[TÓPICO DEDICADO] CPU Coolers

Estou de olho no 12700 ou até mesmo no 12900KF, já que tem tido umas promoções muito boas. Na última máquina que montei (11600K) coloquei o DeepCool Gammaxx GTE V2 Black, a meu um ótimo custo benefício, e simplesmente lindo com um gabinete branco. Minha pergunta é: o Gammaxx GTE vai dar conta do 12700 ou 12900KF, ou tenho que investir em algo mais parrudo em performance térmica?
A princípio sim mas vale considerar sempre uma boa ventilação no gabinete.
 
Estou de olho no 12700 ou até mesmo no 12900KF, já que tem tido umas promoções muito boas. Na última máquina que montei (11600K) coloquei o DeepCool Gammaxx GTE V2 Black, a meu um ótimo custo benefício, e simplesmente lindo com um gabinete branco. Minha pergunta é: o Gammaxx GTE vai dar conta do 12700 ou 12900KF, ou tenho que investir em algo mais parrudo em performance térmica?
Dar conta dá, mas só com o power limit ativado (provavelmente na casa dos 125W) se liberar os 180W do 12700 ou 190/241W do 12700/12900K ele não dá mais conta não.
 
Dar conta dá, mas só com o power limit ativado (provavelmente na casa dos 125W) se liberar os 180W do 12700 ou 190/241W do 12700/12900K ele não dá mais conta não.
Cara, mas esse processador convenhamos que não precisa liberar os 180w ele trabalhando com Power ativado a maioria de um AC segura com temperatura aceitável.
 
Cara, mas esse processador convenhamos que não precisa liberar os 180w ele trabalhando com Power ativado a maioria de um AC segura com temperatura aceitável.
Sim, pra jogos não muda nada, mal consome 60W jogando aqui, mas se o user ali quer 100% da performance pra outras tarefas não tem pra onde correr, talvez um undervolt ajude se esse for o caso e ele não quiser comprar um cooler novo.
 
Sim, pra jogos não muda nada, mal consome 60W jogando aqui, mas se o user ali quer 100% da performance pra outras tarefas não tem pra onde correr, talvez um undervolt ajude se esse for o caso e ele não quiser comprar um cooler novo.
Nesse caso concordo mesmo porque acredito que não deva usar 100% de performance constante 👍
 
Dar conta dá, mas só com o power limit ativado (provavelmente na casa dos 125W) se liberar os 180W do 12700 ou 190/241W do 12700/12900K ele não dá mais conta não.
A ideia é para uso geral, já que não jogo. O 12700 sem o 'k' está saindo por R$ 2.549,00. A diferença para a versão com o 'k' seria apenas 100Mhz a menos. Por conta dessa limitação do TDP talvez seria mais interessante o 12700 sem o 'k' + Noctua NH-D15 chromax.black pra poder usar TODA a potência do processador do que o 11900K com uma refrigeração meia boca. O que acham?
 
A ideia é para uso geral, já que não jogo. O 12700 sem o 'k' está saindo por R$ 2.549,00. A diferença para a versão com o 'k' seria apenas 100Mhz a menos. Por conta dessa limitação do TDP talvez seria mais interessante o 12700 sem o 'k' + Noctua NH-D15 chromax.black pra poder usar TODA a potência do processador do que o 11900K com uma refrigeração meia boca. O que acham?
12700 = 4.6GHz P-Core 3.4GHz E-Core, stock até 180W
12700K = 4.7GHz P-Core 3.6GHz E-Core, stock até 190W (o meu só chegava ate 176W stock mesmo no prime95)

Se eu tirar o OC e rodar 4.7+3.7GHz (+100 aqui no E-Core) com undervolt eu consigo 147W com 1V, então se quer se aventurar no undervolt e a diferença de preço for pequena provavelmente vale mais a pena pegar o 12700K já que deve ser um bin melhor, só não leve meus resultados como regra pois cada CPU é diferente, umas melhores, outras piores.
 
A ideia é para uso geral, já que não jogo. O 12700 sem o 'k' está saindo por R$ 2.549,00. A diferença para a versão com o 'k' seria apenas 100Mhz a menos. Por conta dessa limitação do TDP talvez seria mais interessante o 12700 sem o 'k' + Noctua NH-D15 chromax.black pra poder usar TODA a potência do processador do que o 11900K com uma refrigeração meia boca. O que acham?
Já que não joga pega o sem K porque a diferença é pífia de 100Mhz e ainda com limitação do TDP vai trabalhar mais frio, sobre o cooler tu pode usar até o Fuma2 nesse sentido!
 
12700 = 4.6GHz P-Core 3.4GHz E-Core, stock até 180W
12700K = 4.7GHz P-Core 3.6GHz E-Core, stock até 190W (o meu só chegava ate 176W stock mesmo no prime95)

Se eu tirar o OC e rodar 4.7+3.7GHz (+100 aqui no E-Core) com undervolt eu consigo 147W com 1V, então se quer se aventurar no undervolt e a diferença de preço for pequena provavelmente vale mais a pena pegar o 12700K já que deve ser um bin melhor, só não leve meus resultados como regra pois cada CPU é diferente, umas melhores, outras piores.
Os preços mudam a todo momento, mas o menor preço para o i7-12700K no nomento é R$2.997,90 enquanto a versão não 'k' sai por R$ 2.549,00. A diferença é de cerca de R$450,00 muito embora já vi a versão não 'k' por cerca de 2.250,00 esses dias.
 
Os preços mudam a todo momento, mas o menor preço para o i7-12700K no nomento é R$2.997,90 enquanto a versão não 'k' sai por R$ 2.549,00. A diferença é de cerca de R$450,00 muito embora já vi a versão não 'k' por cerca de 2.250,00 esses dias.
É então vai de 12700 mesmo, os 450 de diferença já são um cooler.
 
Os preços mudam a todo momento, mas o menor preço para o i7-12700K no nomento é R$2.997,90 enquanto a versão não 'k' sai por R$ 2.549,00. A diferença é de cerca de R$450,00 muito embora já vi a versão não 'k' por cerca de 2.250,00 esses dias.
Com essa diferença de R$450,00 você pega o fuma2.

 
Pessoal, quais os CPU coolers com uma relação de bom custo benefício atualmente e que valha a pena sair do Hyper 212 Plus hoje? Tenho esse Cooler Master fazem anos e anos, estou querendo sair dele mais por uma questão estética, sinto que ele está destoando no meu gabinete por ser um modelo um pouco antigo, apesar de conseguir entregar uma boa performance com o meu 8086K em stock.
 
Pessoal, quais os CPU coolers com uma relação de bom custo benefício atualmente e que valha a pena sair do Hyper 212 Plus hoje? Tenho esse Cooler Master fazem anos e anos, estou querendo sair dele mais por uma questão estética, sinto que ele está destoando no meu gabinete por ser um modelo um pouco antigo, apesar de conseguir entregar uma boa performance com o meu 8086K em stock.
cxb pra bater o Gammaxx v2 é difícil.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem o notus também.

 
Última edição:
cxb pra bater o Gammaxx v2 é difícil.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem o notus também.


Tava dando uma olhada e gostei do Scythe Fuma 2. Vale a pena sair do Hyper 212 Plus e migrar pra ele? Terá um bom ganho no quesito menores temperaturas? O que gostei dele, além do desempenho, é o fato de ser bonito esteticamente e combinar mais com a minha configuração.
 
Tava dando uma olhada e gostei do Scythe Fuma 2. Vale a pena sair do Hyper 212 Plus e migrar pra ele? Terá um bom ganho no quesito menores temperaturas? O que gostei dele, além do desempenho, é o fato de ser bonito esteticamente e combinar mais com a minha configuração.
Em fulload sim e fora o silêncio que o fuma é imbatível, só não mencionei ele porque você queria um com bom cxb.
 
Tava dando uma olhada e gostei do Scythe Fuma 2. Vale a pena sair do Hyper 212 Plus e migrar pra ele? Terá um bom ganho no quesito menores temperaturas? O que gostei dele, além do desempenho, é o fato de ser bonito esteticamente e combinar mais com a minha configuração.
Vale a pena sim, o Fuma é sensacional!

Entrega muito desempenho pelo que custa além de ser muito bonito e silencioso
 

JONSBO HP400S Refrigerador de CPU de perfil ultrabaixo LGA1700 altura total de 36 mm.​



A Jonsbo lançou o cooler para CPU HP400S de perfil ultrabaixo compatível com LGA1700 com uma altura total de 36 mm.

A placa de base é conectada diretamente a seis tubos de calor de cobre de 6 mm x quatro, que distribuem eficientemente o calor gerado pela CPU para quarenta aletas de alumínio. O TDP pode ser aumentado para 140W dispersando esse calor com uma ventoinha de 90mm.

A ventoinha tem um tamanho de 90x90x15mm, com uma velocidade de rotação de 800-3.000rpm 10%, um volume máximo de ar de 48,3CFM, uma pressão estática de 3,24mmH2O e um nível de ruído de 14-33dBA. Intel LGA115x / 1200/1700 e AMD Socket AM4 são soquetes compatíveis. As medidas externas são 103 mm de largura, 92 mm de profundidade, 36 mm de altura e 380 g de peso.


IUW4dwY.jpg



05lIyqY.jpg



HTaOCWa.jpg



erIqTgf.jpg
 

Bitspower revela o Phantom CPU Cooler.



A Bitspower é conhecida quase inteiramente por seus produtos de refrigeração líquida DIY, mas está procurando expandir para o espaço de refrigeração à base de ar. A empresa está pronta com o Bitsport Phantom, um cooler a ar para CPU do tipo torre. O cooler possui um design convencional do tipo torre, no qual quatro heat-pipes de cobre de 6 mm de espessura fazem contato direto com a CPU na base, transportando calor através do fin-stack. Os heat-pipes são tampados nas extremidades e a placa superior possui uma inserção de aparência lisa com o logotipo da Bitspower no centro. A pilha de aletas é ventilada por uma ventoinha iluminada RGB endereçável de 120 mm. O cooler suporta o soquete LGA1700 mais recente. As especificações relacionadas ao ventilador e dissipador de calor, bem como informações sobre preços e disponibilidade, permanecem desconhecidas.


Av9vaok.jpg



JSkFHim.jpg



W4AdeT2.jpg
 

Thermaltake anuncia variantes turquesa e verde dos coolers de CPU ToughLiquid ARGB Sync e ToughAir 510.



A Thermaltake, a principal marca premium de PC DIY para periféricos Case, Cooling, Gaming e soluções de memória para entusiastas, expande os refrigeradores de líquido e os refrigeradores de ar, introduzindo novos produtos coloridos: TOUGHLIQUID 240 ARGB Sync Turquoise/ Racing Green All- Refrigerador líquido em um e refrigerador de CPU TOUGHAIR 510 turquesa/verde de corrida.

Adicionando modelos mais coloridos à série de refrigeradores líquidos AIO, o refrigerador líquido multifuncional TOUGHLIQUID 240 ARGB Sync Turquoise/Racing Green é um refrigerador líquido all-in-one TOUGHFAN 12 equipado com um controlador embutido e tampa rotacional com 6 LEDs, que podem ser controlados por placas-mãe compatíveis com 5V RGB. Notavelmente, o TOUGHFAN 12 é um ventilador superior com velocidades de até 2000 RPM e apenas 22,3 dba de assinatura de ruído, oferecendo excelente desempenho de resfriamento silencioso. O Liquid Cooler All-In-One TOUGHLIQUID 240 ARGB Sync Turquoise/Racing Green é a melhor seleção para usuários que procuram um Liquid Cooler All-In-One funcional e de boa aparência



Wk9cCns.jpg



W9kJ6XZ.jpg



7wgjYTK.jpg



0j7eNYv.jpg



IIRepxq.jpg



No entanto, se você está procurando um refrigerador de ar de cor especial sem iluminação RGB, o refrigerador de CPU TOUGHAIR 510 Turquesa/Verde Racing é uma ótima opção para você; ambos apresentam um design de duas ventoinhas de torre única e estão equipados com duas ventoinhas otimizadas de alta pressão estática de 120 mm inspiradas no TOUGHFAN 12 Turquoise/ Racing Green. Ele também possui quatro tubos de calor em forma de U que passam por um dissipador de calor recém-projetado com estrutura de aleta assimétrica; garantindo excelente desempenho.

Os usuários podem buscar uma construção de cor única ou misturar e combinar todos os produtos de cores com mais novas opções disponíveis, como a instalação de um dispositivo de resfriamento turquesa em um chassi branco para uma aparência nova e brilhante. Acompanhando as últimas tendências, os TOUGHLIQUID 240 ARGB Sync Turquoise/Racing Green AIO Liquid Coolers e os TOUGHAIR 510 Turquoise/Racing Green CPU Coolers suportam o mais recente soquete Intel LGA 1700 e se encaixam na maioria dos soquetes Intel e AMD (Intel: LGA 1700/1200/ 1156/1155/1151/1150; AMD:AM4/AM3+/AM3/AM2+/AM2/FM2/FM1). A compatibilidade universal oferece aos usuários mais flexibilidade ao selecionar um AIO ou um resfriador de ar.

Para mais detalhes sobre os novos Coolers Thermaltake, visite:
TOUGHLIQUID 240 ARGB Sync Turquoise/Racing Green All-In-One Liquid Cooler em Racing Green eTurquesa .

Cooler de CPU Thermaltake TOUGHAIR 510 Turquoise/Racing Green em Racing Green e Turquoise .
 
Boas a todos, pergunta cretina:

Vale à pena efetuar a troca de um Corsair A50 por um Scythe Katana/ Scythe Choten ou Scythe Kotetsu Mark II ?

Temp de cpu aqui chegando À 78º em FullLoad (idle 33~35º) num Ryzen 5600G STOCK!!! (so atinge 4.0gh nos cores em turbo por conta da temperatura que está demasiadamente alta! Temp ambiente 33~34ºC sensação térmica em torno de 37ºC, Cooler: Corsair A50 com um fan Akasa Viper-pwm EM FULL rpm!
 
Boas a todos, pergunta cretina:

Vale à pena efetuar a troca de um Corsair A50 por um Scythe Katana/ Scythe Choten ou Scythe Kotetsu Mark II ?

Temp de cpu aqui chegando À 78º em FullLoad (idle 33~35º) num Ryzen 5600G STOCK!!! (so atinge 4.0gh nos cores em turbo por conta da temperatura que está demasiadamente alta! Temp ambiente 33~34ºC sensação térmica em torno de 37ºC, Cooler: Corsair A50 com um fan Akasa Viper-pwm EM FULL rpm!
Talvez vale a pena, tem que considerar a temperatura ambiente que esta bem alta como mencionou nesse caso dependendo você pode ganhar coisa de 3~5° de diferença.
 
Vale à pena efetuar a troca de um Corsair A50 por um Scythe Katana/ Scythe Choten ou Scythe Kotetsu Mark II ?

Temp de cpu aqui chegando À 78º em FullLoad (idle 33~35º) num Ryzen 5600G STOCK!!! (so atinge 4.0gh nos cores em turbo por conta da temperatura que está demasiadamente alta! Temp ambiente 33~34ºC sensação térmica em torno de 37ºC, Cooler: Corsair A50 com um fan Akasa Viper-pwm EM FULL rpm!
Não sei como os modelos mais baratos da Scythe são de performance, mas pelo preço que vi aqui (200-250) nesses modelos, acho que o Gammaxx 400 v2 ou PC Yes Nótus B entregariam um CxB melhor
Nótus B (rebrand do ID-Cooling SE-224-XT) vs Scythe Mark II

 
Boas a todos, pergunta cretina:

Vale à pena efetuar a troca de um Corsair A50 por um Scythe Katana/ Scythe Choten ou Scythe Kotetsu Mark II ?

Temp de cpu aqui chegando À 78º em FullLoad (idle 33~35º) num Ryzen 5600G STOCK!!! (so atinge 4.0gh nos cores em turbo por conta da temperatura que está demasiadamente alta! Temp ambiente 33~34ºC sensação térmica em torno de 37ºC, Cooler: Corsair A50 com um fan Akasa Viper-pwm EM FULL rpm!
Deixou em stock também o core voltage? Aqui quando deixei tudo em stock quando o processador chegava em 80-100% o core voltage ia para 1.380-1.4v e a temperatura aumentava bastante. Aqui resolvi deixando fixo o core voltage ( eu usava um Cooler Master Hyper 410R).

Em relação a desempenho, sei que é um pouco mais caro, mas eu já partiria para um Scythe Mugen 5 (R$ 355) que segura até um Ryzen 7 5800x:
https://www.terabyteshop.com.br/pro...scythe-mugen-5-revb-120mm-intel-amd-scmg-5100

Atualmente estou usando um Scythe Fuma 2 e com overclock de 4.5Ghz ( em todos os núcleos) no meu Ryzen 5 5600g (com 1.280v). A temperatura no Cinebench R23 não me lembro quando chegou, mas foi menos de 80º graus.
 

Jonsbo lança coolers de CPU de fluxo superior da série HX4170D.



A Jonsbo apresentou hoje o HX4170D, um cooler de baixo perfil e fluxo superior com altura Z (incluindo ventoinha) de 45,3 mm. Quatro tubos de calor de cobre de 6 mm de espessura passam por uma base indireta de cobre, transmitindo calor através de uma pilha de aletas de alumínio que é ventilada por uma ventoinha compacta de 92 mm de 12,5 mm de espessura. A ventoinha gira entre 600 a 3.300 RPM, empurrando até 38,85 CFM de fluxo de ar, com nível de ruído de até 28,4 dBA. O ventilador possui um rolamento hidráulico.

Existem duas variantes do HX4170D. A variante branca padrão possui um dissipador de calor todo branco e sua ventoinha possui iluminação RGB endereçável. A variante All-Black tem um rotor de ventoinha opaco e carece de iluminação. O cooler mede 95 mm x 95 mm x 45,3 mm (LxPxA), pesando 290 g. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão LGA1700, LGA1200, LGA115x e AM4. A empresa não revelou preços.


geOTrb1.jpg



862Pdbu.jpg



68WpGbP.jpg



4bz4oYP.jpg



gYKkrjF.jpg
 

Jonsbo lança coolers de CPU de fluxo superior da série HX4170D.



A Jonsbo apresentou hoje o HX4170D, um cooler de baixo perfil e fluxo superior com altura Z (incluindo ventoinha) de 45,3 mm. Quatro tubos de calor de cobre de 6 mm de espessura passam por uma base indireta de cobre, transmitindo calor através de uma pilha de aletas de alumínio que é ventilada por uma ventoinha compacta de 92 mm de 12,5 mm de espessura. A ventoinha gira entre 600 a 3.300 RPM, empurrando até 38,85 CFM de fluxo de ar, com nível de ruído de até 28,4 dBA. O ventilador possui um rolamento hidráulico.

Existem duas variantes do HX4170D. A variante branca padrão possui um dissipador de calor todo branco e sua ventoinha possui iluminação RGB endereçável. A variante All-Black tem um rotor de ventoinha opaco e carece de iluminação. O cooler mede 95 mm x 95 mm x 45,3 mm (LxPxA), pesando 290 g. Entre os tipos de soquete de CPU suportados estão LGA1700, LGA1200, LGA115x e AM4. A empresa não revelou preços.


geOTrb1.jpg



862Pdbu.jpg



68WpGbP.jpg



4bz4oYP.jpg



gYKkrjF.jpg
Bonito essa versão black.

Base niquelada, nada dos buracos entre os pipes, muito bom.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo