[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

a melhor ventoinha de 14cms que existe é a Artic P14
Não acho no BR pra comprar. Alguém sugere outra opção de 140mm no BR? Já vi uns relatos por ai da Scythe Kaze Flex 140mm 1800rpm ser barulhenta, de ser mais silenciosa que o Noctua P14. Enfim. Alguém tem mais alguma opinião sobre?

Noctua NF-P14? Corsair ML140 PRO?
Se for as NF-A12x25 vale sim, apesar do preço. Compre e use por uma semana, se não gostar devolve.
Acho que vou de 3x Scythe Kaze Flex 120mm para não ficar muito salgado.

Não acho no BR pra comprar. Alguém sugere outra opção de 140mm no BR? Já vi uns relatos por ai da Scythe Kaze Flex 140mm 1800rpm ser barulhenta, de ser mais silenciosa que o Noctua P14. Enfim. Alguém tem mais alguma opinião sobre?

As ML140 PRO vão mover mais ar em rotação máxima (na rotação das noctua a quantidade é praticamente a mesma), todo fan faz barulho a partir de um certo ponto, o que aumenta ainda mais o ruído é a quantidade de restrição que tem pra esse ar passar, os ML140 aqui fazem menos barulho no 7000D do que no Redragon demolisher que tinha uma restrição um pouco maior.

Testes da ML140:

NF-A14:

Usava os Noctua NF-A14 e troquei pros Kaze 1800rpm e pessoalmente preferi os Kaze, achei o som bem mais agradável (não necessariamente ruído em decibéis) em alta rotação, as Arctic P14 acho que só importando mesmo, e sobre ser barulhenta aí depende, não precisa usar a 100% o tempo todo e em rpm moderado em geral todos são bem silenciosos, mas é algo que só testando na prática pra confirmar 100%, tem gente com gabinete bem vazado que fica com o PC na cara, outros com PC que segura melhor o ruído/fica de baixo da mesa, ou as vezes a distância do fan de um mesh pode dar alguma ressonância ou barulho de motor em rpms específicos e por aí vai

Já vi resultados que botavam os Kaze 120mm 1200rpm com ruído altíssimo, eu tenho 2 aqui e mesmo em 100% não consigo ouvir absolutamente nada, ótimos fans pela minha experiência aqui pelo menos, ou pra ser justo, consigo ouvir eles a 100% quando tá de madrugada (quase 0 ruído ambiente) e eu boto a cabeça perto do PC

As ML140 PRO vão mover mais ar em rotação máxima (na rotação das noctua a quantidade é praticamente a mesma), todo fan faz barulho a partir de um certo ponto, o que aumenta ainda mais o ruído é a quantidade de restrição que tem pra esse ar passar, os ML140 aqui fazem menos barulho no 7000D do que no Redragon demolisher que tinha uma restrição um pouco maior.

Testes da ML140:

NF-A14:

Tenho a ML140 PRO e a Kaze Flex de 14cms.
ML140 é horrorosa de barulhenta até em 1300rpm. Não recomendo. Kaze flex é compra melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o problema de importar do Aliexpress? 20 dias tá na sua casa.

Show pessoal. Muito obrigado! Vou de Kaze Flex então.

Po 20 dias eu acho uma eternidade. Já estou incomodado comigo mesmo com o tempo que eu to levando pra fechar a compra. To mal acostumado com a Kabum e Submarino que tem me entregado as coisas em 3 dias.

Show pessoal. Muito obrigado! Vou de Kaze Flex então.

Po 20 dias eu acho uma eternidade. Já estou incomodado comigo mesmo com o tempo que eu to levando pra fechar a compra. To mal acostumado com a Kabum e Submarino que tem me entregado as coisas em 3 dias.
Nos acostumamos mal com a comodidade, eu esperava 3 meses comprando produtos da China, hoje 20, 25 dias é nada pra mim.

Estou procurando um fan 80mm p exaustão, ficará na parte de trás do gabinete, não estou podendo pagar 100 reais em um noctua, queria algum custo benefício bom

https://www.kabum.com.br/produto/131922/cooler-fan-xpg-vento-pro-120-pwm-75260188
dizem ser otima essa fan. Agora estou sem grana, já tendo pegado umas scythe 120 1200rpm vou deixar passar
EDIT: Baixou pra 99,90 e deve cair mais ainda com cupom se alguém tiver

Se não me engano a XPG Vento Pro é a Nidec Gentle Typhoon renomeada e é excelente mesmo, pra fans de gabinete eu geralmente recomendo algo mais CxB como as Sickleflow que tavam aparecendo por 40 reais já que as vezes a pessoa quer botar 9 fans e sai caro kkkk, a Kaze também é ótima mas quando tava com estoque baixo já vi chegar a uns 90 reais cada

Acho esses fans interessantes pra heatsink/rad dependendo do caso, as vezes dá uma boa melhora comparado com os fans stock, pra ACs mais baratos acaba perdendo o CxB se pensar que o Gammaxx 400 custa uns 120~ e o fan custa quase o mesmo, mas é uma maneira de dar um gás a mais sem trocar todo o cooler e já reposiciona o outro fan pro gabinete também, além de ser bem mais em conta que a Noctua aqui, o Arctic P12 é top também mas daí acho que só importando

HLXPndC.png

kouTbZL.png

Última edição:
Pessoal, quero substituir as duas fans do meu Noctua NH-D15 por fans mais fortes. Alguma indicação?

Quem estiver procurando uma FAN da Scythe, aproveite que a Kabum está vendendo por apenas 10.425,00 à vista cada uma, mas corram pq são poucas unidades e limitada a apenas 3 unidades por CPF...
A prova tá no link kkkkk

Fala galera, bom dia. Há um tempo eu estava bem ativo neste tópico, mas com a faculdade/trabalho, acabei me afastando bastante e tal. Minha situação é o seguinte.. vou ter que vender meu PC de assinatura pois estou precisando levantar uma grana e irei ficar com um notebook simples da acer por enquanto até conseguir montar outro desktop, na qual pretendo pegar o 5600g.. diante dessa situação, alguem indica algum gabinete airflow barato?? e se possível com filtro de ar? Vou ter que pegar algumas ventoinhas também, minhas ventoinhas e aircooler é todo da scythe, porém, é caro.. temos alguma outra fan atualmente custo x beneficio?

Obrigado desde já!

Atualmente uso um Gammax 400, porém não sei se foi instalado corretamente. Não dá para colocá-lo virado para lateral por conta que ele bloqueia a entrada da placa de vídeo. Ná ultima vez que fui na assistência, deixaram com o fan para baixo. Meu receio é que fique jogando ar para a placa de vídeo (não está instalada na foto). Foi mal pela noobice, mas ele está instalado certo?
Is53V52.jpg

Além disso, alguém consegue me recomendar um aircooler substituto barato para um gabinete/placa máe mATX? Algo que sirva para um 9600k sem over (minha placa atual nem permite isso).
Basta colocar o fan por cima do heatsink jogando o ar pro topo do case.

Akasa revela fans compostos da série A de Vegas.

A Akasa, fornecedora líder de soluções ativas de refrigeração e iluminação, anunciou uma nova série de ventiladores sob a popular linha de produtos VEGAS. Esses novos ventiladores brancos vêm completos com a funcionalidade aRGB, destacando ainda mais os quadros brancos brilhantes. Disponível em uma, duas ou três configurações de ventoinhas, as possibilidades são infinitas com este Vegas A-Series de ventoinhas de gabinete!

Esta série vem com um design integrado conveniente que reduz o número de cabos, facilitando o gerenciamento de cabos e permitindo um fluxo de ar maior dentro do gabinete. A série A é fácil de instalar com apenas dois cabos necessários para total funcionalidade: um para controle absoluto sobre a velocidade do ventilador (PWM de 4 pinos) e outro para mais de 16 milhões de combinações de iluminação aRGB (RGB endereçável de 3 pinos). Esses ventiladores também são compatíveis com todos os principais softwares de controle RGB, como Gigabyte RGB Fusion, MSI Mystic Light, ASUS AURA, ASRock Polychrome e Razer Chroma RGB.

rVMwKyE.jpg

O design da lâmina de fluxo em foice foi exaustivamente testado na Akasa, produzindo um fluxo de ar otimizado através do ventilador que ajuda a resfriar seu sistema. Uma operação silenciosa é possível com os suportes de borracha antivibração e a estrutura robusta do ventilador; juntamente com o controle PWM significa que o ruído do ventilador pode ser mantido no mínimo até que temperaturas mais altas do PC sejam alcançadas.

Com um único exaustor sob ou na parte traseira do PC, os ventiladores duplos ou triplos podem ser posicionados na frente ou acima para criar pressão de ar positiva dentro do PC, reduzindo a quantidade de poeira depositada em seus preciosos componentes. Esses ventiladores são ideais para resfriadores de radiador, eles são perfeitamente projetados para caber sem problemas de alinhamento, o que aumenta a estética da construção. O full frame pode gerar um fluxo de ar mais alto, reduzindo o escape de ar através de espaços menores. O Vegas A-Series da Akasa irá longe; reduza o cabeamento, simplifique sua construção e melhore o desempenho térmico do seu PC.

Preços e Disponibilidade
  • O Vegas A12 (AK-FN111) começa em £18,50/€19,50, o Vegas A24 (AK-FN112) começa em £28,00/€29,50 e o Vegas A36 (AK-FN113) começa em £43,50/€45,50 (os preços podem variam de acordo com o revendedor).
  • Os fãs da série Vegas A estão disponíveis para pedidos em todo o Reino Unido, Europa e EUA.

cNslzmq.jpg

Pessoal acabei de instalar o Water Cooler Gammaxx L240T...... precisei fazer uma adaptação no meu gabinete para caber...rsrs

Em relação ao fluxo de ar não tem como fugir muito né? duas na frente de 140mm empurrando ar para dentro e o watercooler em cima tirando ar quente e o traeiro tirando ar quente.

Tive que passar um óleo para entrar o cooler traseiro...rsrs

Pessoal acabei de instalar o Water Cooler Gammaxx L240T...... precisei fazer uma adaptação no meu gabinete para caber...rsrs

Em relação ao fluxo de ar não tem como fugir muito né? duas na frente de 140mm empurrando ar para dentro e o watercooler em cima tirando ar quente e o traeiro tirando ar quente.

Tive que passar um óleo para entrar o cooler traseiro...rsrs
Talvez uma fan 12x15 ajude em pequenos espaços.

Uma fan mais estreita né? Eu acabei fazendo tudo ao contrario, comprei as coisas e depois troquei o processador e mais water cooler e apertou geral, mas coube tudo.
Próximos upgrades fica de alerta e experiência, assim que funciona. Já vai analisando por partes.

Watercool apresenta nova ventoinha NF-A20 em cooperação com a Noctua.​

Em cooperação com a Noctua, nós da WATERCOOL orgulhosamente apresentamos o ventilador ideal para o nosso "MORA3 420 for Noctua". O novo Noctua NF-A20 HS-PWM chromax.black oferece uma taxa de fluxo 40% maior e 90% mais pressão estática do que o Noctua NF-A20 chromax.black.swap. Com o comprovado rolamento premium SSO2 da Noctua, mais de 150.000 horas de MTTF e 6 anos de garantia do fabricante, o NF-A20 HS-PWM chromax.black é a escolha perfeita para usuários que desejam obter o máximo absoluto de seu MORA3!

"Nosso NF-A20 sempre foi muito popular entre os usuários do MO-RA3, mas com 800 RPM e um máximo de 18 dB(A), ele é claramente adaptado para entusiastas silenciosos", diz Roland Mossig (CEO da Noctua). estamos ainda mais satisfeitos por agora poder oferecer o modelo HS-PWM chromax.black de rotação mais rápida em cooperação com a Watercool, o que pode aumentar significativamente o desempenho de refrigeração dos radiadores!"

1ZNYtuZ.jpg

dFl5llk.jpg

Y5eyeCc.jpg

4XnuOPR.jpg

LQEqL66.jpg

Devido à enorme demanda de nossos clientes por uma alternativa ainda mais poderosa ao NF-A20 regular chromax-black.swap. Juntamente com a Noctua, trabalhamos em um novo modelo que oferece uma faixa de desempenho mais alta, mas também pode ser operado silenciosamente graças ao controle PWM. O resultado foi o Noctua NF-A20 HS-PWM (PWM de alta velocidade) chromax.black em um atraente design chromax.black totalmente preto.

Com sua velocidade estendida de até 1200 RPM, atinge mais de 40% a mais de vazão e mais de 90% a mais de pressão estática em comparação com a versão PWM regular com 800 RPM. Graças ao controle PWM e uma velocidade mínima de cerca de 400 rpm, os entusiastas silenciosos também não ficarão desapontados.

Isso torna o ventilador o complemento ideal para o recém-lançado MO-RA3 420 para ventiladores Noctua NF-A20. A combinação da estrutura de montagem recém-desenvolvida, uma conexão de parafuso de ventoinha invisível e o MO-RA X-Splitter adequado para ventoinhas Noctua NF-A20, impressiona com uma aparência limpa e desempenho desenfreado.

"Nosso radiador MO-RA3 é um dos produtos mais populares em nosso sortimento. Assim, estávamos procurando uma cooperação com o fabricante premium da Áustria", diz Rico Weber (CEO da WATECOOL), "O NF-A20 HS-PWM chromax .black, que foi customizado especialmente para nossas necessidades, agora mostra o resultado impressionante dessa cooperação."

A Noctua NF-A20 HS-PWM chromax.black já está disponível para pré-encomenda ao preço de 34,95€ na loja WATERCOOLe em breve também estará disponível em revendedores selecionados.

Tenho a ML140 PRO e a Kaze Flex de 14cms.
ML140 é horrorosa de barulhenta até em 1300rpm. Não recomendo. Kaze flex é compra melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho a sickleflow 140mm, ela é barulhenta até em 900-1100 rpm além dela vibrar horrores na horizontal
To pensando seriamente em tira-la e botar minha akasa viper 140mm de novo, já que to sem rgb

Fica ZuuuummmZuuuumZuuuuuuuuuumm, intermitente :limo:

Boa tarde a todos...
Meu novo gabinete O11D EVO chegou e nesse próximo final de semana irei fazer o "transplante" do hardware e minha montagem será com o gabinete no modo invertido (como na foto abaixo)...
São duas dúvidas:
1) Considerando que o ar frio entra, aquece e sobe, pensando no gabinete num sistema de chaminé, seria correto colocar essa FAN traseira (a que aparece aí abaixo na direita da foto) como intake?
2) A GPU em pé (lateral esquerda da foto) estará jogando o ar quente para fora através da tampa lateral do gabinete... nesse caso seria errado instalar fans intake ali atrás da GPU (sim, existe espaço para 3 fans ali), o mais correto seria outtake?

kQzyQxh.jpg

1) Considerando que o ar frio entra, aquece e sobe, pensando no gabinete num sistema de chaminé, seria correto colocar essa FAN traseira (a que aparece aí abaixo na direita da foto) como intake?
A direção natural que o ar vai pouco importa quando vc tem um dispositivo (fan) forçando pra que direção o ar vai então não precisa escolher a direção que vai colocar os fans baseado nisso, dito isso eu também colocaria os fans de baixo e o traseiro como intake e os de cima como exaust.
2) A GPU em pé (lateral esquerda da foto) estará jogando o ar quente para fora através da tampa lateral do gabinete... nesse caso seria errado instalar fans intake ali atrás da GPU (sim, existe espaço para 3 fans ali), o mais correto seria outtake?
Considerando que sua GPU é meio aberta e joga ar quente pra trás eu colocaria como exaust.

Users who are viewing this thread

Voltar