[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

A REDRAGON acabou de lançar no Brasil, em parceria com a LIAN LI, as UNI FAN SL120 REDRAGON SPEC.

São exatamente as mesmas UNI FAN SL120 V1 que agora vem com um adesivo da REDRAGON no eixo da FAN. Apenas opção de compra do KIT c/3 + controladora e nas cores branca ou preta.

A grande vantagem dessa parceria é o preço, pois enquanto o KIT c/3 das UNI FAN SL120 custa mais de 600,00 esse KIT c/3 + controladora da REDRAGON curta em torno de 360,00 a 400,00.

Para quem quer usar essas FANS pela estética ou pela qualidade (e tem muita), chegou a oportunidade.

UNI FAN SL120 REDRAGON SPEC

Mais terá reversa também redragon ???
Terá de ?140mm

No site só fala de 120mm e nada de reversa, sendo que a V1 nunca possuiu a reversa, apenas a V2
hummmmmmmmmmmmmm

parece que foi um jeito da lian li para desovar o estoque encalhado isso sim

hummmmmmmmmmmmmm

parece que foi um jeito da lian li para desovar o estoque encalhado isso sim
Sim, como eu já tinha da V1 e me faltavam algumas, que eu estava procurando e não encontrava por menos de 700,00 usadas (🤦🏻‍♂️😒), peguei essas da Redragon e fechei o setup agora, tudo igualzinho, mas paguei metade do preço nelas novas

Sim, como eu já tinha da V1 e me faltavam algumas, que eu estava procurando e não encontrava por menos de 700,00 usadas (🤦🏻‍♂️😒), peguei essas da Redragon e fechei o setup agora, tudo igualzinho, mas paguei metade do preço nelas novas
no site da redragon ??

DeepCool apresenta série de ventiladores FT na CES
DeepCool revelou uma nova série de ventiladores de resfriamento na CES 2024 – uma seleção intrigante de modelos inclui as ofertas de alto desempenho FT12 e FT14. Os engenheiros da empresa projetaram-nas para serem soluções de resfriamento de baixo ruído e com excelentes credenciais de durabilidade. Seus modelos mais recentes de 120 mm e 140 mm apresentam potentes motores de controle de circuito fechado FOC trifásicos, 10 pólos e 12 slots com ímãs MQ e verdadeiros rolamentos fluidodinâmicos de alta qualidade. A DeepCool faz questão de destacar especificações impressionantes – ou seja, (até) 80.000 horas de operação e um período de garantia limitada de 5 anos.

O desempenho do fluxo de ar do FT12 é avaliado em no máximo 79 CFM. De acordo com a folha de especificações exposta na CES, o FT12 tem pressão estática avaliada em 4,2 mm/H20, enquanto seu nível de ruído foi medido em torno de 29,9 dB(A). O fluxo de ar do F14 também fica em 79 CFM, a pressão estática é de 3,6 mm/H20 e o nível de ruído está similarmente em torno da marca de 29,9 dB(A). DeepCool resume que os ventiladores FT de tamanho padrão são potentes, silenciosos e duráveis. As opções de cores preto ou branco estiveram expostas no estande da empresa.

k8v6FMF.jpg

nEwzUBF.jpg

O FT9 SLIM e o FT12 SLIM são projetados para entusiastas que procuram soluções de resfriamento de baixo perfil - principalmente com "situações de CPU e radiador onde o espaço livre é escasso". A linha FT mais fina ainda oferece alto desempenho em um design de ventilador PWM aerodinâmico de perfil fino com excelente poder de resfriamento e operação silenciosa. Isto é conseguido através de combinações de motores de controle de circuito fechado FOC trifásicos e de 6 pólos eficientes com ímã MQ, rolamentos fluidodinâmicos (que são visíveis através de uma janela) com LEDs emissores de luz sutis, além da presença de choque completo. absorvendo cantos de amortecimento de vibração de borracha.

gOdYGXA.jpg

Ov1wLbm.jpg

sM0wUa7.jpg

DeepCool especifica que os modelos FT SLIM vêm com garantia limitada de 3 anos.

FT9 Fino
  • Fluxo de ar: 31,18 CFM
  • Pressão Estática: 4,8 mm/H20
  • Nível de ruído: <31 dB(A)
FT12 SLIM
  • Fluxo de ar: 58,9 CFM
  • Pressão Estática: 2,42 mm/H20
  • Nível de ruído: 32,2 dB(A)
Fonte: DeepCool

Mais um fabricante com fans >25mm

E a Noctua permanece dormindo em berço esplêndido
Tá difícil de lançar os 25mm já, até pra lançar em outra cor já é uma luta, até parei de acompanhar os roadmaps que postava lá no thread da Noctua :bem: Next-gen NH-D15 e 140mm fan de Q4 2021 pra Q2 2024 e vai saber se sai esse ano ou não, fans brancos acho que até tiraram do roadmap por enquanto, desk fan também foi com deus

E sobre esse fan da Hyte... THICC: Technology Harnessing Innovative Chonk for Cooling :haha:

DeepCool apresenta série de ventiladores FT na CES
DeepCool revelou uma nova série de ventiladores de resfriamento na CES 2024 – uma seleção intrigante de modelos inclui as ofertas de alto desempenho FT12 e FT14. Os engenheiros da empresa projetaram-nas para serem soluções de resfriamento de baixo ruído e com excelentes credenciais de durabilidade. Seus modelos mais recentes de 120 mm e 140 mm apresentam potentes motores de controle de circuito fechado FOC trifásicos, 10 pólos e 12 slots com ímãs MQ e verdadeiros rolamentos fluidodinâmicos de alta qualidade. A DeepCool faz questão de destacar especificações impressionantes – ou seja, (até) 80.000 horas de operação e um período de garantia limitada de 5 anos.

O desempenho do fluxo de ar do FT12 é avaliado em no máximo 79 CFM. De acordo com a folha de especificações exposta na CES, o FT12 tem pressão estática avaliada em 4,2 mm/H20, enquanto seu nível de ruído foi medido em torno de 29,9 dB(A). O fluxo de ar do F14 também fica em 79 CFM, a pressão estática é de 3,6 mm/H20 e o nível de ruído está similarmente em torno da marca de 29,9 dB(A). DeepCool resume que os ventiladores FT de tamanho padrão são potentes, silenciosos e duráveis. As opções de cores preto ou branco estiveram expostas no estande da empresa.

k8v6FMF.jpg

nEwzUBF.jpg

O FT9 SLIM e o FT12 SLIM são projetados para entusiastas que procuram soluções de resfriamento de baixo perfil - principalmente com "situações de CPU e radiador onde o espaço livre é escasso". A linha FT mais fina ainda oferece alto desempenho em um design de ventilador PWM aerodinâmico de perfil fino com excelente poder de resfriamento e operação silenciosa. Isto é conseguido através de combinações de motores de controle de circuito fechado FOC trifásicos e de 6 pólos eficientes com ímã MQ, rolamentos fluidodinâmicos (que são visíveis através de uma janela) com LEDs emissores de luz sutis, além da presença de choque completo. absorvendo cantos de amortecimento de vibração de borracha.

gOdYGXA.jpg

Ov1wLbm.jpg

sM0wUa7.jpg

DeepCool especifica que os modelos FT SLIM vêm com garantia limitada de 3 anos.

FT9 Fino
  • Fluxo de ar: 31,18 CFM
  • Pressão Estática: 4,8 mm/H20
  • Nível de ruído: <31 dB(A)
FT12 SLIM
  • Fluxo de ar: 58,9 CFM
  • Pressão Estática: 2,42 mm/H20
  • Nível de ruído: 32,2 dB(A)
Fonte: DeepCool
Essas FAN ficaram legais, parece um "Reator Arc" (do Homem-de-Ferro) no centro delas...

Essas fans da lian li são muito lixo

Não tenho nem 1 ano com o lancool 216 e as fans de 16 estão vibrando demais a ponto de passar para a mesa, eu ligo e ela já fica vibrando o gabinete de leve, se aumentar acima de 60% além do ruído, começa a vibrar demais tudo.
Chega a fazer barulho a vibração

Essas fans da lian li são muito lixo

Não tenho nem 1 ano com o lancool 216 e as fans de 16 estão vibrando demais a ponto de passar para a mesa, eu ligo e ela já fica vibrando o gabinete de leve, se aumentar acima de 60% além do ruído, começa a vibrar demais tudo.
Chega a fazer barulho a vibração
Fan que vem em gabinete não recomendo (exceto Corsair e alguns Cooler Master)... quando peguei o Lancool a primeira coisa que fiz foi tirar os fans originais e colocar esses SL120... pode reparar que todos os youtubers que fazem testes de performance trocam sempre as fans originais por outras de maior desempenho.
Tem gente que não entende que nem só de AirFlow e Pressure se fazem boas fans. Já vieram me falar: "nossa vc pagou tudo isso numa fan com 58 de CFM, a que eu comprei tem 78 de CFM"... mas aí passam uns dias e as "excelentes"fans de 78 CFM dele não dão conta de baixar a temperatura do sistema e as minhas sim... primeiro pq as que ele comprou nem deve ter realmente esse CFM informado, segundo que o projeto delas deve fazer vento "espalhado" e não "concentrado"... tem que largar mão de comprar lixo chinês e comprar coisa boa, mesmo que seja chinês...

Ventiladores e coolers CORSAIR na CES 2024: Air A115, AF120 MAX Thick e ventiladores da série RX
A CORSAIR na 2024 International CES revelou três novos produtos de refrigeração a ar; o cooler de ar para CPU A115, as ventoinhas AF120 MAX e as ventoinhas da série RX. Começamos nosso tour com o AF120 MAX. Essas ventoinhas de 120 mm vêm com espessura de 30 mm, acima do padrão da indústria de 25 mm. Este aumento de 5 mm permite um impulsor significativamente maior, o que resulta numa pressão estática de 4,14 mm H₂O à sua velocidade máxima de 2.000 RPM. A empresa ainda não divulgou seus números de fluxo de ar e ruído. Também está planejando ventoinhas grossas no tamanho de 140 mm. O ventilador é recomendado para aplicações como radiadores de refrigeração líquida, onde a alta pressão estática é útil. A seguir vem a Série RX, um conjunto de ventoinhas de gama média que vêm em variantes RGB e não RGB e em tamanhos de 120 mm e 140 mm. Os RGB suportam iCUE Link.

A principal atração é o novo cooler de ar para CPU A115. Este é um cooler para CPU tipo D (dual fin-stack) topo de linha, que usa seis heatpipes de cobre de 6 mm de espessura que fazem contato indireto com o CPU através de uma base de cobre; 90 aletas niqueladas, um par de ventoinhas AF140 Elite PWM de 140 mm incluídas; e um novo mecanismo inovador de instalação de ventoinhas que coloca as duas ventoinhas em trilhos e as faz deslizar para o lugar a partir de cima, com o dissipador de calor instalado, para que você não lute com clipes e se corte. Este mecanismo deslizante também garante espaço para memória próximo ao primeiro ventilador de “pressão”. O módulo de retenção “Hold Fast” da empresa foi projetado para fácil instalação do dissipador de calor; entre os tipos de soquete de CPU suportados estão LGA1700 (e por extensão o próximo LGA1851), AM5 e AM4.

WQuQNmB.jpg

GQ43joI.jpg

34NWDjj.jpg

5XQoJdW.jpg

Fala minha tropa.

Galera, atualmente eu uso um Montech X3 Mesh com 6 fans Scythe Kaze Flex 120mm, estou pensando em trocar meu gabinete pra um NZXT H5 Flow Compact com 6 fans NZXT F120P (2 já vem no gabinnete), acha que vai melhorar muito o airflow? to achando esse x3 mesh um trambolhao

Fala minha tropa.

Galera, atualmente eu uso um Montech X3 Mesh com 6 fans Scythe Kaze Flex 120mm, estou pensando em trocar meu gabinete pra um NZXT H5 Flow Compact com 6 fans NZXT F120P (2 já vem no gabinnete), acha que vai melhorar muito o airflow? to achando esse x3 mesh um trambolhao
Puro chutômetro porque airflow não dá pra estimar muito bem assim mas não creio que mude muita coisa não, no geral cases mesh com o mesmo padrão de airflow não tem grande diferença de um pro outro, ainda mais se for usar exatamente os mesmos fans, aliás muitas vezes nesses cases mesh com airflow front-back geralmente dá pra usar só 3-4 fans e manter airflow tão bom quanto 6-12 fans

Sério que você acha o x3 grande????

Eu já acho que tem um ótimo tamanho

Olá pessoal, comprei um suporte para placa de video e vou passar a usar o gabinete na vertical. Devido a isso, finalmente vou poder colocar fans na parte frontal, já que ele é um Pichau Dragoon e quando deitado ficava com as entradas bloqueadas. Assim, quero instalar 4 fans novos, 2 para entrada e 2 para saída, estou pensando em gastar até uns 50 reais por fan, achei interessante os modelos Sickeflow sem LED da Cooler Master, Teucer T30 e o Thermalright TL-G12B. Mas tenho algumas dúvidas, sendo elas:
- Esses fans são bons para o meu gabinete? Já que ele tem filtro de ar na parte superior e entrada de ar frontal é estreita (conforme imagem anexa)
- Existem opções melhores de fans nessa faixa de preço? Procuro opções silenciosas

350374236264848.jpg

Última edição:
@neo666

Como estávamos falando no outro tópico, todas as fans das fotos é a LL120, da Corsair e, conforme questionei, não sei se são de fluxo invertido ou não.

Então, esses tem fluxo normal mas dá pra conferir no próprio fan, vai haver algo como essas setas que indicam tanto a rotação do fan como o sentido em que o ar é 'soprado':

1705421057159.png

Sugiro inverter a orientação dos 3 fans da lateral de modo a fazê-los puxar ar fresco de fora para dentro do gabinete e não ao contrário como estão na foto que vc publicou.

1705421123883.png

Naquele mesmo tópico/página há o arranjo de um colega que vc pode usar de exemplo (link), naturalmente monitore as temperaturas antes/depois pra ver se faz muita diferença.

Pessoal, tô precisando de umas dicas aqui para melhorar o fluxo de ar no meu gabinete.

O gabinete é um Cooler Master HAF 932 velho de guerra que continua ainda em perfeitas condições.

Dentro dele utilizo 3 fans apenas, a frontal original do gabinete de 23cm, no topo outra fan de 23cm original do gabinete, ambas de acordo com as especificações rodam até 700 rpm, e na traseira uma fan de 14cm akasa viper que roda até 1600 rpm.

A única fan que ainda se mantem de acordo com as especificações do fabricante é a akasa viper que ainda atinge normalmente a velocidade máxima. As demais o desempenho caiu pela metade (muitos anos de uso também).

Quero substituir essas duas fans de 23cm por fans mais eficientes e gostaria de sugestões de modelos e quantidades também.

Uma opção que andei observando seria trocar por duas Noctua nf-a20, mas não se seria a escolha mais eficiente e por isso venho pedir ajuda rsrs

Trocar por duas fans de 20cm ou por mais fans menores? E quais modelos de fans menores seriam mais indicadas?

Pessoal, tô precisando de umas dicas aqui para melhorar o fluxo de ar no meu gabinete.

O gabinete é um Cooler Master HAF 932 velho de guerra que continua ainda em perfeitas condições.

Dentro dele utilizo 3 fans apenas, a frontal original do gabinete de 23cm, no topo outra fan de 23cm original do gabinete, ambas de acordo com as especificações rodam até 700 rpm, e na traseira uma fan de 14cm akasa viper que roda até 1600 rpm.

A única fan que ainda se mantem de acordo com as especificações do fabricante é a akasa viper que ainda atinge normalmente a velocidade máxima. As demais o desempenho caiu pela metade (muitos anos de uso também).

Quero substituir essas duas fans de 23cm por fans mais eficientes e gostaria de sugestões de modelos e quantidades também.

Uma opção que andei observando seria trocar por duas Noctua nf-a20, mas não se seria a escolha mais eficiente e por isso venho pedir ajuda rsrs

Trocar por duas fans de 20cm ou por mais fans menores? E quais modelos de fans menores seriam mais indicadas?
Infelizmente esse gabinete parece um forninho, especialmente com esse i9 ai, já tentou verificar as temp com a tampa aberta? Se sim, a diferença é grande com ele fechado?

Arctic lança ventilador ARCTIC P12 Max totalmente branco
ARCTIC, fabricante líder de coolers e componentes para PC de baixo ruído, apresenta sua ventoinha mais potente de 120 mm em um design branco que lembra neve e gelo. Porém, o visual não é a única inovação. Com o P12 Max (Branco), a ARCTIC responde aos comentários dos clientes. A ventoinha de alta velocidade oferece aos fãs de PC branco um desempenho puro em um visual invernal. Como característica especial, a edição branca do P12 Max está equipada com o comprovado rolamento fluidodinâmico da ARCTIC. Isto permite uma operação praticamente silenciosa em baixas velocidades, conforme exigido por muitos clientes. E a longevidade? Ainda garantido, com garantia do fabricante de seis anos. O P12 Max (Branco) é, portanto, uma atualização ideal para PCs no início do ano: voltado para alto desempenho, fornece um aumento significativo de desempenho para sistemas de refrigeração a ar e água existentes e apresenta ampla faixa de controle e velocidade máxima de 3300RPM.
RhIvk1F.jpg

URh1jtj.jpg

7ca50xk.jpg

Características
  • Ampla faixa de velocidade: 200-3300 rpm
  • 0 rpm abaixo de 5% PWM
  • Ventiladores com pressão otimizada
  • NOVO: Rolamento fluido dinâmico
  • Suavidade máxima, vibração mínima
  • Otimizado para uso em radiadores e dissipadores de calor
  • 6 anos de garantia
Disponibilidade
O P12 Max (branco) está disponível a partir de hoje com preço inicial de US$ 10,99 (MSRP US$ 14,49).

Infelizmente esse gabinete parece um forninho, especialmente com esse i9 ai, já tentou verificar as temp com a tampa aberta? Se sim, a diferença é grande com ele fechado?
Sério?! Sempre considerei que ele tivesse um bom fluxo de ar :/
Não fiz ainda esse teste, vou fazer mais tarde, embora acredite que não vá fazer muita diferença pois o gabinete fica em baixo da mesa.

Users who are viewing this thread

Voltar