• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Bom galera, eu resolvi criar este tópico para que possamos trocar ideias de como melhorar o fluxo de ar em nossos gabinetes. Eu vou postar alguns modos de como configurar o AirFlow, e tentar explicar ao máximo cada um deles. Conto com a ajuda de todos para que o tópico cresça em informação e não em discussões sem sentido. Irei usar o meu gabinete como modelo para ilustrar os diferentes tipos de configurações de fluxo de ar, e ilustrarei ao máximo com fotos e videos para que consigam ter um bom entendimento.

Primeiramente, o que é fluxo de ar e porque eu deveria me importar com isso? Bom fluxo é uma grandeza física usada para “medir fenômenos de transporte (como transferência de calor e difusão), de uma dada grandeza através de uma superfície”. Então fluxo de ar a capacidade de se medir quanto ar e passado através de uma superfície, ou objeto no nosso caso gabinetes. Digo “ar passado” porque as fan’s não criam ar elas simplesmente empurram ou puxam o ar inerte existente em uma direção específica.


Basicamente existem 3 tipos de configurações de fluxo de ar que realmente vai nos interessar, que são configurações que gerem uma pressão dentro do nosso gabinete. Para quem perdeu as aulas de física pressão é: “O termo utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido”, resumindo a força que o ar exercerá dentro do nosso gabinete. Essa pressão poderá ser Positiva, Negativa ou Neutra.
eu recentemente comprei um kit de 4 fans para o meu gabinete, qual você indica eu colocar? 2 colocando ar para dentro na parte da frente e outros 2 colocando o ar para fora na parte de cima, ou em outra config ?
 
Galera eu ia até pegar esse gabinete EVO mas fiquei meio decepcionado qdo vi este video!

 
eu recentemente comprei um kit de 4 fans para o meu gabinete, qual você indica eu colocar? 2 colocando ar para dentro na parte da frente e outros 2 colocando o ar para fora na parte de cima, ou em outra config ?
3 frontais + 1 traseiro ou 2 frontais (topo e meio), 1 traseiro e 1 topo
 
3 frontais + 1 traseiro ou 2 frontais (topo e meio), 1 traseiro e 1 topo
Nunca testei a 2ª opção, mas a primeira sim, tanto que venho a usando há alguns meses, no meu sistema funciona perfeitamente. No meu caso foi a melhor solução, mantém as peças bem resfriadas e o pc suja muito pouco, nada que um secador e um pincel não resolva, pois é sempre uma fina camada de poeira que acumula, mas leva tempo agora para isso acontecer.
 

Akasa anuncia série de fãs de Alucia SC.



Akasa, lançou recentemente um conjunto de ventoinhas de gabinete na linha de produtos Alucia, somando-se ao Alucia H4. A série Alucia SC vem em tamanhos de 120 mm (SC12) e 140 mm (SC14), o que torna esses ventiladores ótimos para gabinetes de todas as formas e tamanhos. Perfeito para um PC furtivo sem efeitos de iluminação, os ventiladores estão repletos de recursos; nenhum PC pode estar completo sem os ventiladores Alucia SC de alto desempenho da Akasa!

O fator mais importante de uma ventoinha de gabinete é sem dúvida o fluxo de ar - um alto nível do qual pode circular o ar de forma mais eficiente ao redor do gabinete do PC. O Alucia não recua, com o design potente e otimizado da pá do ventilador produzindo 56,3 CFM (SC12) e 84,3 CFM (SC14) de fluxo de ar; isso mostra a incrível eficiência aerodinâmica possível desses ventiladores


LwU2Tts.jpg



NLtfjZP.jpg



sxZY61K.jpg



Uxuldvg.jpg



Então, por que os diferentes tamanhos de ventiladores? O principal fator dependerá do tamanho do seu gabinete e se ele é capaz de permitir uma estrutura de ventoinha de 140 mm. As pás do ventilador deste tamanho são capazes de mover mais ar enquanto giram a uma RPM mais baixa, o que aumenta a eficiência e reduz o ruído. As ventoinhas de 120 mm são uma ótima opção em gabinetes menores, ou se o calor for um problema, coloque três ventoinhas de 120 mm em vez de duas ventoinhas de 140 mm para um fluxo de ar maior nos cantos do gabinete do PC, enquanto sacrifica um pouco mais de ruído.

Estes ventiladores Alucia SC são compostos por uma estrutura de plástico reforçado resistente e as pás do ventilador azul marinho, oceânicas. Um emblema de metal premium da Akasa finaliza a aparência e a sensação de alta qualidade. O material acolchoado é fixado nos cantos da estrutura para amortecer vibrações e ruídos, combinado com a estrutura reforçada, tornam o ventilador uma força forte e silenciosa. Juntamente com o controle PWM, a velocidade do ventilador pode ser mantida no mínimo quando sob cargas leves, permitindo essencialmente uma funcionalidade silenciosa e poderosa. O efeito geral permite que os ventiladores Alucia SC mantenham um fluxo de ar frio sobre os componentes sensíveis ao calor em seu PC.

A série SC também contém a tecnologia HD Bearing, que basicamente usa a rotação do ventilador para distribuir uniformemente a lubrificação. Isso leva a uma rotação mais suave aprimorada, operação extremamente silenciosa e vida útil do ventilador muito melhorada de 40.000 horas.

Preços

O Alucia SC12 (AK-FN117) e o Alucia SC14 (AK-FN118) começam em £12,90/€13,50 e £13,30/€13,95, respectivamente.
 
Bom dia galerinha,

Estou achando que meu processador está esquentando demais, tem momentos que não há processamento algum(cerca de 3%~8%) mas a temperatura sobe para 90ºC repentinamente.
O gabinete é um Lian Li - Lancool II Mesh 2 fans de 140mm na frente jogando o ar para dentro, uma na parte superior retirando o ar quente e outra deitada empurrando o ar para cima, o processador está com um PCYES sangue frio 2 de 240mm na parte superior com as fans retirando o ar quente para cima.

Instalei ghost recon wildlands para testar e a temperatura trava nos 90ºC enquanto eu estiver jogando, algum conselho ou dica?
 
Bom dia galerinha,

Estou achando que meu processador está esquentando demais, tem momentos que não há processamento algum(cerca de 3%~8%) mas a temperatura sobe para 90ºC repentinamente.
O gabinete é um Lian Li - Lancool II Mesh 2 fans de 140mm na frente jogando o ar para dentro, uma na parte superior retirando o ar quente e outra deitada empurrando o ar para cima, o processador está com um PCYES sangue frio 2 de 240mm na parte superior com as fans retirando o ar quente para cima.

Instalei ghost recon wildlands para testar e a temperatura trava nos 90ºC enquanto eu estiver jogando, algum conselho ou dica?
Pasta térmica nova?
Tá bem a instalação? pode ser mal contato no WC.
Bomba tá girando?
Possíveis defeito seriam estes.
 
Bom dia adrena, tenho um Gabinete 011 AIR MINI que acompanha 2 ventoinhas frontais PWM de 140mm (600 - 1200 RPM) e 1 ventoinha traseira PWM de 120mm (600-1500 RPM), também tenho um Deepcool L240T.

Gostaria de saber se as conexões das fans e water cooler abaixo estão corretas para o conjunto 5700G + B550M aorus elite:
1°: Fans do WC conectadas no CPU_FAN (PWM) setadas para velocidade manual.
2°: Bomba do WC 3 pinos conectada no SYS_FAN 1 setada para Full speed (voltage mode)
3° Os 3 coolers do gabinete (2x140mm e 1x120mm) conectados primeiramente no Deepcool hub 4 fans e posteriormente, no SYS_FAN 2 (PWM - velocidade manual).

Estando correto a descrição acima, a outra dúvida é quanto a qual fan "controlar" o SYS_FAN 2. Sei que o primeiro que estiver conectado no deepcool Hub fan será o "controlador" mas não sei se deixo o de 140mm ou o de 120mm, por terem RPM diferentes e também estarem em posições diferentes (respectivamente 2x140mm intake fans e 1x120mm exhaust fan ouuu ainda, a ordem não alteraria o produto e teríamos as fans trabalhando normalmente com seu máximo de RPM caso a temperatura exceda a casa dos 65º ~ 70º. Valeus.
 
Bom dia galerinha,

Estou achando que meu processador está esquentando demais, tem momentos que não há processamento algum(cerca de 3%~8%) mas a temperatura sobe para 90ºC repentinamente.
O gabinete é um Lian Li - Lancool II Mesh 2 fans de 140mm na frente jogando o ar para dentro, uma na parte superior retirando o ar quente e outra deitada empurrando o ar para cima, o processador está com um PCYES sangue frio 2 de 240mm na parte superior com as fans retirando o ar quente para cima.

Instalei ghost recon wildlands para testar e a temperatura trava nos 90ºC enquanto eu estiver jogando, algum conselho ou dica?
Isso parece já que seu processador esta segurando a performance pra manter os 90º que é próximo do limite dele.
Isso ta me parecendo problemas com seu water cooler. Bomba com problema, ou o liquido já esta diminuindo demais o nível, algo do tipo. Pasta térmica também é valido ver, até pra conferir se esta bem montado o bloco no processador. Sua bomba esta ligada em 100%? Vc não tem um aircooler pra fazer um teste no lugar desse WC?
 
Bom dia galerinha,

Estou achando que meu processador está esquentando demais, tem momentos que não há processamento algum(cerca de 3%~8%) mas a temperatura sobe para 90ºC repentinamente.
O gabinete é um Lian Li - Lancool II Mesh 2 fans de 140mm na frente jogando o ar para dentro, uma na parte superior retirando o ar quente e outra deitada empurrando o ar para cima, o processador está com um PCYES sangue frio 2 de 240mm na parte superior com as fans retirando o ar quente para cima.

Instalei ghost recon wildlands para testar e a temperatura trava nos 90ºC enquanto eu estiver jogando, algum conselho ou dica?
Se esse sangue frio tiver mais de 1 ano, recomendo olhar os problemas que ele tem.
Não sei se na V2 usaram anti fungico, porém, na V1 tem um video no youtube mostrando muitos fungos no bloco ocasionando isso ai, problemas na refrigeração.
Mas faz como o rafamonte falou, revisa se ta dando contato, revisa pasta e sempre deixe a bomba em 100%
 
Pessoal, no último ano dei um upgrade no meu pc e infelizmente deixei a refrigeração como a última coisa pra arrumar, por burrice e falta de conhecimento nessa área, meu pc já sobreaqueceu algumas vezes e preciso arrumar a refrigeração urgentemente porém queria alguém que entendesse do assunto pudesse me auxiliar. A minha config é um ryzen 5 3600 com um Gammax 400 v2 e uma 3060 elite no gabinete MT-G600BK da c3tech (que veio com o pc quando comprei). Ficaria muito agradecido se alguém puder me indicar fans e uma boa forma de refrigerar o pc, não tenho necessidade de luzes ou rgb e pretendo trocar o gabinete também.
 
Pessoal, no último ano dei um upgrade no meu pc e infelizmente deixei a refrigeração como a última coisa pra arrumar, por burrice e falta de conhecimento nessa área, meu pc já sobreaqueceu algumas vezes e preciso arrumar a refrigeração urgentemente porém queria alguém que entendesse do assunto pudesse me auxiliar. A minha config é um ryzen 5 3600 com um Gammax 400 v2 e uma 3060 elite no gabinete MT-G600BK da c3tech (que veio com o pc quando comprei). Ficaria muito agradecido se alguém puder me indicar fans e uma boa forma de refrigerar o pc, não tenho necessidade de luzes ou rgb e pretendo trocar o gabinete também.
Quais temps tá chegando em CPU, GPU etc? Já tentou fazer curva de fans ou mudar manualmente? Quantos fans o gabinete tem atualmente e qual a posição deles? E se for trocar o gabinete, qual o orçamento?
 
Quais temps tá chegando em CPU, GPU etc? Já tentou fazer curva de fans ou mudar manualmente? Quantos fans o gabinete tem atualmente e qual a posição deles? E se for trocar o gabinete, qual o orçamento?
Não sei te falar o certo quais as temperaturas pois estou evitando forçar o pc justamente pela falta de refrigeração, mas a cpu já beirou os 95°, gpu ficou entre 60 e 70 por aí. Atualmente tem um frontal colocando ar pra dentro e um superior pra fora, mas são fans que vieram com o gabinete, bem ruins. Orçamento do gabinete em torno de 600,00.
 
Não sei te falar o certo quais as temperaturas pois estou evitando forçar o pc justamente pela falta de refrigeração, mas a cpu já beirou os 95°, gpu ficou entre 60 e 70 por aí. Atualmente tem um frontal colocando ar pra dentro e um superior pra fora, mas são fans que vieram com o gabinete, bem ruins. Orçamento do gabinete em torno de 600,00.
Fica de olho nas temps então, mas GPU 60-70c eh super tranquilo, se quiser reduzir mais que isso faz curva de fans e procura sobre undervolt, CPU 95c com um Gammaxx 400 v2 tem algo errado porque é bem mais que suficiente pra ele, eu remontaria o cooler pra ver se não tá com o plástico ainda, usar uma pasta térmica mediana pelo menos e conferir se a pressão de montagem está correta

Nesse vídeo do Peperaio ele testa o 3600 com o Gammaxx 400 v2 e fica bem abaixo disso e provavelmente não estava na rotação máxima ainda, isso que ele testa em temp ambiente de 32c~ que é bem legal considerando que é próximo da temp ambiente de muita gente por aqui (ao contrário de reviews gringos em 21c~)




Desconfio que seja algo errado na montagem do cooler ou não ter pasta térmica suficiente e provavelmente nem precisaria trocar gabinete, no máximo botar uns fans extra se não resolver o cooler
 
Última edição:
Galera eu ia até pegar esse gabinete EVO mas fiquei meio decepcionado qdo vi este video!


O cara é um animal irracional, colocou o radiador abaixo no eixo de atuação da bomba... não manja nada, só sabe fazer video bonitinho... é um estúpido, na realidade!
 
O cara é um animal irracional, colocou o radiador abaixo no eixo de atuação da bomba... não manja nada, só sabe fazer video bonitinho... é um estúpido, na realidade!
Lá pelos 15:30 de vídeo ele explica o motivo de ter feito isso, e ainda reforça que não é o jeito ideal.

Link no tempo:
 
Pessoal, troquei o gabinete por um montech 100 argb branco e to querendo uma recomendacao de 2 fans brancos argb para colocar na parte de cima, quais vocês recomendam?
 
E rgb de boa qualidade? Eu vi esses rise, vou dar uma olhada sobre eles, particularmente não conheço! Acho que vou deixar o cooler masters aqui por enquanto rs
Pra usar no gabinete não vai precisar mais que isso, tem fluxo e ruído médio!
 
Pessoal, voltando só pra dar um feedback ai para galera que ajudou nas dicas.

Eu pedi umas dicas pra refrigerar meu pc, um i7 12700k refrigerado por um Corsair H150i, uma RTX 3080 12GB da Pallit, dentro do Corsair 500D (versão normal, sem ser airflow) e vcs me ajudaram com o setup. Antes eu tava rodando em FULL HD e a placa de vídeo batendo 85ºC. Tava só com os 2 fans que vem no gabinete e o exaustor (com 3 fans) na direita jogando ar pra dentro.

Agora deixei com 3x Scythe Kaze Flex de 120mm na frente, jogando ar pra dentro, 2x Scythe Kaze Flex de 140mm de exaustor em cima, jogando ar pra fora, e os fans do H150i na lateral direita, fazendo pull, jogando ar pra dentro com o radiador. Além de tudo eu fiz um undervolt na GPU pra 825MV e deixei o clock em 1850MHz. A queda de temperatura foi absurda. O pico mais alto que eu consegui foi 71ºC em dia quente rodando AC Odyssey no Ultra+ em QHD. Hoje eu jogo Red Dead Redemption 2 com tranquilidade no ultra QHD e a GPU fica entre 67-70 ºC em 2 horas de jogo. Nos benchs do Heaven Benchmark Essa configuração perde 1 a 2 FPS e depois de meia hora bate no max 69ºC. Com 850Mv e 1900Mhz foi que eu encontrei o melhor FPS e a temp fica na casa dos 73ºC. A maioria das coisas que eu jogo ela fica no 61-64ºC. Já tem quase 1 mês que to rodando assim sem problema nenhum.

Ajustei a curva dos 5 fans tb pela temperatura da GPU.

O gabinete segue com todas as tampas de metal que vem nele. Só tirei o filtro dos fans do topo, pois estão de exaustores.

Obrigado ai ao pessoal do Fórum. Principalmente pela dica do Undervolt, valiosa! Para quem quiser abaixar as temps é sucesso.
 
meus caros, essa borrachas anti vibração, onde vocês compram? se é que vende separado
 
meus caros, essa borrachas anti vibração, onde vocês compram? se é que vende separado
WAZ e suas subsidiárias(M.L., Amazon) no AliExpress não está valendo a pena.
Várias cores.
 
Pessoal, troquei o gabinete por um montech 100 argb branco e to querendo uma recomendacao de 2 fans brancos argb para colocar na parte de cima, quais vocês recomendam?
Eu entrei no site da Terabyte, coloquei esse Montech Air 100 branco no carrinho e na hora de fechar deu fora de estoque... certeza que foi vc que roubou o meu kkkkk
 
Pessoal, troquei o gabinete por um montech 100 argb branco e to querendo uma recomendacao de 2 fans brancos argb para colocar na parte de cima, quais vocês recomendam?

Dá uma olhada nas Cooler Master Sickleflow. Tenho delas, mas na cor preta, e me surpreendi com o fluxo de ar, pressão e ruído. Creio que em relação às brancas muda só a cor. Não são as mais baratas, mas a meu ver valem cada centavo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo