[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Memórias fora da QVL List é rip né?
To com uma Asus Crosshair VI Hero e peguei 2x8gb no Aliexpress, na loja da Corsair. Só tirei as antigas e pluguei um pente novo e deu qcode 42 na placa mãe, sem boot.
Hoje anoite vou testar com calma, meu 3700x ta com uns problemas com memória (inclusive vai pro RMA semana que vem). Hoje chega o 5900x, ai vou formatar e atualizar a bios bonitinha e testar novamente com as memórias novas.
QVL é só para garantir 100%, se não tá na lista só quer dizer que a fabricante não testou aqueles pentes em específico, mas não quer dizer q vai dar ruim. Uso pentes que não estão no QVL, por exemplo.

De toda forma, coloque os pentes antigos, desligue o XMP e depois tente colocar os novos, talvez estivesse dando bronca por tentar dar boot com a frequência/rimming dos pentes antigos.
 
Memórias fora da QVL List é rip né?
To com uma Asus Crosshair VI Hero e peguei 2x8gb no Aliexpress, na loja da Corsair. Só tirei as antigas e pluguei um pente novo e deu qcode 42 na placa mãe, sem boot.
Hoje anoite vou testar com calma, meu 3700x ta com uns problemas com memória (inclusive vai pro RMA semana que vem). Hoje chega o 5900x, ai vou formatar e atualizar a bios bonitinha e testar novamente com as memórias novas.
A QVL list e tipo uma lista para as fornecedoras lavarem a mão se der algum problema. Tipo eles dizerem "Se não tá funcionando não é problema meu, era para ter usado o que colocamos na lista lá".
Acho mais provável que a memória possa ter vindo ruim. Mas, pode ser que não seja compatível também com sua placa. Raramente acontece, mas têm casos disso de compatibilidade sim.
Se não me engano, a minha memoria que uso atualmente não tá no qvl list da minha placa. Mas tá funcionando aqui normalmente.
 
@igormp @Keiji Kawamori Vlw pelas dicas pessoa! O comentário do Igor fez bastante sentido agora, eu provavelmente só joguei a memória com as configs da antiga e por isso deu B.O.
Hoje anoite testo e dou o feedback, animado demais pra ver o 5900x em ação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

QVL é só para garantir 100%, se não tá na lista só quer dizer que a fabricante não testou aqueles pentes em específico, mas não quer dizer q vai dar ruim. Uso pentes que não estão no QVL, por exemplo.

De toda forma, coloque os pentes antigos, desligue o XMP e depois tente colocar os novos, talvez estivesse dando bronca por tentar dar boot com a frequência/rimming dos pentes antigos.
Dica de ouro, testei novamente aqui e funcionaram! Depois que trocar o processador vou conseguir testar se funciona 2x16 + 2x8 (o atual não reconhece mais os slots B :/ ).
Comprei as memórias dia 01 no Ali e chegaram ontem, muuuito rápido, o processador peguei dia 03 na Terabyte e ainda não chegou kkkkkk Vi as infos dela aqui, são chips samsung.
 
Última edição:
Pessoal,
Alguém sabe dizer se a função ECO mode é exclusivo dos processadores AM5? Se sim, o processo em AM4 precisaria ser feito manualmente no Bios, certo?
Alguém tem os valores seguros, para fazer o undervolt de forma segura no Ryzen 7 5700X ?
Estou fazendo experimentos com alguns coolers e, caso eu não consiga melhorar significativamente as temperaturas, estou pensando em seguir com undervolt.
 
Última edição:
Pessoal,
Alguém sabe dizer se a função ECO mode é exclusivo dos processadores AM5?
Alguém tem os valores seguros, para fazer o Undervolt de forma segura no Ryzen 7 5700X ?
Nos 5000 sei que tem, mas não sei se é algo que varia entre as fabricantes de placa-mãe também, sinceramente com o 5700x eu nem pensaria em usar o Eco mode ou reduzir os limites dele porque já são bem baixos (76w PPT, 60a TDC, 90a EDC), se quiser mais desempenho multi-core pode subir esses valores, em troca vai ter temp/consumo mais altos

Pra undervolt deixa o Precision Boost Overdrive em Advanced, PBO Limits em Disabled, vai no Curve Optimizer e bota em negative e per-core e vai até onde der, o melhor possível seria conseguir -30 em todos os cores mas é difícil ficar estável em todos os cenários assim, então é tentativa e erro porque cada CPU é diferente então não tem como seguir algum "valor mágico" que funciona pra todos, pessoalmente eu recomendaria começar com algo como -15 ou -20, procurar softwares pra testar estabilidade (ou ir usando normalmente, se não ligar de dar reboot do nada) e se estiver estável sobe o valor, se crashar/travar/rebootar aí reduz o valor (apenas dos cores que crasharam, as vezes um vai até -30 e outro não consegue nem -5)
 
Nos 5000 sei que tem, mas não sei se é algo que varia entre as fabricantes de placa-mãe também, sinceramente com o 5700x eu nem pensaria em usar o Eco mode ou reduzir os limites dele porque já são bem baixos (76w PPT, 60a TDC, 90a EDC), se quiser mais desempenho multi-core pode subir esses valores, em troca vai ter temp/consumo mais altos

Pra undervolt deixa o Precision Boost Overdrive em Advanced, PBO Limits em Disabled, vai no Curve Optimizer e bota em negative e per-core e vai até onde der, o melhor possível seria conseguir -30 em todos os cores mas é difícil ficar estável em todos os cenários assim, então é tentativa e erro porque cada CPU é diferente então não tem como seguir algum "valor mágico" que funciona pra todos, pessoalmente eu recomendaria começar com algo como -15 ou -20, procurar softwares pra testar estabilidade (ou ir usando normalmente, se não ligar de dar reboot do nada) e se estiver estável sobe o valor, se crashar/travar/rebootar aí reduz o valor (apenas dos cores que crasharam, as vezes um vai até -30 e outro não consegue nem -5)
Obrigado pela resposta meu caro. Vou explicar melhor meu cenário e quem sabe você e demais membros do forum possam me ajudar:

Uso o PC para games e a placa de vídeo é uma RTX3070. A mobo é uma Rog Strix B550-I Gaming. Meu Cooler é um Noctua NH-L12. Não faço Overclock em hipótese alguma.
Em Idle, as temperaturas do processador estão dentro do normal. Mas quando estou jogando, vejo que os clocks sobem para mais de 4.0.

O que me preocupa são apenas as temperaturas do processador. As vezes jogo em uma TV 4K a 120Hz. Dependendo do game, já vi o processador bater mais de 90º. Isso me assustou muito e obviamente, preciso fazer alguma coisa. Então, eu queria colocar um limite no processador, para que ele não atinja essas temperaturas absurdas.

Fiz um teste agora, ajustando o plano de energia do Windows. Coloquei o limite do processador para o máximo de 99% (nunca tinha feito isso antes). Não testei ainda em jogos, mas no stress test do CPU-Z , as temperaturas não passaram dos 67º. Mas obviamente, os núcleos ficaram limitados a 3.3MHZ.

A primeira dúvida que tenho: Vale a pena seguir somente esse ajuste no plano de energia?
Outro ponto que me chamou a atenção: mesmo o PC em Idle, é normal ver os valores de clocks sempre em 3.3MHz no HWMonitor e Gerenciador de Tarefas do Windows?
 
Última edição:
Uso o PC para games e a placa de vídeo é uma RTX3070. A mobo é uma Rog Strix B550-I Gaming. Meu Cooler é um Noctua NH-L12. Não faço Overclock em hipótese alguma.
Em Idle, as temperaturas do processador estão dentro do normal. Mas quando estou jogando, vejo que os clocks sobem para mais de 4.0.

O que me preocupa são apenas as temperaturas do processador. As vezes jogo em uma TV 4K a 120Hz. Dependendo do game, já vi o processador bater mais de 90º. Isso me assustou muito e obviamente, preciso fazer alguma coisa. Então, eu queria colocar um limite no processador, para que ele não atinja essas temperaturas absurdas.
Dá pra tentar setar um limite de temperatura direto na bios, mas pra um 5700x estar batendo 90c eu chutaria numa combinação de alguns fatores como cooler insuficiente pra CPU, temperatura ambiente alta e gabinete mal refrigerado porque o 5700x não é uma CPU quente, não sei como o NH-L12 se compara com os ACs mais populares como o Gammaxx 400 v2/AG400 mas vou chutar que fica consideravelmente pra trás já que coolers low-profile no geral não tem o melhor desempenho pelo tamanho limitado

Fiz um teste agora, ajustando o plano de energia do Windows. Coloquei o limite do processador para o máximo de 99% (nunca tinha feito isso antes). Não testei ainda em jogos, mas no stress test do CPU-Z , as temperaturas não passaram dos 67º. Mas obviamente, os núcleos ficaram limitados a 3.3MHZ.

A primeira dúvida que tenho: Vale a pena seguir somente esse ajuste no plano de energia?
Não tem problema, eu costumo recomendar isso muitas vezes mas a perda de desempenho é algo que vai variar, com uma 3070 eu com o 5800x a 99% (3,7ghz~) não tenho perda nenhuma de desempenho em muitos casos, mas em outros existe uma perda então o negócio é testar na prática sempre porque varia de jogo, CPU, resolução, gráficos do jogo etc, mas ainda está meio alto 67c considerando que o CPU foi limitado, a princípio eu imagino que seja o cooler mesmo e possivelmente o gabinete, mas esse ajuste pelo Windows é bem prático porque dá pra trocar em coisa de 2-3 segundos

Aqui eu deixo o Balanceado em 99% min/máx e o Alto Desempenho em 100%, e como jogo em 4k com uma 3070 no momento acaba que poucas vezes preciso usar a CPU a 100% pra jogos porque com o clock em 3,7ghz o desempenho fica parelho com o 3700x, vou deixar alguns prints do meu 5800x limitado a 99% depois de rodar CPU-Z e Cinebench R20 pra comparação, infelizmente não lembro a temp ambiente mas pelos prints estimo algo próximo de 20c, e pra comparação, o 3700x (88w PPT stock) faz 530/5550~ no CPU-Z e 4800~ no R20

dPt1nfV.png


SE8Stgo.png


jcsgXeh.png
UVBk7JI.png


ikACpQ0.png

Outro ponto que me chamou a atenção: mesmo o PC em Idle, é normal ver os valores de clocks sempre em 3.3MHz no HWMonitor e Gerenciador de Tarefas do Windows?
Sim, caso queira ver clocks menores tem que setar o mínimo da CPU em 5%, aí deve ver valores entre 1-2,5Ghz, pessoalmente eu não recomendo porque pelo menos na minha experiência, o consumo da CPU não muda praticamente nada estando em 1ghz~ ou 3,7ghz (3,3ghz no caso do seu 5700x), e a temperatura é longe de ser uma preocupação nesses clocks também, mas se o clock ficar tão baixo assim dá pra sentir a diferença no desempenho, pra uso leve/browsing etc eu não noto diferença alguma entre os 3,7ghz e 4,85ghz do boost máximo, pode manter tranquilo assim se quiser
 
Última edição:
Pessoal, o r9 5900x chegou hoje e agora tenho a confirmação que o problema era meu 3700x. Ao instalar ele, o sistema voltou a reconhecer o dual channel.
A principio, as memórias da china estão funcionando, mas parece que quando ativei o D.O.C.P automatico e joguei em 3200 não deu mt bom... testarei novamente amanhã.
 
Pessoal, o r9 5900x chegou hoje e agora tenho a confirmação que o problema era meu 3700x. Ao instalar ele, o sistema voltou a reconhecer o dual channel.
A principio, as memórias da china estão funcionando, mas parece que quando ativei o D.O.C.P automatico e joguei em 3200 não deu mt bom... testarei novamente amanhã.
MT5 com o perfil usmus só pra ver se elas estão minimamente funcionais.
Extreme/Absolut anta777 por umas 8h pra assegurar estabilidade total.
 
Fiz uns testes com um over bem genérico no r9 5900x.
Coloquei 4.6 com 1.3 de vcore. No cinebench ele ficou a 83° com um h150 360mm, melhor dar uma lapidada nesse over né?
 
MT5 com o perfil usmus só pra ver se elas estão minimamente funcionais.
Extreme/Absolut anta777 por umas 8h pra assegurar estabilidade total.

Aqui o perfil Anta77@Extreme leva menos de 4h pra finalizar.
 
MT5 com o perfil usmus só pra ver se elas estão minimamente funcionais.
Extreme/Absolut anta777 por umas 8h pra assegurar estabilidade total.
Não manjo muito disso. Tem alguma dica pra realização desses testes?
 
Pessoal, boa tarde.

Estou querendo fazer uma UP no meu Kit, que é um i7 6700k mais uma z270 gamming z Aorus, e uma 1070 Aorus, pensei inicialmente troca só placa de video, mas uma rtx 3060 deve dar gargalo já com esse kit. Memoria 3200, 16gb.

Pensei em ir para um kit melhor, quero manter uma boa placa mae, que tenha uma boaaaaa placa de audio.

Pensei, em um z490 aoros, mais um intel confidencial, 10900, que tem no ali por uns 1200, mas não sei se vale tanto, e o kit placa mae e processador vai sair uns 2500, caro demais.

Sendo que com 1800 eu pego placa mae b550 top e um 5700x, o que voces acham, esse kit dura uns 4, 5 anos, igual durou meu kit intel ?
Não quero nada de absurdo, só um bom custo x beneficio.

O que me indicariam, pensando em longevidade de anos, 5700x aguenta uma RTX 3070 ou 4060, pensando na série rtx 40xx da nvidia. Pensando que para o futuro também ainda da para ir para o ryzen 5800 ou 5950, ainda dentro do AM4.
 
Última edição:
Ter longevidade nesse período é complicado... DDR5 caro demais, e plataformas DDR4 mais "acessíveis" já tem data pro enterro 🤣
Segundo a AMD, soquete AM4 ainda terá um fôlego, mas se já colocar um 5700X, não tem muito o que vir de desempenho em alguma possível série "6xxx" ou "7xxx" pra esse soquete e compatível com DDR4. O LGA 1200 também está "defasado", e julgando com a frequência de troca de soquetes da Intel, não existe muita vida lá na frente com esse soquete.

Em teoria, o 10900 e o 5700X tem desempenho parecido, e são em torno de 20% melhor que o seu processador atual. A GTX 1070 tem anos de trabalho mas ainda não faz feio por aí, e a diferença teórica entre ela e a 3060 é na casa dos 25%.

Teu setup hoje tá bem equilibrado entre CPU e GPU. Então, pra qualquer lado que você vá correr, vai encontrar gargalo. Mas particularmente eu iria atualizar a GPU. Essa atualização te dará um fôlego maior pra usar mais resolução, explorar novas tecnologias como DLSS ou tentar um Ray Tracing, e ela poderá ser usada num futuro upgrade de plataforma. Se você optar por atualizar a placa mãe e CPU, a CPU vai limitar bem mais que uma nova GPU, não poderá explorar essas novas tecnologias da NVIDIA e estará sem muita perspectiva de futuro seja do LGA1200 ou AM4.

Mas veja se a sua fonte segura o seu upgrade. 😉
 
Ter longevidade nesse período é complicado... DDR5 caro demais, e plataformas DDR4 mais "acessíveis" já tem data pro enterro 🤣
Segundo a AMD, soquete AM4 ainda terá um fôlego, mas se já colocar um 5700X, não tem muito o que vir de desempenho em alguma possível série "6xxx" ou "7xxx" pra esse soquete e compatível com DDR4. O LGA 1200 também está "defasado", e julgando com a frequência de troca de soquetes da Intel, não existe muita vida lá na frente com esse soquete.

Em teoria, o 10900 e o 5700X tem desempenho parecido, e são em torno de 20% melhor que o seu processador atual. A GTX 1070 tem anos de trabalho mas ainda não faz feio por aí, e a diferença teórica entre ela e a 3060 é na casa dos 25%.

Teu setup hoje tá bem equilibrado entre CPU e GPU. Então, pra qualquer lado que você vá correr, vai encontrar gargalo. Mas particularmente eu iria atualizar a GPU. Essa atualização te dará um fôlego maior pra usar mais resolução, explorar novas tecnologias como DLSS ou tentar um Ray Tracing, e ela poderá ser usada num futuro upgrade de plataforma. Se você optar por atualizar a placa mãe e CPU, a CPU vai limitar bem mais que uma nova GPU, não poderá explorar essas novas tecnologias da NVIDIA e estará sem muita perspectiva de futuro seja do LGA1200 ou AM4.

Mas veja se a sua fonte segura o seu upgrade. 😉
valeu a dica, é te falar que fico e estou com muita duvida, minha placa mae é top, e achar algo legal neste nivel é muito caro.
Pensei seriamente em só trocar a 1070, por uma 3060 ou 3060ti, jogar overclock.

Mas o uso do PC de forma geral, não sei se vai entregar muito desempenho a mais, para tarefas comuns de uso do PC.

e o medo é esse ja ir para um 5700x, que logo já vai estar defasado, talvez tenha essa de esperar e levar esse kit atual ainda mais um tempo para partir um kit com DDR5 no futuro.
 
valeu a dica, é te falar que fico e estou com muita duvida, minha placa mae é top, e achar algo legal neste nivel é muito caro.
Pensei seriamente em só trocar a 1070, por uma 3060 ou 3060ti, jogar overclock.

Mas o uso do PC de forma geral, não sei se vai entregar muito desempenho a mais, para tarefas comuns de uso do PC.

e o medo é esse ja ir para um 5700x, que logo já vai estar defasado, talvez tenha essa de esperar e levar esse kit atual ainda mais um tempo para partir um kit com DDR5 no futuro.
Over numa futura 3060/3060Ti com esse 6700K não faz muito sentido pra mim. Seu limitante será o CPU, e o over na GPU só te fará aumentar o consumo de energia sem ganho expressivo em FPS.
Qual é o melhor processador que você ainda encontra pra essa placa mãe? Talvez vale à pena trocar o processador tentando manter a placa-mãe. Isso te dará mais um fôlego até aparecer placas-mãe DDR5 com preços mais acessíveis. Se conseguisse garimpar algum 9900K no Ali pra pôr com uma 3060Ti, já teria um belo upgrade mantendo a placa-mãe.
 
valeu a dica, é te falar que fico e estou com muita duvida, minha placa mae é top, e achar algo legal neste nivel é muito caro.
Pensei seriamente em só trocar a 1070, por uma 3060 ou 3060ti, jogar overclock.

Mas o uso do PC de forma geral, não sei se vai entregar muito desempenho a mais, para tarefas comuns de uso do PC.

e o medo é esse ja ir para um 5700x, que logo já vai estar defasado, talvez tenha essa de esperar e levar esse kit atual ainda mais um tempo para partir um kit com DDR5 no futuro.

Eu iria de AM5 com 7600 pensando no ultimo upgrade da plataforma, já que está com a intenção de fazer a troca. Como tudo depende do seu bolso, caso vá de AM4 colocaria logo o melhor para jogos 5800X3D. Caso seja produtividade e jogos 5900X ou 5950X.

Foi o que fiz quando peguei meu AM4 pensando em longevidade. Peguei uma boa placa mãe e o processador mais barato em 2019 (X570-E e 3600), pra deixar pra pegar o ultimo update(5800X3D) da plataforma para jogos que é o meu uso. Minha intenção é trocar apenas no AM6.
 
Over numa futura 3060/3060Ti com esse 6700K não faz muito sentido pra mim. Seu limitante será o CPU, e o over na GPU só te fará aumentar o consumo de energia sem ganho expressivo em FPS.
Qual é o melhor processador que você ainda encontra pra essa placa mãe? Talvez vale à pena trocar o processador tentando manter a placa-mãe. Isso te dará mais um fôlego até aparecer placas-mãe DDR5 com preços mais acessíveis. Se conseguisse garimpar algum 9900K no Ali pra pôr com uma 3060Ti, já teria um belo upgrade mantendo a placa-mãe.
maximo que consigo colocar é o 7700k, z270 suporta até ele.

No geral nao sabia que o 5700x é só 25% melhor que o 6700k, fiquei surpreso. (fico vendo muito video de comparativo nos games, fps, talvez esteja fazendo errado)
 
Eu vou montar meu primeiro pc gamer e to em dúvida entre montar um ryzen 5 5600g ou esperar anunciarem um possível "ryzen 5 7600g"(eu espero que anunciem). a parada é o preço, que só um kit de am5 hoje(r5 7600x, b650 e duas memórias 2x8 ddr5 6000mhz) sai mais caro que o pc completo com am4. eu vou montar um pc pra longevidade e obviamente o am5 vai me entregar isso, mas o preço é o que me pega.
 
Pensei seriamente em só trocar a 1070, por uma 3060 ou 3060ti, jogar overclock.
É uma boa, mas saiba que os ganhos não vão ser tão significativos assim, a não ser que queira usar DLSS, acho que é a única coisa relevante que vc iria ganhar.
Mas o uso do PC de forma geral, não sei se vai entregar muito desempenho a mais, para tarefas comuns de uso do PC.
Eu diria que não.

No mais, a dica que deram do 5800x3d é uma boa, mas é meio overkill pro nível de GPU que vc quer.

esperar anunciarem um possível "ryzen 5 7600g"(eu espero que anunciem).
Provavelmente não vai ter, já que os zen 4 já possuem gráficos integrados.
 
maximo que consigo colocar é o 7700k, z270 suporta até ele.

No geral nao sabia que o 5700x é só 25% melhor que o 6700k, fiquei surpreso. (fico vendo muito video de comparativo nos games, fps, talvez esteja fazendo errado)
performance teórica. isso caçando em sites UserBenckmark, GPU Check... Não significa que esse quadro se aplique na vida real. Mas os Intel "x700" pra cima são bons processadores mesmo de gerações passadas. Mas o 7700K te dará pouca margem de performance adicional, talvez nem valha o investimento.

Aqui os resultados do GPU Check comparando o 6700K com o 5700X montados com uma 3060Ti no AC Vahalla
 
MT5 com o perfil usmus só pra ver se elas estão minimamente funcionais.
Extreme/Absolut anta777 por umas 8h pra assegurar estabilidade total.
Poderia me explicar um pouco melhor, fazendo favor, como fazer esses testes?
 
Poderia me explicar um pouco melhor, fazendo favor, como fazer esses testes?

Usa o TestMem5 v0.12

Com o perfil do 1usmus_v3, edita o arquivo CFG e coloca 25 ciclos. Aqui com 16gb e 2933 da em torno de +3hrs.

Com o Perfil do Anta777, Extreme ou/e Absolut, edita também o CFG aumenta os ciclos(joga para 15 ciclos) e faz um teste de 8hrs, vai dormir e deixa o pc fazendo é o jeito "mais rápida" kkk.


Não esquece de rodar como admin, vai dar um erro/aviso(só a 1x vez), você reinicia o pc e roda como admin de novo que vai rodar normalmente
 
Usa o TestMem5 v0.12

Com o perfil do 1usmus_v3, edita o arquivo CFG e coloca 25 ciclos. Aqui com 16gb e 2933 da em torno de +3hrs.

Com o Perfil do Anta777, Extreme ou/e Absolut, edita também o CFG aumenta os ciclos(joga para 15 ciclos) e faz um teste de 8hrs, vai dormir e deixa o pc fazendo é o jeito "mais rápida" kkk.


Não esquece de rodar como admin, vai dar um erro/aviso(só a 1x vez), você reinicia o pc e roda como admin de novo que vai rodar normalmente

Vlw demais manin, nunca usei esses testes, mas vou ver uns tutoriais aqui e deixar rodando esta noite.
 
performance teórica. isso caçando em sites UserBenckmark, GPU Check... Não significa que esse quadro se aplique na vida real. Mas os Intel "x700" pra cima são bons processadores mesmo de gerações passadas. Mas o 7700K te dará pouca margem de performance adicional, talvez nem valha o investimento.

Aqui os resultados do GPU Check comparando o 6700K com o 5700X montados com uma 3060Ti no AC Vahalla

olha o comparativo nao é muita coisa mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo