[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

O problema de recomendar o corrosion é que a galera praticamente usa o Spray no PC, sendo que é recomendado usar um pincel para espalhar em locais corretos.

Era o que eu fazia hehe. Mas depois que instalei ar condicionado no quarto, eu larguei o CorrosionX, porque faz grudar poeira demais. Até faço, mas só nas portas USB da placa-mãe, na placa de vídeo evitei porque tá na garantia ainda e porque tem backplate que já ajuda a isolar mais o PCB.

Enfim, mal pelo off-topic aí, mas achei relevante pro assunto de garantia.

Era o que eu fazia hehe. Mas depois que instalei ar condicionado no quarto, eu larguei o CorrosionX, porque faz grudar poeira demais. Até faço, mas só nas portas USB da placa-mãe, na placa de vídeo evitei porque tá na garantia ainda e porque o backplate que já isola mais a placa.
Depois que uma retirada de fan aqui causou o PC não reconhecer o SSD na primeira vez que liga e voltar ao normal ao religar eu estou considerando-o uma caixa preta.

Gente é preciso entender também que se uma marca quiser recusar RMA, qualquer coisa vira desculpa. Já vi maresia, marcas de uso e até falta de "itens" da caixa (Leia-se CDROM de driver, que é só o que vem atualmente nas caixas) ser usado como motivo pra recusa de RMA em diversas marcas. Entendo e super apoio a iniciativa de se municiar de informações junto as próprias fabricantes, mas sempre haverá uma zona cinzenta nesse assunto que vai desde uma política de má fé por parte da marca até um colaborador mal humorado que pode ter recusado um RMA por simples preguiça e apontou ali a primeira coisa que achou como motivo. E isso é geral, algumas marcas podem ser melhores em certos aspectos mas nenhuma é 100%.
Até por isso dou ampla preferência para marcas com representação nacional, pois caso vc caia em um caso isolado desses tanto a marca quanto a loja que vendeu respondem pelo problema e é ônus deles provarem em definitivo a causa de uma possível recusa, caso o problema vá parar na justiça.

Gente é preciso entender também que se uma marca quiser recusar RMA, qualquer coisa vira desculpa. Já vi maresia, marcas de uso e até falta de "itens" da caixa (Leia-se CDROM de driver, que é só o que vem atualmente nas caixas) ser usado como motivo pra recusa de RMA em diversas marcas. Entendo e super apoio a iniciativa de se municiar de informações junto as próprias fabricantes, mas sempre haverá uma zona cinzenta nesse assunto que vai desde uma política de má fé por parte da marca até um colaborador mal humorado que pode ter recusado um RMA por simples preguiça e apontou ali a primeira coisa que achou como motivo. E isso é geral, algumas marcas podem ser melhores em certos aspectos mas nenhuma é 100%.
Até por isso dou ampla preferência para marcas com representação nacional, pois caso vc caia em um caso isolado desses tanto a marca quanto a loja que vendeu respondem pelo problema e é ônus deles provarem em definitivo a causa de uma possível recusa, caso o problema vá parar na justiça.
É só ver os softwares que fazem assinatura "lifetime", basta começar aumentar a base e os custos e eles procuram um jeito de cancelar isso rapidinho, já aconteceu com o Filmora e o TS.

Galera, atualizando aqui... acabei comprando uma 3080 TUF da ASUS, usada, a placa tem nota fiscal de Maio de 2022. Bom, para ter acesso a garantia, além da NF, parece que preciso de uma declaração de transferência que o primeiro dono da placa vai assinar pra mim.

Alguém aí tem esse modelo de declaração pra compartilhar?

Boa, por algum motivo isso voltou a tona nas últimas semanas (como se fosse algo novo) e fiquei curioso para saber como que a galera efetivamente está lidando com as máquinas e componentes que já tem em casa.

Felizmente não sofro com isso mas lembro que recomendavam o CorrosionX, não sei se é valido ou se tem coisa melhor mas talvez valha a pena detalhar formas e alternativas de prevenir ou melhorar a longevidade dos componentes ao invés de se fiar em uma marca correndo o risco de cair do cavalo lá na frente.

Acho que era legal concentrar/retomar isso no tópico abaixo:
Cara, eu uso o CorrosionX Spray para limpar minha arma, que é o principal uso dele. Ele tem outra versão líquida que é o lubrificante.

Já vi algumas pessoas comentando sobre usar em eletrônico.
Para isso, já vi um teste bem completo feito fora do Brasil, testando o WD40, corrosion x spray e outros semelhantes e para manter lubrificado de tempos em tempos, o WD40 ainda é pouca coisa melhor, só perdendo pro Corrosion X versão líquida.

Mas aplicar esse tipo de produto no pc, eu não tenho coragem.
Prefiro ainda fazer a limpeza de 6 em 6 meses e deixar sempre vários saquinhos de sílica ou um pote desses que suga a umidade.

Vocês aplicam esse tipo de produto no hardware pra proteger?

Galera, atualizando aqui... acabei comprando uma 3080 TUF da ASUS, usada, a placa tem nota fiscal de Maio de 2022. Bom, para ter acesso a garantia, além da NF, parece que preciso de uma declaração de transferência que o primeiro dono da placa vai assinar pra mim.

Alguém aí tem esse modelo de declaração pra compartilhar?
Tá na mão -> https://forum.adrenaline.com.br/thr...s-e-politicas-para-rma.675129/post-1076331450

Cara, eu uso o CorrosionX Spray para limpar minha arma, que é o principal uso dele. Ele tem outra versão líquida que é o lubrificante.

Para isso, já vi um teste bem completo feito fora do Brasil, testando o WD40, corrosion x spray e outros semelhantes e para manter lubrificado de tempos em tempos, o WD40 ainda é pouca coisa melhor, só perdendo pro Corrosion X versão líquida.

Prefiro ainda fazer a limpeza de 6 em 6 meses e deixar sempre vários saquinhos de sílica ou um pote desses que suga a umidade.

Não sei dizer pois felizmente não tenho problema com maresia, por isso coloquei o link para o tópico mais específico ali no post anterior, arma aqui só no bom e velho óleo singer e wd-40.

Pessoal, vcs já foram naquele shopping gigante cheio de lojas de informatica na AV Rio Branco no RJ?
Tem umas coisas lá, muito "baratas", aí tem aquela questão das marcas só aceitarem dar garantia se forem através de fornecedores "oficiais".
Isso significa que se pego por exemplo uma placa MSI numa loja dessas, mesmo que me forneçam NF, será como se não a tivesse? :bem:

Como eu sei que a minha placa tem esse serviço?
Via de regra qualquer produto que compramos novo e com alguma procedência normalmente tem uma garantia que pode ser acionada em caso de problemas.

Poderia ser mais específico quanto a sua dúvida? No primeiro post do tópico há um apanhado com informações gerais.

Galera quero comprar uma rtx 3060 ti no site patoloco. Lá diz que a placa tem 3 anos de garantia pela fabricante. Nesse caso eu tenho que cadastrar a placa em algum lugar? Como é que funciona?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E da Galax

Galera quero comprar uma rtx 3060 ti no site patoloco. Lá diz que a placa tem 3 anos de garantia pela fabricante. Nesse caso eu tenho que cadastrar a placa em algum lugar? Como é que funciona?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E da Galax
Não precisa registrar, basta que a serial da placa venha descrita na Nota Fiscal.

E você sabe se esse site é confiável? Pretendo pagar no pix e estou com um certo receio por não conhecer a loja

E você sabe se esse site é confiável? Pretendo pagar no pix e estou com um certo receio por não conhecer a loja
Sim, é confiável.

Sempre que tiver esse tipo de dúvida sugiro dar uma consultada no Reclame Aqui e analisar os reclames.

Corrosion X marine é bom pra eletrônicos, mas eu não recomendo, porque você tem que aplicar com o pincel e verificar a condutividade antes, tem gente que estragou a mobo porque achou que o produto não poderia causar problemas e deu um spray na plaquinha, ficou cheia do lubrificante, não ligando e mesmo se ligasse ia acumular poeira que é uma beleza... Acho que simplesmente melhor deixar pra armas e outros eletrônicos menos sensíveis(e caros).

Pessoal, acho que infelizmente minha 3080 Vision está dando problemas e vou precisar acionar o RMA (vou fazer um tópico antes pra compartilhar o que tem ocorrido com a galera e ver se de fato é a placa, mas tenho praticamente ctz que é). Como tem sido a experiencia com a Gigabyte? Dei uma olhada no reclame aqui e parece que os caras nem respondem por la...

Pessoal, acho que infelizmente minha 3080 Vision está dando problemas e vou precisar acionar o RMA (vou fazer um tópico antes pra compartilhar o que tem ocorrido com a galera e ver se de fato é a placa, mas tenho praticamente ctz que é). Como tem sido a experiencia com a Gigabyte? Dei uma olhada no reclame aqui e parece que os caras nem respondem por la...
Se prepare porque eles pedem inúmeras "provas" pra abrir o RMA: nota fiscal, foto da caixa, vídeo da placa rodando onde é apresentando o defeito, vídeo mostrando o serial e mais um formulário gigante com teus dados.
A empresa que presta os serviços pra gigabyte é uma bagunça e demoram, vai ter que ficar em cima.
Tive que pagar o frete para envio(sp) pra assistência e mais seguro, gastei mais de R$100 na época. Isso é outra piada, se os Correios extraviam a placa e você não tem seguro vai ter que procurar a justiça, ou seja, você paga pra enviar o produto mas se ele sumir eles não tem responsabilidade com isso.

Última edição:
Se prepare porque eles pedem inúmeras "provas" pra abrir o RMA: nota fiscal, foto da caixa, vídeo da placa rodando onde é apresentando o defeito, vídeo mostrando o serial e mais um formulário gigante com teus dados.
A empresa que presta os serviços pra gigabyte é uma bagunça e demoram, vai ter que ficar em cima.
Tive que pagar o frete para envio(sp) pra assistência e mais seguro, gastei mais de R$100 na época.
Nossa cara, que desanimo... Ja imaginei o tamanho do problema por ver que sequer respondem o RA... Mas o cliente ainda ter que pagar custo de envio... Piada.

Problema que minha placa não acontece o problema o tempo todo, é algo esporadico e aleatório... Provavelmente vou enviar, os caras vão fazer um teste meia boca e querer enviar de volta.

Nossa cara, que desanimo... Ja imaginei o tamanho do problema por ver que sequer respondem o RA... Mas o cliente ainda ter que pagar custo de envio... Piada.

Problema que minha placa não acontece o problema o tempo todo, é algo esporadico e aleatório... Provavelmente vou enviar, os caras vão fazer um teste meia boca e querer enviar de volta.
A minha estava com superaquecimento chegando a 84°, ai foi fácil reproduzir: só rodei o cinebench com afterburner na tela. Se você não conseguir mostrar o problema, acho que vão receber tua placa e vão devolver igual, nem perca tempo.

Minha experiência: processo-rma-gigabyte-nunca-mais

A minha estava com superaquecimento chegando a 84°, ai foi fácil reproduzir: só rodei o cinebench com afterburner na tela. Se você não conseguir mostrar o problema, acho que vão receber tua placa e vão devolver igual, nem perca tempo.
Eu consegui gravar, ta rolando artefato, mas não é o tempo todo, as vezes voce vai entrar no mesmo game e ele vai rodar normalmente, sem artefato e sem travamentos. As temperaturas, clocks etc estão todos normais. No inicio até achei que pudesse ser as memorias, pois estou com 32gb (4x8) e vi um pessoal falando que AMD é meio sensivel com isso, mas quando começou a rolar artefato e o jogo até fechar sozinho, passei a crer que é a VGA mesmo.

É bem isso, mandei a minha sapphire pulse RX 6600xt para o RMA na pichau em primeiro momento disseram que testaram e não apresentou problema, aí insisti que tinha defeito pois testei o produto nos 2 PCs aqui em casa apresentou defeito ( simplesmente vira e mexe rola um crash aleatório na placa) , aí voltaram dizendo que localizaram " pontos de oxidação" e agora estão negando a garantia ( já da para ver que é preguiça deles, ou até ma fé ).

Pesquisei hoje um pouco e achei isso no CDC:

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.

Basicamente estão usando esse artificio de dizer que é oxidação para se isentar da responsabilidade, mesmo sendo uma causa natural , se eles acharem 1 pontinho se quer vão alegar isso. Ainda vale ressaltar que o produto tem lacre de garantia o que dificulta até uma manutenção. Vi que tem alguns casos semelhantes disso relacionado a essa loja no reclame aqui.

Pessoal tô pegando uma 4090, estou entre Gigabyte e Asus TUF, qual está com a melhor garantia no Brasil?

Falam muito bem da garantia da MSI, mas o coil wine me espanta..

Pessoal tô pegando uma 4090, estou entre Gigabyte e Asus TUF, qual está com a melhor garantia no Brasil?

Falam muito bem da garantia da MSI, mas o coil wine me espanta..
MSI eu soube que é a melhor garantia, ASUS muitos relatos de que é pra quem curte reembolso, ela não conserta muito e gigabyte tem esse relato e outro de um membro que tava com 110° de hotspot e eles fizeram uma manutenção e ela voltou tinindo.

Olá, pessoal!

Alguém sabe como anda o RMA da Sapphire? Ainda tem aquela besteira de enviar para fora do país, e bancar o frete caríssimo?

Users who are viewing this thread

Voltar