Mas sem dados fica completamente por conta do TOC de cada um, pra você o limite é 70c, pra outro é 75c, pra outro 85c etc e no final ninguém tem a menor ideia de quão relevante é a degradação na prática, porque vão ter extremistas do outro lado também e falar que 70c tá alto e 60c degrada menos, mas 55c degrada menos ainda e por aí vai, ninguém sabe quanto dura em média CPU x rodando em cada temp na prática então é uma questão complicada, e rodar quente nem sempre importa tanto pros componentes próximos se a potência for baixa, um SSD pode pegar lá seus 80-90c com menos de 10w mas a quantidade de calor gerada é irrelevante perto de um CPU/GPU a >200w mesmo que esses 200w estejam rodando a 50c, é uma questão complicada e ninguém tem a resposta correta então fica por conta do TOC de cada um no final das contasEntão cara, AMD também dizia que 100c no hotspot das GPU era normal, depois vimos no que deu néh
Tanto a Intel quanto a AMD estão bem mentirosas ultimamente, isso sim, pois querem tentar extrair o máximo dos seus silícios ao custo de estabilidade e degradação acelerada...
Eu mexo com eletrônicos e informática desde os meus 15 anos, já peguei vários casos em que o que degradou o chip foi justamente os projetos porcos de arrefecimento e temperaturas elevadas, além de que, fisicamente falando, quanto mais complexo e denso o chip, maior é probabilidade de falha quando usado em condições severas de uso.
Acho que o máximo do saudável para uso contínuo são 70c, além disso já acelera a degradação, além de que o calor tende a se dissipar pelo próprio PCB e atingir outros componentes próximos, como memórias, bobinas, capacitores e e afins.
EDIT: Apenas dizer que não estou necessariamente que todo mundo tem que rodar tudo a 100c e boa, mas eu gostaria de ter algo mais concreto por trás antes de dizer algo com mais firmeza, do tipo ver 10k/100k pessoas, 33% que rodavam a 70c, 33% a 80c e 33% a 90c e aí sim ver a taxa de falha média em cada grupo ou algo assim, senão fica tudo muito no escuro
E outro ponto é que a grande maioria dos users aqui não está rodando nessa temp limite dita como segura, e muito menos rodando nela 24/7 por anos e anos, a maioria do povo aqui ta 10-25c abaixo do limite e usa o PC dessa forma poucas horas por dia e já entra em pânico, isso que a maioria troca de hardware com certa frequência
Última edição: