[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

"traffic identification" (só vai entrar o q for via ipv4)....

embed

além disso, outro lugar afetado, se vc exibe a velocidade de download / upload na lista de clientes, o trafego em ipv6 não vai "registrar" ali.... então, por exemplo, imagine q vc está fazendo um download em um device em algum site via ipv6.... a taxa de download lá vai ficar zerada/inativa....

enfim, deve afetar mais coisa, mas as q mais me chamam atenção são essas... no fórum da ubiquiti tem vários tópicos sobre essa parte de identificação de trafego não suportar ipv6 (parece q o última beta do UNA traz algumas melhorias p/ ipv6, como exibi-lo por cliente etc.. mas ainda não muda essa parte de identificação de trafego)
Eu estou usando essa última versão beta.
Valeu pelo retorno!
 
vivo.jpg


to sentindo lentidão, esses parâmetros estão normais?
 
Chegando atrasado na discussão sobre IPv6, mas vou deixar aqui meus 2 centavos.

Aqui na minha internet (Vivo - Residencial - Porto Alegre/RS), posso afirmar inequivocamente que ainda anunciam um prefixo /64.

Screenshot-from-2023-08-04-14-25-22.png


Essa captura de é de hoje mais cedo.
 
Gente! Não sou usuário da vivo fibra mas pro pessoal que mora em Santa Maria/RS e que tem interesse em contratar a internet dela, aviso que, por um milagre, a vivo expandiu sua rede pro meu bairro(Nova Santa Marta) e bairros próximos que são bairros bem afastados do centro e são dominados pela Oi e provedoras locais. Confesso que fiquei surpreso
 
vivo.jpg


to sentindo lentidão, esses parâmetros estão normais?
Desliga a HGU e espera uns 30 segundos pra religar e trocar de IP que as vezes resolve.

Pra referência, aqui está como no print abaixo e com IP iniciado em 177 em SP/SP/ZL e está normal. Somente desativei o IPv6 na aba LAN porque aqui não funciona legal.
01.png


Teste via SpeedTest CLI com escolha automática de server:
7e1b200d-4b89-4768-b0cf-332e6e04295a.png
 
Última edição:
essa forma que vc usou não é convencional de jeito nem um mesmo :limo:
o correto é ao contrario como falei
Parece que não é tão fora do convencional ou incorreto assim se referir como fiz. O RIPE NCC, Registro Regional de Internet da Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Central também faz isso:

IPv6 is not the same as IPv4. In IPv6 you assign a short prefix to each end-user site, so they are able to have as many subnets (/64s) as they need.
Assigning prefixes longer than /56 is strongly discouraged
It is strongly discouraged to assign prefixes longer than /56
Assigning a /64 or longer prefix does not conform to IPv6 standards and will break functionality in customer LANs.

Talvez seja algo regional. Mas começarei a usar o outro jeito que você sugeriu.
 
Hoje todas as chamadas recebidas ou efetuadas no fixo (VoIP) estão caindo assim que completam 57 segundos. Bizarro.

:haa:

Lá vou eu perder meu tempo para tentar resolver isso.
 
Vale a pena deixar a HGU da vivo fibra(askey) como wi-fi principal? Uso um C80 da TPlink em modo AP
Se você não tiver muitos dispositivos pra conectar ou uma área muito grande pra cobrir e/ou com muitos obstáculos pro WI-FI atravessar e que seja somente pra coisas de utilização mais simples, OK.

Agora, se precisar que o sinal chegue com mais qualidade, melhor botar em bridge e usar um roteador de qualidade pra distribuir o sinal.
 
Gente! Não sou usuário da vivo fibra mas pro pessoal que mora em Santa Maria/RS e que tem interesse em contratar a internet dela, aviso que, por um milagre, a vivo expandiu sua rede pro meu bairro(Nova Santa Marta) e bairros próximos que são bairros bem afastados do centro e são dominados pela Oi e provedoras locais. Confesso que fiquei surpreso
Concorrência
 
  • Curtir
Reações: YO!
(quem quiser fazer uma leitura dinâmica basta ler somente o texto marcado em negrito! :))

Cancelei a Vivo hoje. Apesar da Vivo Fibra ter uma velocidade melhor que a Claro Fibra, pelos problemas que tive com a Vivo resolvi ficar com a Claro. Nenhum problema com a Vivo muito sério, mas que me no meu caso incomodavam, que já relatei aqui, aqui e aqui. Aparentemente deu uma melhorada no último mês, mas volta e meia tem diversos sites que o ICMP é bloqueado, e dependendo da aplicação usada não funciona.

Por isso resolvi escolher a Claro Fibra (que também teu lá seus problemas, mas o ICMP funciona perfeitamente).

Sobre o cancelamento: fui na loja física, só para descobrir que a Vivo não faz cancelamento de serviços fixos em lojas físicas, só por telefone.

Liguei para o 10315, depois de selecionar meia-dúzia de opções (que já dá uns 3 min), foi me dada a opção de cancelar automaticamente ou com atendente. Escolhi a opção de falar com atendente, fiquei 5min aguardando para cancelar com atendente e nada. Desliguei.

Entrei no site, vi que tinha opção de cancelamento, fiz pelo site tudo muito rápido e simples. 3 horas depois recebi e-mail confirmando o cancelamento, e meu telefone e internet já foram desconectados.

Acredito que todas operadoras deveriam ter serviços de autoatendimento na Web ou na App que funcionassem tão bem quanto esse cancelamento da Vivo. Então fica a dica: quem quiser cancelar Vivo Fibra/Fixo, recomendo cancelar direto pelo site. É muito mais rápido e funciona.

Bem, por enquanto vou continuar seguindo o tópico por mais algum tempo em "modo leitura".

EDITADO: abaixo um sumário do monitoramento de velocidade para o exterior (EUA) que fiz durante o mês de julho com o servidor do SpeedTest da EdgeUno em Miami (speedtest -s 34059). No geral a Vivo tem velocidades de download melhores e mais consistentes pelo menos para os EUA. Porém a Vivo tem problemas sérios de upload (nos últimos dias o upload não passava dos 10-20MB/s).

 
Última edição:
Alguém poderia me dar uma luz, sobre o que estaria ocorrendo?
Não entendo muito sobre redes

Configurei da seguinte maneira
Roteador vivo em modo Bridge
Roteador principal Archer C6, configurei em modo roteador, utilizando dados do PPPoE
-Mudei o IP Address para 192.168.0.18
-Mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 e configurei as redes 2,4 GHz e 5Ghz normalmente

Acontece que quando eu reinicio o modem da Vivo, em algumas vezes a conexão fica muito lenta ~2Mb, sendo que tenho 200Mb contratados. No entanto, quando mudo a porta LAN no roteador Vivo, da 1ª para 2ª por exemplo, a velocidade volta a 200 Mb normalmente. Procurei em diversos sites, sobre o que poderia estar ocorrendo, mas não achei nenhum problema parecido. Tentei trocar o cabo RJ45, mas sem sucesso.

Obs: Utilizo um segundo roteador Archer C6 conectado através da porta LAN do C6 primário, configurado em Acess Point, que utiliza outro IP Address e mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 com 2,4 GHz e 5Ghz normalmente. Ambos ficam com a velocidade de 2Mb algumas vezes.
 
Alguém poderia me dar uma luz, sobre o que estaria ocorrendo?
Não entendo muito sobre redes

Configurei da seguinte maneira
Roteador vivo em modo Bridge
Roteador principal Archer C6, configurei em modo roteador, utilizando dados do PPPoE
-Mudei o IP Address para 192.168.0.18
-Mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 e configurei as redes 2,4 GHz e 5Ghz normalmente

Acontece que quando eu reinicio o modem da Vivo, em algumas vezes a conexão fica muito lenta ~2Mb, sendo que tenho 200Mb contratados. No entanto, quando mudo a porta LAN no roteador Vivo, da 1ª para 2ª por exemplo, a velocidade volta a 200 Mb normalmente. Procurei em diversos sites, sobre o que poderia estar ocorrendo, mas não achei nenhum problema parecido. Tentei trocar o cabo RJ45, mas sem sucesso.

Obs: Utilizo um segundo roteador Archer C6 conectado através da porta LAN do C6 primário, configurado em Acess Point, que utiliza outro IP Address e mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 com 2,4 GHz e 5Ghz normalmente. Ambos ficam com a velocidade de 2Mb algumas vezes.
Acho que não é a primeira vez que vejo alguém se queixando de algo similar por aqui mas não sei exatamente qual é a causa.

A menos que precise de algo que só tenha no C6 por que não configura ambos como Access Point e deixa o equipamento da VIVO na configuração padrão, só desativando o Wi-Fi?
 
Alguém poderia me dar uma luz, sobre o que estaria ocorrendo?
Não entendo muito sobre redes

Configurei da seguinte maneira
Roteador vivo em modo Bridge
Roteador principal Archer C6, configurei em modo roteador, utilizando dados do PPPoE
-Mudei o IP Address para 192.168.0.18
-Mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 e configurei as redes 2,4 GHz e 5Ghz normalmente

Acontece que quando eu reinicio o modem da Vivo, em algumas vezes a conexão fica muito lenta ~2Mb, sendo que tenho 200Mb contratados. No entanto, quando mudo a porta LAN no roteador Vivo, da 1ª para 2ª por exemplo, a velocidade volta a 200 Mb normalmente. Procurei em diversos sites, sobre o que poderia estar ocorrendo, mas não achei nenhum problema parecido. Tentei trocar o cabo RJ45, mas sem sucesso.

Obs: Utilizo um segundo roteador Archer C6 conectado através da porta LAN do C6 primário, configurado em Acess Point, que utiliza outro IP Address e mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 com 2,4 GHz e 5Ghz normalmente. Ambos ficam com a velocidade de 2Mb algumas vezes.
Procure a função QoS no menu do archer se tiver ativa, desative e faça um teste.
 
Alguém poderia me dar uma luz, sobre o que estaria ocorrendo?
Não entendo muito sobre redes

Configurei da seguinte maneira
Roteador vivo em modo Bridge
Roteador principal Archer C6, configurei em modo roteador, utilizando dados do PPPoE
-Mudei o IP Address para 192.168.0.18
-Mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 e configurei as redes 2,4 GHz e 5Ghz normalmente

Acontece que quando eu reinicio o modem da Vivo, em algumas vezes a conexão fica muito lenta ~2Mb, sendo que tenho 200Mb contratados. No entanto, quando mudo a porta LAN no roteador Vivo, da 1ª para 2ª por exemplo, a velocidade volta a 200 Mb normalmente. Procurei em diversos sites, sobre o que poderia estar ocorrendo, mas não achei nenhum problema parecido. Tentei trocar o cabo RJ45, mas sem sucesso.

Obs: Utilizo um segundo roteador Archer C6 conectado através da porta LAN do C6 primário, configurado em Acess Point, que utiliza outro IP Address e mudei DNS para 1.1.1.1 e secúndario para 8.8.8.8 com 2,4 GHz e 5Ghz normalmente. Ambos ficam com a velocidade de 2Mb algumas vezes.
Pior que já aconteceu comigo, cheguei a ficar um bom tempo no telefone agendando visita tecnica. Só mudei o cabo de porta em ambos os roteadores e voltou a funcionar. Dps disso já voltei para as portas antigas e nunca mais deu problema
 
Procure a função QoS no menu do archer se tiver ativa, desative e faça um teste.
Oii, valeu pela sugestão, mas verifiquei que essa função está desativada.
Acho que não é a primeira vez que vejo alguém se queixando de algo similar por aqui mas não sei exatamente qual é a causa.

A menos que precise de algo que só tenha no C6 por que não configura ambos como Access Point e deixa o equipamento da VIVO na configuração padrão, só desativando o Wi-Fi?
Poxa, complicado. Estava achando que fosse problema na unidade do Moldem da Vivo, já que foi trocado recentemente. Mas pelo o que você citou pode ser problema relacionado ao modelo da TP-Link.


Pior que já aconteceu comigo, cheguei a ficar um bom tempo no telefone agendando visita tecnica. Só mudei o cabo de porta em ambos os roteadores e voltou a funcionar. Dps disso já voltei para as portas antigas e nunca mais deu problema
No caso que você citou "Dps disso já voltei para as portas antigas", o que seria? Desculpe não entendi direito.
Você alterou as portas na interface do roteador TP-LInk?, ou você se refere as portas WAN fisicas?
 
Recentemente cabearam a rua(até a caixinha de fibra é das novas) aqui e apareceu uma promo de 300MB por 120$. Não sei se a vivo é boa.

Atualmente tô com a claro HFC 350mb 99$ e tô com uns spikes de ping nos jogos e packet loss(5%). Queria saber se vale a pena migrar pra fibra msm com 20 reais a mais
 
Recentemente cabearam a rua(até a caixinha de fibra é das novas) aqui e apareceu uma promo de 300MB por 120$. Não sei se a vivo é boa.

Atualmente tô com a claro HFC 350mb 99$ e tô com uns spikes de ping nos jogos e packet loss(5%). Queria saber se vale a pena migrar pra fibra msm com 20 reais a mais
No que tange, tecnologia, sim. A fibra é melhor do que o hfc. Agora, quanto a ser melhor pro seu tipo de utilização, preferência, ou seja, pra você. Somente testando ambas e formando sua própria opinião. Que, nesse caso, é justamente o que posso lhe recomendar. Teste a Vivo Fibra por 7 dias e, se não gostar, basta cancelar que não haverá multa. É um direito seu garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) se valer/utilizar do Art. 49 - Direito de arrependimento, conforme artigo no link a seguir:

 
Alguem com wifi caindo direto com modem GPT-2741GNAC-N2?

Ficou ruim ai desativei o 5ghz usando uma 2.4ghz fantasma, melhorou mas agora continua caindo
 
Claro Fibra 600/300 PME/CNPJ - Porto Alegre/RS
15094172002.png


Vivo Fibra CPF - Rio de Janeiro/RJ
14318763350.png
Em sp mesmo a velocidade é maior ou igual da claro fibra. na vivo!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Recentemente cabearam a rua(até a caixinha de fibra é das novas) aqui e apareceu uma promo de 300MB por 120$. Não sei se a vivo é boa.

Atualmente tô com a claro HFC 350mb 99$ e tô com uns spikes de ping nos jogos e packet loss(5%). Queria saber se vale a pena migrar pra fibra msm com 20 reais a mais
eu assinaria a vivo por 7 dias. Pois o serviço é superior.. por 20 reais a mais vale a pena
depois da pra chorar um desconto
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo