Cara, muito obrigado. Que aula. Esse é o tipo de resposta que eu inicialmente esperava ao postar a dúvida em pelo menos 4 fóruns, incluindo gringos, mas já tinha perdido as esperanças. O monitor ultrapassa 400 nits, sim, mas deixa a desejar um pouco na questão de gama de cores e não é capaz de local dimming. Eu às vezes percebo crushed blacks (só no modo HDR) e isso me incomoda um pouco, mas só acontece em aplicações que, além de tudo, quando pesquiso, descubro que a implementação do HDR não tá legal. No previamente mencionado RE2 (jogo bem escuro), nunca vi um crushed black ou efeito questionável sequer.
Sobre o terceiro print com o neon, aqui estão as imgs maiores:
SDR HDR
Outro ângulo:
SDR HDR
Eu acho que realmente há mais detalhes no fundo com o modo HDR, exceto que as paredes em volta ficaram mais escuras. Eu não reparei se isso mudava ao girar um pouco, mas pode ser questão de configurar melhor o HDR no menu do jogo. Eu não tava conseguindo concluir se o efeito do neon no modo HDR era mais fiel e crível do que no modo SDR, mas pensando bem, realmente deveria se formar uma "aura" menor e mais forte do que um bloom enorme. Também fiquei muito confuso em relação ao sol: eu deveria vê-lo? Será que demonstra algo positivo ele se tornar visível, será que é "legal" ele ficar nítido no céu? De todo modo, ficou claro que toda fonte de luz ficou mais definida, com mais detalhes nela e em torno dela.
Já posso parar de ficar me preocupando com essas coisas e voltar a jogar. Infelizmente tava me tornando o tolo que passa o dia mexendo com as configurações do monitor, do sistema e do jogo, mas que não joga. Na pior hipótese, se eu continuar achando o modo HDR duvidoso no Cyberpunk, vou terminar primeiro no SDR e esperar os próximos fixes pro HDR, já que na opinião de muitos o do 1.05 foi só o primeiro.