Concordo em grande parte com o que você falou. Estou na linha S desde o S7 edge (que era péssimo em bateria, mas não vem ao caso).
Depois de sair por um tempo dos S, fui para o S20+, que era exynos, e a bateria era bem ruim também.
Passei para o S21+, e para mim a bateria melhorou bastante (era exynos tambem), mas eu tinha um problema gravíssimo de sinal da operadora, que praticamente me impossibilitava de usar o 4g e voz em vários locais (inclusive onde eu morava). Eu pensava que era problema no meu aparelho, mas tive a oportunidade de usar outros dois S21 pra testar isso e todos era iguais, ou seja, era o SOC.
Depois upei para o S22 Ultra (snap 8 gen1), e a questão do sinal mudou da água para o vinho, tinha 5G em tudo que era canto e sinal muito bom, porém a bateria era apenas aceitável.
Finalmente no S23 Ultra tudo se resolveu, e a bateria ficou muito boa (muitos dizem que foi por conta do processo da tsmc, mas sei lá).
Agora vim para o S24 Ultra, e espero que as vantagens de bateria e sinal do 23U permaneçam aqui, já que a tela tá triste no meu ponto de vista.
Uma o observação que já tive foi que fico muito mais tempo no 4G do que no 5G onde moro usando o 24U, enquanto no 23U (com o mesmo chip) ficava praticamente 100% do tempo no 5G.