• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Configuração de Roteadores/Repetidores: Dicas, Dúvidas e Configurações

Olá pessoal.
Recentemente comprei um TP-Link AX23 v1.20, e notei que o PS4 não está mais conseguindo passar dos 100 megas, seja conectado no cabo, ou no wifi (minha internet é de 300 Mbps de download e 100 Mbps de upload). No roteador é possível ver que a porta LAN onde está o PS4, está mostrando apenas "100Mbps Full Duplex":


Alguém sabe me informar se preciso de alguma configuração especifica?

O mais provável é que seja problema com o cabo de rede. Tente trocá-lo por outro que seja "Cat.5e" ou "Cat.6" e tenha certeza que os conectores estão crimpados corretamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, estou tendo algumas dificuldades relacionadas a port forwarding no OpenWRT.

Estava tentando deixar o NAT de um jogo aberto (MW2). Ai tipo, vou colocar uma imagem pra mostrar como aparecem as opções aqui, só pra ilustrar:

Ver anexo 134870

Vamos lá...
Nome e protocolo: ok, sem dúvidas.
Source Zone e Destination Zone: ok, sempre Wan e Lan (igual na imagem).
External port e Internal Port: ok, basta repetir a mesma, exemplo, 3074 em ambos os campos.
Internal IP Address: Aqui está o problema!

Todos os tutoriais que eu vi na internet, falam que você deve informar o IP do seu dispositivo (PC, PS5, XBox, enfim... no meu caso 192.168.1.3). Então eu fiz um teste com a porta 80, coloquei esse IP, preenchi conforme acima e fui até o site canyouseeme.org. Quando checo a porta, ele diz que ela esta fechada.

Não sei porque resolvi fazer outro teste, no lugar do IP do meu PC eu coloquei o IP do roteador (192.168.1.1) refiz o teste e deu que a porta estava aberta.

Aqui está minha primeira dúvida. Porque isso está ocorrendo? O correto é colocar o IP do PC, então porque a porta esta ficando fechada quando faço dessa forma?
Detalhe, a porta 3074 fica sempre fechada, independente do IP que uso no Internal IP Address, acredito ser uma característica da porta, ou algo com a operadora.

Outra coisa, independente do IP que coloco, não consigo mais manter o NAT do jogo como Aberto, ele fica sempre Moderado. Já tentei incluir até Traffic Rules pra ver se era algo com o Firewall, já desativei o Firewall do Windows e o NAT continua sempre Moderado. Eis minha segunda dúvida: Alguma dica do que estou fazendo errado?

E minha última dúvida: Caso eu queira redirecionar o tráfego de uma porta para outra (exemplo da 3074 para a 30170) basta informar em External Port a 3074 e na Internal Port 30170 que ocorrerá o redirecionamento? Existe alguma forma de verificar se o tráfego está realmente sendo redirecionado?

Valeu ai!
Eu só consigo tentar ajudar na última questão...
Sim, normalmente é só isso mesmo. Pra testar na pratica mesmo, uma alternativa simples é configurar uma porta externa qualquer para acessar a porta 3389 e tentar uma conexão remota por meio do Microsoft RDP.
 
Última edição:
O mais provável é que seja problema com o cabo de rede. Tente trocá-lo por outro que seja "Cat.5e" ou "Cat.6" e tenha certeza que os conectores estão crimpados corretamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu só consigo tentar ajudar na última questão...
Sim, normalmente é só isso mesmo. Pra testar na pratica mesmo, uma alternativa simples é configurar uma porta externa qualquer para acessar a porta 3389 e tentar uma conexão remota por meio do Microsoft RDP.
O cabo é cat 5e, mas é antigo. Tenho intenção de cabear a casa toda com cat 6 ou maior no futuro, mas achei que o que tinha aqui já iria dar conta.

Outra coisa que notei foi uma travada de alguns segundos na internet, pode ter algo a ver com a configuração do IPV6? Digo isso pois no roteador fornecido pela provedora a configuração do IPV6 é meio que automatica, eu apenas repliquei e mantive padrão os outros.
 
Pessoal, queria esclarecer uma dúvida sobre conexão entre onu e roteador. No momento, estou usando minha onu no modo roteador e meu ac68u como ponto de acesso. Mas acho um desperdício usar esse roteador assim, mas preciso deixar a onu no modo roteador esses dias, pois estou resolvendo uns problemas com o provedor.

Vi no tópico da brisanet, um usuário falando que estava usando o roteador dele em bridge conectado a onu que estava em ipoe. Quais os benefícios de se usar o roteador em bridge? No meu caso, em que a onu está em pppoe, valeria a pena por o roteador em bridge? Eu teria upnp funcional, sem dar nat duplo?

Decidi deixar meu ac68u em AP pelo fato que se uso em ip dinâmico, o upnp não funciona, mas em ap ele funciona 100%, por está sendo feito pela onu. Usar o router em bridge resolveria esse problema.
 
Pessoal, queria esclarecer uma dúvida sobre conexão entre onu e roteador. No momento, estou usando minha onu no modo roteador e meu ac68u como ponto de acesso. Mas acho um desperdício usar esse roteador assim, mas preciso deixar a onu no modo roteador esses dias, pois estou resolvendo uns problemas com o provedor.

Vi no tópico da brisanet, um usuário falando que estava usando o roteador dele em bridge conectado a onu que estava em ipoe. Quais os benefícios de se usar o roteador em bridge? No meu caso, em que a onu está em pppoe, valeria a pena por o roteador em bridge? Eu teria upnp funcional, sem dar nat duplo?

Decidi deixar meu ac68u em AP pelo fato que se uso em ip dinâmico, o upnp não funciona, mas em ap ele funciona 100%, por está sendo feito pela onu. Usar o router em bridge resolveria esse problema.
A ONU nas novas instalaçãoes da Brisanet por padrão vem no modo BRIDGE + IPoE mesmo eles falando que estão no modo Router(Nomenclatura utilizadas por eles erroneamente), bastando apenas conectar o seu roteador para receber a conexão do provedor normalmente, lembrando que na Brisanet caso seja utilizado com o PPPoE a conexão vai ficar ruim, para download e latência mais altas 20MS+ geralmente.
 
Se eu trocar o roteador e na configuração do novo, colocar o mesmo nome da rede antiga e a mesma senha, os aparelhos vão se reconectar normalmente nesse novo roteador ou não?
 
Se eu trocar o roteador e na configuração do novo, colocar o mesmo nome da rede antiga e a mesma senha, os aparelhos vão se reconectar normalmente nesse novo roteador ou não?
Acredito que sim, pois só importa o nome da rede e a senha para os dispositivos clientes.
 
Se eu trocar o roteador e na configuração do novo, colocar o mesmo nome da rede antiga e a mesma senha, os aparelhos vão se reconectar normalmente nesse novo roteador ou não?
Lembre-se se colocar o mesmo tipo de autenticação, senão pode haver conflito (WPA2 pra WPA3 por exemplo) e a criptografia oferecida não ser compatível.
 
Boa tarde pessoal,

Tenho dois roteadores AX3000 versão chinesa, aquele preto formato torre, e estou com um certo problema na rede mesh. Quando conecto no roteador via wifi no segundo nó a velocidade fica em torno de 250 mb/100 mb de upload, entretanto quando conecto via cabo a velocidade de download fica por volta de 500 mb mas a de upload está dando por volta de 4~5 mb, é normal isso da rede mesh quando conecta via cabo?
 
Boa tarde pessoal,

Tenho dois roteadores AX3000 versão chinesa, aquele preto formato torre, e estou com um certo problema na rede mesh. Quando conecto no roteador via wifi no segundo nó a velocidade fica em torno de 250 mb/100 mb de upload, entretanto quando conecto via cabo a velocidade de download fica por volta de 500 mb mas a de upload está dando por volta de 4~5 mb, é normal isso da rede mesh quando conecta via cabo?
Lembre-se que se conectar no Wifi no segundo ponto, metade do Wifi será usado para se conectar com a base a outra metade para se conectar no cliente. Como seu roteador é 2x2, uma stream seria usado para a base e a outra para os clientes Wifi.
Se usar um cabo como cliente no segundo ponto, o roteador poderá usar 100% do Wifi (Duas Streams) para se comunicar com a base.
Sobre o Upload não há motivos para que ele nao siga os mesmos valores do download, a nao ser se o upload for feito paralelamente ao Download.
 
Boa noite pessoal! Comprei um maldito AX5400 (versao China) e uso vivo fibra 300mb aqui em casa. Quando conectei tudo algum tempo atrás estava funcionando de boas… hj fui baixar uns jogos no pc e percebi que a velocidade da net estava baixa, fui medir pelo Speedtest e acusa 90mb conectado por cabo no AX5400. Testei pelo celular no Wi-Fi do 5400 e tb 90mb…
Conectei pelo wifi do roteador da vivo no celular e esta normal 300mb. Ja reiniciei a parada e nada… alguém teria alguma sugestão?
 
Boa noite pessoal! Comprei um maldito AX5400 (versao China) e uso vivo fibra 300mb aqui em casa. Quando conectei tudo algum tempo atrás estava funcionando de boas… hj fui baixar uns jogos no pc e percebi que a velocidade da net estava baixa, fui medir pelo Speedtest e acusa 90mb conectado por cabo no AX5400. Testei pelo celular no Wi-Fi do 5400 e tb 90mb…
Conectei pelo wifi do roteador da vivo no celular e esta normal 300mb. Ja reiniciei a parada e nada… alguém teria alguma sugestão?
Verificou se ele está esquentando muito? Os meus AX3000 só funcionam se estiverem bem refrigerados. Esquentou pronto, começam a falhar. Aí troquei por 2 Mercusys MR70X. Travo em 990mbps tanto em download e upload. Já faz mais de 20 dias que estão ligados e sem problemas.
 
Boa noite pessoal! Comprei um maldito AX5400 (versao China) e uso vivo fibra 300mb aqui em casa. Quando conectei tudo algum tempo atrás estava funcionando de boas… hj fui baixar uns jogos no pc e percebi que a velocidade da net estava baixa, fui medir pelo Speedtest e acusa 90mb conectado por cabo no AX5400. Testei pelo celular no Wi-Fi do 5400 e tb 90mb…
Conectei pelo wifi do roteador da vivo no celular e esta normal 300mb. Ja reiniciei a parada e nada… alguém teria alguma sugestão?

Voce testou a porta que esta sendo usada para conectar o roteador no modem da operadora? talvez testar a porta e o cabo usado para ligação seja uma boa também.
 
Boa noite pessoal! Comprei um maldito AX5400 (versao China) e uso vivo fibra 300mb aqui em casa. Quando conectei tudo algum tempo atrás estava funcionando de boas… hj fui baixar uns jogos no pc e percebi que a velocidade da net estava baixa, fui medir pelo Speedtest e acusa 90mb conectado por cabo no AX5400. Testei pelo celular no Wi-Fi do 5400 e tb 90mb…
Conectei pelo wifi do roteador da vivo no celular e esta normal 300mb. Ja reiniciei a parada e nada… alguém teria alguma sugestão?
Meus 2 cents. Vc configurou a velocidade máxima dele? Eu tinha 500/30, fui para 750/100 e tive q alterar, manualmente, no meu ax5. Por ser um aparelho mais velho, então não sei se o seu ainda precisa disso.
 
Boa noite pessoal! Comprei um maldito AX5400 (versao China) e uso vivo fibra 300mb aqui em casa. Quando conectei tudo algum tempo atrás estava funcionando de boas… hj fui baixar uns jogos no pc e percebi que a velocidade da net estava baixa, fui medir pelo Speedtest e acusa 90mb conectado por cabo no AX5400. Testei pelo celular no Wi-Fi do 5400 e tb 90mb…
Conectei pelo wifi do roteador da vivo no celular e esta normal 300mb. Ja reiniciei a parada e nada… alguém teria alguma sugestão?
Já testou o cabo de rede?
 
Boa noite pessoal! Comprei um maldito AX5400 (versao China) e uso vivo fibra 300mb aqui em casa. Quando conectei tudo algum tempo atrás estava funcionando de boas… hj fui baixar uns jogos no pc e percebi que a velocidade da net estava baixa, fui medir pelo Speedtest e acusa 90mb conectado por cabo no AX5400. Testei pelo celular no Wi-Fi do 5400 e tb 90mb…
Conectei pelo wifi do roteador da vivo no celular e esta normal 300mb. Ja reiniciei a parada e nada… alguém teria alguma sugestão?
Você setou a velocidade da internet? Tem alguns roteadores da xiaomi que so funcionam bem depois de colocar a velocidade da internet nele. Outra: 90/90 é a velocidade de emergencia na fibra da vivo, teste sem estar em bridge
 
Tenho um modem oi e um kit de mw6, hoje conectados sem fio, estarei realizando a estruturação de cabos, contudo a dúvida quanto as conexões dos AP, cabo para conectar deve fazer uma ponte entre os aparelhos? AP entra net e sai um para porta Wan do AP2 e da LAN sai para o próximo... Essa situação é correta? Latência deve aumentar? O mais eficiente seria sair um cabo para cada AP?
Outra dúvida:
Estou querendo adquirir um roteador x86, para rodar pfsense (gerenciar 2 vm- uma para wifi e outra cabeamento estruturado) e pihole...
Séria melhor opção colocar modem oi em Bride, para roteador x86, dois switch uma para rede mesh e outro para estruturado?
Ou posso colocar um switch e configurar cada porta?
 
Fala galera boa noite. Alguém sabe a diferença dos ax3000 com antena e sem antena? Atualmente tenho uma rede mesh com 2 ax6s via cabo e um ax6 via wifi. Estou querendo aumentar o alcance mas estou na dúvida entre ax3000 ou o 6000. Meu objetivo seria apenas melhorar a cobertura wifi.
 
Tenho um modem oi e um kit de mw6, hoje conectados sem fio, estarei realizando a estruturação de cabos, contudo a dúvida quanto as conexões dos AP, cabo para conectar deve fazer uma ponte entre os aparelhos? AP entra net e sai um para porta Wan do AP2 e da LAN sai para o próximo... Essa situação é correta? Latência deve aumentar? O mais eficiente seria sair um cabo para cada AP?
Outra dúvida:
Estou querendo adquirir um roteador x86, para rodar pfsense (gerenciar 2 vm- uma para wifi e outra cabeamento estruturado) e pihole...
Séria melhor opção colocar modem oi em Bride, para roteador x86, dois switch uma para rede mesh e outro para estruturado?
Ou posso colocar um switch e configurar cada porta?
A latencia não deve aumentar muito ligando em daisy chain, já que o AP intermediario vai funcionar como um switch, sem rotear. Mas mesmo se roteasse, seria algo menor que 1ms.
Se vai querer montar uma rede com pfsense, o melhor seria deixar o equipamento da Oi em bridge.
 
Bom dia gente.

Eu tenho um roteador na sala (Archer C7 v5.0) que está conectado no aparelho da fibra (pelo que entendi é apenas um conversor), que fornece o sinal da internet para o roteador. Esse roteador possui wifi que serve uns 60% do apartamento.

No corredor que leva aos quartos, coloquei um TP-Link W940n antigo que estava parado e o objetivo dele é servir a outra parte do apt com wifi. Sei que ele é 100mbps, e tudo bem se ele ficar limitado a isso.

Eu tinha habilitado o W940 como repetidor do mesmo wifi do Archer, só que ao verificar a velocidade, vi que estava chegando muito fraco o sinal do primeiro roteador. Assim, decidi conectar o Archer ao W940 *via cabo*, para a partir do sinal vindo do cabo de rede, criar um wifi reforçado para o restante do apt.

Problemas:

Se coloco o W940 no modo access point, o wifi do Archer é apenas o que sobra do W940, ou seja, o wifi do W940 utiliza quase toda internet nele, sempre.
Se coloco o W940 no modo repetidor, preciso alterar o ip dele para evitar nat duplo, criar outra rede wifi, e a internet no wifi também é muito baixa, sempre.
A primeira configuração tinha sido modo repetidor, mesmo ip e mesma SSID no W940, assim não precisava mudar de rede wifi e funcionava, mas com o problema da lentidão (cerca de 15% da velocidade da internet).

Dúvida:

É possível usar o W940 de uma forma que ele funcione como seria o normal para vários aparelhos usando a mesma internet, ou seja, ser dividida conforme a demanda ? Ex.: 2 aparelhos usando a internet, 1 usando o wifi principal e o outro, o wifi do W940, os dados serem divididos pela metade para cada um (exemplo básico, sem levar em conta as prioridades do caso específico) ?
 
Bom dia gente.

Eu tenho um roteador na sala (Archer C7 v5.0) que está conectado no aparelho da fibra (pelo que entendi é apenas um conversor), que fornece o sinal da internet para o roteador. Esse roteador possui wifi que serve uns 60% do apartamento.

No corredor que leva aos quartos, coloquei um TP-Link W940n antigo que estava parado e o objetivo dele é servir a outra parte do apt com wifi. Sei que ele é 100mbps, e tudo bem se ele ficar limitado a isso.

Eu tinha habilitado o W940 como repetidor do mesmo wifi do Archer, só que ao verificar a velocidade, vi que estava chegando muito fraco o sinal do primeiro roteador. Assim, decidi conectar o Archer ao W940 *via cabo*, para a partir do sinal vindo do cabo de rede, criar um wifi reforçado para o restante do apt.

Problemas:

Se coloco o W940 no modo access point, o wifi do Archer é apenas o que sobra do W940, ou seja, o wifi do W940 utiliza quase toda internet nele, sempre.
Se coloco o W940 no modo repetidor, preciso alterar o ip dele para evitar nat duplo, criar outra rede wifi, e a internet no wifi também é muito baixa, sempre.
A primeira configuração tinha sido modo repetidor, mesmo ip e mesma SSID no W940, assim não precisava mudar de rede wifi e funcionava, mas com o problema da lentidão (cerca de 15% da velocidade da internet).

Dúvida:

É possível usar o W940 de uma forma que ele funcione como seria o normal para vários aparelhos usando a mesma internet, ou seja, ser dividida conforme a demanda ? Ex.: 2 aparelhos usando a internet, 1 usando o wifi principal e o outro, o wifi do W940, os dados serem divididos pela metade para cada um (exemplo básico, sem levar em conta as prioridades do caso específico) ?
Não entendi muito bem a parte de que o Wifi do C7 é o que sobra do WR940..

O WR940 é apenas 2.4GHz. Vc pode criar uma rede apenas de 2.4 e manter a rede de 5Ghz do C7.. não precisa ter o mesmo SSID pois se o sinal do 5Ghz do C7 ficar fraco, abaixo dos -80dBm, o dispositivo já procura outro Wifi com maior sinal, que seria a rede 2.4GHz do WR940.
 
Pessoal, possuo um roteador D link e pra acessar as config dele eu deixei original, ta acessando por 192.168.0.1. Mas por engano acabei digitando errado, e vi que se eu digitar 192.168.7.1 tambem vai pra tela de login do roteador. Alguem sabe dizer o por que disso ?
(ja olhei nas config dele e o endereço de rede esta 192.168.0.1)
?
 
Não entendi muito bem a parte de que o Wifi do C7 é o que sobra do WR940..

O WR940 é apenas 2.4GHz. Vc pode criar uma rede apenas de 2.4 e manter a rede de 5Ghz do C7.. não precisa ter o mesmo SSID pois se o sinal do 5Ghz do C7 ficar fraco, abaixo dos -80dBm, o dispositivo já procura outro Wifi com maior sinal, que seria a rede 2.4GHz do WR940.
Interessante. O que você está dizendo é deixar ambos como roteadores ? O Archer com o 5Ghz e o W940 com 2.4Ghz ?

E o que ocorreria se dois dispositivos fossem usar cada um uma rede ao mesmo tempo ? Seria o comportamento padrão hoje quando um roteador tem mais de um aparelho consumindo a internet ?
 
Pessoal, possuo um roteador D link e pra acessar as config dele eu deixei original, ta acessando por 192.168.0.1. Mas por engano acabei digitando errado, e vi que se eu digitar 192.168.7.1 tambem vai pra tela de login do roteador. Alguem sabe dizer o por que disso ?
(ja olhei nas config dele e o endereço de rede esta 192.168.0.1)
?
Por que se vc precisar colocar esse d-link em bridge e ele parar de rotear, vai perder o endereço 192.168.0.1 para o roteador que vc colocou no lugar, mas a interface Web ainda ficaria acessivel pelo 192.168.7.1.
Isso é comum em equipamentos de operadora.

Interessante. O que você está dizendo é deixar ambos como roteadores ? O Archer com o 5Ghz e o W940 com 2.4Ghz ?

E o que ocorreria se dois dispositivos fossem usar cada um uma rede ao mesmo tempo ? Seria o comportamento padrão hoje quando um roteador tem mais de um aparelho consumindo a internet ?
Pode ser como AP também, não necessariamente como roteadores.
Exato.. Se dois dispositivos, um em cada AP, começarem a consumir internet, seria como dois pontos de rede ligados no seu roteador principal.
 
Se eu baixar o firmware chinês do Huawei ws8100,terei algum ganho de potência?
Tenho quase certeza que não.

Pelo histórico da Huawei, quando eles colocam uma versão global de 200mW, eles literalmente removem os amplificadores dos seus roteadores.
Assim, a limitação é no hardware, não alguma trava no firmware.

Exemplo: Abaixo o WS7200 China com ~1000mW de potencia. Veja os componentes de amplificação dentro do "telhado da casinha de cachorro" ao lado do símbolo da Huawei.
wyoUIF5.jpg


Agora veja a versão global:
YlbwtdO.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo