• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Para os RX da série 6000 o limite para o hotspot é de até 110C (veja resposta aqui).
Não sei se você já usou utilitários como o MSI Afterburner, com ele você pode configurar uma curva de rotação mais efetiva que pode ajudar um pouco com as temperaturas.

Mas pessoalmente pensaria em substituir por outro com melhor ventilação e espaço interno para por o radiador.
Acho que não compensaria investir muito em cima desse gabinete.
Se a diferença de temperatura digamos fosse até uns 6C - 8C seria tolerável, mas de 70C para 82C já é preocupante

Você tem razão. Vou deixar a tampa lateral aberta quanto for jogar e ja me programar para comprar outro gabinete.

Andei dando uma pesquisada e o Montech Air 903 me parece ser uma boa opção.
O que você acha desse?
 
Você tem razão. Vou deixar a tampa lateral aberta quanto for jogar e ja me programar para comprar outro gabinete.

Andei dando uma pesquisada e o Montech Air 903 me parece ser uma boa opção.
O que você acha desse?
Eu pessoalmente diria que o Montech 903 é o melhor case CxB no Brasil ou talvez no mundo todo atualmente, pouco mais de 300 reais você leva um case com espaço pra praticamente qualquer hardware (CPU/AC/WC até 360mm), super fácil de montar/trabalhar com ele, tem boa conectividade (2 USB-A + 1 USB-C) e todos os fans são PWM, difícil bater o que ele entrega em funcionalidade e conjunto pelo preço cobrado
 
Você tem razão. Vou deixar a tampa lateral aberta quanto for jogar e ja me programar para comprar outro gabinete.

Andei dando uma pesquisada e o Montech Air 903 me parece ser uma boa opção.
O que você acha desse?

Sim, concordo parece ser um bom gabinete.
Tem boa ventilação e espaço interno.

Vi um vídeo de montagem nesse gabinete e particularmente achei bacana.
 
galera, meu gabinete é aquele que bem 3 coolers na frente já, aí comprei um wc de 240mm e não coube em cima, tive que tirar os 3 coolers da frente e colocar os dois na parte de cima e na parte de trás, como fica a questão do air flow?
ta o radiado e os coolers na frente do gabinete, e 2 coolers na parte de cima e 1 na parte de trás
coloquei o “lado feio do cooler” pra baixo, fiz certo?
o “lado feio” que digo é a parte em que o cooler não fica com aquelas coisas na frente dele que não mostra mt o argb.
 
Estou tendo um problema de hotspot na minha GPU RX6750XT onde ela está alcançando 100 graus ao rodar um programa bem pesado que eu vou usar para um trabalho. Quando estou jogando ou fazendo outras atividades pesadas o hotspot só chega a no maximo 90 graus, se eu colocar fans na parte de baixo do gabinete existe a possibilidade de eu reduzir essa temperatura de 100 graus para algo mais aceitável como 90 graus ? Meu gabinete é um gamemax typhoon coc e tenho 3 fans na frente, 2 encima e um atrás
 
Estou tendo um problema de hotspot na minha GPU RX6750XT onde ela está alcançando 100 graus ao rodar um programa bem pesado que eu vou usar para um trabalho. Quando estou jogando ou fazendo outras atividades pesadas o hotspot só chega a no maximo 90 graus, se eu colocar fans na parte de baixo do gabinete existe a possibilidade de eu reduzir essa temperatura de 100 graus para algo mais aceitável como 90 graus ? Meu gabinete é um gamemax typhoon coc e tenho 3 fans na frente, 2 encima e um atrás

O limite de temperatura para o hotspot é de 110C, então ainda tem uma folga aceitável.

Creio que essas fans no cover do psu não vão melhorar as temperaturas tanto assim.
Faça um teste do gabinete aberto e veja como ficam as temperaturas, não deve melhorar mais do que isso.

Para instalar essas fans do cover, você vai precisar de parafusos longos que não acompanham com o gabinete.
 
O limite de temperatura para o hotspot é de 110C, então ainda tem uma folga aceitável.

Creio que essas fans no cover do psu não vão melhorar as temperaturas tanto assim.
Faça um teste do gabinete aberto e veja como ficam as temperaturas, não deve melhorar mais do que isso.

Para instalar essas fans do cover, você vai precisar de parafusos longos que não acompanham com o gabinete.
Acho que o meu veio com varios parafusos adicionais para isso e no caso esse programa teria que ser rodado por varios dias, fico preocupado quando chegar nos horarios proximos a meio dia já que moro no Nordeste.
 
galera, meu gabinete é aquele que bem 3 coolers na frente já, aí comprei um wc de 240mm e não coube em cima, tive que tirar os 3 coolers da frente e colocar os dois na parte de cima e na parte de trás, como fica a questão do air flow?
ta o radiado e os coolers na frente do gabinete, e 2 coolers na parte de cima e 1 na parte de trás
coloquei o “lado feio do cooler” pra baixo, fiz certo?
o “lado feio” que digo é a parte em que o cooler não fica com aquelas coisas na frente dele que não mostra mt o argb.
no corpo da fan tem uma seta indicando o fluxo de ar.
 
E ai galera, tranquilo?

Então, to querendo um gabinete branco, com preço de até 700 reais, com espaço pra colocar um WC de 3 fans na parte de cima e que caiba uma 4080 e estou na duvida entre 3 gabinetes diferentes, daí queria a opnião de vocês sobre qual gabinete vai refrigerar melhor.
Os 3 gabinetes que tô na dúvida são:

1. Montech Air 903 Max (fans 140CFM muito boas (84CFM), é meio feinho, mas parece refrigerar super bem)
2. Cougar MX600 (vem com fans mas não achei as especificações dela, se alguem souber comenta aqui por favor, parece ter uma construçao incrível, e muitas opções, como o encaixe para VGA de pé)
3. Cooler Master TD500 mesh v2 (parece ter fans boas também, as Sickeflow 120 ARGB, é lindo, mas não sei se ventila tão bem quanto os outros dois).

Qual desses três vocês me indicam? Ou se tiverem outro modelo pra eu olhar nesse valor, seria ótimo também.

Valeu!
 
E ai galera, tranquilo?

Então, to querendo um gabinete branco, com preço de até 700 reais, com espaço pra colocar um WC de 3 fans na parte de cima e que caiba uma 4080 e estou na duvida entre 3 gabinetes diferentes, daí queria a opnião de vocês sobre qual gabinete vai refrigerar melhor.
Os 3 gabinetes que tô na dúvida são:

1. Montech Air 903 Max (fans 140CFM muito boas (84CFM), é meio feinho, mas parece refrigerar super bem)
2. Cougar MX600 (vem com fans mas não achei as especificações dela, se alguem souber comenta aqui por favor, parece ter uma construçao incrível, e muitas opções, como o encaixe para VGA de pé)
3. Cooler Master TD500 mesh v2 (parece ter fans boas também, as Sickeflow 120 ARGB, é lindo, mas não sei se ventila tão bem quanto os outros dois).

Qual desses três vocês me indicam? Ou se tiverem outro modelo pra eu olhar nesse valor, seria ótimo também.

Valeu!
Se o teto é 700 reais, então tem que considerar o Lancool 216 também, ta na faixa dos 600.
Se quer o melhor CxB, então sem dúvidas o Montech.
 
Se o teto é 700 reais, então tem que considerar o Lancool 216 também, ta na faixa dos 600.
Se quer o melhor CxB, então sem dúvidas o Montech.
Se os 4 (considerando o 216) estivessem no mesmo preço, qual você compraria?
No caso, posso gastar os 700, porque penso em ficar com o gabinete por um tempo, faz sentido?
Queria fazer uma compra que possa depois ser a base de futuros upgrades junto com a fonte modular que comprei saca?
 
Se os 4 (considerando o 216) estivessem no mesmo preço, qual você compraria?
No caso, posso gastar os 700, porque penso em ficar com o gabinete por um tempo, faz sentido?
Queria fazer uma compra que possa depois ser a base de futuros upgrades junto com a fonte modular que comprei saca?
Eu ficaria com o 216, mas ai seria simplesmente por gosto mesmo, até porque tenho o Lancool 3 e adorei a qualidade, então se fosse pra pegar outro hoje, um pouco menor iria de 216 (se a grana não fosse problema como é teu caso).
Qualidade do Montech é absurda pelo preço, acho que vai demorar pra aparecer algo melhor levando todos os fatores em conta.
O Cougar ainda não vi de perto mas pelos vídeos de review parece que também é incrível, só o CM que nunca vi nada então não posso opinar.
 
Se os 4 (considerando o 216) estivessem no mesmo preço, qual você compraria?
No caso, posso gastar os 700, porque penso em ficar com o gabinete por um tempo, faz sentido?
Queria fazer uma compra que possa depois ser a base de futuros upgrades junto com a fonte modular que comprei saca?
Os 4 são ótimas opções, todos mesh com bom airflow e espaço similar, acaba entrando em questões subjetivas como estética e preferência pessoal, se você achou o posicionamento/espaço de algo melhor em um ou outro porque todos são ótimos, o TD500 Mesh eu só daria uma pesquisada porque o clearance pra AC é "só" 165mm comparado aos 180mm~ dos outros, ainda que não pretenda usar AC, se pegar uma GPU muito grande (não no comprimento) talvez fique com cabo espremido no painel lateral, principalmente se não usar cabo 12VHPWR nativo, e fazendo montagem vertical tem que ver a distância exata porque se ficar muito perto do vidro também os fans não devem conseguir puxar ar suficiente pra refrigerar legal

De resto, pensando apenas em funcionalidade/espaço (que basicamente engloba longevidade) os cases são todos extremamente similares, então diria que não tem uma escolha certa ou errada aqui, airflow deles provavelmente vai ser igual na prática, se você for uma pessoa que se incomoda muito com poeira acho que eu iria de MX600 ou TD500 Mesh (se o espaço der conta) simplesmente por eles virem com o filtro de poeira frontal, que não tem no 903 e nem em nenhum Lancool creio eu
 
Os 4 são ótimas opções, todos mesh com bom airflow e espaço similar, acaba entrando em questões subjetivas como estética e preferência pessoal, se você achou o posicionamento/espaço de algo melhor em um ou outro porque todos são ótimos, o TD500 Mesh eu só daria uma pesquisada porque o clearance pra AC é "só" 165mm comparado aos 180mm~ dos outros, ainda que não pretenda usar AC, se pegar uma GPU muito grande (não no comprimento) talvez fique com cabo espremido no painel lateral, principalmente se não usar cabo 12VHPWR nativo, e fazendo montagem vertical tem que ver a distância exata porque se ficar muito perto do vidro também os fans não devem conseguir puxar ar suficiente pra refrigerar legal

De resto, pensando apenas em funcionalidade/espaço (que basicamente engloba longevidade) os cases são todos extremamente similares, então diria que não tem uma escolha certa ou errada aqui, airflow deles provavelmente vai ser igual na prática, se você for uma pessoa que se incomoda muito com poeira acho que eu iria de MX600 ou TD500 Mesh (se o espaço der conta) simplesmente por eles virem com o filtro de poeira frontal, que não tem no 903 e nem em nenhum Lancool creio eu
Você sabe se essas fans do MX600 são bons? Porque uma coisa interessante do Air 903 é que o conjunto de fans é excelente né?
Eu procurei pela net e não achei as especificações dessa fan em canto nenhum.
 
Você sabe se essas fans do MX600 são bons? Porque uma coisa interessante do Air 903 é que o conjunto de fans é excelente né?
Eu procurei pela net e não achei as especificações dessa fan em canto nenhum.
Não sei se tem specs dele em algum lugar, a de 120mm é 500-1400 rpm e as de 140mm rpm são de 500-1200rpm que eu considero mais que suficiente pelo menos, ainda que a eficiência real dependa de outros fatores além de rpm obviamente, só testando na prática pra saber

Da minha experiência pessoal, tive um Lancool 2 Mesh que vinha com 2 fans frontais 140mm de 600-1200 rpm (máx 60cfm) e um 120mm de 600-1500rpm (máx 54 cfm), troquei os frontais pelos Kaze Flex 140mm 1800rpm (max 100 cfm) e tive 0 diferença, troquei pelos Noctua NF-A14 que o povo idolatra como se fizessem milagre e novamente 0 diferença nas temps de CPU/GPU, isso rodando eles a 100%, a partir daí testei mais um pouco e tirei minhas conclusões que nem sempre fans mais fortes (ou mais fans) é melhor ou sequer faz qualquer diferença na prática, se o gabinete for mesh bem vazado (frente e atrás) a chance é bem alta de que só 3 fans (2 frontais 1 traseiro) já sejam mais que suficientes
 
Tem algum risco ligar 3 fans Aigo AR12PRO na placa mãe (SYS_FAN) até o controlador chegar?

Estou usando 5 fans, 2 cima(puxa ar), 2 frente(puxa ar) e 1 trás(solta ar quente do Pc)
é uma boa?
 
Tem algum risco ligar 3 fans Aigo AR12PRO na placa mãe (SYS_FAN) até o controlador chegar?

Estou usando 5 fans, 2 cima(puxa ar), 2 frente(puxa ar) e 1 trás(solta ar quente do Pc)
é uma boa?
Cada header aguenta geralmente 1A, aí é questão de ver quantos amperes o fan consome e se tá dentro de 1a se plugar 3 num header só

Sobre os fans geralmente os fans no topo se usa como exaustão, mas questão sobre airflow em geral é complicado e só testando na prática porque varia de gabinete pra gabinete, setup pra setup etc, possivelmente só com 2 frontais e 1 traseiro continuaria a mesma coisa, masss se as temperaturas estiverem ok eu deixaria quieto, e se for mexer eu provavelmente deixaria 2 na frente (intake), 1 traseiro (exaustão) e 1 no topo (exaustão), na parte mais traseira do gabinete
 
 
Fala galera, não sei se esse é o tópico correto, mas queria uma ajuda de vocês

Meu Setup é um Ryzen 7 5800x com um sangue frio 240mm, em um gabinete lian li mesh.
O Air Flow está com 2 fans na frente jogando ar pra dentro, uma fan em baixo jogando ar pra cima, 1 fan no fundo e 2 em cima tirando ar quente de dentro.

De quarta para quinta, meu processador só tem ficado na casa dos 90ºC, ja troquei a pasta térmica e já limpei o pc inteirinho.
Quando ligo o pc consigo ouvir a bomba do sangue frio ligando.

Alguém tem alguma dica?
 
Bom dia galera, estou para comprar um c285 da aigo, gabinete do tipo aquário e queria saber sobre o fluxo de ar dele, muitas pessoas falaram que esses gabinetes são pura estética, mas no caso eu iria usar 4 coolers de exaustão e 3 para mandar o ar pra dentro do gabinete, será que ficaria bom assim, porque falaram que 10 fans iria prejudicar o fluxo de ar.
 
Acabei de sair de um Dt3 Hyperspace (que achava bom) para um Cougar MX600

No Dt3 eu utilizava 12 fans de 120mm ( 3x Corsair LL120 em exaustão na traseira e no topo, 6x Corsair ML120 fazendo push N pull na lateral jogando ar para dentro e 3x LL120 na base jogando ar fresco no gabinete)

No gabinete da Cougar, utilizei apenas os fans originais do gabinete e os do watercooler, as temperaturas caíram drasticamente, meu 5900X agora não passa de 71º, no Dt3 era normal atingir cerca de 85º.

Nao houve nenhuma mudança em overclock ou algo do tipo, achei bizarro essa mudança brusca de temperatura, principalmente pelo fato de no Dt3 o radiador estar na lateral recebendo ar fresco e no Cougar estar no topo fazendo exaustão. Alguém já teve algo parecido?
 
Acabei de sair de um Dt3 Hyperspace (que achava bom) para um Cougar MX600

No Dt3 eu utilizava 12 fans de 120mm ( 3x Corsair LL120 em exaustão na traseira e no topo, 6x Corsair ML120 fazendo push N pull na lateral jogando ar para dentro e 3x LL120 na base jogando ar fresco no gabinete)

No gabinete da Cougar, utilizei apenas os fans originais do gabinete e os do watercooler, as temperaturas caíram drasticamente, meu 5900X agora não passa de 71º, no Dt3 era normal atingir cerca de 85º.

Nao houve nenhuma mudança em overclock ou algo do tipo, achei bizarro essa mudança brusca de temperatura, principalmente pelo fato de no Dt3 o radiador estar na lateral recebendo ar fresco e no Cougar estar no topo fazendo exaustão. Alguém já teve algo parecido?
Sempre bom ter relatos como esse, ainda tem muita gente que vai nessa de "ah mas eu tenho 4389438 fans então meu airflow é top" ou "ah mas os fans são Noctua então tá top" e não é tão simples assim, na prática só testando cada setup individualmente pra saber os resultados exatos

Nunca usei esses gabinetes aquário ou mais fechados então aqui nunca variou tanto, mas pelo que já testei no Lancool 2 Mesh tive basicamente o mesmo resultado em temps usando os fans stock (1200 rpm), os Noctua NF-A14 (1500 rpm) e os Kaze Flex 140mm (1800rpm), também se eu adicionasse fans no topo ou debaixo da GPU nunca mudou absolutamente nada, por vezes até piorava a temperatura e aumentava ruído e poeira no gabinete, desde então decidi manter sempre apenas 2x140mm frontais + 1x120mm traseiro e parei de me importar tanto com fans pra case porque se o gabinete tem um bom mesh o ar já entra com facilidade e mesmo tendo só 2-3 fans em baixa rotação já é mais que suficiente pra reciclar todo o ar bem rápido, as vezes 40cfm ou 100cfm dá o mesmo resultado na prática

Isso testando com 5800x + 4070Ti/4080 e 7800x3D + 4080 que no máx vai puxar ali uns 400w~, então pra setups de menor consumo provavelmente é ainda mais tranquilo refrigerar (menor rotação dos fans), aqui eu mantenho os 3 fans do case em 700rpm e quase nunca saem disso porque se eu boto em 100% não muda praticamente nada, o componente mais afetado é o M2 se eu aumentar o rpm dos frontais, não a CPU/GPU
 
galera tenho o gabinete haf evo 700, sempre com o water cooler na parte superior do gabinete.

queria saber da galera que usa na frente ou na lateral o que acha ???????

acho que na parte superior ele acaba pegado ar quente que vem da placa de video.

com ele na lateral ou na frente sempre vai pagar frio de fora, sera que tem alguma melhora ou e besteria ?
 
galera tenho o gabinete haf evo 700, sempre com o water cooler na parte superior do gabinete.

queria saber da galera que usa na frente ou na lateral o que acha ???????

acho que na parte superior ele acaba pegado ar quente que vem da placa de video.

com ele na lateral ou na frente sempre vai pagar frio de fora, sera que tem alguma melhora ou e besteria ?

Daria pra fazer o teste, eu acho que vai diminuir pouca coisa isso se diminuir, sempre usei em cima em todos os meus gabinetes pois acho que fica uma instalação mais bonita, com a mangueira menos esticada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo