NVIDIA's new GeForce RTX 3080 "Ampere" Founders Edition is a truly impressive graphics card. It not only looks fantastic, performance is also better than even the RTX 2080 Ti. In our RTX 3080 Founders Edition review, we're also taking a close look at the new cooler, which runs quietly without...
www.techpowerup.com
Pois é, a questão é: Se o uso principal do PC é jogos, durante o jogo O CPU não vai ter nem perto de uso em carga 100% de um jeito ou de outro e a temperatura não será um gargalo para ele, já a GPU, que é o componente mais crucial pra manter refrigerado que vai ter 100% de carga e sofrefa mais com o calor do CPU reciclado dentro do gabinete. Se você trabalhasse com Premiere ou Blender, onde a CPU é algo que é estressado 100% no talo e chega ao limite de temperatura mais fácil, aí sim, a GPU que não é tão importante durante o render poderia ser sacrificada em performante térmica.
Bom, você tem um setup e restrições muito particulares, se uma das prioridades é evitar poeira, então o esquema é Pressão positiva com filtro em todas as entradas. Ume ressalva importante é que filtro de poeira fino, que segura bem a poeira, vai reduzir MUITO a entrada de ar dessas ventoinhas, a ponto de que você precisaria +1 ou mesmo +2 ventoinhas de entrada vs a quantidade de exhaust pra manter a pressão positiva. A sua primeira idea, 3 in, 4 out é receita pra juntar pó, visto que vai ter pressão negativa. A asegunda ideia também está ruim, eu montaria no seu caso: 3 intake com filtro na frente sem radiador, 3 intake com filtro na lateral e 3 exahust SEM FILTRO com o radiador em cima. Isso te daria uma baita pressão positiva e garantiria que não entrasse pó. De longe esse layout teria temperaturas excelentes inclusive pro CPU. Quanto a questão do pó que "cai" naturalmente em cima do gabinete, isso só seria um problema se você deixa o PC desligado por muito tempo (eu sou do tipo que nunca desliga o PC), ai no caso eu manteria um filtro de poeira ou mesmo uma tampa magnética pra cobrir o PC quando ele estivesse desligado (me lembrou aqueles pcs bege dos anos 90 que tinham capas de vinil quando não estavam em uso, kkkk)
Bom depende muito do tipo de ventoinha e de quão restritivo são os filtros que você pretende usar. Uma desvantagem de ventoinhas de 140mm que não existe nenhum projeto equivalente a A12x25 em 14cms, a melhor ventoinha de 14cms que existe é a Artic P14, mas ela não tem RGB pra quem isso é importante. Tem as kaze flex que são boas, mas acima de 1300rpm eu já considero elas muito barulhentas.
No caso 3x120 é melhor do que 2x140, eu falava no caso de 2x120 vs 2x140. Porque apesar da pressão das 120 ser maior, o volume de ar das 140mm acaba compensando a ~1200 rpm. Isso também depende quão silencioso você quer o PC.