VGA onboard desses processadores são mais "só pra dar vídeo", mas para uso de escritório e trabalhos que não terão uma demanda de trabalhos gráficos mais pesados, será de boas...
Fiz um orçamento na loja dos mil gigas para te dar uma noção do que pegar nesse valor, mas estava voltado mais para jogos e somente com 16GB, pois passaria do limite de 5k do orçamento caso tivesse adicionado 32GB -
Orçamento Aqui
Então dando uma visão diferente do orçamento acima, você pode optar por algum processador com mais núcleos (dependendo da sua demanda de trabalho com Solidworks), assim como o
i7 14700 e uma
B760M (esse modelo é DDR5) + 32GB e ficar usando apenas o gráfico integrado do processador, que apesar de ser básico vai dar conta tranquilo de uso em escritório e demandas com uso voltado mais para o processador e multi-tarefas, e não para os gráficos ou render que requeiram isso.
Mano, uma sugestão muito importante seria investir mais em cooler para manter o seu processador frio, então eu recomendaria um
DeepCool AG400 para o seu 7600X, vai ficar bacana.
A memória, opte sempre por dois pentes de RAM iguais (geralmente kits, como 2x16GB, ou 2x8GB), pois assim você terá mais proveito do Dual Channel.
Sobre o gabinete verifique se este vem com fans, e se vier, veja se será o suficiente para fazer o air flow necessário.
A fonte eu optaria pela
MSI MAG A650BN, pois essa linha CV da Corsair já deu.
Se for considerar investir um pouco mais, poderia tentar achar preços bacanas em alguma B650M, ou tentar ir de RTX 4060Ti, mas para jogatina em FHD parece bacana ao meu ver.
Se couber no seu bolso, tentaria ir nisso:
Processador:
AMD Ryzen 7600 3.8GHz
Placa-mãe:
ASUS TUF GAMING A620M-PLUS WIFI
Memórias:
Corsair Vengeance 32GB 5600MHz CL36
Faria um esforço pra ir de AM5 mas entendo que o kit acima ficaria algo em torno do seu limite de orçamento, dependendo dos preços no dia que você for efetuar o pagamento.
Caso fique inviável, você pode tentar ir de AM4 ainda com Ryzen 5600/5700X3D. Recomendações de placas-mãe para essa plataforma seria algo tipo:
MSI B550M Pro-VDH WiFi,
MSI MPG B550 Gaming Plus,
Gigabyte B550M Aorus Elite, etc... Só não esqueça de pegar dois pentes de memórias com pelo menos 3200MHz para esse último caso.
A Hero possui um VRM mais parrudo e pelo visto o áudio também é um pouco melhor. Além de ter dois slots PCIe 5.0 x16 e também possui duas entradas Thunderbolt (tipo C).
Creio que além disso não mude tanta coisa, e concordo que o design da Z790-E GAMING parece um pouco mais moderno, enquanto a Hero ficou "no mesmo".
Ambas são placas-mãe premium e atenderá muito bem a sua demanda.
Como você vai pegar um setup novo, iria de AM5 sem dúvidas.
Quanto às opções de GPU vai depender bastante das promoções que você conseguir, pois qualquer uma das placas mencionadas irão atender bem demais em 1440p. Pro lado da NVIDIA essa 4070Ti/ 4070Ti Super ou 4080/4080S seria incrível, enquanto pelo lado da AMD, as 7900GRE, XT ou XTX já acho bem parrudas pra jogatina 2k, então realmente vai na lei da oferta e procura. E sabe-se lá quando as novas placas vão chegar aqui no Bostil, se lá fora já demora um pouco, imagina aqui... kkk
Boa sorte!