[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Então cara, AMD também dizia que 100c no hotspot das GPU era normal, depois vimos no que deu néh 🙄
Tanto a Intel quanto a AMD estão bem mentirosas ultimamente, isso sim, pois querem tentar extrair o máximo dos seus silícios ao custo de estabilidade e degradação acelerada...

Eu mexo com eletrônicos e informática desde os meus 15 anos, já peguei vários casos em que o que degradou o chip foi justamente os projetos porcos de arrefecimento e temperaturas elevadas, além de que, fisicamente falando, quanto mais complexo e denso o chip, maior é probabilidade de falha quando usado em condições severas de uso.

Acho que o máximo do saudável para uso contínuo são 70c, além disso já acelera a degradação, além de que o calor tende a se dissipar pelo próprio PCB e atingir outros componentes próximos, como memórias, bobinas, capacitores e e afins.
Mas sem dados fica completamente por conta do TOC de cada um, pra você o limite é 70c, pra outro é 75c, pra outro 85c etc e no final ninguém tem a menor ideia de quão relevante é a degradação na prática, porque vão ter extremistas do outro lado também e falar que 70c tá alto e 60c degrada menos, mas 55c degrada menos ainda e por aí vai, ninguém sabe quanto dura em média CPU x rodando em cada temp na prática então é uma questão complicada, e rodar quente nem sempre importa tanto pros componentes próximos se a potência for baixa, um SSD pode pegar lá seus 80-90c com menos de 10w mas a quantidade de calor gerada é irrelevante perto de um CPU/GPU a >200w mesmo que esses 200w estejam rodando a 50c, é uma questão complicada e ninguém tem a resposta correta então fica por conta do TOC de cada um no final das contas

EDIT: Apenas dizer que não estou necessariamente que todo mundo tem que rodar tudo a 100c e boa, mas eu gostaria de ter algo mais concreto por trás antes de dizer algo com mais firmeza, do tipo ver 10k/100k pessoas, 33% que rodavam a 70c, 33% a 80c e 33% a 90c e aí sim ver a taxa de falha média em cada grupo ou algo assim, senão fica tudo muito no escuro

E outro ponto é que a grande maioria dos users aqui não está rodando nessa temp limite dita como segura, e muito menos rodando nela 24/7 por anos e anos, a maioria do povo aqui ta 10-25c abaixo do limite e usa o PC dessa forma poucas horas por dia e já entra em pânico, isso que a maioria troca de hardware com certa frequência

Última edição:
Galera tem muito TOC com temperatura. Dps que eu tive um notebook por 8 anos pegando 90°, quase que diariamente, eu nunca mais dei bola pra isso. Quando a pasta venceu e ele começou a dar throttle, eu troquei e ele voltou aos 90° normais dele kkk. Se o fabricante define um limite é pq ele suporta até o limite seguramente. Acho que alta temperatura é até uma coisa boa. Já consegui prolongar uma placa de vídeo em quase 1 ano, colocando no forno. Tem momentos em que elas são benéficas 😂

Mas sem dados fica completamente por conta do TOC de cada um, pra você o limite é 70c, pra outro é 75c, pra outro 85c etc e no final ninguém tem a menor ideia de quão relevante é a degradação na prática, porque vão ter extremistas do outro lado também e falar que 70c tá alto e 60c degrada menos, mas 55c degrada menos ainda e por aí vai, ninguém sabe quanto dura em média CPU x rodando em cada temp na prática então é uma questão complicada, e rodar quente nem sempre importa tanto pros componentes próximos se a potência for baixa, um SSD pode pegar lá seus 80-90c com menos de 10w mas a quantidade de calor gerada é irrelevante perto de um CPU/GPU a >200w mesmo que esses 200w estejam rodando a 50c, é uma questão complicada e ninguém tem a resposta correta então fica por conta do TOC de cada um no final das contas

EDIT: Apenas dizer que não estou necessariamente que todo mundo tem que rodar tudo a 100c e boa, mas eu gostaria de ter algo mais concreto por trás antes de dizer algo com mais firmeza, do tipo ver 10k/100k pessoas, 33% que rodavam a 70c, 33% a 80c e 33% a 90c e aí sim ver a taxa de falha média em cada grupo ou algo assim, senão fica tudo muito no escuro

E outro ponto é que a grande maioria dos users aqui não está rodando nessa temp limite dita como segura, e muito menos rodando nela 24/7 por anos e anos, a maioria do povo aqui ta 10-25c abaixo do limite e usa o PC dessa forma poucas horas por dia e já entra em pânico, isso que a maioria troca de hardware com certa frequência

Acredito que não exista um estudo sobre isso, apenas o conhecimento da comunidade de overclock e eletrônica mesmo kkk

O principal efeito que degrada os chips é a expansão térmica, isso ocorre com absolutamente qualquer chip.
Quando em temperaturas altas por um longo período de tempo, ocorre uma expansão física mais brusca, isso é ainda pior quando ocorrem picos de corrente/tensão e essa variação mecânica tende a fragilizar suas conexões internas e/ou externas mais rapidamente.
Inclusive, é justamente isso que faz muitas GPU`s com projeto térmico ruim apresentar defeito tão rapidamente e exigir reballing, substituição do chip e em casos mais extremos, praticamente inutilizam o equipamento pois rompe trilhas do PCB ou gera empenamentos.

Nos datasheets e manuais, os fabricantes sempre procuram colocar os piores cenários em que não ocorreram cortes de desempenho, mas não quer dizer que seja saudável operar continuamente naquelas condições ou muito próximo delas. Por exemplo, no caso dos Chips X3D, que são rotulados a 90c, você pode ter certeza que foi justamente nesses valores que começaram ocorrer falhas críticas do CPU durante seu desenvolvimento, ao ponto ser determinado como limite. Os limites são um fator de segurança, pois as condições de uso já estariam severas ao ponto de uma eminente falha crítica caso sejam ultrapassados.

Tipo, não se trata deixar o CPU a 50c, o que seria praticamente impossível para a maioria que deseja ter um PC de alto desempenho, mas ficar próximo dos limites não é bacana se você deseja manter o PC por uns 4-5 anos, pois aumenta a probabilidade de falhas.

Eu não sou engenheiro cara, sou apenas técnico em eletrônica e informática, por isso tenho um pouco de vivência sobre isso.

você pode ter certeza que foi justamente nesses valores que começaram ocorrer falhas críticas do CPU durante seu desenvolvimento
Discordo. O temperatura limite divulgada deve ter uma boa tolerância para o ponto de falha crítica.

Se a AMD divulgou 90ºC e seu chip apresentar problemas operando continuamente nessa temperatura, você tem direito à substituição.

Discordo. O temperatura limite divulgada deve ter uma boa tolerância para o ponto de falha crítica.

Se a AMD divulgou 90ºC e seu chip apresentar problemas operando continuamente nessa temperatura, você tem direito à substituição.

Se tivesse uma boa tolerância não ocorreria throttling meu caro kkk

O grande problema dos CPU com cache empilhado é justamente sua péssima dissipação térmica, existem outros fatores na jogada e não apenas as temperaturas informadas pelo sensor, como o hotspot por exemplo.

A temperatura de corte vem sofrendo diminuições a cada nova geração e conforme a diminuição das litografias.

Se tivesse uma boa tolerância não ocorreria throttling meu caro kkk
Esse é outro ponto que depende muito do extremismo de cada um, pra alguns se estiverem perdendo 25mhz que seja já estão na neurose de throttling, e no algoritmo atual de GPU boost se não me engano acima de 50c já tem "throttling" no sentido de perder 1bin a cada 5c

Pra mim throttling é algo mais extremo, de estar 100% no limite de temp do hardware e começar a perder performance considerável, mas pra outros throttling é perder 1bin na GPU ou 1 bin na CPU, coisa de 15-25mhz que é completamente irrelevante na prática

A temperatura de corte vem sofrendo diminuições a cada nova geração e conforme a diminuição das litografias
Quais alguns exemplos? Puxando de cabeça os FX da AMD se não me engano o max informado era coisa de 65c e os Ryzen (excluindo X3D) são 95c, então seria legal ver uma tabela de ano/geração e a temperatura máxima, já que as atuais o máx recomendado é de 90-100c, as antigas deveriam ser lá pelos 110-130c então?

Última edição:
Esse é outro ponto que depende muito do extremismo de cada um, pra alguns se estiverem perdendo 25mhz que seja já estão na neurose de throttling, e no algoritmo atual de GPU boost se não me engano acima de 50c já tem "throttling" no sentido de perder 1bin a cada 5c

Pra mim throttling é algo mais extremo, de estar 100% no limite de temp do hardware e começar a perder performance considerável, mas pra outros throttling é perder 1bin na GPU ou 1 bin na CPU, coisa de 15-25mhz que é completamente irrelevante na prática

Quais alguns exemplos? Puxando de cabeça os FX da AMD se não me engano o max informado era coisa de 65c e os Ryzen (excluindo X3D) são 95c, então seria legal ver uma tabela de ano/geração e a temperatura máxima, já que as atuais o máx recomendado é de 90-100c, as antigas deveriam ser lá pelos 110-130c então?

Você está confundindo as temperaturas dos datasheets...
Existem diferentes métricas: Tcase, Tmax, Tjunction.
Tcase: t
emperatura do IHS;
Tjunction/Tmax: temperatura máxima do núcleo;

Antigamente era bem comum os fabricantes informarem apenas o Tcase inclusive.

E sobre as diferenças, nem precisamos ir tão longe, se você pega os Core 2 Duo o Tmax era de 105c nos desktops se não me engano (Intel só informava o Tcase) e atualmente já se abaixou esse limite para 100c. Por parte da AMD, antes era por volta disso também, agora fica em torno de 90-95c.

Você quer um estudo detalhado sobre tudo, mas eles não existem cara kkk

O que eu posso dizer, com base em minha experiência é:
70-75c é um limite aceitável para uso continuo, sem maiores degradações e impactos em médio/longo prazo, mais do que isso já acelera a degradação.

Exemplo clássico são os Notebooks da Dell, sempre ficam com os CPU`s em torno de 80C ou além, ai vemos a quantidade de unidades que aparecem nas assistências, é um dos fabricantes que mais pego defeitos inclusive, quase sempre relacionados a temperatura, tanto que o undervolting é uma coisa obrigatória para alguns modelos pararem de apresentar defeitos, como quebra de solda ou até morte precoce de alguns componentes rs

Última edição:
Você está confundindo as temperaturas dos datasheets...
Existem diferentes métricas: Tcase, Tmax, Tjunction.
Tcase: t
emperatura do IHS;
Tjunction/Tmax: temperatura máxima do núcleo;

Antigamente era bem comum os fabricantes informarem apenas o Tcase inclusive.

E sobre as diferenças, nem precisamos ir tão longe, se você pega os Core 2 Duo o Tmax era de 105c nos desktops se não me engano (Intel só informava o Tcase) e atualmente já se abaixou esse limite para 100c. Por parte da AMD, antes era por volta disso também, agora fica em torno de 90-95c.

Você quer um estudo detalhado sobre tudo, mas eles não existem cara kkk
Meu ponto é que sem informação mais detalhada nada passa de apenas experiência pessoal/hearsay/achismos de usuários de todos os lados, 100 usuários X usam o hardware no limite de temp a 15 anos e continua rodando 100% tranquilo, 100 usuários Y rodam 10c abaixo da temp limite e tem problema depois de 1 ano: conclusão? Não tem conclusão, fica baseado na sorte e azar porque não dá pra concluir nada já que não dá pra dizer qualquer coisa mais a fundo, da mesma forma que tem gente que compra 3 GPUs da marca X e dá pau em todas, não dá pra afirmar que a marca X é um lixo por conta disso mas o usuário afetado acaba ficando traumatizado por conta dessa experiência pessoal e sai falando que X e Y não presta por conta dessa experiência mesmo que tenha sido 1 em 1 milhão

Mas então, se 70c é o limite saudável pra uso contínuo, quanto tempo dura cada CPU em média nessa temperatura? E a 80c? E considerando que a maioria dos usuários não faz uso contínuo (usar 24/7 a 70c)? E se o tempo de vida a 70c for de 5 anos rodando contínuo, quanto vai durar o CPU de alguém que só roda nesses 70c coisa de 1-2h por dia? Etcetc, dá pra fazer infinitas perguntas que não vão ter respostas, entendo ter precaução e cuidado com o hardware mas são questões bem complicadas e que ninguém tem a resposta, eu acredito que a longevidade de um CPU mesmo em situações mais extremas vai bem além do que a maioria sequer pretende usar o hardware, principalmente aqui no fórum que o povo troca por trocar toda hora

Minha treta é mais com as pessoas que ficam completamente neuradas com o CPU rodando a 20c abaixo do limite informado pela própria fabricante, sendo que a maioria usa o CPU pra joguinho por poucas horas na semana, e também o povo que faz terrorismo com a parte de refrigeração de que tem que botar WCs de 240-360mm pra qualquer CPU sem necessidade alguma

Os FX eram bem chatos realmente com esse limite de 65 graus
Um Gamaxx 400 e uma pasta boa já resolvia e inclusive dava pra fazer um overzinho na bixera do FX6300 pra passar dos 4.2ghz e jogar BF1 com uma GTX 1060 haha

Pessoal, acabei de comprar um ryzen 5700x3d, tem algum tutorial em portugues para reduzir a temperatura dele e dicas tb para melhorar performance. (sem mexer com algum tipo de overclock).

Pessoal, acabei de comprar um ryzen 5700x3d, tem algum tutorial em portugues para reduzir a temperatura dele e dicas tb para melhorar performance. (sem mexer com algum tipo de overclock).
O pessoal recomenda esse tópico aqui:

Meu ponto é que sem informação mais detalhada nada passa de apenas experiência pessoal/hearsay/achismos de usuários de todos os lados, 100 usuários X usam o hardware no limite de temp a 15 anos e continua rodando 100% tranquilo, 100 usuários Y rodam 10c abaixo da temp limite e tem problema depois de 1 ano: conclusão? Não tem conclusão, fica baseado na sorte e azar porque não dá pra concluir nada já que não dá pra dizer qualquer coisa mais a fundo, da mesma forma que tem gente que compra 3 GPUs da marca X e dá pau em todas, não dá pra afirmar que a marca X é um lixo por conta disso mas o usuário afetado acaba ficando traumatizado por conta dessa experiência pessoal e sai falando que X e Y não presta por conta dessa experiência mesmo que tenha sido 1 em 1 milhão

Mas então, se 70c é o limite saudável pra uso contínuo, quanto tempo dura cada CPU em média nessa temperatura? E a 80c? E considerando que a maioria dos usuários não faz uso contínuo (usar 24/7 a 70c)? E se o tempo de vida a 70c for de 5 anos rodando contínuo, quanto vai durar o CPU de alguém que só roda nesses 70c coisa de 1-2h por dia? Etcetc, dá pra fazer infinitas perguntas que não vão ter respostas, entendo ter precaução e cuidado com o hardware mas são questões bem complicadas e que ninguém tem a resposta, eu acredito que a longevidade de um CPU mesmo em situações mais extremas vai bem além do que a maioria sequer pretende usar o hardware, principalmente aqui no fórum que o povo troca por trocar toda hora

Minha treta é mais com as pessoas que ficam completamente neuradas com o CPU rodando a 20c abaixo do limite informado pela própria fabricante, sendo que a maioria usa o CPU pra joguinho por poucas horas na semana, e também o povo que faz terrorismo com a parte de refrigeração de que tem que botar WCs de 240-360mm pra qualquer CPU sem necessidade alguma

Sempre procurei e procuro utilizar minhas CPU`s dentro dos 70c ou abaixo, nunca tive problemas, RMA ou substituição por esse motivo eu nunca fiz também.

Agora, para alguns camaradas, posso te falar várias histórias, mas nunca com máquinas montadas por mim kk.
É meio sem noção investir mais de 1k num CPU e trabalhar com ele em 80c, chega a ser uma economia sem sentido, enfim...
Um bom Air Cooler não custa mais do que R$200 e costuma dar conta do recado, mantendo temperaturas aceitáveis.

Uso um Galahad 360 e te digo que foi um dos melhores investimentos que já fiz em hardware, saí de um 3700X a poucos meses e como costumo ficar uns 3 anos com cada CPU, então procuro prolongar a vida útil, esse 5700X3D eu devo ficar com ele até 2026 pelo menos.

Eu tentei dar relatos com base no que eu já tive convívio, mas como cada um compra com o seu próprio dinheiro, quem sou eu para julgar kk

A AMD diz que o limite é 95c e ela mesma força esse limite, mesmo correndo o risco de, caso não seja, ter que dar garantia em milhares de processadores mundo afora, fora a mancha na imagem... Mas quem tá certo é o adrenalino que não gosta de ver a CPU passar de 70c kkk

Dito isso, vc precisaria ser muito azarado pra sua CPU não rodar mais fria e com mais desempenho usando CO e limites custom, aqui com -25c meu 5800x3d roda mais fria (acho que bateu 75c) e com mais desempenho, com -30 roda 5c mais frio e com 1% menos desempenho... Escolho desempenho kkkkkk

CPU geralmente morre com sobretensão, mas isso não tem relação com as configurações de fábrica da AMD e sim a galera fazendo over merda e/ou bios ou agesas zuadas (o que, novamente, foi um erro, mas não tem relação direta com o limite dos 95c). Aliás, lembro de ter lido que deu merda nos AM5 uma época justamente pelo microcode estar socando corrente mas CPUs...

Edit: editei pra corrigir, vai que alguém não leia a resposta do cara que me marcou e corrigiu, realmente é sobretensão, confundi.

Última edição:
A AMD diz que o limite é 95c e ela mesma força esse limite, mesmo correndo o risco de, caso não seja, ter que dar garantia em milhares de processadores mundo afora, fora a mancha na imagem... Mas quem tá certo é o adrenalino que não gosta de ver a CPU passar de 70c kkk

Dito isso, vc precisaria ser muito azarado pra sua CPU não rodar mais fria e com mais desempenho usando CO e limites custom, aqui com -25c meu 5800x3d roda mais fria (acho que bateu 75c) e com mais desempenho, com -30 roda 5c mais frio e com 1% menos desempenho... Escolho desempenho kkkkkk

CPU geralmente morre com sobrecorrente, mas isso não tem relação com as configurações de fábrica da AMD e sim a galera fazendo over merda e/ou bios ou agesas zuadas (o que, novamente, foi um erro, mas não tem relação direta com o limite dos 95c). Aliás, lembro de ter lido que deu merda nos AM5 uma época justamente pelo microcode estar socando corrente mas CPUs...
É justamente esse o meu ponto, se ela mesma afirma que 95c é o limite seguro pra 24/7 (e praticamente força isso nos Ryzen 7000) já deve ter uma margem de segurança embutida aí e longevidade pra muitos anos de uso, não acho que ela correria o risco de fazer uma cagada gigantesca por uma besteira assim sendo que poderia simplesmente dizer que o limite é 90c ou qualquer valor abaixo disso se realmente fosse tão crítico assim

E considerando que a maior parte dos usuários sequer roda nessa temp limite e tem um uso muuuuuito menos intenso que 24/7 em load, os CPUs que dão pau provavelmente é mais azar do que qualquer outra coisa (tirando casos de OC extremo), a pessoa pode até estar aumentando o tempo de vida do CPU reduzindo lá uns 10-20c, mas suponhamos que o tempo de vida num estresse fudido 24/7 é de 10-15 anos, aí pra muitos nem tem sentido prolongar isso porque vai ficar defasado ou ser trocado muuuito antes de qualquer problema

Massss é aguardar pra ver, tinham os CPUs AM5 fritando por causa de vSOC exagerado em algumas fabricantes, agora quero ver como vai se desenrolar a treta dos Intel 13/14th gen que tá parecendo beeeem feio o negócio, talvez eu morda a língua daqui 5, 10 ou 20 anos mas até lá não creio que a maioria dessas neuras com temp e degradação estejam certas

É meio sem noção investir mais de 1k num CPU e trabalhar com ele em 80c, chega a ser uma economia sem sentido, enfim...
Eu já acho sem noção gastar desnecessariamente pra algo irrelevante que não traz retorno algum ao meu ver, mas cada um sabe oq importa pra si.
Eu ainda me arrependo de ter pego um Fuma pro meu 5950x, diminuiu uns 10C de temp comparado com o gammax 400 anterior, mas desempenho ficou a mesma merda. Já tinha montado então o tempo de desmontar não compensava o ganho que tive pra devolver.

Minhas 3090 seguem firmes e fortes depois de terem vindo de mineradores e seguirem sendo abusadas rodando a 85C+ por dias a fio, confio no throttling da fabricante e é isso aí :haha:

É justamente esse o meu ponto, se ela mesma afirma que 95c é o limite seguro pra 24/7 (e praticamente força isso nos Ryzen 7000) já deve ter uma margem de segurança embutida aí e longevidade pra muitos anos de uso, não acho que ela correria o risco de fazer uma cagada gigantesca por uma besteira assim sendo que poderia simplesmente dizer que o limite é 90c ou qualquer valor abaixo disso se realmente fosse tão crítico assim

E considerando que a maior parte dos usuários sequer roda nessa temp limite e tem um uso muuuuuito menos intenso que 24/7 em load, os CPUs que dão pau provavelmente é mais azar do que qualquer outra coisa (tirando casos de OC extremo), a pessoa pode até estar aumentando o tempo de vida do CPU reduzindo lá uns 10-20c, mas suponhamos que o tempo de vida num estresse fudido 24/7 é de 10-15 anos, aí pra muitos nem tem sentido prolongar isso porque vai ficar defasado ou ser trocado muuuito antes de qualquer problema

Massss é aguardar pra ver, tinham os CPUs AM5 fritando por causa de vSOC exagerado em algumas fabricantes, agora quero ver como vai se desenrolar a treta dos Intel 13/14th gen que tá parecendo beeeem feio o negócio, talvez eu morda a língua daqui 5, 10 ou 20 anos mas até lá não creio que a maioria dessas neuras com temp e degradação estejam certas
Nenhum fabricante é louco ao ponto de afirmar "95c é o limite seguro pra 24/7"

Tmax é definido justamente como parâmetro de SEGURANÇA
, mas isso não quer dizer e tão pouco é margem para um chip poder operar socado nesse valor 24/7, não vamos apelar também, pois isso pode servir como base para outros usuários.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

CPU geralmente morre com sobrecorrente, mas isso não tem relação com as configurações de fábrica da AMD e sim a galera fazendo over merda e/ou bios ou agesas zuadas (o que, novamente, foi um erro, mas não tem relação direta com o limite dos 95c). Aliás, lembro de ter lido que deu merda nos AM5 uma época justamente pelo microcode estar socando corrente mas CPUs...

O CPU`s hoje trabalham com diversas margens para entregar maior desempenho: Tmáx, tensão Vcore, corrente, estabilidade de tensão e até limite de tensão/corrente fornecidos pela mobo. Esse limite de 95c pode ser buscado pelo CPU, não tenha dúvidas, mas não de forma contínua, ele manterá tensão, corrente, clocks e temperaturas máximas durante um pequeno período de tempo, depois tende a se estabilizar em valores menores.

O que mata um chip é a sobretensão, já o limite de corrente é bem alto cara, agora a tensão Vcore, nos CPU convencionais é dito como seguro até 1.5V e nos X3D é sempre abaixo de 1.4V, inclusive quando se aplica mais do que isso o CPU pode morrer imediatamente, como ocorreu em AGESAS passados.

Última edição:
Nenhum fabricante é louco ao ponto de afirmar "95c é o limite seguro pra 24/7"

Tmax é definido justamente como parâmetro de SEGURANÇA
, mas isso não quer dizer e tão pouco é margem para um chip poder operar socado nesse valor 24/7, não vamos apelar também, pois isso pode servir como base para outros usuários.
Pode até ser mas como disse só o tempo pra dizer, e seria mais voltado aos Ryzen 7000 que "focam nos 95c a qualquer custo", as gerações passadas são tranquilas de refrigerar e manter beeeeem abaixo disso então acho que nem vale a pena entrar tão a fundo, de qualquer forma eu só quis repassar as palavras da própria AMD que tem lá suas centenas ou milhares de engenheiros com mais conhecimento que eu pra falar sobre essas questões

Ryzen 7000 Series Processors: Let's Talk About Power, Temperature, and Performance

Designed for a lifetime at 95
Before anything else, let’s be clear: All of the quality analysis for Ryzen 7000 series desktop processors was done at 95 degrees Celsius. The chip is engineered to live its life at this temperature with no detriment to longevity or reliability. In fact, this is the same design target we’ve had for a number of product generations, but it has not been until the Ryzen 7000 series that the platform has had access to a level of socket power that makes 95 C the temperature that delivers the most performance during multithreaded workloads…

Agora se o lifetime do CPU é 3 anos (tempo de garantia oferecido), 5 anos, 10 anos ou 30 anos é o que absolutamente ninguém sabe, e comentar também que apesar de tudo que estou dizendo (ou apenas repassando da própria AMD), eu pessoalmente sou do time do undervolt e rodo abaixo do limite porque a diferença de eficiência é enorme e é algo que me interessa seja em CPU ou GPU

Pode até ser mas como disse só o tempo pra dizer, e seria mais voltado aos Ryzen 7000 que "focam nos 95c a qualquer custo", as gerações passadas são tranquilas de refrigerar e manter beeeeem abaixo disso então acho que nem vale a pena entrar tão a fundo, de qualquer forma eu só quis repassar as palavras da própria AMD que tem lá suas centenas ou milhares de engenheiros com mais conhecimento que eu pra falar sobre essas questões

Ryzen 7000 Series Processors: Let's Talk About Power, Temperature, and Performance

Designed for a lifetime at 95
Before anything else, let’s be clear: All of the quality analysis for Ryzen 7000 series desktop processors was done at 95 degrees Celsius. The chip is engineered to live its life at this temperature with no detriment to longevity or reliability. In fact, this is the same design target we’ve had for a number of product generations, but it has not been until the Ryzen 7000 series that the platform has had access to a level of socket power that makes 95 C the temperature that delivers the most performance during multithreaded workloads…

Agora se o lifetime do CPU é 3 anos (tempo de garantia oferecido), 5 anos, 10 anos ou 30 anos é o que absolutamente ninguém sabe, e comentar também que apesar de tudo que estou dizendo (ou apenas repassando da própria AMD), eu pessoalmente sou do time do undervolt e rodo abaixo do limite porque a diferença de eficiência é enorme e é algo que me interessa seja em CPU ou GPU

Acredito que esse lifetime está muito mais relacionado aos short time performance atingidos em cenários eventuais do que ao uso 24/7...

Tanto que, numa abordagem dessas, nunca se tem acesso ao estudo realizado, o que no fim tudo não passa de médias kk

Última edição:
Acredito que esse lifetime está muito mais relacionado aos short time performance atingidos em cenários eventuais do que ao uso 24/7...

Tanto que, numa abordagem dessas, nunca se tem acesso ao estudo realizado, o que no fim tudo não passa de médias kk
É possível também mas pra mim pelo menos não é o que deu a entender o texto deles, a minha interpretação foi a de que o CPU está seguro e basicamente livre do risco de degradação/instabilidade rodando o tempo de vida todo dele a 95c, e que isso também vale pras gens passadas mas por conta do PPT mais conservador nas gens passadas eles passavam longe dos 95c, e na falta de algum estudo conclusivo eu diria que a informação da própria fabricante que já fabricou, testou e vendeu milhões de unidades provavelmente é o mais seguro pra usar de base

Talvez eles mesmos tenham milhares de bancadas com os Ryzen 1000/2000 torando o pau a 95c desde o lançamento e atestaram que de fato não tem problema e foram mais agressivos nessa gen 7000, não se sabe, mas que falaram com bastante confiança que 95c é seguro eles falaram pelo menos, se vier a dar problema futuramente aí eles que arquem com o prejuízo :haha:

O que mata um chip é a sobretensão, já o limite de corrente é bem alto cara, agora a tensão Vcore, nos CPU convencionais é dito como seguro até 1.5V e nos X3D é sempre abaixo de 1.4V, inclusive quando se aplica mais do que isso o CPU pode morrer imediatamente, como ocorreu em AGESAS passados.
Oq mata um chip é a temperatura, temperatura aumenta por causa da corrente, mais tensão "permite" mais corrente no chip, então sua fala aí tá incompleta.

Não é incomum os servidores rodarem no limite de temperatura por horas a fio. Apesar de serem um binning melhor em tese, ainda é o mesmo chip sofrendo o mesmo abuso de temperatura.

Os xeons de 13rd gen inclusive estão tendo problemas de morte precoce como toda a 13/14th gen da Intel agora

Oq mata um chip é a temperatura, temperatura aumenta por causa da corrente, mais tensão "permite" mais corrente no chip, então sua fala aí tá incompleta.

Não é incomum os servidores rodarem no limite de temperatura por horas a fio. Apesar de serem um binning melhor em tese, ainda é o mesmo chip sofrendo o mesmo abuso de temperatura.

Os xeons de 13rd gen inclusive estão tendo problemas de morte precoce como toda a 13/14th gen da Intel agora

Maior tensão não permite maior corrente, são grandezas diferentes e inversamente proporcionais quando analisamos a potência elétrica.
Temperatura também não aumenta unicamente por causa da corrente, temperatura está diretamente ligada à potência do CPU.

Isso é física cara:
Potência = Tensão x Corrente bem como Tensão = Potência/Corrente

Logo podemos concluir que: Com uma tensão menor, a corrente tende a aumentar e para uma tensão maior, a corrente tende a diminuir.
Mas ai você deve estrar se perguntando, porque a temperatura diminui se a corrente aumenta?
Quando você diminui a tensão Vcore, isso impacta diretamente na potência dissipada pelo CPU, justamente por isso a temperatura diminui ;)

O que mata os chips não é apenas a temperatura, pode ser uma combinação de fatores ou um fator isolado quando muito frequente ou severo.
Temperatura e tensão aplicada com certeza são os mais severos na degradação dos CPU`s, pois o limite de corrente geralmente é muito maior do que o necessário.

E sobre servidores cara, ai depende muito, eu mesmo já ouvi casos e casos, os pré-montados costumam ter um projeto bem ruim mesmo, não é atoa que quando é para fazer uma rede mais complexa, costumam comprar as peças individualmente. Temperaturas altas é algo repudiado nos servidores, pois as fans sempre trabalham aceleradas e isso faz com que a manutenção preventiva tenha que ocorrer mais frequentemente kkk

Última edição:
Maior tensão não permite maior corrente, são grandezas diferentes e inversamente proporcionais
Potência = Tensão x Corrente bem como Tensão = Potência/Corrente
Como que é inversamente proporcional aí? Se aumentar corrente ou tensão, a outra aumenta, tá nas próprias fórmulas que vc jogou kkkkk

Só lembrar da lei de ohm também: V=I*R

Com uma tensão menor, a corrente tende a aumentar e para uma tensão maior, a corrente tende a diminuir.
Isso vc tá assumindo que a potência é fixa, não é isso que acontece. Oq vc pode assumir é na fórmula que coloquei acima que a resistência é fixa, aí quando aumenta a corrente a tensão aumenta, e vice versa.

processador aqui rodando em 90ºC direto no joguinho acho que terei que limpar :okay:

Como que é inversamente proporcional aí? Se aumentar corrente ou tensão, a outra aumenta, tá nas próprias fórmulas que vc jogou kkkkk

Só lembrar da lei de ohm também: V=I*R

Isso vc tá assumindo que a potência é fixa, não é isso que acontece. Oq vc pode assumir é na fórmula que coloquei acima que a resistência é fixa, aí quando aumenta a corrente a tensão aumenta, e vice versa.

Você está misturando as coisas jovem...

Para determinar a proporcionalidade entre a tensão e a corrente elétrica, tomamos a lei V = I.R
Sempre, para determinar se é direta ou inversamente proporcional, temos que analisar uma das variáveis do lado do resultado, neste caso analisamos a tensão em função da corrente e mantemos a resistência constante, se aumentar a corrente, aumentará a tensão, agora se quisermos obter o valor da corrente, temos que partir para R =V/I bem como para obter a resistência temos que partir para R=V/I
Logo concluímos: resistência (R) é diretamente proporcional a tensão, mas inversamente proporcional à corrente (I).

Agora, se vamos empregar uma outra lei de grande importância nos circuitos, que é da potência elétrica, partimos para P = V.I
Como explicado, para a proporcionalidade uma das grandezas deve estar do lado do resultado, para isso fazemos V = P/I ou I = P/V
Logo concluímos: potência (P) é diretamente proporcional a tensão, mas inversamente proporcional a corrente (I)

Lei de ohm e potência não possuem uma relação direta jovem, a potência é uma outra grandeza.

A potência não é fixa cara, nunca falei isso kkk E justamente por ela ser inversamente proporcional, quando você diminui o Vcore a potência diminui, você está misturando as coisas.

Users who are viewing this thread

Voltar