[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Bom dia pessoal,
Montei um PC novo e tô com um Ryzen 5 5600. Minha placa mãe B550 da msi veio ativada o game boost e tava chegando a 95C jogando GTA... Desativei o Game Boost e melhorou um pouco, ficando em 85C. Tô testando o modo eco do PBO e ele tá bem melhor agora, mas está limitado em 45W. Será que é melhor eu desligar o PBO e fazer um undervolting ?
 
Montei um PC novo e tô com um Ryzen 5 5600. Minha placa mãe B550 da msi veio ativada o game boost e tava chegando a 95C jogando GTA... Desativei o Game Boost e melhorou um pouco, ficando em 85C. Tô testando o modo eco do PBO e ele tá bem melhor agora, mas está limitado em 45W. Será que é melhor eu desligar o PBO e fazer um undervolting ?
Modo Eco 45w acho que ele simplesmente vai reduzir o consumo máximo de 76w pra 60w~ ou algo perto disso, Curve Optimizer é uma boa sempre de fazer, se stock tá batendo 85c~ vou assumir que tá usando o Wraith Stealth, aí eu consideraria fazer um upgrade de cooler até
 
Rodei o Ryzen master ele deu esse resultado:
uvnbcZb.png


Sobre o PPT, EDC e TDC, que valores recomendam por no 5800x?
Ryzen master não é confiável
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No meu deu all cores -30.... o seu deu per core mas todos ficaram -29, não entendi pq ele não deu all cores -29, que software loco.

6026281d-7a19-4cd3-bf7c-97da271f6ae8.jpg


PPT, EDC e TDC eu uso assim, lembrando que o 5700X é mais fraco que o 5800X, chuta valores no mínimo mais agressivos que esse.

aef6ab1e-ba58-460f-8ab9-4716ef338d3a.jpg


Dizem que o userbenchmark é ruim, mas eu gosto:

Geekbench:

cb23:
cb23.png
Ryzen master não é confiável,
Aqui dava -30 em tudo, fui testar o corecycler e já mudou, aí testei o OCCT mudou mais ainda e quando testei o Hydra mudou também kkkk
 
Última edição:
yzen master não é confiável,
Aqui dava -30 em tudo, fui testar o corecycler e já mudou, aí testei o OCCT mudou mais ainda e quando testei o Hydra muito também kkkk
Qual a melhor ferramenta, na sua opinião? O Hydra?
 
Qual a melhor ferramenta, na sua opinião? O Hydra?
Cara, como comentei, o menor valor de CO pra mim foi o OCCT e ele parece ser oque mais testa o núcleos, o negócio força ao máximo os núcleos mesmo.
Mas acho que o mais fácil de manusear e o Hydra pois ele faz tudo automático, mas precisa ter o login automático pois o pc reinicia as vezes.
 
Cara, como comentei, o menor valor de CO pra mim foi o OCCT e ele parece ser oque mais testa o núcleos, o negócio força ao máximo os núcleos mesmo.
Mas acho que o mais fácil de manusear e o Hydra pois ele faz tudo automático, mas precisa ter o login automático pois o pc reinicia as vezes.
Acho que o OCCT não pode ser usado para testar estabilidade em cenário real de uso, é muito exagerado
 
Modo Eco 45w acho que ele simplesmente vai reduzir o consumo máximo de 76w pra 60w~ ou algo perto disso, Curve Optimizer é uma boa sempre de fazer, se stock tá batendo 85c~ vou assumir que tá usando o Wraith Stealth, aí eu consideraria fazer um upgrade de cooler até
Testei deixando o pbo2 em desativado, automático e placa mãe, acho que o melhor na minha opinião foi o automático, ele joga os valores bem altos, testando em fullload multi thread bate 4600mhz em todos os núcleos em qualquer programa de estresse, mas bate no máximo 86 graus, com um LE500 na parte da frente do gabinete em pushpull.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que o OCCT não pode ser usado para testar estabilidade em cenário real de uso, é muito exagerado
Então, também acho pois os jogos não estressam tanto né, mas na minha visão é o seguinte, qualquer coisa que eu fizer no pc ele não terá problema em estabilidade pois fiz algo para estressar ao máximo
 
Testei deixando o pbo2 em desativado, automático e placa mãe, acho que o melhor na minha opinião foi o automático, ele joga os valores bem altos, testando em fullload multi thread bate 4600mhz em todos os núcleos em qualquer programa de estresse, mas bate no máximo 86 graus, com um LE500 na parte da frente do gabinete em pushpull.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Então, também acho pois os jogos não estressam tanto né, mas na minha visão é o seguinte, qualquer coisa que eu fizer no pc ele não terá problema em estabilidade pois fiz algo para estressar ao máximo
Tenho o mesmo cooler que vc ^^

Dá uma fuçada nos valores do PBO, vc pode fazer algo mais "conservador" que irá obter melhores resultados de consumo de energia, menos calor e um pior desempenho...
Consumo máximo de energia: 81.843W
Temperatura máxima: 65.8ºC
Resultado: 14328

consv.png


Ou um valor para consumo extremo onde você consegue melhores pontuações em tarefas multi tarefa, consumindo mais energia e gerando mais calor.
Consumo máximo de energia: 126.979W (+55%)
Temperatura máxima: 81ºC (+23%)
Resultado: 15506 (+8%)

aggr.png
 
Tenho o mesmo cooler que vc ^^

Dá uma fuçada nos valores do PBO, vc pode fazer algo mais "conservador" que irá obter melhores resultados de consumo de energia, menos calor e um pior desempenho...
Consumo máximo de energia: 81.843W
Temperatura máxima: 65.8ºC
Resultado: 14328

consv.png


Ou um valor para consumo extremo onde você consegue melhores pontuações em tarefas multi tarefa, consumindo mais energia e gerando mais calor.
Consumo máximo de energia: 126.979W (+55%)
Temperatura máxima: 81ºC (+23%)
Resultado: 15506 (+8%)

aggr.png
Obrigado, mas já fiz o mais conservador, mas abaixo de 90 graus tá safe, já deixei tudo no talo na frequência padrão de 4650 máximo, somando com o CO, não chega a bater 1.3 em nenhum núcleo seja em MT ou ST
 
galera, recentemente fiz um upgrade para ryzen 5600, e a temperatura dele sem fazer nada fica 61º~71º, jogando chega a 98º
pesquisando conheci esse PBO e undervolt, gostaria de saber o que é mais seguro fazer, considerando que nao tenho conhecimento com isso
e se pode ter alguma relação com a config

SETUP ATUAL

Placa-mãe ASUS Prime B350-Plus, Chipset B350, AMD AM4, ATX, DDR4
RTX 3060 TI GALAX
Ryzen 5 5600
Gammaxx 400 V2 -- Pasta térmica que veio com o gammax
Gabinete Aerocool Aero 500
2x Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz
HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010
SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s
XPG CORE REACTOR 850W
4X FANS ARGB Aigo ar12 120mm + Controladora ( 2 em cima jogando pra fora e 2 na frente puxando pra dentro)


 
galera, recentemente fiz um upgrade para ryzen 5600, e a temperatura dele sem fazer nada fica 61º~71º, jogando chega a 98º
pesquisando conheci esse PBO e undervolt, gostaria de saber o que é mais seguro fazer, considerando que nao tenho conhecimento com isso
e se pode ter alguma relação com a config

SETUP ATUAL

Placa-mãe ASUS Prime B350-Plus, Chipset B350, AMD AM4, ATX, DDR4
RTX 3060 TI GALAX
Ryzen 5 5600
Gammaxx 400 V2 -- Pasta térmica que veio com o gammax
Gabinete Aerocool Aero 500
2x Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz
HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010
SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s
XPG CORE REACTOR 850W
4X FANS ARGB Aigo ar12 120mm + Controladora ( 2 em cima jogando pra fora e 2 na frente puxando pra dentro)


Primeiro que não deveria chegar essa temp mesmo jogando com esse cooler, deve ter instalado errado, verifica aí se não está solto ou foi instalado errado.
 
Pessoal recentemente comprei um 5600 e dei umas fuçadas nessas funções todas e consegui baixar a temperatura que estava Batendo 95, agora não passa de 70. Mas desde a primeira vez que montei esse PC e alterei as configurações da placa mãe enfrento um problema de tela azul quando o pc está ocioso, ele fica uns 5 min as vezes mais ou menos e dá tela azul. Em jogos não enfrento nenhum problema roda lixo porém é um saco toda vez reiniciar, alguém teria uma luz para resolver isso mexendo no pbo?
Configuração é
Placa mãe e uma b450h da Biostar
ryzen 5600
Rx 580 8 Gb
 
Pessoal recentemente comprei um 5600 e dei umas fuçadas nessas funções todas e consegui baixar a temperatura que estava Batendo 95, agora não passa de 70. Mas desde a primeira vez que montei esse PC e alterei as configurações da placa mãe enfrento um problema de tela azul quando o pc está ocioso, ele fica uns 5 min as vezes mais ou menos e dá tela azul. Em jogos não enfrento nenhum problema roda lixo porém é um saco toda vez reiniciar, alguém teria uma luz para resolver isso mexendo no pbo?
Configuração é
Placa mãe e uma b450h da Biostar
ryzen 5600
Rx 580 8 Gb
Por alguma razão, o que você futucou, não está estável. Se batia 95c em stock antes, minha recomendação seria é comprar um bom cooler.
 
Alguém por sã consciência vê vídeos do Tito Tech / Shirek e segue ele ainda é ainda por cima apoia as coisas que ele ensina lá? É uma afronta oque ele diz lá…. É tanta bobagem que é pra cair o órgão excretor do traseiro, o cara me falar que se fizer um overclock tem que formatar o pc, não é possível isso e tem engajamento uma disgraca dessa e se vocês verem o tanto de gente que segue aquele porra lá, falando pra colocar 150 ppt 150 edc 150, scalar x10 fazendo undervolt no CO e também no processador em geral ele meio que faz undervolt duas vezes. Sério uma porra dessa não deveria ter canal do YouTube e ensinar as pessoas nao…. Ainda se diz influenciador um verme daquele que faz teste de estabilidade somente com programa Handbrake que simula um troco lá de vídeos.
 
Alguém por sã consciência vê vídeos do Tito Tech / Shirek e segue ele ainda é ainda por cima apoia as coisas que ele ensina lá? É uma afronta oque ele diz lá…. É tanta bobagem que é pra cair o órgão excretor do traseiro, o cara me falar que se fizer um overclock tem que formatar o pc, não é possível isso e tem engajamento uma disgraca dessa e se vocês verem o tanto de gente que segue aquele porra lá, falando pra colocar 150 ppt 150 edc 150, scalar x10 fazendo undervolt no CO e também no processador em geral ele meio que faz undervolt duas vezes. Sério uma porra dessa não deveria ter canal do YouTube e ensinar as pessoas nao…. Ainda se diz influenciador um verme daquele que faz teste de estabilidade somente com programa Handbrake que simula um troco lá de vídeos.
Eu assisto uns vídeos dele mas tem coisa que é meio surreal mesmo kkk
 

PBO 2 tuner com -30 e editei os limits também para PPT-114 TDC-75 EDC -115
Max 74cº no cinebench com pontuação de quase 15.000
Pelo que vi estão saindo BIOS com possibilidade de editar o PBO do x3d, então só aguardar

Curtindo bastante, joguei BF2042 ontem e ficou liso demais, nem comparação com o 3800x
Você consegue setar automaticamente no boot os limites de PPT, TDC e EDC no PBO 2 Tuner com o task scheduler do Windows tal qual faz para a curva?
 
Você consegue setar automaticamente no boot os limites de PPT, TDC e EDC no PBO 2 Tuner com o task scheduler do Windows tal qual faz para a curva?
Com a BIOS nova eu faço tudo pela bios, não uso mais o PBO 2 tuner, mas o pbo2tuner tem como setar o ppt, tdc e edc pelo task scheduler também, tem um post no reddit que o cara passa a ordem da numeração.
 
Com a BIOS nova eu faço tudo pela bios, não uso mais o PBO 2 tuner, mas o pbo2tuner tem como setar o ppt, tdc e edc pelo task scheduler também, tem um post no reddit que o cara passa a ordem da numeração.
Porra, que fera! Não sabia da BIOS nova. Saiu quando? Acho que temos a mesma mobo.


Engraçado, nesse link está a mesma BIOS de antes (4408).
 
Porra, que fera! Não sabia da BIOS nova. Saiu quando? Acho que temos a mesma mobo.


Engraçado, nesse link está a mesma BIOS de antes (4408).

Essa mesmo, 4408, permite alterar direto pelo PBO no menu AI Tweaker, algo assim.

---

Ai Overclock Tuner [D.O.C.P.]
D.O.C.P. [D.O.C.P DDR4-3000 15-16-16-35-1.35V]
BCLK Frequency [100.0000]
SB Clock Spread Spectrum [Disabled]
Performance Enhancer [Default]
Memory Frequency [DDR4-3600MHz]
FCLK Frequency [1800MHz]
CPU Core Ratio [Auto]
Core VID [Auto]
CCX0 Ratio [Auto]
OC Tuner [Keep Current Settings]
Performance Bias [None]
PPT Limit [122]
TDC Limit [82]
EDC Limit [124]
Precision Boost Overdrive Scalar [Auto]
Curve Optimizer [All Cores]
All Core Curve Optimizer Sign [Negative]
All Core Curve Optimizer Magnitude [30]
Platform Thermal Throttle Limit [Auto]
 
Essa mesmo, 4408, permite alterar direto pelo PBO no menu AI Tweaker, algo assim.

---

Ai Overclock Tuner [D.O.C.P.]
D.O.C.P. [D.O.C.P DDR4-3000 15-16-16-35-1.35V]
BCLK Frequency [100.0000]
SB Clock Spread Spectrum [Disabled]
Performance Enhancer [Default]
Memory Frequency [DDR4-3600MHz]
FCLK Frequency [1800MHz]
CPU Core Ratio [Auto]
Core VID [Auto]
CCX0 Ratio [Auto]
OC Tuner [Keep Current Settings]
Performance Bias [None]
PPT Limit [122]
TDC Limit [82]
EDC Limit [124]
Precision Boost Overdrive Scalar [Auto]
Curve Optimizer [All Cores]
All Core Curve Optimizer Sign [Negative]
All Core Curve Optimizer Magnitude [30]
Platform Thermal Throttle Limit [Auto]
Beleza, vou setar lá então. Confesso que perdi isso. Quando eu tinha um 5800x fazia tudo na BIOS mesmo e após upgradear pro 5800x3D não tinha essa opção. Que bom que agora tem.

Você está usando PPT 122, TDC 82 e EDC 124 ou PPT 114, TDC 75 e EDC 115 conforme seu post de 27/11/22?
 
Beleza, vou setar lá então. Confesso que perdi isso. Quando eu tinha um 5800x fazia tudo na BIOS mesmo e após upgradear pro 5800x3D não tinha essa opção. Que bom que agora tem.

Você está usando PPT 122, TDC 82 e EDC 124 ou PPT 114, TDC 75 e EDC 115 conforme seu post de 27/11/22?

Tô sempre trocando tentando achar um sweetspot,
Atualmente estou mantendo PPT 120, TDC 75 e EDC 110.

Pra tu achar seu sweetspot do teu bin, usa o HWinfo64, tem uma parte que mostra quando atinge o máximo de PPT, TDC e EDC, dai tu vai ajustando com base nisso pra algo que atinja 100% de todos e não fique tão quente.
 
Tô sempre trocando tentando achar um sweetspot,
Atualmente estou mantendo PPT 120, TDC 75 e EDC 110.

Pra tu achar seu sweetspot do teu bin, usa o HWinfo64, tem uma parte que mostra quando atinge o máximo de PPT, TDC e EDC, dai tu vai ajustando com base nisso pra algo que atinja 100% de todos e não fique tão quente.
Excelente! Setei na BIOS a curva, ppt, tdc e edc. Valeu demais!
 
Beleza, vou setar lá então. Confesso que perdi isso. Quando eu tinha um 5800x fazia tudo na BIOS mesmo e após upgradear pro 5800x3D não tinha essa opção. Que bom que agora tem.

Você está usando PPT 122, TDC 82 e EDC 124 ou PPT 114, TDC 75 e EDC 115 conforme seu post de 27/11/22?
Quais valores vc usava com o 5800x?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo