tirar fotos da BIOS e postar.

Vi um vídeo do Iskandar Souza testando um 5600 em stock numa B550 Tuf e deu pontuação parecida com a sua no R23(9700 pontos).
Sim, CO -30 all cores.

PBO com 200+
 
Alguém tem a B350M PRO VH da MSI?

Parece que é a unica B350 da MSI que não tem suporte pra Ryzen 5000, mas a BIOS que tá lá no site da MSI em alguns sites falavam que suportava o Ryzen 5000, alguém tem uma com o ryzen 5000? kkkk
 
5800x3d nesse momento saindo por uns R$1660 sem o cupom... Eu acho que não entra o cupom (não tenho mais pra testar), se entrar é o preço mais baixo até agora, se não entrar ainda está paralelo ao mais baixo sendo que o picpay tá com 7% nesse momento... Preçinho
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo