Guia do Teclado Mecânico v3 - Pergunte aqui antes de criar um novo tópico *3G Warning

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Depende do que você chama de melhor. Material, pintura e perfil de keycap, customização , leds, RGB, funcionalidades, qualidade da construção, cor, visual, tipo de cabo ou bluetooth, tamanho, TEMPO de entrega seja no Brasil ou data que você estiver nos EUA... são muito fatores pra tentar gerar uma lista de melhores teclados sem orientação. Inclusive, se for pra comprar nos EUA, existe a possibilidade de switches melhores/diferentes do que as opções da Cherry, como Gateron e Matias (ou mesmo para as pessoas muito entusiastas MOD e Zealios).
Você estar na dúvida entre linear e tactile já não é um bom sinal, uma vez que seu orçamento é limitado. Seria bom você procurar primeiro experimentar que tipo de switch você prefere e ir atrás dele. E, se isso não for possível, perguntar-se qual é o uso do teclado e qual teoricamente é melhor.
O teclado em questão não seria nem para mim, e sim para um amigo que acabou derrubando refrigerante anteontem no dele e queria aproveitar um parente em viagem pelos EUA. Acabou que o teclado voltou a funcionar depois de seco/limpo. Então, não tinha como detalhar todas as preferências e necessidades dele! Só estava esperando a indicação de 2 ou 3 teclados atuais de qualidade dentro do perfil. No meu entendimento, quando a situação é limitada a um orçamento baixo, "o melhor" seria aquele que traz o maior custo-benefício levando em conta todos esses fatores que você citou ou, pelo menos, os essenciais.

Acabei mesmo esquecendo de especificar no post anterior que o foco seria games em geral (FPS, MOBA, ação/aventura etc.), onde acredito que os Cherry Red seriam ideais no caso desse meu amigo, mas também recomendei os Brown caso a resposta tátil não fosse incômodo (e ele disse que não era), já que esses dois switches seriam mais facilmente encontrados no mercado do que outros menos comuns. Inclusive, ele estava pra sair de um Razer BlackWidow antigo que tem switches Cherry Brown.


Obrigado pela indicação! Espero que o teclado dele não volte a dar problema, mas vou guardar o modelo pra repassar a ele caso precise.
 
...

Obrigado pela indicação! Espero que o teclado dele não volte a dar problema, mas vou guardar o modelo pra repassar a ele caso precise.

Puts, espero que funcione direito, provavelmente no mínimo ele tem que abrir o teclado e limpar o refrigerante, que vai virar uma cola horrorosa nas teclas. E essa opção que o cara te passou é provavelmente o melhor que tem mesmo.
 
O teclado mecânico mais barato disponível hoje é o CK104?

Comprei um V30 pra patroa, porém ela não quer gastar muito em um teclado (menos de R$ 100), pois quer investir em uma VGA. Na verdade eu acho que o teclado nem precisa ser mecânico, apenas ter teclas de perfil alto, ABNT e macros basicões... Estou olhando alguns modelos, alguém recomenda algum?
 
O teclado mecânico mais barato disponível hoje é o CK104?

Comprei um V30 pra patroa, porém ela não quer gastar muito em um teclado (menos de R$ 100), pois quer investir em uma VGA. Na verdade eu acho que o teclado nem precisa ser mecânico, apenas ter teclas de perfil alto, ABNT e macros basicões... Estou olhando alguns modelos, alguém recomenda algum?

Se for pra jogar o CK104 vale, pra uso diário (digitação e trabalho) ele não dura...
 
Eu paguei + de 1k no ducky shine 5 na player id em 3x, tava 948 a vista.
eu prefiro ele, pelas kaycaps.
To vendendo o meu por 799 com garantia vindo 0km de rma, Mas por 893 tbm escolheria ele sem duvidas.
Tranquilo, ja me decidi pelo ducky shine, só to pensando se eu espero um ou dois meses pra ver se o 6 chega no brasil, mas se eu não aguentar esperar e você ainda não tiver vendido falo contigo
 
Tranquilo, ja me decidi pelo ducky shine, só to pensando se eu espero um ou dois meses pra ver se o 6 chega no brasil, mas se eu não aguentar esperar e você ainda não tiver vendido falo contigo


blz, abaixei pra 750 p ver se vende logo, n quero deixar ele guardado, qq coisa pm, teclado 0km garantia etcetc.
valeu.
 
Galera, to procurando um teclado que tenha macro nas laterais e que tenha uma custo x beneficio bacana.

O único q tá numa faixa de preço legal é o da razer blackwindow de 2014...Vcs recomendam ele?
Que tenha macros nas laterais tem que ver se o Trigger Z ainda é encontrado, ele vem com browns e é ABNT, porém a construção e o software para fazer essa programação das ditas macros laterais é bem antigo, e não foi atualizado desde seu lançamento (pelo que eu posso perceber), então eu diria que é mais útil você ter macros em outro lugar (seja no mouse ou mesmo em outras teclas) do que optar por um modelo com macros específicas.

Um exemplo, eu uso as macros mais no mouse por serem mais acessíveis e mais rápidas (mouse Logitech), o software é atual e fácil de mexer pra configurar e tem profiles, tipo pra determinado tipo de aplicação tal botão faz tal coisa, etc. No caso da opção para macros em outras teclas, teclados como o K70, Strafe, G610 são bem versáteis já que apesar de não terem teclas dedicadas, todas as teclas podem ser programadas para fazerem o que você desejar e acredito que muitos desses teclados tenham softwares com profiles também como eu uso no mouse pra cada aplicação. Então se por exemplo num jogo você não usa o teclado numérico ou as teclas Fs pode setar elas para fazer o que deseja ao invés de procurar por teclas extras só para essa função.

Dae galera.. bom dia

Gostaria de saber se algum site vende keycaps em PBT pra escolher. Tenho pesquisado pra comprar, mas queria especificamente algumas que nunca estão no mesmo pack. Ou vou ter que comprar todas as 87 ou 104 ? Vlw !

EDIT: Esqueci de mencionar. Não quero teclas translúcidas. Meu teclado não tem LEDs.

Obriagado !
Existem alguns sites que fazem a venda de keycaps de maneira custom, mas nenhum que eu conheça é PBT, todos ABS, no máximo double-shot. Se for comprar um set só pra isso vai ter que ir literalmente catando as que precisa, geralmente os sets são ANSI então se estiver procurando teclas para substituir outro layout é um pouco mais difícil. Existem sim algumas poucas empresas que de vez em quando recebem pedidos para teclas custom mas acredito que tenha que ser apresentado pesquisa de interesse para poderem produzir X número de keycaps para valer a pena. Groupbuys são ótimas pra isso, mas nunca vi isso dar certo no Brasil.

No meu caso que pretendo popular um layout custom com teclas PBT, vou fazer da maneira mais rudimentar, comprar vários sets ANSI blanks, e pras poucas teclas especiais vou pegar de anúncios que vendem elas individuais porém bem mais caras (enter ISO, Shift esquerdo e direito menores), pelo menos são formatos existentes então pelo menos dá pra encontrar, agora formato completamente custom só mandando fazer mesmo.

Olha, nunca tive muitos problemas com cabo enroscando para falar bem a verdade, mas esse cabo que vem é bem malável.. ele não parece ser do tipo que fica enroscando não.
Sobre a fonte das keycaps, eu até que achei bonita, em comparação com as fontes de outros teclados chineses (dos CK104 da vida por exemplo) e até do que a fonte da keycap do meu Quickfire TK (que tem aquele A horroroso :p).
Mas de fato, se as fontes não fossem cortadas elas provavelmente ficariam mais bonitas..

O material das keycaps também dá para perceber que não e dos melhores, ele tem uma sensação meio áspera que fica parecendo meio grosseiro.. eu nunca tive keycaps em PBT para comparar, mas ao menos essas double shots são bem melhores que as de ABS fino dos meus outros teclados.
O maior defeito talvez dessas keycaps é o fato das maiores serem um pouco deformadas como eu eu falei (espaço, shifts, enter...).
Provavelmente por algum motivo ligado a temperatura de injeção, elas são um pouco deformadas ("ovaladas") que fazem em alguns casos que uma keycap quase encoste na outra (caso do caps e shift por exemplo, e as teclas próximas a barra de espaço).
Entendi, esse parece ser um problema comum de PBTs em teclas mais longas. Mas acredito que a textura seja característica do PBT mesmo, que nunca irá embora, alguns são uma textura granulada mais fina, outras dá pra perceber mais, pelo menos elas não ficam brilhantes com o tempo, acho que existe um set ou outro que é liso em cima também.

Boa noite!
Alguém aqui sabe quais são as principais diferenças do teclado Ducky Shine 5 para o 6?
Grato.
Em sumário o Shine 5 assim como o 6 são naturalmente RGB agora para as principais diferenças:
- keycaps: No shine 6 elas tem um perfil mais baixo (estilo perfil Cherry) sendo menos altas, mas a altura delas relativa à superfície não mudou muito.
- Typeface: a typeface (vulgo fonte) usada nas keycaps do Shine 6 mudou, um pouco mais extravagantes que as do Shine 5, dá pra ver que na sessão do numérico continua sem as funções extras impressas (o que pessoalemnte prefiro por deixar mais limpo) mas eles foram com o design "moderno" de continuar com os pequenos cortes em algumas letras, isso provavelmente ajuda na taxa de sucesso de produção das keycaps double-shot, mas acho meio feio sendo que era uma das poucas marcas que hoje ainda lançavam double-shot sem esses cortes.
- Design exterior: Meio que lembrando heatsinks de uma arma na parte superior, a capa externa do teclado agora é mais baixa e cheia de detalhes, pra quem curtia mais um visual minimalista, o Shine 5 era interessante, agora com o Shine 6 o design é mais agressivo dando aquela impressão de teclas "flutuantes" como os Corsairs da linha K são tão famosos.
- uniformidade e alinhamento da impressão: houveram alguns relatos que algumas teclas tem o alinhamento diferente em algumas teclas como no "+" do numérico não estando centrado e coisas assim, parecem coisas que podem ser facilmente resolvidas com uma versão dois ou coisa do tipo, não tenho conhecimento se eles alteraram ou não, particularmente não me importaria.


Boa tarde, tava querendo comprar um teclado mecânico mas claro, tenho dúvidas dos modelos e em relação ao switch indicado pra mim.
Meu uso em jogos é praticamente em MOBA e FPS. Gostaria que tivesse led e preciso que tenha o teclado numérico.
O valor que eu gostaria de gastar é de até uns 800+/-, não gostaria de importar visto que minha última importação se encontra há mais de um mês em Curitiba. E também vale lembrar que não gosto muito daquele barulho muito alto.
Recomendaria dar uma olhada no K70, Strafe, Masterkeys e no G610.

Acabou de chegar meu teclado Corsair Strafe RGB MX Silent ABNT2

mano....que teclado...pqp !!!!! :magico::magico::magico::magico::magico::magico::magico::magico::cuti::cuti::cuti::cuti::cuti::cuti:

está sendo minha primeira experiência com um teclado mecânico...antes disso somente teclados de membrana...que coisa mais deliciosa de digitar...meu deus!!!!!!!!!!!

a noite posto fotos e tento fazer um review!!!

obs: o teclado é bem silencioso...curti!
Meus parabéns, bacana que curtiu o teclado, bem-vindo ao clube.

Aí eu já não sei te informar cara, até onde eu saiba esse teclado sempre saiu com switches Outemu.
Sobre pregar um dos outros teclados, pode ser interessante, são teclados a princípio mais sólidos.
Dentre os dois eu iria de G610, por ser um projeto mais novo e ser ANSI com uma fileira de baixo padrão, que faz com que a substituição de keycaps seja fácil no futuro.

bitelaum de fato parece que as versões mais recentes dele estão vindo com switches piores assim como o TC200 infelizmente.

Boa noite,

Eu QUASE comprei um Devastator da CoolerMaster achando que ele era mecânico quando na verdade não é. Então gostaria de uma(s) sugestão(ões) de modelo(s) que, pelo que eu li no artigo da primeira página, seria no padrão Cherry MX Black.

O uso principal vai ser programação, tradução e redação de (longos) textos, mas o mais importante é que precisa ser bem macio pois infelizmente tenho um problema de saúde que aos poucos vai detonando minha força física (tendão, braços e dedos).

Eu olhei, superificialmente admito, o Trigger-Z e os listados nos posts imediatamente anteriores. Acredito que não haja necessidade de algo no patamar do Trigger-Z (sem contar que o preço é bem proibitivo)

Outra coisa, mais uma curiosidade: Teclado mecânico é a prova d'água?
Pode tentar encontrar o TTesports Knucker, um ótimo teclado em temos de qualidade e não é tão caro, o problema mesmo é a disponibilidade. Outra opção seria o G800V.

Boa tarde, estou com problema em uma led do teclado Razer blackwidow ultimate.
Primeiro começou a meio q piscar, mas era so esperar um pouco q ela funcionava perfeitamente, e de uns dias pra ca ela simplismente apaga, tirei a keycap e deu pra perceber q ela continua piscando mas com a energia bem baixa e as vezes desliga completamente dps volta a piscar de novo.
Fico com duvida pq normalmente essas leds tem tempo de vida mt alto, e as outras do teclado estão funcionando perfeitamente.
Alguem com uma possivel solução ou explicação para o problema?
Desde ja agradeço! :)
Acredito que só trocando o led mesmo amigo, quando ele está assim significa que está queimado/queimando e não há nada a se fazer a respeito. A causa vai desde projeto errado com uma resistência errada para o tipo de led até o próprio led não ser de qualidade, se for o modelo com leds azuis esses tem histórico terrível justamente por conta da resistência e voltagem que precisam para operar, e como o BW tem uma PCB com trilhas muito finas pode alterar com o tempo o que causa o defeito.

O problema é que o Linux, até onde eu saiba, carece de um interpretador de scripts ahk.
De qualquer maneira, a ideia é boa! Valeu pela dica!
Acho que dá pra tu usar um criador de Layouts similar ao Microsoft Keyboard Layout Editor no Windows, no Linux deve ser mais fácil de alterar, no Windows se usar esse programa tem algumas teclas que a interface não permite mudar (as especiais que só tem no ABNT pra variar) daí tem que editar o arquivo de texto que gera o layout.

O teclado mecânico mais barato disponível hoje é o CK104?

Comprei um V30 pra patroa, porém ela não quer gastar muito em um teclado (menos de R$ 100), pois quer investir em uma VGA. Na verdade eu acho que o teclado nem precisa ser mecânico, apenas ter teclas de perfil alto, ABNT e macros basicões... Estou olhando alguns modelos, alguém recomenda algum?
Dois modelos não mecânicos porém muito bons são o A4tech G800V e o TTesports Knucker.
 
Que tenha macros nas laterais tem que ver se o Trigger Z ainda é encontrado, ele vem com browns e é ABNT, porém a construção e o software para fazer essa programação das ditas macros laterais é bem antigo, e não foi atualizado desde seu lançamento (pelo que eu posso perceber), então eu diria que é mais útil você ter macros em outro lugar (seja no mouse ou mesmo em outras teclas) do que optar por um modelo com macros específicas.

Um exemplo, eu uso as macros mais no mouse por serem mais acessíveis e mais rápidas (mouse Logitech), o software é atual e fácil de mexer pra configurar e tem profiles, tipo pra determinado tipo de aplicação tal botão faz tal coisa, etc. No caso da opção para macros em outras teclas, teclados como o K70, Strafe, G610 são bem versáteis já que apesar de não terem teclas dedicadas, todas as teclas podem ser programadas para fazerem o que você desejar e acredito que muitos desses teclados tenham softwares com profiles também como eu uso no mouse pra cada aplicação. Então se por exemplo num jogo você não usa o teclado numérico ou as teclas Fs pode setar elas para fazer o que deseja ao invés de procurar por teclas extras só para essa função.

Queria lhe parabenizar por responder tantas perguntas assim em um único post. São usuários assim que fazem o fórum ser realmente um espaço de aprendizado. :D

Pois então. Eu jogo especificamente League of Legends, e o uso das macros laterais facilitaria muito a minha jogatina. Tenho um g302 da logitech e não consegui me adaptar so botões laterais em jogo. Somente navegando na net (indo e voltando).

As macros no jogo são simples, apenas direcionaria para as teclas laterais, entende? Pensei no logitech 710+ tbm, e to em dúvida desse do trigger z. A opção da razer eu descartei pq o pessoal aqui não recomenda.
 
Queria lhe parabenizar por responder tantas perguntas assim em um único post. São usuários assim que fazem o fórum ser realmente um espaço de aprendizado. :D

Pois então. Eu jogo especificamente League of Legends, e o uso das macros laterais facilitaria muito a minha jogatina. Tenho um g302 da logitech e não consegui me adaptar so botões laterais em jogo. Somente navegando na net (indo e voltando).

As macros no jogo são simples, apenas direcionaria para as teclas laterais, entende? Pensei no logitech 710+ tbm, e to em dúvida desse do trigger z. A opção da razer eu descartei pq o pessoal aqui não recomenda.
Depende do ano do Razer, até antes de 2012 eles usavam switches Cherry, depois que os primeiros começaram a sair com switch próprio (Razer switch Orange e Green) daí passaram a não ser realmente recomendados, há pouco um rapaz estava reclamando que um led dum razer não funcionava mais. G710+ e Trigger Z são OK, mas é meio difícil de encontrá-los disponíveis à um preço competitivo. Entre eles creio que o G710+ ainda tenha acesso ao software de macros da Logitech (que na minha opinião é o mais fácil), o do Trigger Z dá pra usar também porém é mais chatinho digamos assim.
 
Depende do ano do Razer, até antes de 2012 eles usavam switches Cherry, depois que os primeiros começaram a sair com switch próprio (Razer switch Orange e Green) daí passaram a não ser realmente recomendados, há pouco um rapaz estava reclamando que um led dum razer não funcionava mais. G710+ e Trigger Z são OK, mas é meio difícil de encontrá-los disponíveis à um preço competitivo. Entre eles creio que o G710+ ainda tenha acesso ao software de macros da Logitech (que na minha opinião é o mais fácil), o do Trigger Z dá pra usar também porém é mais chatinho digamos assim.
Eu encontrei o Trigger Zpor 478 reais na pichau. O G710+ ta custando mais caro...R$639. Só estou na duvida pq adoro a garantia da logitech.
 
Eu encontrei o Trigger Zpor 478 reais na pichau. O G710+ ta custando mais caro...R$639. Só estou na duvida pq adoro a garantia da logitech.
Olha, apesar de à princípio as keycaps serem parecidas, no review do wetto ele fala que as keycaps do G710+ terem uma qualidade que parece até inferior (tanto que ele teve keycap que quebrou):
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/review-logitech-g710.491765/

Então de fato a garantia é melhor, mas entre os dois, até pelo preço, acredito que o Trigger Z seja uma melhor compra (levando em consideração que não fará macros complexas, como disse).
Veja um review de como são feitas as macros no Trigger Z para considerar se realmente vale a pena para você.
 
Gente, eu to precisando comprar um teclado de +- 150 reais. Tenho preferencia em não importar, pois não queria que fosse taxado e precisava o quanto antes. Sobre o teclado, eu uso pra jogar e programar. Ele não precisa brilhar, só preciso que seje "durável" e bom ):

eu vi a resposta do post a baixo, mas o TTesports Knucker fica caro se contar o frete e o G800V fica um pouco a baixo do que eu posso gastar, então fico na dúvida se tem algo melhor ou esse está bom.

O teclado mecânico mais barato disponível hoje é o CK104?

Comprei um V30 pra patroa, porém ela não quer gastar muito em um teclado (menos de R$ 100), pois quer investir em uma VGA. Na verdade eu acho que o teclado nem precisa ser mecânico, apenas ter teclas de perfil alto, ABNT e macros basicões... Estou olhando alguns modelos, alguém recomenda algum?
 
Olá pessoas, eu acabei de comprar o Corsair K55 (não é mecânico).

O teclado é maravilhoso (tem 50 mil funções), e eu estou querendo saber usar as teclas G1,G2,G3,G4,G5,G6.
Quero usar elas para abrir determinados programas (Itunes, Chrome, Twitter ...), só que eu estou apanhando muito aqui no software da Corsair e não estou entendendo nada KKKK...

Em meu antigo Logitech K270 eu entrava no programa e substituía as funções mídias rapidamente, já aqui eu não consigo.

Alguém me daria uma luz de como funciona esse trem? Só quero adicionar a função dessas teclas para abri determinados programas. Eu cheguei a ler o manual, mas não peguei o jeito desse trem KKK...

 
Última edição:
Estou vendo teclados mecânicos até R$ 550, então vi o G610 e o Trigger Z qual o melhor e se teria algum outro nessa faixa de preço?
 
Estou vendo teclados mecânicos até R$ 550, então vi o G610 e o Trigger Z qual o melhor e se teria algum outro nessa faixa de preço?
O trigger z e o g610 tem o mesmo switch. No entanto, o trigger z é mais antigo.

Eu estava na duvida tbm do trigger z, e estou pensando em pegar ele pela função das macros laterais...ajudaria muito na minha jogatina!
 
Estou vendo teclados mecânicos até R$ 550, então vi o G610 e o Trigger Z qual o melhor e se teria algum outro nessa faixa de preço?
Olha tb o Masterkeys Pro M, eu estava em duvida entre esses 2 tb, acabei achando esse PRO M mais barato que os dois e é bem mais recente, com layout ABNT2
 
Alguém ai tem experiencia com os produtos da PcYes ?

Sabem dizer se estes teclados tem um bom CxB, ou são mais alguns travestis gamers como diz nosso amigo @wetto

http://www.pcyes.com.br/produtos/teclado-gamer/teclado-gamer-pcyes-nemesis

http://www.pcyes.com.br/produtos/teclado-gamer/teclado-gamer-pcyes-axion

Os Switchs são kailh blue.
Produto novo, ainda não descobri qual teclado eles fizeram rebrand. Diz ser ABNT, e até talvez seja pois ouvi rumores antes que seria e sendo uma marca brasileira realmente pode ser. Mas diria só pelos switches que é um mecânico bem de entrada, recomendaria só se tiver na variante de switches lineares e uma boa garantia da marca.

P.S.: Se o layout for como o da foto é uma abominação, nem ANSI nem ABNT, socaram um Ç só pra dizer que tem mesmo assim como um certo teclado da Bloody, mas pra quem só liga pra essa tecla é até uma boa.
 
Aos donos de teclados 60% (e a quem tenha o conhecimento de resolver o meu problema também hehe) algum de vocês utiliza eles no Linux?
Digo pois o meu Anne Pro funciona perfeitamente no Linux Mint aqui, mas estou tendo problemas para fazer o "bind" do Shift+Esc para ser o ~.
No Windows eu fiz super tranquilo um scriptzinho no Autohotkey que funciona que é uma beleza, mas no Mint eu tentei utilizar o Autokey, e o que acontece é que ele acaba imprimindo o ~ sem esperar eu digitar a próxima tecla (como se o layout não estivesse no Inglês internacional, mas está).
O layout tenho certeza que está correto pois eu consigo fazer o til funcionar como o esperado se uso a combinação completa de teclas (Fn+Shift+Esc), tanto que estou escrevendo do Mint nesse momento e como podem ver, não tenho nenhum problema em acentuar (só o trabalho de fazer o ~ com o atalho enorme mesmo).

Alguém já conseguiu fazer essa "macro", "bind", "atalho" ou seja lá como chamem isso, funcionar no Linux?
É muito inconveniente essa trabalheira toda para digitar um ã ou õ.
Oi, eu uso um teclado compacto (Drevo 84, deve ser parecido com o seu mas com uma linha de teclas Fn) como se fosse ISO ABNT2, criei modificações do arquivos br e system.xml para isso, criando novos mapas de teclado. Esse pode ser um caminho. Posso lhe mandar os meus arquivos para você dar uma olhada e ver se fica inspirado. Eu tenho dois mapas alternativos, um que ele fica com cara de ABNT2 (mas tenho que usar ALT-GR para a tecla com o ; e : funcionar, pois ela está mapeada para o ç e Ç e também coloquei os ], } na tecla do | \, de novo usando Alt-GR). O outro é uma pequena variação para facilitar o uso em programação deixando o }e ] em uma tecla dedicada. Para mim funciona bem. O que é meio complicado é que você modifica dois arquivos do sistema e tem que ficar atento para uma possível atualização desfazer as alterações feitas. Aí tem que copiar os arquivos modificados para o lugar de novo.
 
Oi, eu uso um teclado compacto (Drevo 84, deve ser parecido com o seu mas com uma linha de teclas Fn) como se fosse ISO ABNT2, criei modificações do arquivos br e system.xml para isso, criando novos mapas de teclado. Esse pode ser um caminho. Posso lhe mandar os meus arquivos para você dar uma olhada e ver se fica inspirado. Eu tenho dois mapas alternativos, um que ele fica com cara de ABNT2 (mas tenho que usar ALT-GR para a tecla com o ; e : funcionar, pois ela está mapeada para o ç e Ç e também coloquei os ], } na tecla do | \, de novo usando Alt-GR). O outro é uma pequena variação para facilitar o uso em programação deixando o }e ] em uma tecla dedicada. Para mim funciona bem. O que é meio complicado é que você modifica dois arquivos do sistema e tem que ficar atendo para uma possível atualização desfazer as alterações feitas. Aí tem que copiar os arquivos modificados para o lugar de novo.
Parece interessante cara, mas isso no Linux?
Se tiver como me enviar então e documentar como fazer as coisas, seria extremamente agradecido!

A minha ideia é bem simples, eu só queria realmente fazer com que o Shift+Esc resultasse no ~ (mas que não simplesmente desse paste nele, e sim no input da tecla como se eu tivesse apertado).
Se isso for possível modificando o layout será bem interessante.
 
Parece interessante cara, mas isso no Linux?
Se tiver como me enviar então e documentar como fazer as coisas, seria extremamente agradecido!

A minha ideia é bem simples, eu só queria realmente fazer com que o Shift+Esc resultasse no ~ (mas que não simplesmente desse paste nele, e sim no input da tecla como se eu tivesse apertado).
Se isso for possível modificando o layout será bem interessante.

Oi. Estava lendo de novo o seu texto e resolvi olhar a cara do seu teclado na Internet. Entendi o seu problema, é que não tem a tecla com ` e ~, ela está "encavalada" no ESC e acessível pela Fn. Bom, descobri uma solução simples para conseguir o que você quer. Exige a edição de um arquivo do sistema. Siga os passos a seguir.

1) Copie o arquivo /usr/share/X11/xkb/symbols/pc para um local seguro, assim você pode desfazer a modificação se necessário.

2) Edite, como root esse arquivo usando um editor de preferência, por exemplo:

sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/pc

No arquivo, basta mudar a linha que tem

key <ESC> { [ Escape ] };

para

key <ESC> { [ Escape, dead_tilde ] };

3) Reinicie a máquina.

Pronto, o shift+ESC deve gerar o ~ da forma que você quer.

Se for necessário desfazer algo, ou se você nota algum problema, basta restaurar a arquivo de sistema a partir da cópia feita no passo 1. Outra coisa, esse arquivo pode ser sobre-escrito por alguma atualização do sistema, então se parar de funcionar basta seguir os passos de novo ou manter uma outra cópia do arquivo modificado e copiar por cima.

Boa sorte!
 
É muito azar galera, acabei de receber meu teclado e a tecla 7 começou a falhar o led. Já entrei em contato com a PlayerID pelo Whats mesmo e já irão providenciar a troca, recomendo a loja, muito atenciosos.

2ut5mgw.jpg

20k5g1v.jpg
 
Oi. Estava lendo de novo o seu texto e resolvi olhar a cara do seu teclado na Internet. Entendi o seu problema, é que não tem a tecla com ` e ~, ela está "encavalada" no ESC e acessível pela Fn. Bom, descobri uma solução simples para conseguir o que você quer. Exige a edição de um arquivo do sistema. Siga os passos a seguir.

1) Copie o arquivo /usr/share/X11/xkb/symbols/pc para um local seguro, assim você pode desfazer a modificação se necessário.

2) Edite, como root esse arquivo usando um editor de preferência, por exemplo:

sudo gedit /usr/share/X11/xkb/symbols/pc

No arquivo, basta mudar a linha que tem

key <ESC> { [ Escape ] };

para

key <ESC> { [ Escape, dead_tilde ] };

3) Reinicie a máquina.

Pronto, o shift+ESC deve gerar o ~ da forma que você quer.

Se for necessário desfazer algo, ou se você nota algum problema, basta restaurar a arquivo de sistema a partir da cópia feita no passo 1. Outra coisa, esse arquivo pode ser sobre-escrito por alguma atualização do sistema, então se parar de funcionar basta seguir os passos de novo ou manter uma outra cópia do arquivo modificado e copiar por cima.

Boa sorte!
Cara muítissimo obrigado! Sua solução de fato resolveu o meu problema.

Apenas para documentar, fui utilizar a informação que me passou para tentar fazer "do meu jeito"e ainda assim não consegui.
Não sabia que o nome do "til" que eu procurava na verdade era o dead_tilde, e estava antes tentando fazer algumas soluções com "asciitilde", que obviamente não dava certo.
Mas acho que tirando o jeito que postou, o jeito mais fácil de fazer isso, e que seja mais permanente, no sentido de que não seria sobrescrito por updates e tudo mais, é usando o xdotool e o xbindkeys.
Eu fiz um bind com o xbindkeys que utiliza o xdotool para fazer fazer o input do dead_tilde com a combinação que queria, basicamente, adicionando isso ao meu .xbindkeysrc:
#Easy Tilde
"xdotool key dead_tilde"
m:0x2001 + c:9
Shift + Escape


Em teoria, isso deveria funcionar sem problemas na maioria das distribuições Linux.
No entanto, no Ubuntu 16.04 (e portanto também no Linux Mint 18, que utilizo) há algum bug que não deixa o xbindkeys funcionar.
Ao executar o xbindkeys no modo verbose, ele solta um Warning:
*** Warning ***
Please verify that there is not another program running
which captures one of the keys captured by xbindkeys.
It seems that there is a conflict, and xbindkeys can't
grab all the keys defined in its configuration file.


Por esse motivo, a solução com o xbindkeys e xdotool não funciona no Mint 18.

De qualquer maneira, extremamente grato pela sua solução, que foi a que implementei aqui e deu certo, e acredito que funcionará em qualquer distro.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo