[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos tecpix
  • Data de Início Data de Início
Aqui tb é um sobrado, de 180m2... mas está em obra, previsão de concluir em alguns dias... daí vou me mudar e testar onde vai ser melhor o roteador ficar.
Eu acho que o ax6 não vai dar conta de cobrir tudo, devido ao local que vou deixar o roteador que é no quarto do meio que usarei como escritório (só deixei um ponto de rede em cima).... minha duvida é justamente se o sinal vai cobrir o andar de baixo... torcer pra não precisar de um segundo roteador, mas já deixei pronto um ponto pro andar de baixo... como vou automatizar as luzes de casa vou precisar de cobertura com 100% de qualidade no 2.4GHz.
Hoje eu uso 6 lampadas Wifi e 8 Sonoffs, todos conectados ao AX6 e espalhados pela casa, inclusive no jardim.. roda tudo perfeito mesmo com o roteador no andar de cima..

Pessoal,

Chegou até mim um roteador D-Link DIR-822 para fazer a configuração e um dos itens solicitados foi para fazer a configuração de "MAC FILTER", mas para minha surpresa não encontrei em nenhuma de suas abas o local para fazer a configuração.

Dando uma googlada, vi alguns relatos informando que esse modelo de roteador (DIR-822) não tem essa função para filtragem de mac address!

Será que é isso mesmo? Um roteadorzão desses não tem a função para filtar os mac address?

Caso seja verdade mesmo... Alguém ai que tenha esse modelo conseguiu fazer alguma modificação nele (igual se faz nos tp-link) para que ele possa ter essa função de filtragem de mac?

Valeu!

Pessoal,

Chegou até mim um roteador D-Link DIR-822 para fazer a configuração e um dos itens solicitados foi para fazer a configuração de "MAC FILTER", mas para minha surpresa não encontrei em nenhuma de suas abas o local para fazer a configuração.

Dando uma googlada, vi alguns relatos informando que esse modelo de roteador (DIR-822) não tem essa função para filtragem de mac address!

Será que é isso mesmo? Um roteadorzão desses não tem a função para filtar os mac address?

Caso seja verdade mesmo... Alguém ai que tenha esse modelo conseguiu fazer alguma modificação nele (igual se faz nos tp-link) para que ele possa ter essa função de filtragem de mac?

Valeu!
Parece que não.. e não tem como colocar um OPENWRT como se faz nos TP-Link pois ele usa processador Realtek que não suporta o firmware.

Que triste :confused:

Eu não sou fã da D-Link, mas esse roteador parece ser muito bom. Muitas pessoas falam bem dele.

Até fiz atualização de firmware na esperança de surgir essa opção de Mac Filter, mas sem sucesso.

Que triste :confused:

Eu não sou fã da D-Link, mas esse roteador parece ser muito bom. Muitas pessoas falam bem dele.

Até fiz atualização de firmware na esperança de surgir essa opção de Mac Filter, mas sem sucesso.
Pesquisei as Specs dele e ele parece ter sido descontinuado.. mas é um roteador simples.. AC porém com portas 10/100..
Processador de 660MHz e 64 MB de RAM.. Specs próximas de um Archer C20..
Mas por R$199, pode atender alguém que tenha menos de 100mbps..

Pesquisei as Specs dele e ele parece ter sido descontinuado.. mas é um roteador simples.. AC porém com portas 10/100..
Processador de 660MHz e 64 MB de RAM.. Specs próximas de um Archer C20..
Mas por R$199, pode atender alguém que tenha menos de 100mbps..
Nesse valor de 199 é melhor ir de AC12G da Mercusys.... gigabit e atende planos acima de 100... custando o mesmo do DIR-822 (esses dias estava por 179 na amazon).

Pessoal, outra dúvida sobre as configurações do ax6, essa opção de usar mesmo ssid de rede para 2.4 e 5hz tem algum contra?

Pessoal, outra dúvida sobre as configurações do ax6, essa opção de usar mesmo ssid de rede para 2.4 e 5hz tem algum contra?
Eu não curto muito.. Uso um pra cada.. Mas isso sou eu.. já tive problemas para conectar lampadas Wifi e Sonoffs com o SSID igual nas duas bandas..
posso ter feito alguma caca durante o processo, mas pra garantir, eu separei os nomes.

Comprei um AX5 e tô passando perrengue. O meu provedor é conexão PPPoe e não aceita conexão de outro endereço MAC. Ok, seria só clonar o MAC do roteador deles pro AX5, né? Porém é o seguinte: o AX5 não me dá essa opção no menu de primeira configuração (seja no app ou interface web). Dá apenas login e senha (que se eu colocar ele diz que está errado - provavelmente pois o provedor não autorizou conexão com o MAC diferente). O pior que não tenho nem como traduzir o resto das informações pois fico sem acesso à internet durante a config.
O que fazer nesse caso?

Comprei um AX5 e tô passando perrengue. O meu provedor é conexão PPPoe e não aceita conexão de outro endereço MAC. Ok, seria só clonar o MAC do roteador deles pro AX5, né? Porém é o seguinte: o AX5 não me dá essa opção no menu de primeira configuração (seja no app ou interface web). Dá apenas login e senha (que se eu colocar ele diz que está errado - provavelmente pois o provedor não autorizou conexão com o MAC diferente). O pior que não tenho nem como traduzir o resto das informações pois fico sem acesso à internet durante a config.
O que fazer nesse caso?

Tive esse problema de PPPOE com o meu provedor, tava dando erro 678 no Redmi Ax6 que eu tenho, so mandei um zap pro atendimento expliquei a situacao, e eles resetaram a ONU, e boa PPPOE discou sem problemas, so pedir para resetar a ONU la no seu provedor ou o MAC da ONU que é GG.

Fui!

Eu não curto muito.. Uso um pra cada.. Mas isso sou eu.. já tive problemas para conectar lampadas Wifi e Sonoffs com o SSID igual nas duas bandas..
posso ter feito alguma caca durante o processo, mas pra garantir, eu separei os nomes.

Todos os dispositivos inteligentes tem esse problema para se associar numa rede dual. A dica é configurar o dispositivo (lâmpada, sonoff, aspirador robô, etc) usando um celular que seja compatível apenas com wireless 2,4GHz.

O que fazer nesse caso?
Não seria melhor colocar em ip dinamico? Deixando a ONU do provedor PPPoe fazer autenticação e vlan enquanto que o outro roteador no caso o Ax5 só distribui a internet seja pela LAN ou Wifi... Na pratica vai dar no mesmo se tiver diferença em desempenho é irrisória.... aqui na minha configuração está dessa forma, na LAN tenho o contratado só no wifi que tenho perda mas não sei se o cabo cat5e na wan pode interferir... ainda vou experimentar um cabo cat6.

Última edição:
Passando pra comentar aqui, eu seilá o que foi que meu AX6 se desconectou da rede em modo repetidor, aí eu me enchi o saco, resetei o garoto e o coloquei como roteador lá junto com o da Vivo, agora funciona que é uma beleza e vou desativar o wi-fi da Vivo pra ficar só com ele.
Perde mais sinal nas partes mais distantes da casa, mas, funciona, é o que importa.
Minha senhora não reclamou muito de ficar aquilo tudo na cozinha.. preciso agora comprar uma "prateleirinha" pra colocar um sobre o outro e liberar espaço.

Aqui também tive esse problema, mas como eu fazia questão de unificar as duas bandas nos routers da xiaomi (pois foi exatamente o motivo de upgrade para rede mesh, achava um saco ficar trocando de rede toda hora) acabei deixando habilitado o wi-fi 2.4Ghz na ONT da operadora e uso essa rede só para os dispositivos inteligentes... Aí os Xiaomis ficaram com as bandas unificadas para todos os outros dispositivos e funciona que é uma maravilha...

Outra incompatibilidade que eu tive foi com relação a segurança WPA3, alguns dispositivos inteligentes e algumas impressoras mais antigas não aceitam esse tipo de segurança.. Então também tenho uma impressora que acabei utilizando no wi-fi da ont da operadora mesmo...

Não que seja o cenário ideal, mas é um jeito de fazer funcionar...

Passando pra comentar aqui, eu seilá o que foi que meu AX6 se desconectou da rede em modo repetidor, aí eu me enchi o saco, resetei o garoto e o coloquei como roteador lá junto com o da Vivo, agora funciona que é uma beleza e vou desativar o wi-fi da Vivo pra ficar só com ele.
Perde mais sinal nas partes mais distantes da casa, mas, funciona, é o que importa.
Minha senhora não reclamou muito de ficar aquilo tudo na cozinha.. preciso agora comprar uma "prateleirinha" pra colocar um sobre o outro e liberar espaço.
Vc agora está em DuploNat.. não que isso seja problema pra 90% dos usuários, mas vc tá com uma rede dentro de outra rede..

Aqui também tive esse problema, mas como eu fazia questão de unificar as duas bandas nos routers da xiaomi (pois foi exatamente o motivo de upgrade para rede mesh, achava um saco ficar trocando de rede toda hora) acabei deixando habilitado o wi-fi 2.4Ghz na ONT da operadora e uso essa rede só para os dispositivos inteligentes... Aí os Xiaomis ficaram com as bandas unificadas para todos os outros dispositivos e funciona que é uma maravilha...

Outra incompatibilidade que eu tive foi com relação a segurança WPA3, alguns dispositivos inteligentes e algumas impressoras mais antigas não aceitam esse tipo de segurança.. Então também tenho uma impressora que acabei utilizando no wi-fi da ont da operadora mesmo...

Não que seja o cenário ideal, mas é um jeito de fazer funcionar...
É aí que tá.. Eu não preciso ficar trocando rede a toda hora pois o 5GHz pra mim tem o mesmo alcance útil da rede 2.4GHz..
Ligando o IP da operadora vc vai acabar com duas redes de qualquer forma..

Faça o teste.. Veja de a rede 2.4Ghz do AX6 tem realmente muito mais alcance que a rede 5GHz nos locais onde vc costuma usar..

alguém sabe como configurar o xiaomi em mesh no modo repetidor com fios?

meu cenário é assim:
router operadora -----switch com cabo----- AX6 ------- switch com cabo ----------- AX5
gostaria de montar uma rede mesh entre o ax6 e o ax5
Não fiz Mesh, mas vi alguns videos da galera fazendo....
O AX5 tá no mesmo range de IP fornecido pelo router da operadora? OU o AX6 tá fazendo outra rede? ENfim, o AX5 e 6 estão no mesmo rango de IP?
Ja tentou fazer o Mesh no Wifi e depois conectar no cabo pra ver se funciona?

Não fiz Mesh, mas vi alguns videos da galera fazendo....
O AX5 tá no mesmo range de IP fornecido pelo router da operadora?
Diferente, está no default. 192.168.31.1
OU o AX6 tá fazendo outra rede? ENfim, o AX5 e 6 estão no mesmo rango de IP?

Ja tentou fazer o Mesh no Wifi e depois conectar no cabo pra ver se funciona?

tentei, funcionou com o AX6 sendo o router, quando voltei pro modo "repetidor com cabos", parou de funcionar.
não quero usar outro router na rede, vai dar duplo NAT, por isso queria manter o router principal e os dois xiaomis pra distribuir a rede wifi.

Diferente, está no default. 192.168.31.1

tentei, funcionou com o AX6 sendo o router, quando voltei pro modo "repetidor com cabos", parou de funcionar.
não quero usar outro router na rede, vai dar duplo NAT, por isso queria manter o router principal e os dois xiaomis pra distribuir a rede wifi.
blz.. Os dois estão com o ultimo firmware instalados?
Quando vc coloca o AX6 em modo AP o IP vai mudar pro range do router da operadora.. E se tiver com o ultimo firmware, a opção Mesh vai aparecer mesmo no modo AP..

acabei de confirmar que só o modo roteador funciona quando habilita o mesh.

"A mudança para o modo de retransmissão não é suportada no modo Malha."

agora tenho duas opções: desativar o mesh ou ficar com dois roteadores na rede.
Coloca em modo AP e depois habilita o Mesh..

Users who are viewing this thread

Voltar