Comentário perfeito.
Eles colocaram 300 missões (aqueles trabalhos) que não acrescentam em nada no desenvolvimento da historia e lore do jogo. Tem 2 duas missões para cada gangue.
Eu comprei esse jogo por ser da CD e nunca dei bola para essa temática em especifico. E quando você começa a jogar, tu quer absorver o máximo daquele mundo, só que é tão mal executado que acaba te frustrando. Coisas da lore que era pra ser jogado nas missões, eles simplesmente colocaram um arquivo explicando. Po.rra, faz varias missões com as gangues, explicando qual região da cidade eles controlam, qual é atividade (criminosas) que eles exercem, seus lideres, como se vestem, qual veiculo usam, as musicas.... Não, no começo do jogo já tem um arquivo, "olha aqui as gangues da cidade e como elas são". Mesma coisa para as corporações.
Tenho 98 horas no jogo e o que me segurou nele foi que gostei do gameplay e a esperança que ao fazer essas missões secundarias encontrar quests do nível da do Joshua. Quando percebi que não tinha mais nada, zerei e deletei.
Um fato "engraçado" do gameplay é que nas missões secundarias, o jogo te dá mais liberdade do que nas principais. Acho que é um mal desses jogos mais novos, nas missões principais é tudo muito engessado.
Eu esperava que fizessem algo diferente em relação ao gameplay também. Sei lá, a possibilidade de se disfarçar, possibilidade de terminar apenas no hack ou diálogos (para todas as missões).
Tem uma missão logo no inicio que um treinador de boxe foi sequestrado pelos tigerclaws e nós precisamos resgatar o cidadão.
O jogo te dá 3 possibilidades:
1 - Entrar feito o Rambo e matar todo mundo e resgatar o cara.
2 - Você pode entrar no stealth e resgatar o cara. Essa é mais difícil porque são vários inimigos.
3 - Basicamente um atalho. Se tiver pontos suficientes em engenharia (acho que era isso), tu sai na cara do gol.
Será que não existe mais nenhuma maneira de fazer essa missão? Eu sei que é complicado e demorado fazer em todas as missões formas diferentes de finaliza-las mas poderia ter algo mais. Por exemplo:
*Na divulgação do jogo eles falaram que cada gangue tem um estilo de vestimenta. Nessa missão em especifico, poderíamos nos disfarçar de Tigerclaws e entrar na academia que o cidadão está sendo mantido preso. E através de diálogos chegar nele.
*Em um gameplay mostrava que controlaríamos coisas do cenário (aquele boneco que mata um npc). Nessa missão dava para auxiliar o cidadão a sair daquele local usando o hack.
Sei lá, talvez ainda demore pras deves implementar coisas desse tipo.
Ou talvez nunca consigam, uma coisa é certa: Não foi em Cyberpunk.
Lembro dessa quest em especifico sei lá porque, optei por ir em stealth atacando o menor numero possível de defensores, na real, foi uma filosofia que levei pro jogo inteiro, ia fazer um gameplay mais alinhado em como eu realmente faria as coisas e depois faria outro descompromissado e cogitaria platinar o game, claro que nada disso foi pra frente diante a tudo que imaginei que poderia fazer e não fiz. Eu confesso que não me importo tanto pra muitas opções pra main quest, prefiro uma variação de gameplay [várias formas de se fazer a mesma coisa] e também em relacionamentos, amizades e talz e por esse ponto se decidir o final, suas opções e etc, mas de qualquer forma, fomos extremamente limitados em ambos e nada no game foi completo.
Não sei se você lembra, mas foi dito pela desenvolvedora que não só você teria liberdade total de fazer as missões de várias formas diferentes mas que você poderia finalizar o jogo sem completar todas as missões da história, falhar numa quest levaria uma consequencia e não um gameover, e não lembro de nada parecido com isso.
O sistema que mais esperava era o sistema cybernético, gastei boas horas pensando numa forma de aplicar isso num jogo nesse estilo e quando finalizei o racicinio pensei "legal, Cyberpunk deve fazer algo bem melhor neste sentido", e não tivemos nada. Resumidamente, não seria algo extremamente caro, você teria um mercado negro de coisas "usadas", essas teriam base habilidades de itens novos porém com recursos desabilitados e baixa eficiencia, mas seria possível criar um personagem bem poderoso gastando relativamente pouco mas cheio de problemas. As coisas novas teriam vários níveis de qualidade e seriam mais caras, as boas teriam uma quantidade média de recursos mas todas funcionais, as muito boas teriam mais recursos, ótimas os mesmos da anterior porém mais eficiente e as raras/lendárias, extremamente eficientes e completas em termos de habilidades.
"Eficiência? Como assim?" Pois é, esse seria um sistema que eu achei bem legal pra implantar, sendo sustentado pela Lore do jogo: Você teria uma porcentagem entre humano vs maquina, essa proporção jamais poderia ser superior a 50% pois a partir dai, a coisa poderia se complicar pro seu lado, passando um pouco o jogador teria dores de cabeça, tonturas e etc, avançando um pouco mais iria começar a perder sua humanidade, comprometendo saude/resistencia, vigor, habilidades naturalmente humanas [como carisma], avançando mais te impossibilitaria de tomar certas decisões por conta da insanidade até você se tonar um psico, que comprometeria seu final.
Ai você abre o jogo, vai em diversas lojas e encontra praticamente os mesmos itens em todos os lugares, separados apenas por niveis de raridade, que desperdício TOTAL de possibilidades hein CD... Um sinal claro de jogo incompleto que achei bem estranho se relaciona justamente ao Victor, que você deve uma grana pra ele e se tu pagar, não muda nada
Edit: Ah, esqueci de falar sobre esse tema... Você consegue mais informações delas em videos de propaganda do que naturalmente dentro da lore do jogo, cara... Sem comentários
Edit²: Uma quest que gostei bastante também, não vou lembrar o nome, mas envolve aquele casal que você vai investigar a vida deles e vai notando coisas estranhas demais... Tu joga TW3 e pode se lembrar de várias missões inesquecíveis enquanto eu Cyber, uma ou duas