Boa parte das críticas negativas são criticas ao jogo e sim aos desenvolvedores e às expectativas criadas, há uma diferença singela, quando vejo review quero saber quais os problemas do jogo e suas qualidades atuais e não o que o desenvolvedor prometeu há 3 anos e não cumpriu. Outra parte das criticas negativas são de pessoas esperam uma coisa diferente do que o jogo é, acham muito difícil ou muito repetitivo. O jogo tem muitas coisas que poderiam ser melhores, mas em termos técnicos é bem feito.
Primeiramente é um simulador, a nave é difícil de controlar e o jogo tem uma curva de aprendizado longa. É mais Eurotruck Simulator do que Forza e é MUITO mais complicado que um caminhão.
É um jogo MMO, jogos MMO precisam te prender por horas, então há grind e tarefas repetitivas para conseguir dinheiro/subir de nível, não vai chegar ao "end game" em 1 mês. É um jogo que a pessoa "trabalha" para conseguir dinheiro, tem gente que gosta, tem gente que não, cedo ou trade qualquer um cansa. A reclamação principal é que as tarefas poderiam ser mais diversificadas e prazerosas além disso todo MMO tem dificuldades de agradar jogadores no "END GAME", esse não é diferente.
O jogo tem um mercado dinâmico e um mundo gigante, invariavelmente será necessário recorrer a "databases", sites externos e consultar material, tem gente que gosta, tem gente que não.
Para quem não curte PVP o jogo tem algo muito interessante, você pode jogar normalmente online em modo solo, ou um modo onde só há amigos, isso sem prejudicar em nada e você pode alterar de modo em segundos.
Não gosto de temas espaciais, não gosto de sci-fi, mas gosto de jogo onde eu "trabalho", tenho 550 horas de jogo e valeu cada centavo. Como é um jogo "caro", recomendo pesquisar bastante e ver "gameplays" antes de comprar.
OBS. A expansão é essencial.