[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Oi, gente!

Queria uma ajudinha para montar meu PC do zero. Estou mudando de uma longa fase de notebooks para o meu sonhado desktop montado.
:pepe2:

Meu principal objetivo é rodar jogos mais pesados (atualmente, penso em Elden Ring e Horizon Zero Dawn, mas aberto para rodar lançamentos futuros), com qualidade alta, mas preocupado com o custo-benefício (na faixa de uns 6k ou aproximado, já que vou ter que comprar periféricos também). Queria algo para durar, pelo menos, uns cinco anos sem investir de novo.

Eu fiz algumas pesquisas e escolhi as peças abaixo. Vocês recomendam trocar alguma delas? Algum deles é incompatível com outro?

Processador => Intel Core i5-12600K
Placa mãe => Asus Prime H610M-A
Placa de vídeo => MSI NVIDIA Geforce RTX 3060 Ventus 2X
Memória => Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4
SSD => Kingston SNV2S/500G
Fonte => Corsair CV550
Cooler => Master Hyper 212 Evo V2

Os que mais me geraram dúvidas foram a fonte e o cooler. Não sei nem pra onde vai com esses dois.
E queria saber se isso tudo se encaixa num gabinete Mancer Goblin da Pichau.

Sei que é bastante informação, mas o que vcs puderem oferecer de ajuda já vai ser de grande valia.

Obrigado pela atenção! 😁

com os valores:

Processador => Intel Core i5-12600K => R$2,349.40
Placa mãe => Asus Prime H610M-A => R$890.58
Placa de vídeo => MSI NVIDIA Geforce RTX 3060 Ventus 2X => R$2,823.52
Memória => Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4 => R$564.69
SSD => Kingston SNV2S/500G => R$364.69
Fonte => Corsair CV550 => R$458.81
Cooler => Master Hyper 212 Evo V2 => R$339.90

Obrigado pelas sugestões! Pensando em fazer as trocas sugeridas de processador e GPU (para RTX 3060ti + i5-12400F).
 
Eai, pessoal, então estou pensando em montar um pc, e tenho 3000 reais, e não sei se pegou uma apu agora e depois compro a gpu ou junto mais 3000 e compro cpu e gpu de uma vez? ( estou sem PC e algumas peças vou comprar na China)
 
com os valores:

Processador => Intel Core i5-12600K => R$2,349.40
Placa mãe => Asus Prime H610M-A => R$890.58
Placa de vídeo => MSI NVIDIA Geforce RTX 3060 Ventus 2X => R$2,823.52
Memória => Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4 => R$564.69
SSD => Kingston SNV2S/500G => R$364.69
Fonte => Corsair CV550 => R$458.81
Cooler => Master Hyper 212 Evo V2 => R$339.90

Obrigado pelas sugestões! Pensando em fazer as trocas sugeridas de processador e GPU (para RTX 3060ti + i5-12400F).

Tu está pagando R$ 890 numa mobo de entrada cara, pense melhor e invista numa B660 com um VRM mais decente, valeria também você comprar um frame para o Socket 1700 da Thermalright para ter temperaturas melhores com esse i5 12400F


E sobre a GPU, se a ideia for um Full HD eu pegaria uma RTX 3060 12GB, ai segura uma grana e consegue pegar mobo melhor + frame para o CPU
i5 12400F é um excelente CPU, com essa economia de agora, você pode pegar uma GPU mais forte no futuro também e segurar por hora (tipo uma RTX 4060)
 
Eai, pessoal, então estou pensando em montar um pc, e tenho 3000 reais, e não sei se pegou uma apu agora e depois compro a gpu ou junto mais 3000 e compro cpu e gpu de uma vez? ( estou sem PC e algumas peças vou comprar na China)
Se vc comprar a APU agora, vc vai ter algo pra jogar agora. Mas confere lá pra ver se a performance é aceitável. Dependendo dos jogos, pode valer a pena. Mas se a performance não atender suas expectativas, nem faz sentido pegar a APU.

Se quiser esperar pra comprar tudo junto, normalmente é mais negócio financeiramente falando. Pq lançam componentes novos aí barateia a versão anterior. Mas aí vc fica esse tempo todo sem jogar, e se expõe a flutuações no preço. (Dólar pode subir/descer, escassez de chips, etc) Note que essa exposição às flutuações pode significar tanto lucro como prejuízo. Mas incerteza é sempre vista de uma forma negativa, né?

com os valores:

Processador => Intel Core i5-12600K => R$2,349.40
Placa mãe => Asus Prime H610M-A => R$890.58
Placa de vídeo => MSI NVIDIA Geforce RTX 3060 Ventus 2X => R$2,823.52
Memória => Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4 => R$564.69
SSD => Kingston SNV2S/500G => R$364.69
Fonte => Corsair CV550 => R$458.81
Cooler => Master Hyper 212 Evo V2 => R$339.90

Obrigado pelas sugestões! Pensando em fazer as trocas sugeridas de processador e GPU (para RTX 3060ti + i5-12400F).
Eu acho que o Ryzen 5600 é mais negócio que o 12400F. A performance é praticamente a mesma, mas a AMD tem o preço mais baixo. O argumento de longevidade acho que não tem muito mérito, pq colocando no papel, ir na 12th gen da Intel vai gastar uns 400 reais a mais. (CPU + MOBO). O que já quase daria pra comprar uma placa mãe nova quando quiser fazer o upgrade.

A fonte CV não é das melhores. Principalmente por esse preço. Se quiser uma fonte top, pega uma Core Reactor 650W (10 anos de garantia)

O cooler não é necessário pro Ryzen. Mas se fizer muita questão de temperaturas baixas, pega o Gammax 400. As memórias vc pode pegar 3200Mhz, o preço é quase o mesmo. Aí não faz mt sentido pegar 2666Mhz. https://www.kabum.com.br/produto/15...3200mhz-ddr4-cl16-vermelho-ax4u32008g16a-sr10

A placa de vídeo 3060 não custa 2,8k. Dá uma olhada nesse site pra comparar os preços: placasdevideo.app.br
Entre a 3060Ti e a 6700XT pegue a que estiver mais barata. Tem vezes que a diferença no preço fica bem alta, tipo uns 400 reais. Mas a performance de ambas é praticamente a mesma. Mas, se quiser jogar com realidade virtual ou usar os CUDA pra algum aplicativo especícifico, pegue a Nvidia mesmo se estiver mais cara.
 
Oi, gente!

Queria uma ajudinha para montar meu PC do zero. Estou mudando de uma longa fase de notebooks para o meu sonhado desktop montado.
:pepe2:

Meu principal objetivo é rodar jogos mais pesados (atualmente, penso em Elden Ring e Horizon Zero Dawn, mas aberto para rodar lançamentos futuros), com qualidade alta, mas preocupado com o custo-benefício (na faixa de uns 6k ou aproximado, já que vou ter que comprar periféricos também). Queria algo para durar, pelo menos, uns cinco anos sem investir de novo.

Eu fiz algumas pesquisas e escolhi as peças abaixo. Vocês recomendam trocar alguma delas? Algum deles é incompatível com outro?

Processador => Intel Core i5-12600K
Placa mãe => Asus Prime H610M-A
Placa de vídeo => MSI NVIDIA Geforce RTX 3060 Ventus 2X
Memória => Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 2666Mhz DDR4
SSD => Kingston SNV2S/500G
Fonte => Corsair CV550
Cooler => Master Hyper 212 Evo V2

Os que mais me geraram dúvidas foram a fonte e o cooler. Não sei nem pra onde vai com esses dois.
E queria saber se isso tudo se encaixa num gabinete Mancer Goblin da Pichau.

Sei que é bastante informação, mas o que vcs puderem oferecer de ajuda já vai ser de grande valia.

Obrigado pela atenção! 😁
Aproveita que o Horizon tá uns 65 conto na steam. Peguei hoje e meu PC ainda nem chegou kkkk
 
Se vc comprar a APU agora, vc vai ter algo pra jogar agora. Mas confere lá pra ver se a performance é aceitável. Dependendo dos jogos, pode valer a pena. Mas se a performance não atender suas expectativas, nem faz sentido pegar a APU.

Se quiser esperar pra comprar tudo junto, normalmente é mais negócio financeiramente falando. Pq lançam componentes novos aí barateia a versão anterior. Mas aí vc fica esse tempo todo sem jogar, e se expõe a flutuações no preço. (Dólar pode subir/descer, escassez de chips, etc) Note que essa exposição às flutuações pode significar tanto lucro como prejuízo. Mas incerteza é sempre vista de uma forma negativa, né?


Eu acho que o Ryzen 5600 é mais negócio que o 12400F. A performance é praticamente a mesma, mas a AMD tem o preço mais baixo. O argumento de longevidade acho que não tem muito mérito, pq colocando no papel, ir na 12th gen da Intel vai gastar uns 400 reais a mais. (CPU + MOBO). O que já quase daria pra comprar uma placa mãe nova quando quiser fazer o upgrade.

A fonte CV não é das melhores. Principalmente por esse preço. Se quiser uma fonte top, pega uma Core Reactor 650W (10 anos de garantia)

O cooler não é necessário pro Ryzen. Mas se fizer muita questão de temperaturas baixas, pega o Gammax 400. As memórias vc pode pegar 3200Mhz, o preço é quase o mesmo. Aí não faz mt sentido pegar 2666Mhz. https://www.kabum.com.br/produto/15...3200mhz-ddr4-cl16-vermelho-ax4u32008g16a-sr10

A placa de vídeo 3060 não custa 2,8k. Dá uma olhada nesse site pra comparar os preços: placasdevideo.app.br
Entre a 3060Ti e a 6700XT pegue a que estiver mais barata. Tem vezes que a diferença no preço fica bem alta, tipo uns 400 reais. Mas a performance de ambas é praticamente a mesma. Mas, se quiser jogar com realidade virtual ou usar os CUDA pra algum aplicativo especícifico, pegue a Nvidia mesmo se estiver mais cara.

No momento estou jogando só LOL
 
Tanto o Ninja 5 quanto o Fuma 2 te atenderam muito bem como 5700X amigo, mas a proposta de cada cooler é um pouco diferente.

O Ninja 5 prioriza o silencio e tem um desempenho ligeiramente inferior a do Fuma 2
O Fuma 2 faz um pouco mais de barulho, mas dissipa mais calor pois tem ventoinhas mais fortes.

Tem que ver exatamente o que você prioriza mais, ambos são excelentes Air Cooler, mas fica a dica...
po... o foda é que eu não acho o Fuma 2 em lugar nenhum aqui no Brasil... esgotado em todos os locais... eu acabei optando pelo 5700x mesmo e a MB peguei a Aorus Elite, por enquanto foi oq comprei, essa semana ainda devo pegar fonte,gabinete,cooler e ssd. Tava dando uma olhada na Corsair CX650F, encontrei ela por um preço bom na amazon, ela é 80 bronze... não sei se é uma boa... tava pra pegar o Core Reactor de 650 w, ja que devo pegar a 3060 mesmo... mas ele tá saindo por 705 $ parcelado, enquanto o Corsair CX650F ta por 540...
 
po... o foda é que eu não acho o Fuma 2 em lugar nenhum aqui no Brasil... esgotado em todos os locais... eu acabei optando pelo 5700x mesmo e a MB peguei a Aorus Elite, por enquanto foi oq comprei, essa semana ainda devo pegar fonte,gabinete,cooler e ssd. Tava dando uma olhada na Corsair CX650F, encontrei ela por um preço bom na amazon, ela é 80 bronze... não sei se é uma boa... tava pra pegar o Core Reactor de 650 w, ja que devo pegar a 3060 mesmo... mas ele tá saindo por 705 $ parcelado, enquanto o Corsair CX650F ta por 540...
Vai de AG620 se não tiver problema com a altura das memórias (ou do gabinete se precisar subir o fan) que vai ter desempenho levemente superior até e encontra mais barato que o Fuma 2
 
po... o foda é que eu não acho o Fuma 2 em lugar nenhum aqui no Brasil... esgotado em todos os locais... eu acabei optando pelo 5700x mesmo e a MB peguei a Aorus Elite, por enquanto foi oq comprei, essa semana ainda devo pegar fonte,gabinete,cooler e ssd. Tava dando uma olhada na Corsair CX650F, encontrei ela por um preço bom na amazon, ela é 80 bronze... não sei se é uma boa... tava pra pegar o Core Reactor de 650 w, ja que devo pegar a 3060 mesmo... mas ele tá saindo por 705 $ parcelado, enquanto o Corsair CX650F ta por 540...

Vai no Ninja 5 mesmo mano, é um excelente cooler e mais silencioso também, com o R7 5700X ele vai trabalhar com uma boa margem ainda...
Eu pegaria fonte Corsair por conta da garantia mano, mas ai é minha opinião, pois o RMA deles é muito bom e os componentes são excelentes.
 
Olá. Estou cogitando investir 6 mil reais para montar uma CPU gamer.
Não precisarei de monitor, teclado e mouse.
Sugestões?
Obrigado!
 
Olá. Estou cogitando investir 6 mil reais para montar uma CPU gamer.
Não precisarei de monitor, teclado e mouse.
Sugestões?
Obrigado!

Em tempo, minha configuração atual é um i7 4790k, com 16 GB de RAM (2 x 8 GB 1600mhz em dual channel), placa-mãe MSI Z97 Gaming 5 e uma GTX 970.

Essa configuração tocaria uma RX 6700 pulse? Só a placa sairia mais em conta, hehe.
 
Fala pessoal, to ajudando um familiar a montar uma máquina pq a casa pegou fogo e a última foi junto
Usar pra trabalhar e jogar
Entre 3/3,2k
Até então estava em vista essa config, mas prefiro saber de vocês recomendações melhores ou continuar mesmo

Processador i5 10400f
Placa mae H510mhp2.0
Memoria Husky 16gb 2666mhz
Fonte Atx 600W
Ssd 480gb Kingston
Placa video Gtx 1650 4gb
 
Boa noite
Eu estou pensando montar um pc para jogos (Red Dead Redemption, Resident Evil, ...) e softwares pesados (renderização, edição fotos, estatísticas com grande banco de dados, ...) com os seguintes itens:
processador intel 17 12700k OU i5 12600k (duvida em qual dos dois)
placa mãe gigabyte z690 aorus elite ddr5 atx
water cooler corsair h100rgb 240mm
ram kingston furry beast ddr5 8gb x2
ssd 2tb kingston furry nvme
gabinete corsair icue 220t (duvida se vai caber todo setup? não tem problema se ficar no limite rs pq gostei do gabinete)
placa de video compraria depois (uma 3060ti ou 3070? visando 60fps no 4k)
E fonte corsários 750w seria suficiente?
 
Boa noite
Eu estou pensando montar um pc para jogos (Red Dead Redemption, Resident Evil, ...) e softwares pesados (renderização, edição fotos, estatísticas com grande banco de dados, ...) com os seguintes itens:
processador intel 17 12700k OU i5 12600k (duvida em qual dos dois)
placa mãe gigabyte z690 aorus elite ddr5 atx
water cooler corsair h100rgb 240mm
ram kingston furry beast ddr5 8gb x2
ssd 2tb kingston furry nvme
gabinete corsair icue 220t (duvida se vai caber todo setup? não tem problema se ficar no limite rs pq gostei do gabinete)
placa de video compraria depois (uma 3060ti ou 3070? visando 60fps no 4k)
E fonte corsários 750w seria suficiente?


Renderização e softwares pesados;
Quanto mais Nucleos, mais rapido a renderização
Quanto mais RAM mais rapido será a renderização

pegue o i7 12700 NOn K ou 13700 ou 12900/13900 Non K.
Memoria Ram 4x16Gb ou 4x32Gb DDR5. 64Gb é o minimo para esses softwares, se quiser ter mais folga 128Gb seria o Ideal.

SSD NVMe é obrigatório tb para esses softwares.
 
Gxd0qgc.png

Alguém tem experiência com a GFL? Esse é o tracking do kit que peguei na loja que exprode.

Li alguns relatos no reclame aqui que, não necessariamente, o pedido chega no mesmo dia que aparece isso aí. Pessoal tava bolado.

Também não sei se entregam aos sábados. Pesquisei e falam sim e não...

Ia viajar amanhã e vou ficar de molho em casa, na esperança..

Espero que a loja seja "ninja" mesmo. :ninja:
 
Pessoal, estou querendo sair de um i5 7400, vou comprar um processador novo no Brasil e atualmente minhas opções são Ryzen 5500 (R$649) e 5600 (R$959).

Minha utilização será focada em jogos de história, não tenho interesse em competitivos, devo jogar em Full HD 60/75 fps (quem sabe Quad HD do futuro) e pretendo combar com: B450 da Gigabyte (Gaming ou Aorus), RTX 3060 Ti, 16 GB RAM 3200 MHz e Fonte 650W.

Meu processador atual me atendeu bem com uma GTX 1060 6 GB, mas sempre fiquei pensando que por um valor a mais o i7 7700 teria me entregado melhor experiência em determinadas situações e uma longevidade maior. Com isso, eu pergunto: pensando daqui até os 5 anos seguintes, há algo que justifique o investimento de 50% a mais no Ryzen 5600 ao invés de 5500 dentro dessa minha nova configuração?

Vejo que nos games de história o desempenho do 5600 não chega a superar 15% quando muito, o que parece não compensar os 50% a mais a serem investidos seguindo os preços atuais, mas às vezes há algo que não esteja tão claro assim e eu esteja deixando passar, não gostaria de cometer um deslize como fiz no passado com o i5...
 
Última edição:
Olá a todos, tenho uma dúvida moro no interior do rio e gostaria de saber quanto custaria a montagem de um pc, pode ser na cidade de vocês sei que deve variar muito mas queria ter uma ideia para barganhar um pouco pois um pc bem simples Processador 5600G uma placa mae B, fonte, ram, etc sem placa de video foi 300.

Config
Processador: I7 13700K
Placa Mãe: PRIME Z790-P D4
Memoria Ram: 2x16Gb
Fonte: XPG Core Reactor 850W
W.C: 360mm
SSD: Netac NV7000 2tb
Gabinete: Lian Li Dynamic ... EVO
+ 4Fans Gamdias

Eae quanto por isso? é cobrado por peça etc
 
Alguém poderia me indicar uma configuração DDR5 para Games em 1080P sem placa de vídeo?
Vou comprar daqui uns meses uma 4080/4070TI ou algo similar na AMD.
Teria o orçamento pra máquina de 8200, parcelado.
Gostaria de ir já para a plataforma DDR5, pra ser mais “future proof”.
O que me indicam?
 
Alguém poderia me indicar uma configuração DDR5 para Games em 1080P sem placa de vídeo?
Vou comprar daqui uns meses uma 4080/4070TI ou algo similar na AMD.
Teria o orçamento pra máquina de 8200, parcelado.
Gostaria de ir já para a plataforma DDR5, pra ser mais “future proof”.
O que me indicam?
Indico não comprar agora. Se só vai poder comprar a GPU depois, compra o resto todo depois também. E mais, esse lance de 'future proof' é puro marketing. Vai gastar 3x mais em algo que pode durar 2x mais.

Vejo que nos games de história o desempenho do 5600 não chega a superar 15% quando muito, o que parece não compensar os 50% a mais a serem investidos seguindo os preços atuais, mas às vezes há algo que não esteja tão claro assim e eu esteja deixando passar, não gostaria de cometer um deslize como fiz no passado com o i5...
Tem que tomar cuidado com essa lógica. Se vc considerar o investimento total no PC os R$300 são menos de 10% do preço. Exemplificando:
PC 1: R$5000 = 100% performance
PC 2: R$5300 = 115% performance
 
Indico não comprar agora. Se só vai poder comprar a GPU depois, compra o resto todo depois também. E mais, esse lance de 'future proof' é puro marketing. Vai gastar 3x mais em algo que pode durar 2x mais
Eu preciso do PC pra lazer básico (vai rodar com a onboard meu dotinha) e também estudos e afins.
Não tenho como ficar até o fim do ano pra pegar tudo junto, infelizmente.
 
Boa tarde abigos! Estou afastado do mundo do hardware a uns 3 anos.
Preciso de ajuda para o seguinte:
Processador e um WC pra resfriar, não custom claro.
Mobo
Vga
Ssd
RAM
Gabinete

Preferência por kit Intel, 32gb ram e Vga Nvidia.
Não precisa ser mini/micro atx, mas quero algo compacto em termos de gabinete pois minha superfície é limitada.
O uso é exclusivo para jogos e trabalho, mas nada de trabalho que exija poder.
Fonte já tenho aqui guardada uma corsair 750w.
Orçamento máximo 10k.
Gostaria de algo para não me preocupar por algum tempo.
Grato
 
Tem que tomar cuidado com essa lógica. Se vc considerar o investimento total no PC os R$300 são menos de 10% do preço. Exemplificando:
PC 1: R$5000 = 100% performance
PC 2: R$5300 = 115% performance

De fato, como estarei comprando o PC como um todo e não somente uma peça, a comparação é mais justa analisando o conjunto e partindo disto o 5600 passa a ser bastante racional, obrigado pela ajuda.
 
Galera, decidi que vou no fim do semestre comprar meu setup no Paraguai ou pedir pra um parente me enviar de Foz.
Gostaria de saber se tudo encaixa redondo na configuração abaixo, também aceito dicas e sugestões.

PC Intel: i9 13900K - 3200 R$ / 608 USD
Placa Mãe: Z790-F 2657 R$ / 504 USD
Memória: DDR5 6000MHZ CORSAIR PLATINUM 1200 R$ / 227,80 USD
SSD: M.2 CORSAIR 1TB MP600 591 R$ / 112,20 USD
WC: 950 R$ / 180 USD H115i Elite

TOTAL: 8598

Também tenho a seguinte opção visando um futuro upgrade em processador:

PC Intel: RYZEN 7900X - 2560 R$ / 480 USD
Placa Mãe: X670E-F 2551 R$ / 484 USD
Memória: DDR5 6000MHZ CORSAIR PLATINUM 1200 R$ / 227,80 USD
SSD: M.2 CORSAIR 1TB MP600 591 R$ / 112,20 USD
WC: 950 R$ / 180 USD H115i Elite

TOTAL: 7852

OU “ECONOMIZAR”

E pegar um i7? A diferença seria de 1000 reais, ficando total de 7598.
Tendo em vista apenas jogos, o que seria melhor? Ir de i7? Ficar com a possibilidade de upgrades no Ryzen?
Não gostaria de acrescentar NADA além de uma GPU e Fonte no setup e mantê-lo intocável por pelo menos uns 4 anos.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo