• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

São temperaturas tranquilas ainda, gabinete é algo que não dá pra estimar sem testar na prática então o que eu recomendaria é: teste por 30min~ o gabinete da forma como está, depois remover o painel frontal (se possível) e testar mais 30 min pra ver se tem diferença perceptível nas temperaturas, e depois remover o painel lateral e testar por mais 30 minutos, e de preferência subir o rpm dos fans (frontais + exhaust) um pouco caso use uma curva muito conservadora, dessa forma daria pra ter uma ideia se o painel frontal e/ou lateral afetam consideravelmente nas temps no seu caso
Tinha esquecido de responder. Eu até faria os testes, mas nenhum gabinete vai ser totalmente aberta frontal ou lateralmente, acredito que vou ter uma melhora sim se trocar por um com abertura na parte superior, mas nao a ponto de valer um grande investimento agora, como as temps estão tranquilas como voce citou, vou manter assim. Obrigado pela resposta.
 
Tinha esquecido de responder. Eu até faria os testes, mas nenhum gabinete vai ser totalmente aberta frontal ou lateralmente, acredito que vou ter uma melhora sim se trocar por um com abertura na parte superior, mas nao a ponto de valer um grande investimento agora, como as temps estão tranquilas como voce citou, vou manter assim. Obrigado pela resposta.
Nenhum vai ser 100% aberto dessa forma mas é a única forma prática de testar o quão restritivos são os painéis de um gabinete, alguns gabinetes mesh tem 0 ou quase 0 diferença removendo o painel frontal por exemplo, e alguns gabinetes mais fechados tem uma melhora bem grande, vou deixar uns prints do Lancool II stock (frente fechada) vs o Lancool II Mesh como exemplo, creio que a diferença entre eles é apenas a frente do gabinete (usando o teste standard como referência), deve ter alguns outros gabinetes de exemplo pra comparar no GN também (Corsair Solid vs Airflow talvez)
Na CPU, 52,8c/standard Lancool II vs 43,2c/standard no Lancool II Mesh
HuhFhap.png


Na GPU, 57,4c/standard no Lancool II vs 47,4c no Lancool II Mesh
i8QqEC2.png


Lancool II Mesh stock vs sem front panel praticamente a mesma coisa, sem melhoras perceptíveis
Lancool II stock vs sem front panel queda de 7c na CPU

R22FTQt.png


Lancool II Mesh diferença de 2c~ com vs sem front panel, e mais uma queda discreta com fan em cima da fonte jogando ar na GPU
Lancool II stock diferença de 6c~ sem front panel

JHHQoeD.png

Então como varia bastante de setup e gabinete o que costumo recomendar é testar pra saber com vs sem o painel frontal pra saber se segura muito o airflow, e o lateral/topo recomendo por último por desencargo de consciência só, aqui eu deixo o topo do gabinete tampado pra minha gata não subir mas já testei aberto e não mudou nada, mas talvez se eu tivesse uma CPU de 200w e uma GPU de >350w fosse diferente e por aí vai, de qualquer forma mesmo que possa dar uma reduzida aí está longe de ser preocupante mesmo, mas caso bata a curiosidade alguma hora aí é jogo rápido de testar
 
Última edição:
deve ter alguns outros gabinetes de exemplo pra comparar no GN também (Corsair Solid vs Airflow talvez)
Caso eu venha a trocar daqui a alguns meses (vou ficar de olho na Black Friday) quais os melhores gabinetes air flow que voce recomendaria até 1k?
 
Caso eu venha a trocar daqui a alguns meses (vou ficar de olho na Black Friday) quais os melhores gabinetes air flow que voce recomendaria até 1k?
Não conheço muitas opções de gabinete aqui porque não acompanho quase nada, mas algumas opções de cabeça são os Lancool 215 e Lancool II Mesh (Performance ou RGB), Corsair 4000D Airflow e Redragon Demolisher, todos gabinetes ATX e com altura/comprimento pra qualquer AC ou GPU se não estou enganado, o 215 está nessa faixa de 700~ direto e o Demolisher está nos 630 faz um tempinho mas costumava vender por 800~ se não me engano, e vem sem nenhum fan, nos Lian Li dá pra rodar com os fans stock e boa (pensando em custo total), gostaria de ver o II Mesh um pouquinho mais em conta (está 900-950 quase sempre) mas pelo que vi subiu lá fora também
 
Não conheço muitas opções de gabinete aqui porque não acompanho quase nada, mas algumas opções de cabeça são os Lancool 215 e Lancool II Mesh (Performance ou RGB), Corsair 4000D Airflow e Redragon Demolisher, todos gabinetes ATX e com altura/comprimento pra qualquer AC ou GPU se não estou enganado, o 215 está nessa faixa de 700~ direto e o Demolisher está nos 630 faz um tempinho mas costumava vender por 800~ se não me engano, e vem sem nenhum fan, nos Lian Li dá pra rodar com os fans stock e boa (pensando em custo total), gostaria de ver o II Mesh um pouquinho mais em conta (está 900-950 quase sempre) mas pelo que vi subiu lá fora também
Vlw pela ajuda, vou dar uma conferida neles e ficar monitorando.
 
Sei que filtro de poeira prejudica muito o fluxo de ar em certos gabinetes, mas eu não abro mão de utilizá-los. Hoje, creio que tem mais de 4 ou 5 meses que fiz uma limpeza no pc, uso um Gadit X. Ele vem com filtro superior e inferior, mas não na parte frontal, mas comprei um filtro frontal, 36x12.

A limpeza foi rápida, demorei um pouco pois aproveitei pra reorganizar os cabos, que ficaram bem melhores agora. Algo que ajuda e muito foi o fluxo que escolhi, pressão positiva, aliás, no gadit foi a melhor combinação que encontrei pra manter o gabinete ventilado e limpo: 3 fans frontais puxando ar frio e a traseira como exaustor. Então que tem dúvidas em utilizar filtro de poeira, sim, eles valem muito a pena, mesmo que sacrifique um pouco a ventilação, mas só manter o pc quase limpo compensa demais. Agora só daqui 4 ou 5 meses faço outra limpeza, e o fluxo de ar continua bom.
 
Sei que filtro de poeira prejudica muito o fluxo de ar em certos gabinetes, mas eu não abro mão de utilizá-los. Hoje, creio que tem mais de 4 ou 5 meses que fiz uma limpeza no pc, uso um Gadit X. Ele vem com filtro superior e inferior, mas não na parte frontal, mas comprei um filtro frontal, 36x12.

A limpeza foi rápida, demorei um pouco pois aproveitei pra reorganizar os cabos, que ficaram bem melhores agora. Algo que ajuda e muito foi o fluxo que escolhi, pressão positiva, aliás, no gadit foi a melhor combinação que encontrei pra manter o gabinete ventilado e limpo: 3 fans frontais puxando ar frio e a traseira como exaustor. Então que tem dúvidas em utilizar filtro de poeira, sim, eles valem muito a pena, mesmo que sacrifique um pouco a ventilação, mas só manter o pc quase limpo compensa demais. Agora só daqui 4 ou 5 meses faço outra limpeza, e o fluxo de ar continua bom.
eu te entendo, eu tenho um gabinete cougar mx300 (gabinete de 6 anos atrás), que tem espuma mais filtro de poeira frontal, realmente sacrifica umpouco o fluxo de ar, mas meu gabinete dentro é bem limpo. uma pena que só consigo ligar 2 fan na frente
eu removo o filtro magnético do topo do gabinete quando estou jogando, pois os 2 Fan do topo jogam o ar pra fora.

Obs: no insta as vezes me mostra vídeos de pcs, e vejo muita coisa errada, principalmente watercooler em que a bomba fica mais alta que o radiador. também já vi até o fan traseiro jogando ar pra dentro
 
Última edição:
eu te entendo, eu tenho um gabinete cougar mx300 (gabinete de 6 anos atrás), que tem espuma mais filtro de poeira frontal, realmente sacrifica umpouco o fluxo de ar, mas meu gabinete dentro é bem limpo. uma pena que só consigo ligar 2 fan na frente
eu removo o filtro magnético do topo do gabinete quando estou jogando, pois os 2 Fan do topo jogam o ar pra fora.

Obs: no insta as vezes me mostra vídeos de pcs, e vejo muita coisa errada, principalmente watercooler em que a bomba fica mais alta que o radiador. também já vi até o fan traseiro jogando ar pra dentro
Já tentei usar fans na parte superior, mas noto que diminui pouca coisa na temperatura aqui, em contrapartida, suja muito internamente, notei também que com fans na parte superior, o vrm da placa mãe esquentava, por isso deixei de lado, mantenho apenas o filtro de poeira para o ar frio que vem da fan frontal não ser exaurido totalmente.

Agora a pouco dei uma melhorada no fluxo, usava como suporte para vga aqueles rolos de linha para máquina de costura, tirei ele e fiz um suporte caseiro com lápis, como o Vitor Cândido ensinou no canal dele, ficou bem legal, aumentou o fluxo de ar para a vga, pois o rolo de linha bloqueava um pouco o ar dela. Ia usar dois lápis, mas um foi o suficiente, tanto o lado dos espelhos traseiros e o lado do conector de energia da vga estão na mesma altura, ficou do jeito que eu queria :joia:
 
Já tentei usar fans na parte superior, mas noto que diminui pouca coisa na temperatura aqui, em contrapartida, suja muito internamente, notei também que com fans na parte superior, o vrm da placa mãe esquentava, por isso deixei de lado, mantenho apenas o filtro de poeira para o ar frio que vem da fan frontal não ser exaurido totalmente.

Agora a pouco dei uma melhorada no fluxo, usava como suporte para vga aqueles rolos de linha para máquina de costura, tirei ele e fiz um suporte caseiro com lápis, como o Vitor Cândido ensinou no canal dele, ficou bem legal, aumentou o fluxo de ar para a vga, pois o rolo de linha bloqueava um pouco o ar dela. Ia usar dois lápis, mas um foi o suficiente, tanto o lado dos espelhos traseiros e o lado do conector de energia da vga estão na mesma altura, ficou do jeito que eu queria :joia:
Manda uma foto ae pra gente
 
Manda uma foto ae pra gente
Aqui a foto de como ficou o suporte, mas não ligue pra fan "andaime" ali, estou fazendo uns testes ali, é bizarro, eu sei 🤣, mas ela derrubou quase 15º da temperatura do chipset, por enquanto tá valendo, mesmo ficando feio pra caramba :bwahaha:

 
Última edição:

Antec lança o ventilador de caixa eficiente Storm 120.


A Antec Inc., fornecedora líder de componentes e acessórios de computador de alto desempenho para jogos, atualização de PC e mercado faça você mesmo, apresenta um novo ventilador de gabinete altamente eficiente chamado Storm. A caixa apresenta uma estrutura em espiral para melhor fluxo de ar, rolamentos fluidodinâmicos para uma operação suave e silenciosa e uma opção de corrente em margarida PWM para adicionar mais resfriamento quando necessário. Storm está agora disponível comercialmente a partir de 14,80€ (preço de venda sugerido incluindo IVA).

A ventoinha PWM mede 120 mm x 120 mm x 25 mm e opera a uma velocidade de 600 - 2000 RPM. Os rolamentos fluidodinâmicos garantem um baixo ruído do ventilador e um incrível desempenho de resfriamento, tudo com uma longa vida útil de 80.000 horas. Storm oferece um fluxo de ar máximo de 66,56 CFM e atinge uma pressão de ar máxima de 2,7 mm H₂O.


vFsfD7Q.jpg



oci2MKo.jpg



qjx4dxv.jpg



1bEGqHr.jpg



O novo ventilador Storm é feito de uma estrutura de plástico resistente e também possui almofadas antivibração para manter o ruído baixo, mesmo quando o sistema está em alta. Juntamente com o controle PWM, a velocidade do ventilador pode ser mantida no mínimo quando sob cargas leves, permitindo essencialmente uma funcionalidade silenciosa e poderosa. O efeito geral permite que os ventiladores Antec Storm mantenham um fluxo de ar frio sobre os componentes sensíveis ao calor em seu PC. Os cabos da Storm são cobertos por fios trançados para longevidade extra e estética premium.

O Ventilador Storm vem em pacotes de um, dois, três ou cinco ventiladores e vem com garantia de 3 anos.
 

GELID anuncia os fãs de Gale e Gale Extreme.​


A Gelid Solutions tem o prazer de apresentar o "The Ultimate Mining Fan" GALE e GALE EXTREME, projetados para maximizar os recursos de resfriamento combinando tecnologias modernas com hardware excepcional, a série Gale procura competir com todos os seus concorrentes. Ambos os ventiladores de alto desempenho contêm um sistema de rolamento de esferas duplo juntamente com um impulsor otimizado para melhorar a confiabilidade e o fluxo de ar. Além disso, uma grade do ventilador pré-instalada é adicionada para evitar danos às pás do ventilador. Suas especificações impressionantes são dignas de qualquer minerador que valoriza a eficiência para experimentá-lo.

GALE: Vem com um fluxo de ar máximo de 110 (CFM) para refrigeração, corrente máxima do ventilador de 0,55 (A) com um conector de ventilador de PWM de 4 pinos, nível de ruído máximo de 45 (dBA) também com consumo de energia de no máximo. 7 (W), pressão estática de 12 (mmH2O) e velocidade do ventilador de 500 - 3500 (RPM). GALE EXTREME: Vem com um fluxo de ar máximo de 195 (CFM) para resfriamento máximo, corrente máxima do ventilador de 2,8 (A) com um conector de ventilador de 4 pinos PWM, nível de ruído máximo de 60 (dBA) também com consumo de energia de no máximo. 33,6 (W), pressão estática de 24 (mm H₂O) e velocidade do ventilador de 500 - 6000 (RPM).


KKjrgt6.jpg



ibyspVn.jpg



3lV0NAJ.jpg



gwwwQIe.jpg



PHG2XIQ.jpg



"O GALE foi projetado especificamente para mineração de GPU, enquanto o GALE Extreme é configurado especificamente para mineradores ASIC", disse Gebhard Scherrer, diretor de vendas da GELID Solutions Ltd.

Preços
  • A GALE tem um preço sugerido de 20 USD ou 20 Euros
  • GALE EXTREME tem um preço sugerido de 24 USD ou 24 Euros
Para obter mais informações, visite as páginas do produto GALE Extreme e GALE .
 

GELID anuncia os fãs de Gale e Gale Extreme.​


A Gelid Solutions tem o prazer de apresentar o "The Ultimate Mining Fan" GALE e GALE EXTREME, projetados para maximizar os recursos de resfriamento combinando tecnologias modernas com hardware excepcional, a série Gale procura competir com todos os seus concorrentes. Ambos os ventiladores de alto desempenho contêm um sistema de rolamento de esferas duplo juntamente com um impulsor otimizado para melhorar a confiabilidade e o fluxo de ar. Além disso, uma grade do ventilador pré-instalada é adicionada para evitar danos às pás do ventilador. Suas especificações impressionantes são dignas de qualquer minerador que valoriza a eficiência para experimentá-lo.

GALE: Vem com um fluxo de ar máximo de 110 (CFM) para refrigeração, corrente máxima do ventilador de 0,55 (A) com um conector de ventilador de PWM de 4 pinos, nível de ruído máximo de 45 (dBA) também com consumo de energia de no máximo. 7 (W), pressão estática de 12 (mmH2O) e velocidade do ventilador de 500 - 3500 (RPM). GALE EXTREME: Vem com um fluxo de ar máximo de 195 (CFM) para resfriamento máximo, corrente máxima do ventilador de 2,8 (A) com um conector de ventilador de 4 pinos PWM, nível de ruído máximo de 60 (dBA) também com consumo de energia de no máximo. 33,6 (W), pressão estática de 24 (mm H₂O) e velocidade do ventilador de 500 - 6000 (RPM).


KKjrgt6.jpg



ibyspVn.jpg



3lV0NAJ.jpg



gwwwQIe.jpg



PHG2XIQ.jpg



"O GALE foi projetado especificamente para mineração de GPU, enquanto o GALE Extreme é configurado especificamente para mineradores ASIC", disse Gebhard Scherrer, diretor de vendas da GELID Solutions Ltd.

Preços
  • A GALE tem um preço sugerido de 20 USD ou 20 Euros
  • GALE EXTREME tem um preço sugerido de 24 USD ou 24 Euros
Para obter mais informações, visite as páginas do produto GALE Extreme e GALE .
Eita po**a, 12 mmH2O de pressão estática, vale muito a pena comprar uma fan dessas, resfriamento não seria problema.
 
CFM alto também ''110'' deve refrigerar bem tanto a CPU como o gabinete em geral!
Concordo, agora valeria a pena comprar gabinetes do tipo o macube 110, da deepcool, pois mesmo ele tendo apenas entrada de ar lateral na parte frontal, com uma fan dessa não seria problema, vide ela ter uma pressão estática grande.
 
Recomendação de fan pra trocar as do gammax 400 pro, de preferência com bom cfm e fluxo de ar, queria as air blaze 120r argb, mas estão sem estoque no momento
 
Pessoal, onde acho parafusos pra fazer push/pull nas fans? No gadit x, da pra fazer push/pull, dá pra usar ao todo 6 fans, mas pretendo fazer push/pull apenas na fan que fica em frente aos hds e vga.

Qual o tipo de parafuso indicado para isso? Acho mais daqueles para radiador, mas não ajudaria no meu caso, pois quero um que passe da primeira fan e consiga parafusar a outra, que fique bem fixo. Creio que um de 4 ou 5cm talvez funcione, mas onde acho kits a venda de parafusos desse tipo?
 

DATA anuncia os fãs XPG HURRICANE ARGB PWM.


ADATA XPG, um fornecedor de sistemas, componentes e periféricos em rápido crescimento para jogadores, profissionais de esports e entusiastas de tecnologia, anunciou hoje seus novos ventiladores HURRICANE ARGB PWM. Esta nova linha vem em tamanhos de 120 mm e 140 mm e foi construída para usuários que exigem desempenho de refrigeração superior sem abrir mão da estética e sem compromissos.

A XPG fez grandes avanços no desenvolvimento de seu portfólio de refrigeração com refrigeradores líquidos AIO e a série de ventoinhas XPG VENTO líder de mercado, culminando com o topo de linha XPG VENTO PRO. Hoje, a XPG tem o orgulho de anunciar a adição de uma nova família de ventoinhas de resfriamento de alto desempenho, denominada XPG HURRICANE.


5kCeG8i.jpg



Com ventoinhas de até 2.000 e 1.800 RPM, respectivamente, os modelos de 120 mm e 140 mm podem gerar um ambiente de fluxo de ar otimizado que é muito mais frio e eficiente do que os produtos concorrentes da mesma categoria, mantendo os valores de pressão estática altos. O rolamento fluido dinâmico (FDB) oferece uma operação mais suave, proporcionando resfriamento otimizado, menos ruído, menor consumo de energia e uma vida útil mais longa. Da mesma forma, o layout de LED de anel duplo oferece um efeito de iluminação fascinante com personalização total de ARGB, atingindo o equilíbrio perfeito entre eficiência de resfriamento e valor estético.

Design patenteado da pá do ventilador
As pás do ventilador XPG HURRICANE usam um design patenteado de camada dupla para obter o máximo desempenho de resfriamento. A lâmina principal e a lâmina de reforço trabalham em conjunto para melhorar o fluxo de ar e a pressão estática, minimizando a resistência ao vento. Isso permite que o ventilador forneça resultados de resfriamento superiores, ao mesmo tempo em que mantém o ruído baixo.

Design PWM de 4 pinos com capacidade Daisy-Chain
Os ventiladores XPG HURRICANE oferecem um nível de controle não visto anteriormente nos ventiladores XPG. Por meio da Modulação por Largura de Pulso (PWM), esses modelos monitoram a temperatura do sistema em tempo real e ajustam a velocidade do ventilador de forma suave e contínua. Isso também permite que o ventilador permaneça desligado em temperaturas mais baixas, reduzindo ainda mais o ruído e a degradação a longo prazo. As ventoinhas XPG HURRICANE também são compatíveis com a maioria dos principais aplicativos de software ARGB da placa-mãe para personalizar facilmente as configurações ARGB e sincronizar várias ventoinhas encadeadas. Ou você pode personalizar os ventiladores diretamente com o software de personalização de produtos da XPG, XPG PRIME.

Para obter mais informações, visite as páginas do produto XPG HURRICANE ARGB 120 mm PWM Fan e XPG HURRICANE ARGB 140 mm PWM Fan .
 
Pessoal, onde acho parafusos pra fazer push/pull nas fans? No gadit x, da pra fazer push/pull, dá pra usar ao todo 6 fans, mas pretendo fazer push/pull apenas na fan que fica em frente aos hds e vga.

Qual o tipo de parafuso indicado para isso? Acho mais daqueles para radiador, mas não ajudaria no meu caso, pois quero um que passe da primeira fan e consiga parafusar a outra, que fique bem fixo. Creio que um de 4 ou 5cm talvez funcione, mas onde acho kits a venda de parafusos desse tipo?

Cara... tire 1 parafuso do que veio do seu AIO e leva em uma casa de ferragens que vao vender outro igual.

Dependendo do fabricante, tem radiador que vem com rosca para parafuso de 3 ou 4 mm. Então procure por M3 ou M4 x 30mm. Aqui tenho radiadores com essas duas medidas.
 
Cara... tire 1 parafuso do que veio do seu AIO e leva em uma casa de ferragens que vao vender outro igual.

Dependendo do fabricante, tem radiador que vem com rosca para parafuso de 3 ou 4 mm. Então procure por M3 ou M4 x 30mm. Aqui tenho radiadores com essas duas medidas.
Era essas informações que também estava a procura, vai ajudar na busca, valeu pela dica amigo. Vou ver se encontro do tipo que vem com roscas, pois são mais fáceis para manutenção das fans, na hora de removê-las.
 
Era essas informações que também estava a procura, vai ajudar na busca, valeu pela dica amigo. Vou ver se encontro do tipo que vem com roscas, pois são mais fáceis para manutenção das fans, na hora de removê-las.
É mais fácil tu levar em casa de parafusos que certamente deve conseguir, esses tempo estava precisando dos parafusos do H100 e levei apenas uma amostra na loja e tinha quase idêntico.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo