[AJUDA] Indicação de cooler para Ryzen 7 3700x

Algum teste em específico? Provavelmente faço amanhã
Opa estou interessado ein, tenta fazer Cinebench R20 e o blender benchmark. Tenta deixar ativado o PBO também.

Qualquer um, preciso ver se o Mugen 5 segura a frequencia e temperatura do 3700x em full load. Aqui eu geralmente testo com o de estabilidade do Aida64 Extreme.

Aida64 piratex? tentei baixar aqui e os benchmarks são todos capados em informações. Tenho um 3700x e também apesar de não estar quente o barulho do cooler a 2800 RPM é foda.
 
Opa estou interessado ein, tenta fazer Cinebench R20 e o blender benchmark. Tenta deixar ativado o PBO também.

Aida64 piratex? tentei baixar aqui e os benchmarks são todos capados em informações. Tenho um 3700x e também apesar de não estar quente o barulho do cooler a 2800 RPM é foda.

Pior que é original, mas a licença é do meu serviço e não minha (se o business não passasse do orçamento permitido eu teria solicitado ele :haha:)
 
Saí de um 7700k que usava com um air cooler hyper 212 e era tranquilo em stock. Não me preocupava com temperatura ou o barulho do cooler. Peguei um 3900x que acabou me surpreendendo... O bicho é quente mesmo!! Sei que tem o triplo de cores que o 7700k, e foi projetado para ir aos 95c mas o calor gerado pelo 3900x é absurdo. rsrs.

Troquei o cooler box do ryzen por um WC 240 da coolermaster, e fiz uma curva de fan para ele não ficar acelerando o cooler o tempo inteiro e resolveu um pouco. Agora o calor que sobe do radiador do WC é enorme! rsrs. Até minha esposa tava reclamando que o escritório estava um forno quando eu estava jogando! kkkk

Vou trocar meu gabinete que já é velho e dar uma melhorada na ventilação para ver se esfria o bicho!

Gabinete mais novo e moderno sumiu aquelas baias de HD e isso ajuda muito no fluxo de ar!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

resolvi dar uma olhada nesses artigos que vc indicou e achei um cooler bem interessante

todas as analises falaram muito bem dele, eu como não gosto de water cooler vou apostar nesse danado ai. vou importar.

Me lembra muito o Gammax 400 esse ai!
Que inclusive vem com os ferrinhos pra colocar o segundo fan
Eu tenho um Gammax 400 e to na duvida se deixo o Wrait Prism ou se testo o Gammax 400, s ia por 2 fan melhores nele
Eu achei a base do wrait muito irregular, tava pensando em passar ela numa lixadeira e ir planando ele e depois polir
 
Qualquer um, preciso ver se o Mugen 5 segura a frequencia e temperatura do 3700x em full load. Aqui eu geralmente testo com o de estabilidade do Aida64 Extreme.
Deixei rodando o teste de estabilidade do AIDA64 e acabou caindo a energia durante o teste :haha: Bateu 80ºc com 23 minutos de teste

Opa estou interessado ein, tenta fazer Cinebench R20 e o blender benchmark. Tenta deixar ativado o PBO também.

Cinebench R20

Blender

Os núcleos manteram 4050-4150, Mugen a 800-900 RPM, e só os 2 coolers default de 120mm (intake frontal + traseiro exhaust) do HAF 912, temp ambiente 24c. E não estou com a BIOS mais recente também.

Cinebench e Blender ficaram em 71-72c de máxima

EDIT: Esqueci de citar que o fan estava no performance mode (800-900 RPM) e não em full speed (1250~ RPM) :coolface:
 
Última edição:
Talvez o Cooler Master Masterair MA610P seja um bom custo beneficio.
 
Talvez o Cooler Master Masterair MA610P seja um bom custo beneficio.

Ainda fico com o Gammaxx 400 e comprando mais um fan de 120mm sobra 100 reais
 
Talvez o Cooler Master Masterair MA610P seja um bom custo beneficio.

Creio que não, o sucessor (620P) não teve uma performance boa em full load. Sinceramente só vou saber no dia que o 3700x voltar do RMA e testando com OC como me recomendaram (vou testar no 3600 hoje a noite pra ver). RMA da Coolermaster me enrolando vai fazer 15 dias só pra trocar um parafuso+porca.
 
Última edição:
Deixei rodando o teste de estabilidade do AIDA64 e acabou caindo a energia durante o teste :haha: Bateu 80ºc com 23 minutos de teste



Cinebench R20

Blender

PORÉM os testes foram rodados sem o PBO (pro uso que faço o PBO faz 0 diferença e esqueci de mudar antes dos benchmarks :fail:), os núcleos manteram 4050-4150, Mugen a 1000 RPM, e só os 2 coolers default de 120mm (intake frontal + traseiro exhaust) do HAF 912, temp ambiente 24c. E não estou com a BIOS mais recente também.

Cinebench e Blender ficaram em 71-72c de máxima

Caramba 80 graus o_O Achei alto para o cooler.

Acabei de receber o Schyte Ninja 5 da Pixau. Putz, o bicho é grande!! kkkkk

Vou montar hoje de noite no Ryzen 9 3900x e posto impressões.

Esses coolers gigantescos me dão medo de entortar a placa-mãe. Isso é possível? o_O
 
Descobri que o gammaxx 400 pode ser um Cooler Fanless rs
Deixei o PC rodando 3 dias em que joguei a noite com o fan dele desligado da placa-mae e não percebi - tinha instalado a RX 5700 e tirei a fan pra remover e placa de video antiga. Pus de novo o fan no dissipador mas não religuei na mobo.

tenho fan traseira e no topo com 60% rpm, parece que não fez muita diferença na temperatura - 55°C jogando AC Oddyssey e GTAV

Já troquei a pasta termica ontem por precaução, mas a outra não estava seca ainda, por sorte
 
Caramba 80 graus o_O Achei alto para o cooler.

Também achei 80c quentinho mesmo considerando que o CPU cooler não tava no máximo (e da pra botar 2 fans também) e meu gabinete tem fluxo de ar bem baixo eu diria, mas pelo que vi o Aida64 ele é simplesmente benchmark e mais nada, ou tem algum workload/ferramenta de trabalho que tem o mesmo peso no PC que ele?

No Blender ficou 70~ de máxima que já é uma diferença considerável, e ninguém compra PC só pra ficar rodando ''benchmark sintético'' 24h por dia né? Posso estar falando besteira porque não uso o PC pra trabalho como muita gente aqui.
 
Acabei de receber o Schyte Ninja 5 da Pixau. Putz, o bicho é grande!! kkkkk

Vou montar hoje de noite no Ryzen 9 3900x e posto impressões.
Curtiu ele? Vi que ele voltou em estoque na pichau.
 
Curtiu ele? Vi que ele voltou em estoque na pichau.

Até curti sim, é um produto bem construído e bem silencioso. O único problema é que uma das fans de 120mm acaba esbarrando nas minhas memórias que são de perfil mais alto, daí tive que deslocar a fan mais para cima e quase pegou na tampa do gabinete, que é um NZXT h510. O Ninja 5 é ENORME! Mas acabou dando certo! Quanto à temperatura, ficou parecido com o WC ML240R mas com bem menos barulho. Porém meu gabinete está com pouca ventilação e fica em um local meio enclausurado. Na segunda vou comprar duas fans de 140mm da noctua para colocar na frente do gabinete e melhorar essa ventilação. Parece que nada refrigera esse 3900x + a 2080 ti da gigabyte. Parece que estou com um aquecedor dentro do quarto. kkkkk. Até estou com saudades do 7700k +a gtx 1080 ti founders... rsrsrs
 
Até curti sim, é um produto bem construído e bem silencioso. O único problema é que uma das fans de 120mm acaba esbarrando nas minhas memórias que são de perfil mais alto, daí tive que deslocar a fan mais para cima e quase pegou na tampa do gabinete, que é um NZXT h510. O Ninja 5 é ENORME! Mas acabou dando certo! Quanto à temperatura, ficou parecido com o WC ML240R mas com bem menos barulho. Porém meu gabinete está com pouca ventilação e fica em um local meio enclausurado. Na segunda vou comprar duas fans de 140mm da noctua para colocar na frente do gabinete e melhorar essa ventilação. Parece que nada refrigera esse 3900x + a 2080 ti da gigabyte. Parece que estou com um aquecedor dentro do quarto. kkkkk. Até estou com saudades do 7700k +a gtx 1080 ti founders... rsrsrs

Rapaz, vou comprar ele mas vou esperar a black friday, vai que rola um preço bom. Só to com meu de entortar minha placa-mãe. 1Kg de cooler é muita coisa.
 
Rapaz, vou comprar ele mas vou esperar a black friday, vai que rola um preço bom. Só to com meu de entortar minha placa-mãe. 1Kg de cooler é muita coisa.

Acho que vou ficar com ele mesmo e vender o WC. Meu PC ficou bem silencioso. Que era o que eu queria. E vou adicionar uns Fans de 140mm da noctua no gabinete com a expectativa de melhorar as temps.

Não acho que entorta a placa mãe não. Primeiro que ela está parafusada ao gabinete em vários pontos e segundo que aquela plaquinha metálica que fica nas costas da placa mãe, dá um suporte grande ao cooler.
 
Aproveitando o tópico, comprei uma B450M Steel Legend + 3600. A mobo chegou. Falta o processador, que chega no fim da semana ou na próxima.

Tava olhando aqui, e sei não se o Hyper T4 que uso no 7700k vai dar certo aqui. Achei um vídeo de montagem dele num AM4 e o danado fica deitado, jogando o ar pra parte de cima, em vez de empurrar pra traseira. Queria montar o cooler na posição vertical, como uso hoje em dia, mas acho que não vai dar pra usar as furações que a placa mãe não tem.

Fora que se ele ficar na horizontal sei lá se vai caber as memórias.

Dependendo acho que vou ter que pegar o Gammaxx 400, que parece que dá pra montar na vertical.

O cooler box parece de brinquedo, e acho que não vou arriscar não. :true:
 
Aproveitando o tópico, comprei uma B450M Steel Legend + 3600. A mobo chegou. Falta o processador, que chega no fim da semana ou na próxima.

Tava olhando aqui, e sei não se o Hyper T4 que uso no 7700k vai dar certo aqui. Achei um vídeo de montagem dele num AM4 e o danado fica deitado, jogando o ar pra parte de cima, em vez de empurrar pra traseira. Queria montar o cooler na posição vertical, como uso hoje em dia, mas acho que não vai dar pra usar as furações que a placa mãe não tem.

Fora que se ele ficar na horizontal sei lá se vai caber as memórias.

Dependendo acho que vou ter que pegar o Gammaxx 400, que parece que dá pra montar na vertical.

O cooler box parece de brinquedo, e acho que não vou arriscar não. :true:

Correto, o T4 é compatível com AM4, mas em socket AMD só pode ser instalado em 180 graus, virado para baixo, conforme descrito aqui.

O Gammaxx 400 é instalado virado para a frente.
A Deepcool tem um vídeo tutorial para instalação Intel e AMD aqui.

Particularmente acho mais prático o sistema de fixação do novo Gammaxx GT/GTE.
Se interessar, tem um vídeo de instalação para AMD aqui.

O 212 Black também tem um sistema de fixação bem prático.
Achei esse novo kit de instalação melhor do que o usado nas edições anteriores do 212.
 
Correto, o T4 é compatível com AM4, mas em socket AMD só pode ser instalado em 180 graus, virado para baixo, conforme descrito aqui.

O Gammaxx 400 é instalado virado para a frente.
A Deepcool tem um vídeo tutorial para instalação Intel e AMD aqui.

Particularmente acho mais prático o sistema de fixação do novo Gammaxx GT/GTE.
Se interessar, tem um vídeo de instalação para AMD aqui.

O 212 Black também tem um sistema de fixação bem prático.
Achei esse novo kit de instalação melhor do que o usado nas edições anteriores do 212.
Acabei comprando ontem o Gammaxx 400 na promoção da Kabum.

A instalação do T4 nessa posição achei muito disfuncional, além de feio.
 
O que vocês usariam pra testar a eficiência do cooler no 3700X? Estou com um Corsair H100i v2 e o Ryzen 3700X, num HAF 922, possui fan de 200mm na frente, 120 atrás e o wc no top jogando ar quente para cima, e no espaço de fan lateral está sem nada.

Com o PBO ativado no menu da AMD na BIOS, scalar 10x, bomba do wc no máximo e fan tanto em 100% quanto 60% consigo essas temperaturas:
No Prime95 small FTT e Large ambos elevam a temperatura para 95º, pelo hwinfo, todos os núcleos ficam em torno de 4.0Ghz.

Eu testei com 2 pastas térmica diferentes, uma corsair com eficiência de 2.7(esqueci a medida), que estava fechada há 7 anos e uma Cooler Master TX1 no finzinho do tubo, que foi usado ao longo de 6 anos. Ambas se comportaram de forma semelhante.

Além do receio de mal funcionamento do wc, meu chip deve ser o pior do universo, já que nem boota a 4.2ghz com míseros 1.4v. claro, pode ser que o cooler tenha relação com isso.

Hoje a tarde vou tentar colocar o cooler box, que ainda não usei e está com a pasta térmica de fábrica.

Qual a opinião de vocês?
 
O que vocês usariam pra testar a eficiência do cooler no 3700X? Estou com um Corsair H100i v2 e o Ryzen 3700X, num HAF 922, possui fan de 200mm na frente, 120 atrás e o wc no top jogando ar quente para cima, e no espaço de fan lateral está sem nada.

Com o PBO ativado no menu da AMD na BIOS, scalar 10x, bomba do wc no máximo e fan tanto em 100% quanto 60% consigo essas temperaturas:
No Prime95 small FTT e Large ambos elevam a temperatura para 95º, pelo hwinfo, todos os núcleos ficam em torno de 4.0Ghz.

Eu testei com 2 pastas térmica diferentes, uma corsair com eficiência de 2.7(esqueci a medida), que estava fechada há 7 anos e uma Cooler Master TX1 no finzinho do tubo, que foi usado ao longo de 6 anos. Ambas se comportaram de forma semelhante.

Além do receio de mal funcionamento do wc, meu chip deve ser o pior do universo, já que nem boota a 4.2ghz com míseros 1.4v. claro, pode ser que o cooler tenha relação com isso.

Hoje a tarde vou tentar colocar o cooler box, que ainda não usei e está com a pasta térmica de fábrica.

Qual a opinião de vocês?

O wc é novo ou usado?

Qual é o utilitário que usando para monitorar as temperaturas?Se estiver usando CorsairLink, ele não reporta corretamente as temperaturas dos processores Ryzen.

Verifique na bios se o controle de rotação do conector da bomba está desativado.
 
O wc é novo ou usado?

Qual é o utilitário que usando para monitorar as temperaturas?Se estiver usando CorsairLink, ele não reporta corretamente as temperaturas dos processores Ryzen.

Verifique na bios se o controle de rotação do conector da bomba está desativado.
WC é usado, tem uns 2 anos, pois foi trocado por um novo pelo antigo no RMA.
Monitoro as temperaturas no HWinfo, que dá as mesmas temperaturas que o Ryzen Master
Vou tentar achar isso, mas pelo corsair link, eu alterar a bomba de balanced para performace faz diferença no barulho.

Testei sem o PBO no Prime95 e chegou a 82ºC, clock em 3.9Ghz, enquanto com PBO bate 95ºC e clock em 4,025Ghz.
Engraçado que na BIOS a temperatura fica em 55º mais do que fica em idle no Windows,que é uns 50º, não era para ser uns 40 na BIOS?
 
WC é usado, tem uns 2 anos, pois foi trocado por um novo pelo antigo no RMA.
Monitoro as temperaturas no HWinfo, que dá as mesmas temperaturas que o Ryzen Master
Vou tentar achar isso, mas pelo corsair link, eu alterar a bomba de balanced para performace faz diferença no barulho.

Testei sem o PBO no Prime95 e chegou a 82ºC, clock em 3.9Ghz, enquanto com PBO bate 95ºC e clock em 4,025Ghz.
Engraçado que na BIOS a temperatura fica em 55º mais do que fica em idle no Windows,que é uns 50º, não era para ser uns 40 na BIOS?

Na verdade tinha me referido ao conector da placa mãe o qual foi usado para ligar a bomba.
O H100i v2 usa a alimentação pelo conector da placa mãe e precisa funcionar em 12V.
Dependendo da placa mãe, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.
Caso contrário a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia, que com o tempo pode prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Pelo Corsair Link fica a critério selecionar o perfil de desempenho da bomba, mas o conector da placa mãe precisa funcionar em 12V.
 
Na verdade tinha me referido ao conector da placa mãe o qual foi usado para ligar a bomba.
O H100i v2 usa a alimentação pelo conector da placa mãe e precisa funcionar em 12V.
Dependendo da placa mãe, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.
Caso contrário a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia, que com o tempo pode prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Pelo Corsair Link fica a critério selecionar o perfil de desempenho da bomba, mas o conector da placa mãe precisa funcionar em 12V.
Agora não lembro qual, preciso ver depois do trabalho.
 
Agora não lembro qual, preciso ver depois do trabalho.

Qual é a placa mãe?

Esqueci de responder sobre a temperatura da bios.
A temperatura cpu da bios é a sensor do socket do cpu.
Essa temperatura não deve ser confundida com a do processador apresentada pelo Ryzen Master.
 
Qual é a placa mãe?

Esqueci de responder sobre a temperatura da bios.
A temperatura cpu da bios é a sensor do socket do cpu.
Essa temperatura não deve ser confundida com a do processador apresentada pelo Ryzen Master.
A placa mãe é uma asus b450-f. A da bios seria a CPU no hwinfo e o ryzen master aquele tcl die?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo