Não vou fazer um review desse jogo ainda, mas falando um pouco sobre a natureza dele que vocês estão debatendo:
O jogo tem suas inspirações em elementos de ''Souls Like'' mais com uma pegada mais amigavel e menos punitiva... fazendo uma comparação bem simples; esse jogo me lembra mais Sekiro no sentido de que a From Software faz seus jogos com aquele padrão tradicional Demon Souls/Dark Souls/Elder Ring, mas Sekiro é justamente um Souls Like mais alternativo com suas próprias mecânicas em comparação a formula tradicional, Bloodborne é um outro jogo assim também com suas próprias ideias.
Pessoalmente, acho isso excelente, já temos bastante Souls Like no mercado e até gosto deles e quero que lancem mais, mas é bom ver novas ideias nesse gênero.
Lies of P também é um jogo que tem inspirações claras em Souls Like, mas procurou ser mais alternativo e ter suas próprias mecânicas - outro jogo fantástico.
Lá todo mundo concorda que é Souls Like.
Não vejo tanta diferença entre esse jogo e Lies of P nesse sentido, talvez esse jogo apenas tente ser mais amigável do que os demais em algumas características ao passo que tem características bem semelhante a outros jogos Souls também.
A discussão só existe por causa da postura dos devs nesse sentido, e acredito que talvez isso tenha sido feito até para não espantar players novos.
O próprio Gow que estão falando ai... pra mim a versão atual pós Gow 3 (que antes era um Hack Slash bem forte sem elementos Souls Like) já tem inspiração em um jogo hack slash com uma pegada ''Souls Like'' nas suas próprias ideias.
Acho a exploração de Gow e Dark Souls 3 bem semelhante, por exemplo, mais linear, no máximo semi linear, você vai e volta nos cenários... tem crafting de itens, cada um no seu próprio estilo, etc - são bem semelhantes nesse sentido.
O tanto de gente que tinha medo de jogar Souls Like com a fama de ser algo dificil, impossível... Elder Ring felizmente quebrou bastante esse mito e a galera agora está conhecendo os outros jogos da From, eu mesmo conheço uma galera que tá maratonando outros jogos da From depois de ER.
Tenho costume de dizer, e é uma opinião totalmente minha, que Souls Like nem deveria ser tratado como um gênero a parte, pra mim é apenas um jogo de ação com elementos de RPG bem resolvidos e executados.
Afinal de contas, o que é um ''Souls Like''?
Pra mim, de forma bem grosseira, são jogos de ação onde posso travar a câmera num oponente quando quero, com uma IA inteligente, e ter o prazer de jogar algo de qualidade, o resto em torno - gráficos, elementos de RPG, jogabilidade, design, áudio, é algo a parte que tem sua liberdade de direção e criação, conforme o estúdio e ajuda a determinar a qualidade final do jogo.
E pra mim é isso justamente porque o ''Pai'' desse estilo de RPG é a From e aprendemos a chamar isso de ''Souls Like'' por causa do sucesso.
Esse jogo te exige cadência e raciocínio, não é dificil, mas tem vários inimigos que você precisa pensar e estudar o combate antes de entrar de cara, e o jogo é no geral mais amigável, uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer esse ''gênero''.
No fim, é bem melhor que ficar matando esponja de HP alto com IA burra como em diversos jogos que vemos, só do jogo já ter uma certa qualidade nisso, já é um diferencial enorme em relação aos outros jogos... e nem vou comentar do resto do jogo, não é um review.
Tomei ranço de jogo da Ubisoft no geral por causa disso (Peço perdão a quem gosta), a From me acostumou ''muito mal'' com essa qualidade na IA.