[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Olá pessoal, tudo bem?
Eu gostaria de algumas opiniões sobre a build abaixo, visando um máximo de 10k-12k. Antes, vou dar um pouco mais de contexto sobre meus planos ao longo dos meses e o porquê das peças.

Atualmente, eu tenho um Acer Nitro 5 (Ryzen 7 4800H, GTX 1650 Ti), que utilizo há cerca de 3 anos. Roda tudo, nem que seja no low kkkkk. Porém, estou mirando um upgrade forte para rodar praticamente tudo no ultra, em QHD. Comecei a juntar dinheiro e a pesquisar peças em julho deste ano, e planejo concluir todo o "projeto" de compra e montagem até mais ou menos essa mesma época no ano que vem (não estou com pressa).

Por um bom tempo, fiquei pensando sobre a nova geração. Parte já foi lançada, e outra parte ainda está por vir. Não abro mão de um processador AMD, mas a nova geração não me agradou muito. Portanto, estou focando no socket AM5 com a linha R7 7000. Quanto à placa de vídeo, a próxima geração ainda não foi lançada. Os preços provavelmente serão exorbitantes e não há garantias de que os preços das GPUs atuais vão cair significativamente — talvez sim, mas enfim. Não tenho preferência de marca, embora todos gostariam de uma RTX 4090. Pagar o dobro por uma quase equivalente da AMD (RX 7900 XT/RX 7900 XTX), apenas pelo DLSS e codec de stream, não parece fazer sentido para mim.

// Pequeno adendo: Eu jogo de tudo, desde jogos AAA pesados como GTA V (e, futuramente, o VI), RDR2, Monster Hunter, até os mais leves como Minecraft, Valorant, jogos party, entre outros. Além disso, usarei o PC para trabalho, mas como o foco é programação, as specs não vão impactar negativamente.

Em um mundo ideal, eu gostaria de um combo R7 7800X3D + RTX 4090, mas só isso já passaria fácil dos 15k. Então, cheguei à configuração abaixo:
DeOVBSogQa6YHVP86BINHw.png

• CPU: Pelo que analisei, o 7800X3D parece ser o melhor candidato entre as opções da linha 7000.
  • SSD: Um SSD de 1TB M.2 é suficiente, já que tenho outro de 1TB no notebook, onde estão os jogos que vou transferir para o desktop. Aceito sugestões de marcas e/ou velocidades.
  • MOBO: Sei que o socket AM5 está bem caro, então não tem muito para onde correr. Minhas principais necessidades são bluetooth, por causa de alguns periféricos, e Wi-Fi, só para garantir que eu não precise de um adaptador futuramente.
  • GPU: Eu gostaria muito da RX 7900 XT ou RX 7900 XTX. Comparada à linha da Nvidia, o preço é muito mais atraente, com somente 12%-20% menos performance. Memória (RAM): Não sei se há algo em particular para verificar além do menor CL possível, mas acho que a Corsair que escolhi tem um CL bem baixo.
  • Cooler: Escolhi o que mais vi ser recomendado, deveria pegar um cooler melhor? Um AK620? Aceito sugestões aqui também.
  • PSU: Optei por uma de 750W, que é o recomendado. Não sei se, por segurança, seria melhor pegar uma de 850W.
  • Gabinete: Para finalizar, queria sugestões de um gabinete com ótimo fluxo de ar e que permita ver bem as peças de fora. Vi recomendações sobre o Montech Air 903 Max.
Já possuo o resto dos periféricos, então não incluí nenhum. O único upgrade futuro será o monitor — atualmente uso um IPS 1080p 144Hz, mas planejo trocar por um OLED QHD, também de pelo menos 144Hz.

Essa Black Friday me deu esperanças, mas, nas últimas duas semanas, os preços das GPUs saltaram de 1,5k a 2k reais, só para "abaixarem" milagrosamente depois... Enfim, não sei o que aproveitar dessa BF ou se devo esperar o próximo ano, torcendo para que a nova geração faça os preços caírem.

Olá pessoal, tudo bem?
Eu gostaria de algumas opiniões sobre a build abaixo, visando um máximo de 10k-12k. Antes, vou dar um pouco mais de contexto sobre meus planos ao longo dos meses e o porquê das peças.

Atualmente, eu tenho um Acer Nitro 5 (Ryzen 7 4800H, GTX 1650 Ti), que utilizo há cerca de 3 anos. Roda tudo, nem que seja no low kkkkk. Porém, estou mirando um upgrade forte para rodar praticamente tudo no ultra, em QHD. Comecei a juntar dinheiro e a pesquisar peças em julho deste ano, e planejo concluir todo o "projeto" de compra e montagem até mais ou menos essa mesma época no ano que vem (não estou com pressa).

Por um bom tempo, fiquei pensando sobre a nova geração. Parte já foi lançada, e outra parte ainda está por vir. Não abro mão de um processador AMD, mas a nova geração não me agradou muito. Portanto, estou focando no socket AM5 com a linha R7 7000. Quanto à placa de vídeo, a próxima geração ainda não foi lançada. Os preços provavelmente serão exorbitantes e não há garantias de que os preços das GPUs atuais vão cair significativamente — talvez sim, mas enfim. Não tenho preferência de marca, embora todos gostariam de uma RTX 4090. Pagar o dobro por uma quase equivalente da AMD (RX 7900 XT/RX 7900 XTX), apenas pelo DLSS e codec de stream, não parece fazer sentido para mim.

// Pequeno adendo: Eu jogo de tudo, desde jogos AAA pesados como GTA V (e, futuramente, o VI), RDR2, Monster Hunter, até os mais leves como Minecraft, Valorant, jogos party, entre outros. Além disso, usarei o PC para trabalho, mas como o foco é programação, as specs não vão impactar negativamente.

Em um mundo ideal, eu gostaria de um combo R7 7800X3D + RTX 4090, mas só isso já passaria fácil dos 15k. Então, cheguei à configuração abaixo:
DeOVBSogQa6YHVP86BINHw.png

• CPU: Pelo que analisei, o 7800X3D parece ser o melhor candidato entre as opções da linha 7000.
  • SSD: Um SSD de 1TB M.2 é suficiente, já que tenho outro de 1TB no notebook, onde estão os jogos que vou transferir para o desktop. Aceito sugestões de marcas e/ou velocidades.
  • MOBO: Sei que o socket AM5 está bem caro, então não tem muito para onde correr. Minhas principais necessidades são bluetooth, por causa de alguns periféricos, e Wi-Fi, só para garantir que eu não precise de um adaptador futuramente.
  • GPU: Eu gostaria muito da RX 7900 XT ou RX 7900 XTX. Comparada à linha da Nvidia, o preço é muito mais atraente, com somente 12%-20% menos performance. Memória (RAM): Não sei se há algo em particular para verificar além do menor CL possível, mas acho que a Corsair que escolhi tem um CL bem baixo.
  • Cooler: Escolhi o que mais vi ser recomendado, deveria pegar um cooler melhor? Um AK620? Aceito sugestões aqui também.
  • PSU: Optei por uma de 750W, que é o recomendado. Não sei se, por segurança, seria melhor pegar uma de 850W.
  • Gabinete: Para finalizar, queria sugestões de um gabinete com ótimo fluxo de ar e que permita ver bem as peças de fora. Vi recomendações sobre o Montech Air 903 Max.
Já possuo o resto dos periféricos, então não incluí nenhum. O único upgrade futuro será o monitor — atualmente uso um IPS 1080p 144Hz, mas planejo trocar por um OLED QHD, também de pelo menos 144Hz.

Essa Black Friday me deu esperanças, mas, nas últimas duas semanas, os preços das GPUs saltaram de 1,5k a 2k reais, só para "abaixarem" milagrosamente depois... Enfim, não sei o que aproveitar dessa BF ou se devo esperar o próximo ano, torcendo para que a nova geração faça os preços caírem.
No geral a config tá legal e pouca coisa eu mexeria, mas acho válido comentar que no caso das GPUs, apesar da AMD entregar CxB um pouco melhor se for olhar só performance em rasterização, além do fator tecnologias/DLSS/Codec do lado da Nvidia, também tem o fator garantia que pra mim pessoalmente pesa bastante na compra e até pra indicar, maioria das marcas AMD só dá 1 ano de garantia enquanto na Nvidia o padrão é 3 anos (4 anos pra alguns modelos da Gigabyte) então fica aquela coisa, pra um investimento alto eu gosto de ter a segurança maior dessa garantia porque mesmo que a taxa de falha seja baixa sempre vai existir um azarado que vai morrer nesses 5-6k depois de 1 ano, então eu diria que é algo a se considerar se for do seu interesse a garantia maior

SSD eu talvez trocaria pelo SN770 que está 590 agora, pouca diferença no orçamento final e além das velocidades maiores (que talvez sejam irrelevantes) ele tem 2 anos a mais de garantia (3 vs 5) então ao meu ver é uma troca justa, mas também vale pesquisar a diferença de preço desse WD Green e do Kingston NV3, também "só" 3 anos de garantia nesse mas desempenho no geral melhor (ainda que no dia a dia talvez nem veja) e talvez o preço seja igual

PSU eu provavelmente iria de 850w pela diferença de preço geralmente ser pequena apesar que 750w dá conta sim, se não fizer questão do cabo 12VHPWR nativo as opções aumentam, a Core Reactor II tá 770 na versão não-VE (a VE é um pouco piorzinha se não me engano e tem 7 anos de garantia, as outras 10 anos) e a Core Reactor I tá 695 ou 595 se tiver prime, a RM850x tá 800 (750w por 695), Asus TUF por 850 (750w por 730)

Gabinete eu costumo recomendar o Air 903 mesmo, espaçoso, fácil de montar, bom airflow com os fans stock e é barato, se não fizer questão de RGB a versão Base é equivalente em airflow, ponto negativo pra alguns é que não tem filtro de poeira frontal então dependendo do ambiente talvez suje mais rápido, eu tenho 2 aqui e no meu ambiente pelo menos não suja tanto assim, dou uma geral no PC 1x por ano ou 2 no máximo e boa, mas caso seja região com muita poeira e/ou muitos pets talvez seria interessante ou adicionar um filtro ou outro modelo de gabinete

Montei essa configuração considerando AM5. O que acha? @Wiry

Setup AM5
CPU: Trocaria o 7600x pelo 7600, 300 reais a menos
Mobo: Trocaria pela MSI B650M-P que tá 845 reais pensando nos 3 anos de garantia, mas também teria um pouco mais de conectividade, 4 USB-A a mais e header USB-C pra gabinete, 2o slot M2 sem limite de velocidade (3.0 x2 vs 4.0 x4) e acho que A620 não permite PBO pra CPU que é um feature interessante pra undervolt
Cooler ok, vai bastante de preferência estética aí também
Memória eu tentaria pegar 2x16gb hoje em dia mas encareceria uns 500 reais. Se for de 2x8gb mesmo talvez pegar um kit um pouquinho mais rápido, tem esse 6000mhz de mesma latência praticamente no mesmo preço, 3 reais a mais (212 vs 215), aí é você ver se vai 2x8gb, se sobe pra 2x16gb ou até pegar só 16gb e segurar um pouco até outro pente de 16gb
SSD: SN770 tem velocidade sequencial um pouco menor mas desempenho similar e tá 110 reais a menos
Fonte: Tem lugar que fala 5 anos de garantia e outros 10 anos então eu confirmaria isso, deixei algumas outras opções acima aí, acho que a RM850x e a Asus TUF tem fan-stop então diminuiriam o ruído do sistema (se for importante pra você) comparando com essa fonte da MSI, mas são uns 150 reais mais caras na versão 750w
Gabinete não conheço opções similares, não sou muito fã do airflow desse case e acho ele meio apertado pra montar, fora a centopeia dos fans dele que me incomoda, eu geralmente recomendo o Air 903 Base pelo espaço, airflow, facilidade de montar e conector USB-C mas vai de preferência pessoal na estética aqui com a frente de vidro ou não

E a placa de vídeo aí é só ficar de olho pra ver se não pega uma promo boa mesmo que de outro modelo, o que eu faria de certeza é trocar o CPU pra economizar esses 300 reais e reinvestir na placa-mãe e trocar pela memória de 6000mhz, a mudança de SSD também economizaria um trocado, aí é avaliar se vai mesmo de 2x8gb, sobe pra 2x16gb ou pega 1x16gb e pega +16gb futuramente, e também avaliar se você liga pra ruído e possivelmente pegar a fonte da Corsair/Asus, vai da sua preferência/necessidade e orçamento máximo algumas coisas aí

EDIT: 4060 Ti por 2260 reais

Última edição:
Pessoal estou pensando em um Upgrade.
Minha configuração atual:
Placa-mãe: MSI B450M MORTAR MAX
CPU: RYZEN 5600X
Cooler: Aircooler provavelmente chinês comprado no Ali Express, não sei o modelo.
Memória RAM: DDR 4 2x 8 GB Gloway e 2 x 16 GB Micron ambas 3200mhz
Fonte: Corsair CX600
Discos: SSD 1- Sandisk SDSSDA120G
2- Walram 1TB
3- WDC WDS500G2B0A 500GB
VGA: Radeon 6600 XT

Meu pensamento era pegar um 5700x3d para manter na plataforma AM4 e dar um upgrade na placa de Vídeo pegar uma Radeon 7800XT, creio que ia manter os jogos bem tranquilos e esperar pela plataforma AM6. Escolhi o 5700x3d ao invés do 5800x3d pois está cerca de 1000 reais mais barato e a diferença de desempenho pelo que vi nos benchmarks não é tão grande.

eu estava em dúvida sobre três gabinetes, o Redragon Grapple, Redragon Wheel Jack e o T-Dagger G10B, todos esses são compatíveis com o computador que eu tô montando, mas eu não sei se algum desses é bem melhor que o outro ou se são parecidos.
Qual desses é melhor? e se tiver outro, qual seria?

eu estava em dúvida sobre três gabinetes, o Redragon Grapple, Redragon Wheel Jack e o T-Dagger G10B, todos esses são compatíveis com o computador que eu tô montando, mas eu não sei se algum desses é bem melhor que o outro ou se são parecidos.
Qual desses é melhor? e se tiver outro, qual seria?
irmão eu não manjo muito, mas pelo que percebi com meu computador atual você tem que ver se o fluxo de ar dele é bom, geralmente 2-3 fans na frente para entradade ar e 1 fan atrás como exaustor, e os 2 de cima como exaustor também, porém se você usar watercooler pro processador vai ocupar o espaço de cima.

pessoal, boa noite, gostaria de uma ajuda.. ganhei um AW3225QF - 240hz, 4K, QD-OLED e gostaria de montar um PC que conseguisse rodar jogos nas configurações desse monitor (mesmo que não for no ultra).. seria um PC do zero e com orçamento em torno de 10 mil reais.. o que vcs indicariam?

obs: a unica coisa que eu gostaria que fosse é am5 pra ter um longo prazo de plataforma e futuros upgrades daqui uns anos..

obrigado

Pessoal estou pensando em um Upgrade.
Minha configuração atual:
Placa-mãe: MSI B450M MORTAR MAX
CPU: RYZEN 5600X
Cooler: Aircooler provavelmente chinês comprado no Ali Express, não sei o modelo.
Memória RAM: DDR 4 2x 8 GB Gloway e 2 x 16 GB Micron ambas 3200mhz
Fonte: Corsair CX600
Discos: SSD 1- Sandisk SDSSDA120G
2- Walram 1TB
3- WDC WDS500G2B0A 500GB
VGA: Radeon 6600 XT

Meu pensamento era pegar um 5700x3d para manter na plataforma AM4 e dar um upgrade na placa de Vídeo pegar uma Radeon 7800XT, creio que ia manter os jogos bem tranquilos e esperar pela plataforma AM6. Escolhi o 5700x3d ao invés do 5800x3d pois está cerca de 1000 reais mais barato e a diferença de desempenho pelo que vi nos benchmarks não é tão grande.
Diferença de CPU do 5600x para 5700x3d não é tão grande assim , você não tem o 5600g é um 5600x que dá um gás , não faz sentido nenhum trocar agora de CPU, upgrade só faz sentido para am5 e indo para um CPU que ainda vai sair , a não ser que você jogue em 720p que verá diferença.

Aqui vou vê se faço upgrade de meu segundo Pc que tem um Ryzen 1700x , mas jamais trocaria o ryzen 5600x , uso ele numa RTX 3080 e leva de boa.
E vou manter ele nessa placa RTX 3080, no segundo Pc vou colocar o Ryzen 5700x3d com uma rtx 4060 pois vou usar em 1080p e 1440p

Meu Pc com RTX 3080 e Ryzen 5600x eu jogo em 4k 60hz na tv e CPU aguenta de boa.

Negócio para ti é investir numa placa de vídeo e telas com resolução maior se não tiver disponível.
Eu buscaria uma rtx 4070ti super.

Vi que o ganho de desempenho é cerca de 20 a 30 fps em jogos que utilizam bastante o processador. E a placa de vídeo irei fazer upgrade sim, estou de olho na radeon 7800 XT.

Vi que o ganho de desempenho é cerca de 20 a 30 fps em jogos que utilizam bastante o processador. E a placa de vídeo irei fazer upgrade sim, estou de olho na radeon 7800 XT.
Tem que vê os testes direito, a maioria roda em 1080p e jogos antigos , bem, eu não trocaria um Ryzen 5600x hoje , preferia ir de placa de vídeo e jogar numa resolução mais alta e colocar o dlss.
Com o lançamento do dlss hoje as placas de vídeo são mais indicadas ao upgrade.
Aqui um exemplo que o clock mais alto influi em mais fps em alguns jogos.

Diferença de CPU do 5600x para 5700x3d não é tão grande assim , você não tem o 5600g é um 5600x que dá um gás , não faz sentido nenhum trocar agora de CPU, upgrade só faz sentido para am5 e indo para um CPU que ainda vai sair , a não ser que você jogue em 720p que verá diferença.

Aqui vou vê se faço upgrade de meu segundo Pc que tem um Ryzen 1700x , mas jamais trocaria o ryzen 5600x , uso ele numa RTX 3080 e leva de boa.
E vou manter ele nessa placa RTX 3080, no segundo Pc vou colocar o Ryzen 5700x3d com uma rtx 4060 pois vou usar em 1080p e 1440p

Meu Pc com RTX 3080 e Ryzen 5600x eu jogo em 4k 60hz na tv e CPU aguenta de boa.

Negócio para ti é investir numa placa de vídeo e telas com resolução maior se não tiver disponível.
Eu buscaria uma rtx 4070ti super.

Discordo plenamente, sai de um 5600x para um 5800x3d, e jogo mais cs2 e pubg em 1080p e em uma 3070TI, posso dizer que subiu MUITO o fps 1% e as quedas de fps melhoraram bastante.

Discordo plenamente, sai de um 5600x para um 5800x3d, e jogo mais cs2 e pubg em 1080p e em uma 3070TI, posso dizer que subiu MUITO o fps 1% e as quedas de fps melhoraram bastante.
Eu não jogo esses jogos , e no meu caso não é igual ao seu, detalhe é que eu vou pegar uma CPU nova , mas é para substituir o ryzen 1700x , e para jogar em 1440p , e questão é que para mim é mais importante ter desempenho num jogo pesado com Alan Walker 2 , colocar tudo no máximo e investir até numa tela melhor.
Eu só uso 1080p num monitor portátil para jogar deitado na cama kkk , agora para jogar a sério vou no monitor 1440p 144hz ou na tv 4k 120hz , até quando você vai ficar usando tela 1080p e jogando os mesmos jogos de sempre ??
Mas nao condeno , eu TB vou pegar uma CPU nova , mas por causa da placa mãe mesmo e futuro upgrade de vga .

Mas está difícil ir para am5 , tá louco , os preços estão o dobro do valor do am4. Vou esperar a Black para ver se vou de Ryzen 5700x3d ou vou de Ryzen 7600x , vai depender do preço da ram para ver qual upgrade vou fazer no Pc mais antigo meu

Última edição:
Estou ajudando a sobrinha a montar seu primeiro pc. Ela quer BRANCO. A utilização é para jogos diversos e ela está começando a faculdade de ciência de dados. Decidimos pela plataforma AM5, restam algumas dúvidas, se puderem me ajudar, agradeço.

Ryzen 5 7600
Placa de vídeo: ASUS RTX 4060 Dual OC 8G White
SSD:1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s (comprado)
Memória: 16gb kingston ( se a marca lexar for uma boa opção, dá p colocar 2x16gb já)
Fonte: Fonte MSI MAG A650BN (se tiverem alguma indicação de uma modular mais em conta, seria bom)
cooler: AG400 ou water cooler rise mode aura ice, 240mm (argb)
Gabinete Gamer SuperFrame Box, Mid Tower, Vidro Temperado, M-ATX, White, Sem Fonte, Com 3 Fans (estava na promoção esse final de semana, talvez troque pq subiu bem)
Placa mãe: ?
Monitor: a escolher ainda, até 1k +-

A placa mãe tem sido a maior dúvida, quase peguei a MSI B650M Gaming Plus , porém vi que ela não tem suporte PCIe 5.0, aí não sei se compensa gastar a mais por isso. O wifi está atrapalhando um pouco, até agora precisa, mas estamos esperando que o técnico vá até lá p puxar o cabo p local que ficará o pc. Nesse caso eu pensei em pegar a ASROCK B650M Pro RS ou alguma indicação com melhor custo x benefício, o problema é que precisa ser branca..

Obrigado pela ajuda

Edit: orçamento de 8k +-

Última edição:
Estou ajudando a sobrinha a montar seu primeiro pc. Ela quer BRANCO. A utilização é para jogos diversos e ela está começando a faculdade de ciência de dados. Decidimos pela plataforma AM5, restam algumas dúvidas, se puderem me ajudar, agradeço.

Ryzen 5 7600
SSD:1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s (comprado)
Memória: 16gb kingston ( se a marca lexar for uma boa opção, dá p colocar 2x16gb já)
Fonte: Fonte MSI MAG A650BN (se tiverem alguma indicação de uma modular mais em conta, seria bom)
Gabinete Gamer SuperFrame Box, Mid Tower, Vidro Temperado, M-ATX, White, Sem Fonte, Com 3 Fans (estava na promoção esse final de semana, talvez troque pq subiu bem)

A placa mãe tem sido a maior dúvida, quase peguei a MSI B650M Gaming Plus , porém vi que ela não tem suporte PCIe 5.0, aí não sei se compensa gastar a mais por isso. O wifi está atrapalhando um pouco, até agora precisa, mas estamos esperando que o técnico vá até lá p puxar o cabo p local que ficará o pc. Nesse caso eu pensei em pegar a ASROCK B650M Pro RS ou alguma indicação com melhor custo x benefício, o problema é que precisa ser branca..

Obrigado pela ajuda
Qual orçamento? eu tenho um Ryzen 5600x. sempre me atendeu bem nos games, creio que um 7600x segure também, mas tudo depende de quais jogos ela quer jogar, se quer gravar ou fazer streams.
Placa de vídeo é preferência, dizem que desempenho a Nvidia é superior a AMD tanto como as tecnologias, porém o custo benefício da AMD é maior.
Memória RAM eu iria de 2x16 porém não sei se essa marca lexar é boa, eu tinha 2x8 e recentemente fiz upgrade para 48GB foi excelente, memória ram chega a bater 20GB em alguns Games.
WaterCooler: Dizem para fugir desses Rise Mode, são baratos e ruins.
Gabinete: gabinete é mais preferência porém tem que se atentar para o fluxo de ar geralmente gabinetes com a frente fechada tem péssima ventilação, e tem que ver se esse gabinete suporta um Watercooler de 240mm.
Placa mãe pelo custo benefício a B650m, na internet vc acha Asus TUF que tem suporte pci-e 5.0
Monitor também depende, se o foco é Hz para jogos mais fluidos, ou se o foco é qualidade de imagem.

Ryzen 5 7600

Obrigado pela ajuda
Placa mae pciexpress 5.0 tá super faturado, só tem em modelos tops, então esquece isso, o importante é o suporte ao cpu , e ddr5 vai ser requisito para cpu novas ryzen.

Eu Tb estou querendo ir para am5 mas nem pensar pegar placa mãe acima de 800 reais , limite meu é esse valor.
Agora se você gosta de placa mãe e já vai pagar caro numa ai pega logo a que tem suporte pciexpress que são os modelos de chipset top

Qual orçamento? eu tenho um Ryzen 5600x. sempre me atendeu bem nos games, creio que um 7600x segure também, mas tudo depende de quais jogos ela quer jogar, se quer gravar ou fazer streams.
Placa de vídeo é preferência, dizem que desempenho a Nvidia é superior a AMD tanto como as tecnologias, porém o custo benefício da AMD é maior.
Memória RAM eu iria de 2x16 porém não sei se essa marca lexar é boa, eu tinha 2x8 e recentemente fiz upgrade para 48GB foi excelente, memória ram chega a bater 20GB em alguns Games.
WaterCooler: Dizem para fugir desses Rise Mode, são baratos e ruins.
Gabinete: gabinete é mais preferência porém tem que se atentar para o fluxo de ar geralmente gabinetes com a frente fechada tem péssima ventilação, e tem que ver se esse gabinete suporta um Watercooler de 240mm.
Placa mãe pelo custo benefício a B650m, na internet vc acha Asus TUF que tem suporte pci-e 5.0
Monitor também depende, se o foco é Hz para jogos mais fluidos, ou se o foco é qualidade de imagem.
editei lá, obrigado. Orçamento +- 8k . Dá p passar um pouco. A placa é mais por estética msm, vi essas que estavam esteticamente mais próximas ao branco q ela queria. Agora já está aceitando alterar p uma preta mais barata e pegar a memória.. Gostaria de umas opções até p acompanhar..
A refrigeração nesses gabinetes aquários é um problema, qualquer coisa já pegamos um kit de fans a mais. qual water cooler vcs indicariam? (esse da SuperFrame ISENGARD, ARGB, 240mm, SF-W240W seria bom?)

vlw

Última edição:
Olá pessoal, estou precisando montar uma maquina para desenvolver, a minha já esta um pouco velha e tem alguns gargalos, queria algumas dicas, pois estou em duvida se pego ddr4 ou drr5 amd ou intel, essas duvidas, meu orçamento e de ate uns 7k estourando, tenho uma rx580 4gb sobrando em casa e no meu pc atual tenho uma 2060 portanto não vou comprar placa de vídeo, meu foco no momento e desenvolvimento em geral e algumas aplicações mais pesadas, gostaria da ajuda de vocês! vlw.

Olá pessoal, estou precisando montar uma maquina para desenvolver, a minha já esta um pouco velha e tem alguns gargalos, queria algumas dicas, pois estou em duvida se pego ddr4 ou drr5 amd ou intel, essas duvidas, meu orçamento e de ate uns 7k estourando, tenho uma rx580 4gb sobrando em casa e no meu pc atual tenho uma 2060 portanto não vou comprar placa de vídeo, meu foco no momento e desenvolvimento em geral e algumas aplicações mais pesadas, gostaria da ajuda de vocês! vlw.
Um Ryzen 9800x + b650M Asus TUF + 2x16GB DDR 6000mhz sai por volta da casa dos 7k

as memórias tanto faz ou é melhor ser acima de 6000mhz?

Olá, galera! Tudo bem?

Alguém se disponibilizaria a me ajudar a montar uma build de 7k+- excluindo os periféricos?

Tenho preferência pela AMD e seria algo para rodar jogos em Full HD, apenas. Porém, gostaria de algo mais atual, tipo DDR5, com possibilidade de upgrade futuro. No momento, só possuo um monitor full HD 180hz e isso me satisfaz por enquanto.

Tenho dúvidas quanto a qual processador e qual placa de vídeo pegar, pensando no que disse acima. Se alguém puder me dar uma luz, ficarei grato demais!

Faz bastante diferença sim, sai do 5600 para o 5700x3D e a estabilidade de FPS é outra, talvez não se ganhe tanto FPS, mas as mínimas e os stutterings são consideravelmente melhores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

até quando você vai ficar usando tela 1080p e jogando os mesmos jogos de sempre ??
Mas nao condeno , eu TB vou pegar uma CPU nova , mas por causa da placa mãe mesmo e futuro upgrade de vga .

Fiscal de gosto?

Enfim, se você está procurando motivos pra não comprar com vídeo de youtube que passa uma fração do jogo e não a experiencia como um todo, não atrapalha quem esta buscando um upgrade dentro das possibilidades dele.

o 5700X3D é sim um upgrade bom do 5600 e vai continuar legal bom uns bons anos, coisa que o 5600 não vai

Última edição:
Olá, galera! Tudo bem?

Alguém se disponibilizaria a me ajudar a montar uma build de 7k+- excluindo os periféricos?

Tenho preferência pela AMD e seria algo para rodar jogos em Full HD, apenas. Porém, gostaria de algo mais atual, tipo DDR5, com possibilidade de upgrade futuro. No momento, só possuo um monitor full HD 180hz e isso me satisfaz por enquanto.

Tenho dúvidas quanto a qual processador e qual placa de vídeo pegar, pensando no que disse acima. Se alguém puder me dar uma luz, ficarei grato demais!
7k seria algo similar ao que botei nesse post

Placa-mãe: MSI Pro B650M-P - 850 reais - Na Pichau tá mesmo preço com frete grátis sul/sudeste
CPU: Ryzen 7600 - 1340 reais
Cooler: Thermalright Assassin X 120 R SE Plus - 145 reais
Memória: Algum kit 2x16gb de 6000CL30/6400CL32 ou similar - 900~ reais
Fonte: Tá no meu post acima, alguma 750w/850w com garantia longa e de preferência silenciosa (meu gosto pessoal) = 700-800 reais, se não ligar tanto pra ruído ou garantia menor (5/7 anos ao invés de 10) até dá pra economizar um pouco aqui, mas pensando nos 10 anos de garantia, eficiência um pouco melhor etc eu diria que compensa investir um pouquinho a mais nisso pela paz de espírito. Se não pretende botar uma GPU super high-end dá pra ir com 750w e ter muita folga, até abaixo disso na verdade mas aí fica mais difícil encontrar fontes com a mesma qualidade e tempo de garantia. Eu provavelmente iria de RM750x, 685 reais com cupom FONTES5
Gabinete: Montech 903 Base - 300 reais
SSD: 1TB SN770 - 590 reais - Também dá pra economizar um pouco aqui pegando um NV2/NV3, perderia basicamente 2 anos de garantia porque a diferença de velocidade em si poucos fazem uso de fato, e no geral pra um uso que não é super intenso eles dão conta tranquilo também

Total: 4900~ + fretes, podendo economizar uns 100 reais em SSD e uns 100-200 reais em fonte que deixo em aberto se vale a pena ou não, eu diria que a economia não é tão grande a ponto de ser a diferença entre pegar uma GPU significativamente melhor ou pior, já que talvez dê pra esticar um pouquinho o orçamento mantendo essas peças melhores e com garantia mais longa, que querendo ou não é uma segurança a mais pensando no longo prazo

Mantendo próximo dos 7k provavelmente ficaria uma RX 7600 (1700~) ou RTX 4060 (1800~) pra GPU, e se esticar um pouco uma RTX 4060 Ti (2350~)

Última edição:
7k seria algo similar ao que botei nesse post

Placa-mãe: MSI Pro B650M-P - 850 reais - Na Pichau tá mesmo preço com frete grátis sul/sudeste
CPU: Ryzen 7600 - 1340 reais
Cooler: Thermalright Assassin X 120 R SE Plus - 145 reais
Memória: Algum kit 2x16gb de 6000CL30/6400CL32 ou similar - 900~ reais
Fonte: Tá no meu post acima, alguma 750w/850w com garantia longa e de preferência silenciosa (meu gosto pessoal) = 700-800 reais, se não ligar tanto pra ruído ou garantia menor (5/7 anos ao invés de 10) até dá pra economizar um pouco aqui, mas pensando nos 10 anos de garantia, eficiência um pouco melhor etc eu diria que compensa investir um pouquinho a mais nisso pela paz de espírito. Se não pretende botar uma GPU super high-end dá pra ir com 750w e ter muita folga, até abaixo disso na verdade mas aí fica mais difícil encontrar fontes com a mesma qualidade e tempo de garantia. Eu provavelmente iria de RM750x, 685 reais com cupom FONTES5
Gabinete: Montech 903 Base - 300 reais
SSD: 1TB SN770 - 590 reais - Também dá pra economizar um pouco aqui pegando um NV2/NV3, perderia basicamente 2 anos de garantia porque a diferença de velocidade em si poucos fazem uso de fato, e no geral pra um uso que não é super intenso eles dão conta tranquilo também

Total: 4900~ + fretes, podendo economizar uns 100 reais em SSD e uns 100-200 reais em fonte que deixo em aberto se vale a pena ou não, eu diria que a economia não é tão grande a ponto de ser a diferença entre pegar uma GPU significativamente melhor ou pior, já que talvez dê pra esticar um pouquinho o orçamento mantendo essas peças melhores e com garantia mais longa, que querendo ou não é uma segurança a mais pensando no longo prazo

Mantendo próximo dos 7k provavelmente ficaria uma RX 7600 (1700~) ou RTX 4060 (1800~) pra GPU, e se esticar um pouco uma RTX 4060 Ti (2350~)
Muito obrigado, meu amigo!

Essa fonte seria silenciosa?

Users who are viewing this thread

Voltar