• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

estou com erros de whea ao setar o IF em 1933mhz, com 1900mhz vai numa boa sem problemas, o erro de whea que dá é aquele sem tela azul nem nada, só aparece no visualizador de eventos e hwinfo, porém é erro e quero resolver, existe algo que posso fazer pra resolver isso? tipo tentei aumentar o vddg cdd voltage para 1.050v e não resolveu, algo mais?
 
estou com erros de whea ao setar o IF em 1933mhz, com 1900mhz vai numa boa sem problemas, o erro de whea que dá é aquele sem tela azul nem nada, só aparece no visualizador de eventos e hwinfo, porém é erro e quero resolver, existe algo que posso fazer pra resolver isso? tipo tentei aumentar o vddg cdd voltage para 1.050v e não resolveu, algo mais?
nao existe forma de resolver.
as vezes seu cpu não suporte esse over e/ou a placa mae.
 
estou com erros de whea ao setar o IF em 1933mhz, com 1900mhz vai numa boa sem problemas, o erro de whea que dá é aquele sem tela azul nem nada, só aparece no visualizador de eventos e hwinfo, porém é erro e quero resolver, existe algo que posso fazer pra resolver isso? tipo tentei aumentar o vddg cdd voltage para 1.050v e não resolveu, algo mais?

Vc tá disposto a queimar neurônio por causa de 33mhz?

slap-bears.gif
 
Existe alguma maneira mais efetiva de testar nucleo por núcleo e dizer se está estável? tenho um 7950X e a placa mãe Asus pelo menos diz o SP score de cada um. Nivelei pelos piores núcleos -36 de CO, ficando estável, mas queria colocar valores mais negativos nos melhores núcleos, mas 1 por 1, vericar toda vez evento de windows nos 16 núcleos é um saco.
 
Existe alguma maneira mais efetiva de testar nucleo por núcleo e dizer se está estável? tenho um 7950X e a placa mãe Asus pelo menos diz o SP score de cada um. Nivelei pelos piores núcleos -36 de CO, ficando estável, mas queria colocar valores mais negativos nos melhores núcleos, mas 1 por 1, vericar toda vez evento de windows nos 16 núcleos é um saco.
olha teve um pessoal na época que usava um programa chamado core cycler e ia rodando o prime95 que ia alterando o nucleo em execução, porém pra mim nunca funcionou bem, diversas vezes todos os nucleos passaram e chegava em jogo bunda tipo o f1 crashava
 
olha teve um pessoal na época que usava um programa chamado core cycler e ia rodando o prime95 que ia alterando o nucleo em execução, porém pra mim nunca funcionou bem, diversas vezes todos os nucleos passaram e chegava em jogo bunda tipo o f1 crashava
eu vi no início do tópico, mas quando da tela azul ter que fica procurando qual nucleo deu pau que eu to achando um saco. Vi que tem um software chamado CTR mas ele só é suportado até os Zen 3. No meu Zen 4 não tem suporte.
 
eu vi no início do tópico, mas quando da tela azul ter que fica procurando qual nucleo deu pau que eu to achando um saco. Vi que tem um software chamado CTR mas ele só é suportado até os Zen 3. No meu Zen 4 não tem suporte.
o problema maior pra mim foi não ser efetivo esse método, quando consegui estabilizar todos os nucleos passando no core cycler com prime95 rodando por 6 horas sem erro algum, aí vai jogar 10 minutos de f1 22 e dava crash, é foda
 
o problema maior pra mim foi não ser efetivo esse método, quando consegui estabilizar todos os nucleos passando no core cycler com prime95 rodando por 6 horas sem erro algum, aí vai jogar 10 minutos de f1 22 e dava crash, é foda
Estava verificando agora mesmo o antigo OCCT e não sabia que eles fizeram uma nova versão, toda repaginada, adicionando recursos que não tinham antes. Já usei muito OCCT no meu tempo de Intel (antes era so 4 núcleos né, não dava tanto trabalho).

Agora vi que adicionaram opção como Core Cycler, já conhecida, alternando estre os núcleos em um determinado tempo e a função mais interessante Core Swap, ele alterna ativando o nucleo quando necessita e desativa quando não estão em uso. Interessante, vou testar.
 
Bom, como a Asrock não lançou BIOS pra liberar o PBO2 e CO pra Steel Legend B450M, estou usando o PBO2 Tuner (é safe né)? Coloquei -30 em todos os cores e estou testando. Preciso definir tbm os valores para PPT/TDC/EDC? Por padrão vem 142/95/140.
 
OCCT não foi efetivo em descobrir o núcleo instável. Passou no teste e fui abrir D4, jogo levíssimo, resetou a máquina jogando.

Alguém saberia informar como posso subir o clock base sem mexer no PBO do boost? Consegui um brique de um 7900X pra um 7950x pagando uma mixaria e notei que em alguns jogos perdi desempenho, onde acredito que pelo clock base do 7950x ser menor.
 
Bom, como a Asrock não lançou BIOS pra liberar o PBO2 e CO pra Steel Legend B450M, estou usando o PBO2 Tuner (é safe né)? Coloquei -30 em todos os cores e estou testando. Preciso definir tbm os valores para PPT/TDC/EDC? Por padrão vem 142/95/140.
Como assim?
Eu acho que tô usando o PBO aqui na minha normalmente... versão 4.60
Não estou?
 
Como assim?
Eu acho que tô usando o PBO aqui na minha normalmente... versão 4.60
Não estou?
Acho que pro 5800x3D não deve ter liberado, que é o que ele está usando no momento
 
Como assim?
Eu acho que tô usando o PBO aqui na minha normalmente... versão 4.60
Não estou?
Foi o que o @insanee420 disse, pro 5800X3D não é liberado ainda. No 5800X eu usava normalmente.
 
  • Curtir
Reações: emc
Bom dia,
Pessoal estou com um 5800x3d e estou usando os parâmetros que encontrei aqui no tópico: 105, 75 e 130 e com os cores -30.
Queria saber sobre PBO Scalar, vocês usam scalar no 5800x3d? Deixa no Auto? Ou manual a 0x? Ou algum outro parâmetro.
 
EDIT: tópico errado
 
Última edição:
Bom dia,
Pessoal estou com um 5800x3d e estou usando os parâmetros que encontrei aqui no tópico: 105, 75 e 130 e com os cores -30.
Queria saber sobre PBO Scalar, vocês usam scalar no 5800x3d? Deixa no Auto? Ou manual a 0x? Ou algum outro parâmetro.

Pelo pouco que li o Scalar é a configuração mais "perigosa" dessas aí... é quanto tempo, em número de vezes (de 1x a 10x) o processador vai ser forçado a ficar no máximo setado.
Então suponha que seu processador fique 1 minuto no máximo em 1x... se você botar o Scalar em 10x, ele vai ficar 10 minutos. Todos os vídeos e tutoriais mais novos mandam deixar em 1x
Aí vem todo aquele bla bla bla sobre degradação e tudo mais...
 
Alguem usando atualmente um 5950x? e com um bom conhecimento e já com horas e horas ajustando e afinando?
vou resumir pra não vira rum texto de 100 linhas..
Atualmente estou muito bem servido com um 5800x (PLATINUM) , segundo o teste do CLOCKTUNER 2.0 ... Fiz 5 testes , 4 deu Platinum , 1 deu GOLD.
Rodo qualquer game com TX de quadrados altissima, usando um vcore bizarro de 1.10-1.12 a 4.5 ALLCORES , pbo OFF, mantendo ingame 55-60c e 70-80w de consumo com 70% de uso.
Apareceu uma opotunidade e peguei um 5950x , chegou ontem , e já quebrei a cabeça , pq ele nem se quer aceitou meu oc de memoria em 4000@16-15-15-15..
comecei a brincar no cpu, com automatico , com vcore fixo , com undervolt , com underclock, e dentro da realidade que gosto , que é TEMPERATURA baixa , e consequetemente consumo baixo..
O cenário menos pior que consegui , foi com ALLCORES 4.3 @ 1.17 , ingame consumindo 100w(20 a mais que o 5800x) e ficando a uma temperatura de 68-70c ( 15 a mais que o 5800x )..
o desempenho ingame , nao senti diferença , mas isso se deve ao fato de u usar TRAVA 165hz/fps. Porem nos testes cinebench , cpuz , é claro que pontua muito mais que o 5800x..
Eu não sinto a necessidade do upgrade no momento , mas realmente foi uma oportunidade com custo baixissimo no swap.
Eu nunca me dei bem com PBO no 5800x/5600x/3800x, sempre achei melhor e como é um procedimento de over antigo acho mais fácil e rapido, e trabalha com voltagens menores e consumo menos, apesar do rendimento as vezes ser pouca coisa menor.
No 5800x3d , usei por 2 meses , achei o cpu muito quente , mas com o PBO2 era possível melhorar bem sua temperatura, consumo baixissimo porem ainda quente.

Hoje a noite vou brincar pelo 2dia , porem tenho que me decidir rapido se ficarei com ele ou devolverei pra loja.
Um amigo que teve passou uma receita via PBO , 4.7 allcores , voltagem e soc AUTO, PBO manual com as voltagens controladas pela MB e com curva -30 em todos os cores.
Estou no trabalho , assim que chegar , vou testar , alguem tem alguma outra dica , para se manter "calminho" ??? eu odeio altas temperatura e consumos desnecessário..
se um 5800x , que tem 1ccx a menos, metade do cache , dá conta de entregar o desempenho consumindo menos e mais frio, tenho que acalmar esse esquentadinho.
 
Alguem usando atualmente um 5950x? e com um bom conhecimento e já com horas e horas ajustando e afinando?
peguei um 5950x, se quer aceitou meu oc de memoria em 4000@16-15-15-15..
comecei a brincar no cpu, com automatico , com vcore fixo , com undervolt , com underclock, e dentro da realidade que gosto , que é TEMPERATURA baixa , e consequetemente consumo baixo..
O cenário menos pior que consegui , foi com ALLCORES 4.3 @ 1.17 , ingame consumindo 100w(20 a mais que o 5800x) e ficando a uma temperatura de 68-70c ( 15 a mais que o 5800x )..
o desempenho ingame , nao senti diferença , mas isso se deve ao fato de u usar TRAVA 165hz/fps. Porem nos testes cinebench , cpuz , é claro que pontua muito mais que o 5800x..
Eu não sinto a necessidade do upgrade no momento , mas realmente foi uma oportunidade com custo baixissimo no swap.
Eu nunca me dei bem com PBO no 5800x/5600x/3800x, sempre achei melhor e como é um procedimento de over antigo acho mais fácil e rapido, e trabalha com voltagens menores e consumo menos, apesar do rendimento as vezes ser pouca coisa menor.
No 5800x3d , usei por 2 meses , achei o cpu muito quente , mas com o PBO2 era possível melhorar bem sua temperatura, consumo baixissimo porem ainda quente.

Hoje a noite vou brincar pelo 2dia , porem tenho que me decidir rapido se ficarei com ele ou devolverei pra loja.
Um amigo que teve passou uma receita via PBO , 4.7 allcores , voltagem e soc AUTO, PBO manual com as voltagens controladas pela MB e com curva -30 em todos os cores.
Estou no trabalho , assim que chegar , vou testar , alguem tem alguma outra dica , para se manter "calminho" ??? eu odeio altas temperatura e consumos desnecessário..
se um 5800x , que tem 1ccx a menos, metade do cache , dá conta de entregar o desempenho consumindo menos e mais frio, tenho que acalmar esse esquentadinho.
Mas qual o intuito com o 5950x? Sair do 5800x pro 5950x não vai ganhar nada em jogos mesmo, e se for pra trabalho não tem nem o que pensar porque vai ser bem melhor no geral, seja usado stock, ou com PBO, ou com OC fixo, vai atropelar all-core independente de qualquer coisa dessas, e tuning exato varia de CPU pra CPU então vai variar bastante

Se gosta de temp baixa e consumo baixo em jogos parece que o 5800x, e apesar de maior consumo trazer maior temperatura praticamente sempre, não é o caso sempre como você pode ver no 5800x3D que mesmo com consumo baixissimo teve temp mais alta, e se o foco é jogos o 5800x3D vai ganhar sempre do 5800x e do 5950x e com menor consumo, mas talvez tenha que aprender a conviver com temp um pouco maior mesmo, no geral caso seja apenas pra jogos eu acho que acabaria ficando com o 5800x ou tentando repassar o 5950x por um valor mais alto :haha:
 
Mas qual o intuito com o 5950x? Sair do 5800x pro 5950x não vai ganhar nada em jogos mesmo, e se for pra trabalho não tem nem o que pensar porque vai ser bem melhor no geral, seja usado stock, ou com PBO, ou com OC fixo, vai atropelar all-core independente de qualquer coisa dessas, e tuning exato varia de CPU pra CPU então vai variar bastante

Se gosta de temp baixa e consumo baixo em jogos parece que o 5800x, e apesar de maior consumo trazer maior temperatura praticamente sempre, não é o caso sempre como você pode ver no 5800x3D que mesmo com consumo baixissimo teve temp mais alta, e se o foco é jogos o 5800x3D vai ganhar sempre do 5800x e do 5950x e com menor consumo, mas talvez tenha que aprender a conviver com temp um pouco maior mesmo, no geral caso seja apenas pra jogos eu acho que acabaria ficando com o 5800x ou tentando repassar o 5950x por um valor mais alto :haha:
o intuito era longevidade , e não ganho de FPS ( isso já estava ciente que é inexistente , ainda mais que jogo QHD ).
porem hj meu cpu no bf42 usa 70-80% , possivelmente em um proximo game , estourará 100% , coisa que com o 5950x consome 40% entregando a mesma performance.
Ontem fiz vários e vários teste , com PBO -20 , -30, com diferentes config de CoreFixo com vcore baixo e LLC alto e etc...
realmente meu WC , é muito de entrada para segurar a temperatura do 5950x, que não é quente como um intel ou um 5800x3d , o problema é realmente o wc de entrada , que quando o cpu consome acima dos 120w ele sofre para segurar, fazendo o ruido crescer muito e isso me incomoda demais.
Nos tests ontem de Cinebench R23 - mesmo no maior undervolt afinado para passar no teste , ele cchegou a consumir 220w e batetndo 100c. Pontuando 30k
Troquei , e coloquei o 5800x , segurou abaixo de 80c com muito menos ruido , batendo 135w e claro , pontuando 16k.
Ingame 5950x - se manteve 70 ou + , consumindo 110-120w com wc já em modo intermediário , com ruido.
Ingame 5800x - se manteve 60-62, consumindo 80w , e com wc em modo silencioso
e como travo em 165, e os dois entregam a performance igual, realmente não faz sentido ter 40w de ocnsumo a mais , e uns 5-10db a mais de ruido.
realmente não faz sentido no momento atual pra mim , vou anunciar , repassar pra alguem , por um valor bem abaixo do que é praticado atualmente , pois realmente peguei em uma oportunidade de um primo que voltou da europa e trouxe pra mim , e não tenho intenção de lucrar com isto.
Realmente o potencial do CPU é absurdo, se a pessoa tiver qlq tipo de trabalho pesado no PC, esse é o cara, e se tiver um bom WC então, GG , da pra ficar com o CPU uns 5 anos tranquilo.
 
Usei -30 no curve optimizer com meu 5800X3D por uns 5 dias sem problema, tinha até feito teste no memtest86+ e prime95, até que o PC começou a desligar durante o uso, tive que resetar o BIOS para conseguir ligá-lo novamente, achei até que um dos módulos de memória RAM tinha morrido porque era o led de RAM que ficava acesso na placa, cheguei até rodar o memtest86+ novamente com o CO em -30 e não deu erro nenhum, muito estranho.

Por hora subi um pouco o CO para -20 e está há uma semana sem problema, acho que -30 estava muito agressivo, se não tiver mais nenhum problema, devo testar -25, o X3D é bem esquentadinho, ainda mais em um clima de 32°C dentro de casa.
 
Usei -30 no curve optimizer com meu 5800X3D por uns 5 dias sem problema, tinha até feito teste no memtest86+ e prime95, até que o PC começou a desligar durante o uso, tive que resetar o BIOS para conseguir ligá-lo novamente, achei até que um dos módulos de memória RAM tinha morrido porque era o led de RAM que ficava acesso na placa, cheguei até rodar o memtest86+ novamente com o CO em -30 e não deu erro nenhum, muito estranho.

Por hora subi um pouco o CO para -20 e está há uma semana sem problema, acho que -30 estava muito agressivo, se não tiver mais nenhum problema, devo testar -25, o X3D é bem esquentadinho, ainda mais em um clima de 32°C dentro de casa.
Tenho um 5700x e ativei CO -30....fiz testes no Cinebench R23, Prime 95, CPU-Z, MEMTEST ANTA777 e 1Usmusv3, 3DMark etc...passou liso em todos sem nenhum reboot...tudo funcionando perfeitamente jogos, sistema e tudo o mais....até eu tentar entrar no Aida 64 e o sistema rebootar na hora...para estabilizar tenho de colocar CO -19...já deixei -18 por garantia.

CO -30 deve ser tão raro quanto IF a 2000MHz pelo visto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo