[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Comprei também o SFP XPON pois o meu Firewall tem porta SFP
Vc pretende conectar a fibra da Vivo diretamente no firewall, certo?

Quando fizer isso conta pra gente se deu certo e o passo a passo…

Eu ainda não tenho firewall com SFP, mas tinha pensado em comprar um UDM-Pro/SE e um módulo SFP GPON para tirar o HGU de cena.

Vi que no Canadá a Bell (acho) usa CPEs com porta e módulo SFP, sendo possível remover o módulo do modem da operadora e instala-lo na porta SFP do seu próprio equipamento.

Última edição:
Vc pretende conectar a fibra da Vivo diretamente no firewall, certo?
De inicio pretendo utilizar o modulo SFP com o provedor local que está na minha assinatura. Mas como eles não dão acesso ao roteador vou tentar me conectar via UART para ver se consigo algo ou se é possível extrair o firmware.

Caso não de certo irei utilizar o modulo com a Vivo. (Sou do PR, então aqui é região 2.)

contrato com a vivo acabou fui do 10315 nao consegui nada e pelo consumidor o maximo que consegui foi 600MB + fixo com R$30 de desconto :limo:

Estranho... nunca tive qualquer problema de instabilidade com o meu em modo bridge... meu mikrotik nunca logou nenhum problema significativo... mas se vc percebeu, siga na tentativa aí.... não sei o que pode ser.
eu tb nunca tive problema nenhum sempre usei em bridge em conjunto com o ax1800, 2 anos ja sem maiores problemas
streaming dados etc etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

contrato com a vivo acabou fui do 10315 nao consegui nada e pelo consumidor o maximo que consegui foi 600MB + fixo com R$30 de desconto :limo:
e quanto fica em valores com esse desconto?
estao oferecendo 600mb ainda? bom sabe para o mês que vem eu ligar la

Bom... Tenho um Phenom II x4 955, speedtest nele só chega 300/150 (o upload é o mais bizarro, já que o plano é 500/250 na bOi). Mas confere o uso da CPU, aqui os 4 núcleos toram o pau 100% de uso pra conseguir chegar em 300 MB :haha:
Fala maninho, quero usar a fOi, os caras não me querem como cliente kkkk.

Vila Velha- Espírito Santo
Aqui ontem a oi liberou as vendas e tinha uns vendedores na pracinha
Não sei aí em VV, mas aqui na Serra nunca tive problemas... O lance todo é que em horário de pico, normalmente eu sinto a internet dando uns engasgos. Nada demais, mas sempre aconteceu isso.
Assinei VIVO Fibra tem 1 semana aqui e até o momento sem reclamações.
Até os vídeos no YT carregam numa qualidade superior, ao contrário da Oi que demorava subir a qualidade do streaming para 1440p

Salve...
Hoje eu reparei que meu modem da vivo estava piscando a luz de telefone fixo na cor vermelha.
Verifique no folder do modem que quando isso acontece é porque o telefone não está registrado na rede (na rede voip).
Eu tenho o pacote completo assinado internet + tv + fixo, os outros serviços estão funcionando perfeitamente (tv + internet)

Alguém já passou pelo mesmo problema?
Eu não mexi em nenhuma configuração dele, muito pelo contrário faz muito tempo que eu não acesso as configurações dele, só vez ou outra que eu reseto via tomada.

imagem do status do modem

além da qualidade da construção de equipamento em si, já usei uf-loco e mesmo o tx6610 da tp-link
Subjetivo, o ubiquiti de fato é bem bacaninha mas convenhamos que roteadores, conversores, access points e afins devem ficar num canto fazendo o trabalho deles e sem necessidade de interação humana então pouco importa se são bonitos ou mais bem construídos.

ONU é bem mais estável que a HGU (mesmo em bridge)...
Poderia ser mais específico? Mais estável em que sentido?

a qualidade do tráfego de dados melhorou e muito para meu uso (streaming de audio e video hi end), com o uso de ONU. vc perdece isso nitidamente ao ver a imagem da tv (via streaming), por ex.
Percebe nitidamente como? Um vídeo carregando mais rápido e/ou sem degradação de qualidade durante a exibição? Se for isso há várias outras causas bem mais prováveis.

para mim isso justifica 100% esse trabalhão todo
Pra mim não, especialmente quando começa a dar muito trabalho e tira dinheiro do bolso sem um ganho palpável no dia a dia, mas o aprendizado fica e sempre é válido.

Subjetivo, o ubiquiti de fato é bem bacaninha mas convenhamos que roteadores, conversores, access points e afins devem ficar num canto fazendo o trabalho deles e sem necessidade de interação humana então pouco importa se são bonitos ou mais bem construídos.

Poderia ser mais específico? Mais estável em que sentido?

Percebe nitidamente como? Um vídeo carregando mais rápido e/ou sem degradação de qualidade durante a exibição? Se for isso há várias outras causas bem mais prováveis.

Pra mim não, especialmente quando começa a dar muito trabalho e tira dinheiro do bolso sem um ganho palpável no dia a dia, mas o aprendizado fica e sempre é válido.
Para mim, até então, todo $$ e tempo (que para é muito valioso) investidos valeu a pena e continua valendo.
Usando HGU mesmo em bridge, vez ou outra acaba precisando de reinicialização, já os que fiz para amigos e familiares com ONU, estão estáveis desde então e obvio que isso vem da construção técnica do equipamento. Nada subjetivo.
Quanto ao diferencial de qualidade, em sistema hi end de áudio a transparência, detalhamento e outras características que vem à tona com esse upgrade, são mais do que justificáveis quando se usa streamers (equipamentos) desse nível. Já para vídeo, nem precisa tanto, uma simples AppleTV 4k vc já nota diferença... e nesse caso, nos testes que fizemos aqui, não são outras causas e sim a qualidade do fluxo de dados.
Sei que é difícil captar ou até mesmo "acreditar" rsrsr quando não se está presente nesses momentos, mas como disse, para mim continua valendo as melhorias que tenho tirado, e sim, o aprendizado é legal e acaba sendo um "hobby" que alivia a cabeça....

Enfim, a empreitada agora é entender o que causa o gargalo somente em wifi, usando vlan10 para a Vivo.. tenho algumas hipóteses que vou estudar e testar no decorrer da semana, mas o ponto é esse, somente wifi e somente com vlan ativa, nessa região que a Vivo tem OLT Alcatel...

Amanhã minha Vivo fibra irá completar o primeiro mês de assinatura, infelizmente o que parecia ser bom de inicio, começou a mostrar problemas após os "7 dias de uso premium".

No caso o problema começou a ocorrer nitidamente no 14/03 pela tarde, primeiro começou a ter perdas de pacote e em seguida lá pela madrugada, subiu a latência dos 40 para 70ms, fazendo da Vivo uma BOI :facepalm:
LJvR2y7.png

Porém o problema não acabou por ai, as perdas de pacote estão ocorrendo até agora em pelo menos 4 ranges de IPs com inicio 177.134.x.x - 179.84.x.x - 179.182 - 187.113.x.x, (rodei um script para forçar a troca dos IPs por um dia e fazer um log sobre as ranges)

Apenas uma range está sem problema dos pacotes perdidos, sendo ele o 177.158.x.x, porém a latência se manteve nos 70ms até o dia 17/03 independente de qualquer IP que eu estava testando.
WgPoIFW.png

Agora me pergunto se eu deva começar a me preocupar com a dona Vivo, sendo que apenas uma única range de IPs está "normal", e quanto ao resto permanece com pacotes perdidos a rodo, completando 5 dias hoje...
7X9vsbb.png

Amanhã minha Vivo fibra irá completar o primeiro mês de assinatura, infelizmente o que parecia ser bom de inicio, começou a mostrar problemas após os "7 dias de uso premium".

No caso o problema começou a ocorrer nitidamente no 14/03 pela tarde, primeiro começou a ter perdas de pacote e em seguida lá pela madrugada, subiu a latência dos 40 para 70ms, fazendo da Vivo uma BOI :facepalm:
LJvR2y7.png

Porém o problema não acabou por ai, as perdas de pacote estão ocorrendo até agora em pelo menos 4 ranges de IPs com inicio 177.134.x.x - 179.84.x.x - 179.182 - 187.113.x.x, (rodei um script para forçar a troca dos IPs por um dia e fazer um log sobre as ranges)

Apenas uma range está sem problema dos pacotes perdidos, sendo ele o 177.158.x.x, porém a latência se manteve nos 70ms até o dia 17/03 independente de qualquer IP que eu estava testando.
WgPoIFW.png

Agora me pergunto se eu deva começar a me preocupar com a dona Vivo, sendo que apenas uma única range de IPs está "normal", e quanto ao resto permanece com pacotes perdidos a rodo, completando 5 dias hoje...
7X9vsbb.png
Nem pra ser uma inversão de papéis... Mas não, a V.tal contaminou a Morto.

Nem pra ser uma inversão de papéis... Mas não, a V.tal contaminou a Morto.
Se a BOI tiver por trás disso, então ela está contaminada em 80%.
Tive que ligar o NordVPN pra deixar a Vivo estável nos 40ms utilizando a tal range sem packet loss pra não deixar totalmente Morta.

bnhdPpp.png

Se a BOI tiver por trás disso, então ela está contaminada em 80%.
Tive que ligar o NordVPN pra deixar a Vivo estável nos 40ms utilizando a tal range sem packet loss pra não deixar totalmente Morta.

bnhdPpp.png
Com sorte será um problema pontual pq se for depender de investimento da Vivo para melhorar a qualidade vai acabar perdendo para a V.tal no futuro. Dei uma olhada no DOwndetector e está um pouco alto hoje, ou já virou normal isso e nem sei kkkk.

Última edição:
Para mim, até então, todo $$ e tempo (que para é muito valioso) investidos valeu a pena e continua valendo.
Usando HGU mesmo em bridge, vez ou outra acaba precisando de reinicialização, já os que fiz para amigos e familiares com ONU, estão estáveis desde então e obvio que isso vem da construção técnica do equipamento. Nada subjetivo.
Quanto ao diferencial de qualidade, em sistema hi end de áudio a transparência, detalhamento e outras características que vem à tona com esse upgrade, são mais do que justificáveis quando se usa streamers (equipamentos) desse nível. Já para vídeo, nem precisa tanto, uma simples AppleTV 4k vc já nota diferença... e nesse caso, nos testes que fizemos aqui, não são outras causas e sim a qualidade do fluxo de dados.
Sei que é difícil captar ou até mesmo "acreditar" rsrsr quando não se está presente nesses momentos, mas como disse, para mim continua valendo as melhorias que tenho tirado, e sim, o aprendizado é legal e acaba sendo um "hobby" que alivia a cabeça....

Enfim, a empreitada agora é entender o que causa o gargalo somente em wifi, usando vlan10 para a Vivo.. tenho algumas hipóteses que vou estudar e testar no decorrer da semana, mas o ponto é esse, somente wifi e somente com vlan ativa, nessa região que a Vivo tem OLT Alcatel...

Todo o sistema de streaming (seja vídeo ou áudio hi end) usa cache/buffer, portanto isso que vc diz não faz muito sentido... não lembro quando foi a última vez que precisei reiniciar a minha ONU... mas respeito a sua opinião, mas parece ser algo muito mais subjetivo e pro seu ego, do que de fato algo real... boa sorte aí :)

Com sorte será um problema pontual pq se for depender de investimento da Vivo para melhorar a qualidade vai acabar perdendo para a V.tal no futuro. Dei uma olhada no DOwndetector e está um pouco alto hoje, ou já virou normal isso e nem sei kkkk.
A rede é novinha em folha ainda aqui, como podem tar deixando de mão em menos de 1 mês ? :mad:
O pior é que eu sou ainda o único cliente dessa rua aparentemente, porque todo mundo já catou a BOizinha como seu provedor preferido, sendo assim 100$ pra Vivo não compensa fazer manutenções...

A rede é novinha em folha ainda aqui, como podem tar deixando de mão em menos de 1 mês ? :mad:
O pior é que eu sou ainda o único cliente dessa rua aparentemente, porque todo mundo já catou a BOizinha como seu provedor preferido, sendo assim 100$ pra Vivo não compensa fazer manutenções...
Acredito que já não seja algo local e sim regional ou estadual, não tiveram controle da rede e saíram vendendo onde dessa na telha, assim como a Oi fez no passado, agora precisariam aumentar capacidade de trafego da rede ou redirecionar.
Aqui nesse site https://www.teleco.com.br/blarga.asp mostra que a Vivo ganhou de forma liquida praticamente 8x mais clientes banda larga em 2022 do que a Claro líder nacional. Isso explicaria os problema desde então em alguns lugares. Em compensação no ano de 2020 a perda foi muito maior comparado ao ganho do ano passado, parece então que o problema se resume a muitas vendas localizadas em uma região ou estado especifico, já que uma rota passa por uma ou mais regiões e pode estar congestionada no começo ou lá na frente. Faz um tracert pra ver a partir de onde o negocio desanda.

Última edição:
A rede aqui tem mais uns 4 meses vai fazer 5
Já passei por uns probleminha
No começo já teve perdas de pacotes e ping alto e ainda não tem disponibilidade de velocidade mais altas só tem o plano de 300 megas, ainda não querem ariscar com velocidade maiores.
Ate conversei com um técnico que tava passando fibra, já que na rua de cima ainda não tinha passado, ele falou que falta pouco para poder liberar as velocidade maiores e melhora a estabilidade da rede

Não sei aí em VV, mas aqui na Serra nunca tive problemas... O lance todo é que em horário de pico, normalmente eu sinto a internet dando uns engasgos. Nada demais, mas sempre aconteceu isso.
Assinei VIVO Fibra tem 1 semana aqui e até o momento sem reclamações.
Até os vídeos no YT carregam numa qualidade superior, ao contrário da Oi que demorava subir a qualidade do streaming para 1440p
Aqui a vivo nem passou ainda os cabos, eu vejo que a oi em termos de valores ela é melhor já conexão deve ser tio dsl.
Enquanto isso vou continuar usando a sumicity de 920 mega

Isso é relativo não conheço ninguém em sp que tenha problema com jogos, usando a vivo com consoles ou computador.
Play 5 e xbox one e x fifa 2023.. Vejo muito dos meus vizinhos reclamando da claro, em horário de pico mas com jogos diferentes..
Até mesmo eu não jogo todos os dias.. Mas em casa e demais relatos não temos problema com fifa
nem call of duty os jogos que tenho mais interação.
Bom dia mano, eu moro na zona leste de são Paulo e tenho vivo fibra de 600 megas ... E as minhas partidaa rodam todas com atrasos de comando e uma leve travada ... Já vieram vários técnicos aqui em casa, junto a gerência da vivo e não detectaram nada de anormal na rede ... Pedi pra eles fazer um novo tráfego de rota, mais devido a eles não ter encontrado nenhum defeito já rede, não quiseram fazer .... Eu jogo o efootbool 2023 ... Vc sabe como faço para solucionar o problema?

Pedi pra eles fazer um novo tráfego de rota
Qualquer provedor que você contratar, principalmente os nacionais realizam apenas alterações em rotas (quando possível) em link dedicado e também tem que estar gastando o suficiente com eles.
E se for realizar um PBR você precisa de IPv4 e IPv6 fixo.

Já vieram vários técnicos aqui em casa, junto a gerência da vivo e não detectaram nada de anormal na rede
Meio off-topic? Mas uma pequena historia sobre isto na visão do técnico.

Entre a sexta-feira antepassada (10/03) até terça-feira (14/03) fiquei sem internet porque um toupeira conseguiu quebrar a ponteira da minha fibra na central de distribuição do prédio enquanto passava um cabo.

O técnico que chegou aqui foi super tranquilo, resolveu o problema em menos de 10 minutos mas demorou 3 horas para sair por culpa da burocracia da Vivo, nesse tempo virei o psicólogo dele enquanto ele desabafava de 5.000 coisas diferente que estava acontecendo no trabalho dele.

Uma delas era um cliente parecido com você, de tempo em tempo ligava para central criando um chamado técnico por culpa de rota sobre um jogo.
O problema em si é que o técnico que vai na sua casa não tem acesso a literalmente nada, o trabalho do cara é passar cabo, verificar se a fibra está dentro dos padrões, ligar o roteador e conferir acesso a internet.

Mas como o cliente ficava constantemente ligando ele ficou como "ofensor" no sistema por ter constante reclamações sobre as ultimas visitas técnicas dele neste cliente. (Pelo que entendi após o técnico realizar um reparo, dentro de 30 dias se o cliente ligar novamente para central relatando o mesmo problema, o mesmo tem que comparecer novamente e responder sobre isso.)

Pedi pra eles fazer um novo tráfego de rota, mais devido a eles não ter encontrado nenhum defeito já rede, não quiseram fazer
Tenho certeza que alterariam rotas se pudessem, mas não fazem porque não conseguem. Principalmente se for técnico terceirizado.

E se for tercerizado, mesmo que a sua reclamação passe para o supervisor, que sim eles realmente os notificam quase todas as vezes por Whatsapp. O mesmo não tem muito acesso ou recursos para conseguir resolver problema de rota.

Eu jogo o efootbool 2023 ... Vc sabe como faço para solucionar o problema?
Primeiramente você precisa ter certeza que é um problema de rota e não do jogo, rede interna ou do próprio servidor do jogo. (Generalizado.)
Se for realmente um problema de rota da Vivo, você tem três opções:
  • VPN.
  • Esperar até que um dia volte ao normal.
  • Trocar de provedor.

Todo o sistema de streaming (seja vídeo ou áudio hi end) usa cache/buffer, portanto isso que vc diz não faz muito sentido... não lembro quando foi a última vez que precisei reiniciar a minha ONU... mas respeito a sua opinião, mas parece ser algo muito mais subjetivo e pro seu ego, do que de fato algo real... boa sorte aí :)

Quando se limita análise e entendimento ao cache, tem razão não parecer fazer sentido.. mas quando envolve meio físico tudo faz sentido... mas entendo pois como falei, só quem está acostumado a ver essas diferenças quando se troca componentes, cabos, equipamentos sabe, precisa ser crítico e ter vivência nessas experimentações.. pois outros colegas do hobby tem percebido e feito o mesmo... nossos egos são grandes..rsrsr
Mas o foco da discussão aqui é o que está limitando a transmissão wifi quando se aplica vlan10 para Vivo, esse é o ponto em questão.

Então, fui atrás de testar uma Gpon para eu ver qual era.
Fui tentar a que tenho em casa de um provedor local e nem é possível pois nem tenho acesso a nada, totalmente bloqueada.
Emprestada ninguém tinha.

Então, peguei e desembolsei R$107 pela Gpon da Tp Link XZ000-G3

Fiz o procedimento seguindo um tutorial e funcionou de primeira. Curti pelo fato de ocupar pouco espaço, estava precisando no rack e aquele trambolho da Vivo é gigante.
Gostei e vou ficar.

IMG-20221213-142842.jpg

Gpon.jpg
@_Piccini_ eu já consegui fazer essa ONU subir um tempo atrás na Vivo mas como a parte de IPTV não deu certo acabei voltando pra HGU da Vivo em modo bridge. Estou tentando novamente, mas apesar de chegar em um O5 Registered não consigo discar via PPPoE. Vc teria o passo a passo que usou? Precisou subir algum firmware alternativo nessa ONU? Alterar algum dado via telnet, etc? Se vc (ou algum outro colega aqui do fórum) conseguir me dar uma ajuda, seria ótimo!

@_Piccini_ eu já consegui fazer essa ONU subir um tempo atrás na Vivo mas como a parte de IPTV não deu certo acabei voltando pra HGU da Vivo em modo bridge. Estou tentando novamente, mas apesar de chegar em um O5 Registered não consigo discar via PPPoE. Vc teria o passo a passo que usou? Precisou subir algum firmware alternativo nessa ONU? Alterar algum dado via telnet, etc? Se vc (ou algum outro colega aqui do fórum) conseguir me dar uma ajuda, seria ótimo!
Debatemos sobre isso no tópico:

Tem um tutorial para você seguir, só que eu não tenho telefone nem iptv. Então não tive esses problemas.
Mas poste a mensagem lá no tópico que vamos lhe ajudar.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar