[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Processador: https://www.terabyteshop.com.br/pro...acao-4-cores-8-threads-lga-1700-bx8071512100f
Placa-mãe: https://www.terabyteshop.com.br/pro...h610-intel-lga-1700-matx-ddr4-90mb19n0-m0eay0
Placa de vídeo: https://www.terabyteshop.com.br/pro...uper-ventus-xs-6gb-gddr6-192bits-912-v375-427 ou https://www.itxgamer.com.br/placa-d...super-oc-dual-6gb-gddr6-192bit-gv-n166soc-6gd (Ambas com 03 anos de garantia)

Sei que o orçamento sobe um pouco, mas é que a GTX 1650 está muito cara pra esse preço, então melhor ir logo de 1660S/1660TI. Assim você terá uma longevidade maior para jogos em FULL HD (ou ainda se puder esticar mais o orçamento, talvez uma RTX 2060 ou RX 6600).


Cara, em vez de pagar 1700 reais em memória, no seu caso acho muito mais válido investir em um Ryzen 7 5800X3D pois é o melhor processador para jogos dessa plataforma. Considerando que suas memórias atuais conseguem 3200MHz e que você utilizará o computador com foco maior em jogos (podendo usar para trabalho também), acho que seria uma escolha melhor. :true:
realmente o orçamento subiu muito, basicamente quero as peças mais simples, porem que casam melhor, peguei o 5600g, to pensando em pegar a placa mae ASRock B450M Steel Legend, memorias 3200 baratinhas e o resto dos mais baratos tbm, porem de qualidade, sei que placa de video é importante, mas agora pra mim não rola, quero apenas montar o pc pra ter ele quando precisar fazer trampo da facul e quiser jogar algo leve, quando eu terminar de pagar tudo, ai eu penso em pegar uma placa de video boa. por enquanto pra mim eu quero o basico, mas do que eu quero kkkkkkkkkkk, valeu pela ajuda, vou continuar pegando os descontos e comprar os bons e baratos!
 
Opa, preciso tirar uma dúvida sobre Upgrade no PC.

Já fazem pelo menos 4 anos ou mais que eu tenho o mesmo PC, admito que quando eu comprei, não fiz uma boa escolha. Por isso eu queria trocar as peças, porém não tenho um bom orçamento, e então, estou em busca de um Kit Upgrade por até 2000 no máximo (parcelado).

Necessito urgente trocar a placa-mae, também gostaria de um processador com vídeo integrado da Ryzen de preferência, isso porque um processador sem vídeo integrado, provavelmente daria gargalo com a minha GPU (GT 1030 SDDR4). A única coisa que eu posso reutilizar nesse PC é a GPU e a fonte, e não porque é boa, falta de dinheiro mesmo.

Segue a baixo as specs do meu PC:

GPU: GT 1030 SDDR4
CPU: i5-3470
RAM: 8GB (4x2). Não lembro os MHz, mas não passa de 1600.
Fonte: Corsair vs400w
Placa-Mãe: POS-PIQ77CL. (Sim, placa da Positivo).

Alguém tem uma salvação para esse PC, por favor me diga se souber.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa, preciso tirar uma dúvida sobre Upgrade no PC.

Já fazem pelo menos 4 anos ou mais que eu tenho o mesmo PC, admito que quando eu comprei, não fiz uma boa escolha. Por isso eu queria trocar as peças, porém não tenho um bom orçamento, e então, estou em busca de um Kit Upgrade por até 2000 no máximo (parcelado).

Necessito urgente trocar a placa-mae, também gostaria de um processador com vídeo integrado da Ryzen de preferência, isso porque um processador sem vídeo integrado, provavelmente daria gargalo com a minha GPU (GT 1030 SDDR4). A única coisa que eu posso reutilizar nesse PC é a GPU e a fonte, e não porque é boa, falta de dinheiro mesmo.

Segue a baixo as specs do meu PC:

GPU: GT 1030 SDDR4
CPU: i5-3470
RAM: 8GB (4x2). Não lembro os MHz, mas não passa de 1600.
Fonte: Corsair vs400w
Placa-Mãe: POS-PIQ77CL. (Sim, placa da Positivo).

Alguém tem uma salvação para esse PC, por favor me diga se souber.

PS: Em casos supremos eu vendo a placa de vídeo pra ajudar na compra das peças, já que desejo um processador de gráfico integrado.
 
Pessoal, preciso de indicação de memória DDR4 2133 para meu sogro. Ele só olha Facebook e Youtube e nada mais.
Processador é um I5-6400 Skylake e placa mãe uma EX-B150M V3.

Fala pessoal, acabei abandonando console e voltando pro pc que é onde gosto de jogar e fiquei na duvida se dou um upgrade ou se basicamente preciso montar uma maquina completamente nova haha
Esse setup de 2013 ainda me atende impressionantemente bem, jogo muito indie mas sempre acabo jogando alguns AAA singleplayer e já queria estar preparado pro futuro próximo p/ jogos como Spider Man, Starfield, the callisto protocol etc
Meu setup atual é:
Gtx 770
i5 4670
8gb ram ddr3
1tb Hd
placa mãe gigabyte h87m-d3h

Imagino que se for dar um up, de imediato seria um SSD e 16gb ou 32gb de ram, porém fiquei na duvida se ser ddr3 vai atrapalhar muito ou se alguma placa como a 1660ti/rtx 2060, 3050 ou até uma 3060 seriam compatíveis e se teria muito gargalo

Eu nunca montei um Pc do zero, então caso a melhor opção seja trocar todas as peças, fico na duvida de tentar montar pela primeira vez ou gastar um pouco mais e já pegar montado
Não valeria muito a pena investir nessa sua plataforma já que o máximo que daria pra conseguir seria um i7 4790k + outro pente de 8GB de memória + placa de vídeo. As memórias DDR3 não irão atrapalhar, o gargalo será por somente ter 8GB e por causa do i5 4670.
Quanto você pretende gastar no pc?

Boa noite!
Estou pra trocar de fonte já que uso uma há mais de 10 anos, e de quebra, um gabinete (a princípio o Lian Li Lancool II mesh white) e gostaria de controlar todas fans pela placa mãe, porém, a minha não tem ARGB header.
Alguma indicação de uma que não fuja muito da minha x470 gaming plus, mas com ARGB header? Obrigado.
B450 Steel Legend
X470 AORUS ULTRA GAMING
ROG STRIX X470-F GAMING
B550M PRO-VDH WIFI
B550M AORUS Pro
Asus ROG Strix B550-E ou F Gaming

São alguns que achei.

Ryzen 5 4500 gargala uma rtx 3060 em competitivo tudo no mínimo? Atualmente tenho um ryzen 5 1600af a 3,9ghz que segura uns 30% dela. Ou teria que partirá para um ryzen 5 5500? Diferença de 100 reais de um para o outro.
Melhor ir de Ryzen 5600 (sem o X).

Fala rapaziada, mandei la no topico da intel, mas acho que aqui enquadra melhor.

Qual mobo B660 ddr4 vocês recomendam para um 12400f?
O ideal é, mesmo não sendo ddr5, ter uma margem para upgrade para um i7 raptor bem la para frente então durabilidade e recursos mais novos (PCIE5.0 etc) também são importantes.
TUF GAMING B660-PLUS WIFI D4 ou B660M desse mesmo modelo.

Boa tarde, a configuração do meu pc atualmente é:

ATHLON 3000G
A320MH BIOSTAR
8GB GEIL SUPERLUCE
SSD 120GB + HD 500
GABINETE MANCER ARGON
FONTE MANCER THUNDER 400W


Eu quero fazer um upgrade nesse meu pc e ainda pegar um monitor novo, o que recomendam?

eu tava olhando um r5 3600 na terabyte que já vem com o cooler e talvez uma 1650 que não consome tanto assim então seria até que tranquilo pra minha fonte, mas eu tambem posso pensar em pegar uma 1660 se der pra minha fonte, e sobre monitor eu tava olhando uns 144hz da lg, um ultra gear por exemplo, mas eu tambem penso em pegar um ultrawide 75hz da lg, o que vcs fariam no meu caso?

eu não quero comprar no aliexpress dessa vez, prefiro tudo no brasil mesmo, o que recomendam? to mais na dúvida da placa de video e processador, e eu também vou pegar mais 1 pente de 8 pra ficar 16, só quero jogar uns jogos até que mais leves, valorant, rocket league, um gta rp, e as vezes uns modo historia que eu nao me importo muito em ter altas taxas de quadro

:)
Se não for muito de jogos competitivos e sim mais de interações, paisagens e afins talvez o ultrawide possa te dar uma experiência melhor. Tenta fazer um esforço pra pegar uma fonte melhor, tipo 500w Superframe e uma GTX 1660Super ou 1660Ti, vai combinar bem com o Ryzen 3600 + 2x8GB DDR4 3200MHz. Acho que a GTX 1650 não vale por esses preços, melhor juntar e ir com algo melhor e mais duradouro, mas verifica o que pode caber no seu orçamento.

eai pessoal, vcs acha que compensa pegar rog b450 f gaming do aliexpress,seria essa aqui: https://www.aliexpress.com/item/1005002724790257.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.23ab2e0ei7uTtp
Prefiro ir de ASUS B450M Pro S ou ASUS B550M-Plus novas que aparecem em promoção no site do "Tio Ali" do que essa B450-F Strix usada, porque esses modelos usados são uma loteria: pode vir bem conservado, testado e limpo, bem semi-nova ou vir com marcas mais profundas de uso como ferrugens em portas USB, manchas pequenas na placa ou outras oxidações. Ainda mais nessa loja que pode ter chances de ser perto da costa de Guangdong, por causa da maresia.
Pode valer muito a pena ou não, você decide se vale a pena arriscar.

Opa, preciso tirar uma dúvida sobre Upgrade no PC.

Já fazem pelo menos 4 anos ou mais que eu tenho o mesmo PC, admito que quando eu comprei, não fiz uma boa escolha. Por isso eu queria trocar as peças, porém não tenho um bom orçamento, e então, estou em busca de um Kit Upgrade por até 2000 no máximo (parcelado).

Necessito urgente trocar a placa-mae, também gostaria de um processador com vídeo integrado da Ryzen de preferência, isso porque um processador sem vídeo integrado, provavelmente daria gargalo com a minha GPU (GT 1030 SDDR4). A única coisa que eu posso reutilizar nesse PC é a GPU e a fonte, e não porque é boa, falta de dinheiro mesmo.

Segue a baixo as specs do meu PC:

GPU: GT 1030 SDDR4
CPU: i5-3470
RAM: 8GB (4x2). Não lembro os MHz, mas não passa de 1600.
Fonte: Corsair vs400w
Placa-Mãe: POS-PIQ77CL. (Sim, placa da Positivo).

Alguém tem uma salvação para esse PC, por favor me diga se souber.

PS: Em casos supremos eu vendo a placa de vídeo pra ajudar na compra das peças, já que desejo um processador de gráfico integrado.
Você possuí algumas opções.

Pode começar mudando logo a CPU + Placa-mãe + Memórias (Ryzen 5600G ou 5600 + B450 Steel Legend ou B450M Pro S + DDR4 3200MHz Crucial Ballistix) porém terá um desempenho parecido entre a Vega 7 do Ryzen 5600G e a GT 1030, como pode ver no comparativo abaixo:



Ou pode investir logo em GPU indo de GTX 1660Ti, já que sua fonte deve dar conta, mas creio que o seu i5 vai dar um gargalo considerável com ela.

Creio que a melhor escolha seria ir de Ryzen 5600G, vender a sua GT 1030 e cogitar pegar uma GTX 1660Super ou GTX 1660Ti por agora, assim daria para jogar em FULL HD tranquilo por enquanto e já com um setup muito mais atual, e é claro, vai depender do seu orçamento.
 
Pessoal to querendo uma placa simples para a mulher usar para trabalho mas está difícil de achar ... Vi uma GTX 1080 no Aliexpress por 1500, será que vale a pena ela mesmo ou algum projeto mais recente? Lembrando que ela não vai jogar nada em alta resolução ou gráficos em jogos no máximo.

Não me importo em arriscar em comprar a GPU da china, pois já comprei muita coisa lá, processador, mobo e etc ...

Edit: Achei uma RTX 2060 super com diferença de 200 e poucos reais, acho que vale mais a pena
 
Última edição:
Pessoal to querendo uma placa simples para a mulher usar para trabalho mas está difícil de achar ... Vi uma GTX 1080 no Aliexpress por 1500, será que vale a pena ela mesmo ou algum projeto mais recente? Lembrando que ela não vai jogar nada em alta resolução ou gráficos em jogos no máximo.

Não me importo em arriscar em comprar a GPU da china, pois já comprei muita coisa lá, processador, mobo e etc ...

Edit: Achei uma RTX 2060 super com diferença de 200 e poucos reais, acho que vale mais a pena
Como vc msm disse, vai de 2060S q é + forte e é só uns 200 e pouco.
 
Preciso de uma ajuda de vocês..
comprei essas memorias Geil EVO X II RGB Sync, DDR4, 16GB (2X8GB) 3600MHZ, GAEXSY416GB3600C18ADC ...na epoca(inicio de 2021),
desde entáo, elas ficaram disponiveis para compra por umas 2x(sendo uma no meio da pandemia, com um valor 2x maior do que eu paguei, tornando-se inviavel compra-las novamente)..
Comprei só esse kit, mas esta complicado acha-los de novo pela faixa de preço que comprei...só tem lá fora por um preço aceitavel, na amazon por $109 dolares...
se alguem souber de algum lugar que venda, esses modelos para fechar meu set com 32gb de ram, eu agradeço, procurei em tudo que é canto aqui no BR e nao encontrei (ps: achei em uma loja aqui, mas por R$1200, inviavel)..
 
Preciso de uma ajuda de vocês..
comprei essas memorias Geil EVO X II RGB Sync, DDR4, 16GB (2X8GB) 3600MHZ, GAEXSY416GB3600C18ADC ...na epoca(inicio de 2021),
desde entáo, elas ficaram disponiveis para compra por umas 2x(sendo uma no meio da pandemia, com um valor 2x maior do que eu paguei, tornando-se inviavel compra-las novamente)..
Comprei só esse kit, mas esta complicado acha-los de novo pela faixa de preço que comprei...só tem lá fora por um preço aceitavel, na amazon por $109 dolares...
se alguem souber de algum lugar que venda, esses modelos para fechar meu set com 32gb de ram, eu agradeço, procurei em tudo que é canto aqui no BR e nao encontrei (ps: achei em uma loja aqui, mas por R$1200, inviavel)..
Eu só achei o modelo de 3200MHz, ao que parece esse mencionado está bem difícil de achar mesmo.

Pessoal, tem alguma recomendação de placa mãe atx até 1400 para ryzen 5 5600?

B450 Steel Legend seria uma boa, mas só vejo o modelo mATX na maioria das lojas. Achei uma B550 TUF na Magazine (https://www.magazineluiza.com.br/pl...0-plus-amd-am4-atx-ddr4/p/fake046855/in/pmae/) mas eu nunca ouvi falar do revendedor "Richard Importados", que por sinal se é importado não terá garantia, creio eu... :haha:

Teria uma outra opção que é a B450 TUF que encontrei no mercado livre, mas achei o preço um tanto salgado, porém tá com frete grátis e podendo parcelar sem juros, incluindo BIOS atualizada e NF: https://produto.mercadolivre.com.br...-b450-plus-gaming-ii-bios-atualizada-cnfe-_JM

Ou você poderia partir pra um chipset mais high-end: https://www.terabyteshop.com.br/pro...aming-x570-plus-chipset-x570-amd-am4-atx-ddr4

Apesar de achar um tanto "exagerado" pra o Ryzen 5600, podendo cogitar opções mais baratas, porém não vejo tanta variedade assim para formato ATX no mercado nacional, então pode ser uma escolha. Creio que pesquisando mais afundo você deva achar uma B450 ou B550 com preço mais atraente no mercado.

Valeu chapa, tem mais alguma opção de outras marcas?
Teriam opções mais baratas como a Gigabyte B660M Gaming X ou B660M Aorus mas estas não possuem PCIe 5.0 como você havia mencionado. Pro lado da MSI teria a MSI MAG B660M BAZOOKA ou a MORTAR mas ambas são PCIe 4.0 também e infelizmente não vejo muita variedade no mercado nacional para demais marcas além da ASUS por aqui...
E falando nela, caso queira outras opções, tem a ASUS ProArt B660-Creator que é uma placa bem clean mas que geralmente tá com preço próximo da B660-A Strix, que para maioria dos usuários vale mais a pena ir na Strix, uma vez na que na ProArt o maior diferencial poderia ser o pacote com uns meses grátis de Adobe Creative Cloud incluso. Então subindo o orçamento seria a Strix ou TUF GAMING H670-PRO WIFI, mas a B660/B660M TUF que mencionei a princípio parece uma boa escolha e com uma diferença de quase 700 reais a menos.
Ademais para outros modelos de placa-mãe, creio que só importando por outros sites como eBay ou Aliexpress por exemplo.
 
Não valeria muito a pena investir nessa sua plataforma já que o máximo que daria pra conseguir seria um i7 4790k + outro pente de 8GB de memória + placa de vídeo. As memórias DDR3 não irão atrapalhar, o gargalo será por somente ter 8GB e por causa do i5 4670.
Quanto você pretende gastar no pc?
~~~~~~
Opa, então algo entre 3000~~4000, meu unico receio é montar do zero sabe haha, trocar placa mãe e cpu parace algo mais delicado, tinha pensado de colocar 16gb ou até 32gb de ram, uma rtx 2060 e um SSD da kingstons de 960gb, o que você acha ? Alguma outra sugestão nesse orçamento, descartar tudo ? haha @Wiry

Edit: Será que um Ryzen 5 2600 seria compativel com a h87m-d3h e valeria a pena no lugar do i5 4670 ?
 
Última edição:
Teriam opções mais baratas como a Gigabyte B660M Gaming X ou B660M Aorus mas estas não possuem PCIe 5.0 como você havia mencionado. Pro lado da MSI teria a MSI MAG B660M BAZOOKA ou a MORTAR mas ambas são PCIe 4.0 também e infelizmente não vejo muita variedade no mercado nacional para demais marcas além da ASUS por aqui...
E falando nela, caso queira outras opções, tem a ASUS ProArt B660-Creator que é uma placa bem clean mas que geralmente tá com preço próximo da B660-A Strix, que para maioria dos usuários vale mais a pena ir na Strix, uma vez na que na ProArt o maior diferencial poderia ser o pacote com uns meses grátis de Adobe Creative Cloud incluso. Então subindo o orçamento seria a Strix ou TUF GAMING H670-PRO WIFI, mas a B660/B660M TUF que mencionei a princípio parece uma boa escolha e com uma diferença de quase 700 reais a menos.
Ademais para outros modelos de placa-mãe, creio que só importando por outros sites como eBay ou Aliexpress por exemplo.

Valeu pelas dicas mas já aproveitando de ti novamente. No caso eu acho que o PCIE 5.0 acaba sendo até secundário, já que num primeiro momento eu vou aproveitar uma 1060 velha e só depois (ano que vem) eu pretendo trocar essa vga.
Eu acho que o principal problema para "future profar" com essas mobos é garantir pelo menos mais uma troca de processador sem trocar tudo.
Essas placas todas aguentam entregar o desempenho máximo de um i7 12700, por exemplo, sem overclock? Eu estou tirando por padrão os 180w que o 12700 pede em maxima para um futuro upgrade do raptor lake.
 
Última edição:
Valeu pelas dicas mas já aproveitando de ti novamente. No caso eu acho que o PCIE 5.0 acaba sendo até secundário, já que num primeiro momento eu vou aproveitar uma 1060 velha e só depois (ano que vem) eu pretendo trocar essa vga.
Eu acho que o principal problema para "future profar" com essas mobos é garantir pelo menos mais uma troca de processador sem trocar tudo.
Essas placas todas aguentam entregar o desempenho máximo de um i7 12700, por exemplo, sem overclock? Eu estou tirando por padrão os 180w que o 12700 pede em maxima para um futuro upgrade do raptor lake.
Não sei se faz 100% questão de PCIe 5.0 (pra GPU provavelmente vai mudar nada) e outros features ou alguma conectividade específica mas no Hardware Unboxed tem bastante teste de placa-mãe ainda que não tenha muitas das citadas, a Gaming X creio que vai ser a mais barata (ou não vai fugir muito disso) que segura, no HwUb só testaram uma versão mais basiquinha dela, mas quanto a garantir uma troca de processador estaria tranquilo, e com airflow direto nos VRMs talvez conseguisse rodar até um 12900k

OIpmkUv.png
DndMZTJ.png

fRI7kRB.png

EDIT: Achei um roundup do Buildzoid bem mais completo, não é um teste em tabelinha como o acima mas vou deixar de qualquer forma, tem os timestamps na descrição, só não assisti então não sei exatamente sobre o que comenta mas vale conferir provavelmente :haha:

02:35:14 B660m Gaming X

 
Última edição:
~~~~~~
Opa, então algo entre 3000~~4000, meu unico receio é montar do zero sabe haha, trocar placa mãe e cpu parace algo mais delicado, tinha pensado de colocar 16gb ou até 32gb de ram, uma rtx 2060 e um SSD da kingstons de 960gb, o que você acha ? Alguma outra sugestão nesse orçamento, descartar tudo ? haha @Wiry

Edit: Será que um Ryzen 5 2600 seria compativel com a h87m-d3h e valeria a pena no lugar do i5 4670 ?
Sobre a pergunta do Edit: O Ryzen 5 2600 é socket AM4 enquanto a sua placa-mãe suporta o socket 1150, então são incompatíveis. Você tira logo por um ser Intel e por outro ser AMD kkk

Mas sobre o seu caso seria mais interessante pegar algo mais atual, como um kit 12100f + H610M + 2x8GB DDR4 3200MHz no mínimo. Então você poderia cogitar pegar a RTX 2060 junto e será importantíssimo verificar se sua fonte aguenta (qual modelo de fonte?), porém creio que possa passar um pouco do orçamento então você poderia pegar uma GPU um pouco mais fraca, tipo GTX 1660Ti ou investir nessa plataforma antiga, indo pra um i7 4770 / i7 4770k / i7 4790 / i7 4790k (o que acho uma má ideia).

Mas veja que atualmente mesmo um i3 10100F consegue ser superior ao 4790k que é o CPU mais forte dessa sua geração, então se um i3 já está batendo nele hoje em dia, imagina daqui uns dois anos. Então eu recomendaria ir de 12100f + RTX 2060/GTX1660Ti onde você já terá um ganho muito expressivo (algumas sugestões de upgrade: https://www.gkinfostore.com.br/kit-...-mae-asus-prime-b660m-k-d4-ddr4-lga-1700-matx / https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-intel-i3-12100f-h610m-ddr4), podendo futuramente fazer upgrade para outro CPU de décima segunda geração, ou até mesmo décima terceira (se eles lançarem update de BIOS para os H610M/B660M).

32GB de memória para jogos seria desperdício, 16GB já tá bom. Então caso opte por fazer o upgrade pra uma nova geração, você pode tentar revender o seu kit atual e abater um valor pra ajudar nas despesas.

Valeu pelas dicas mas já aproveitando de ti novamente. No caso eu acho que o PCIE 5.0 acaba sendo até secundário, já que num primeiro momento eu vou aproveitar uma 1060 velha e só depois (ano que vem) eu pretendo trocar essa vga.
Eu acho que o principal problema para "future profar" com essas mobos é garantir pelo menos mais uma troca de processador sem trocar tudo.
Essas placas todas aguentam entregar o desempenho máximo de um i7 12700, por exemplo, sem overclock? Eu estou tirando por padrão os 180w que o 12700 pede em maxima para um futuro upgrade do raptor lake.
Acho que a resposta acima do colega @insanee420 foi esclarecedora o bastante. :vai:
 
Sobre a pergunta do Edit: O Ryzen 5 2600 é socket AM4 enquanto a sua placa-mãe suporta o socket 1150, então são incompatíveis. Você tira logo por um ser Intel e por outro ser AMD kkk

Mas sobre o seu caso seria mais interessante pegar algo mais atual, como um kit 12100f + H610M + 2x8GB DDR4 3200MHz no mínimo. Então você poderia cogitar pegar a RTX 2060 junto e será importantíssimo verificar se sua fonte aguenta (qual modelo de fonte?), porém creio que possa passar um pouco do orçamento então você poderia pegar uma GPU um pouco mais fraca, tipo GTX 1660Ti ou investir nessa plataforma antiga, indo pra um i7 4770 / i7 4770k / i7 4790 / i7 4790k (o que acho uma má ideia).

Mas veja que atualmente mesmo um i3 10100F consegue ser superior ao 4790k que é o CPU mais forte dessa sua geração, então se um i3 já está batendo nele hoje em dia, imagina daqui uns dois anos. Então eu recomendaria ir de 12100f + RTX 2060/GTX1660Ti onde você já terá um ganho muito expressivo (algumas sugestões de upgrade: https://www.gkinfostore.com.br/kit-...-mae-asus-prime-b660m-k-d4-ddr4-lga-1700-matx / https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-intel-i3-12100f-h610m-ddr4), podendo futuramente fazer upgrade para outro CPU de décima segunda geração, ou até mesmo décima terceira (se eles lançarem update de BIOS para os H610M/B660M).

32GB de memória para jogos seria desperdício, 16GB já tá bom. Então caso opte por fazer o upgrade pra uma nova geração, você pode tentar revender o seu kit atual e abater um valor pra ajudar nas despesas.


Acho que a resposta acima do colega @insanee420 foi esclarecedora o bastante. :vai:
Ah beleza haha, obrigado pelas dicas e sugestões! Meu plano é sim troca a placa mãe e processador depois
Minha fonte é uma thermaltake smart 600w
Eu vi que no meu setup atual, se eu colocar uma rtx 2060 vai dar uns 22% de gargalo, sem duvida já daria um belo upgrade haha, e ja teria acesso a dlss e mais vram

Se acha que é um bom plano eu fazer o seguinte: Colocar um SSD, 16gb ram, Colocar a rtx 2060 de 12gb, e final do ano trocar a placa mãe/cpu para esse kit que você mandou? Gostei bastante da sugestão dele já que no futuro eu poderia dar um upgrade com maior facilidade

Gabinete pretendo manter o que tenho, gosto bastante dele e pretendo instalar mais uma ou duas fans ou um water cooler no futuro
 
Ah beleza haha, obrigado pelas dicas e sugestões! Meu plano é sim troca a placa mãe e processador depois
Minha fonte é uma thermaltake smart 600w
Eu vi que no meu setup atual, se eu colocar uma rtx 2060 vai dar uns 22% de gargalo, sem duvida já daria um belo upgrade haha, e ja teria acesso a dlss e mais vram

Se acha que é um bom plano eu fazer o seguinte: Colocar um SSD, 16gb ram, Colocar a rtx 2060 de 12gb, e final do ano trocar a placa mãe/cpu para esse kit que você mandou? Gostei bastante da sugestão dele já que no futuro eu poderia dar um upgrade com maior facilidade

Gabinete pretendo manter o que tenho, gosto bastante dele e pretendo instalar mais uma ou duas fans ou um water cooler no futuro
OK, nesse caso como você quer investir ainda nessa plataforma eu sugiro pegar um Xeon, uma vez que ele será melhor do que qualquer i5 dessa quarta geração, é mais barato e esse que irei mencionar tem performance muito parecida com o i7 4770. O maior detalhe que diferencia ele é porque ele só funciona com uma placa de vídeo, pois não tem vídeo integrado (Intel "HD" Graphics :tom:), fora isso é uma ótima opção pra quem quer gastar pouco. Esse seu i5 vai gargalar muito com a RTX 2060, já o Xeon nem tanto assim.

CPU: https://pt.aliexpress.com/item/4000190906916.html
Memória: 2 x 8GB DDR 1600MHz (daí você escolhe se vai importar do Aliexpress ou pegar aqui no mercado nacional)

Sobre a RTX só pegue o modelo de 12GB se for minerar ou tiver com uma diferença de preço muito pequena com relação ao modelo de 6GB, porque geralmente essa diferença é considerável, então valeria mais a pena já ir logo de RTX 3060 ou RX 6600/RX 6600XT.
Então quando você for fazer seu upgrade de placa-mãe + memória + CPU provavelmente já terão novos modelos Ryzen e Intel no mercado, o que poderá ser um upgrade ainda maior em performance para o seu setup.
 
OK, nesse caso como você quer investir ainda nessa plataforma eu sugiro pegar um Xeon, uma vez que ele será melhor do que qualquer i5 dessa quarta geração, é mais barato e esse que irei mencionar tem performance muito parecida com o i7 4770. O maior detalhe que diferencia ele é porque ele só funciona com uma placa de vídeo, pois não tem vídeo integrado (Intel "HD" Graphics :tom:), fora isso é uma ótima opção pra quem quer gastar pouco. Esse seu i5 vai gargalar muito com a RTX 2060, já o Xeon nem tanto assim.

CPU: https://pt.aliexpress.com/item/4000190906916.html
Memória: 2 x 8GB DDR 1600MHz (daí você escolhe se vai importar do Aliexpress ou pegar aqui no mercado nacional)

Sobre a RTX só pegue o modelo de 12GB se for minerar ou tiver com uma diferença de preço muito pequena com relação ao modelo de 6GB, porque geralmente essa diferença é considerável, então valeria mais a pena já ir logo de RTX 3060 ou RX 6600/RX 6600XT.
Então quando você for fazer seu upgrade de placa-mãe + memória + CPU provavelmente já terão novos modelos Ryzen e Intel no mercado, o que poderá ser um upgrade ainda maior em performance para o seu setup.
Muito obrigado pelas respostas, me ajudou muito, tava vendo benchmark com esse Xeon e rtx 2060 e o bicho é bravo mesmo haha, gostei bastante e acredito que vai me atender bem até eu trocar a placa mãe
Pensei na rtx 2060 de 12gb porque o preço tava praticamente o mesmo, mas quem sabe já fico de olho na 3060 então

Valeu 🤙
 
Muito obrigado a todos que ajudaram.

Vejam se esta bom e o preço justo?

Core i5 12400f
MSI B660 bazooka ou mortar (dica do chapa @insanee420 e @Wiry mataram a pau)
16gb ram ddr4 3600 da geil

R$ 2,9-3k cravados

Faltou só um gabinete (pretendo gastar uns 300 num basico)

Vou montar nele minha fonte bem antiga (Antec neo 520w bronze) + Gtx 1060. VGA e fonte ficam para o ano que vem rs.
 
Muito obrigado pelas respostas, me ajudou muito, tava vendo benchmark com esse Xeon e rtx 2060 e o bicho é bravo mesmo haha, gostei bastante e acredito que vai me atender bem até eu trocar a placa mãe
Pensei na rtx 2060 de 12gb porque o preço tava praticamente o mesmo, mas quem sabe já fico de olho na 3060 então

Valeu 🤙
Tranquilo, nesse caso como a RTX 2060 de 6GB e de 12GB estão com preço bem parecidos, pode compensar ir no modelo de 12GB mas faz muito bem em ficar de olho na 3060, se couber no orçamento vai valer muito a pena. :true:


Muito obrigado a todos que ajudaram.

Vejam se esta bom e o preço justo?

Core i5 12400f
MSI B660 bazooka ou mortar (dica do chapa @insanee420 e @Wiry mataram a pau)
16gb ram ddr4 3600 da geil

R$ 2,9-3k cravados

Faltou só um gabinete (pretendo gastar uns 300 num basico)

Vou montar nele minha fonte bem antiga (Antec neo 520w bronze) + Gtx 1060. VGA e fonte ficam para o ano que vem rs.
Eu não conheço as memórias da Geil mais afundo, porém parece um bom setup sim.
Essa fonte é das antigas mesmo, porém fabricada pela Seasonic, vai dar caldo até você comprar uma nova. Boa sorte mano! :rub1:
 
Boa tarde, pessoal, estou querendo fazer um upgrade na minha configuração

Tenho um i5-9400f que está gargalando com a minha rx 6700 Xt.

Quero pegar um Ryzen 5 5600 ou 5600x

A minha dúvida é na questão da placa mãe, a diferença de 300 reais para um Pci-e 3.0 para 4.0 é grande ? Vale a pena os 300 reais investidos ?

Ou é melhor guardar esses 300 reais para upgrades ( cooler ou +1 ram) ?
 
Boa tarde, pessoal, estou querendo fazer um upgrade na minha configuração

Tenho um i5-9400f que está gargalando com a minha rx 6700 Xt.

Quero pegar um Ryzen 5 5600 ou 5600x

A minha dúvida é na questão da placa mãe, a diferença de 300 reais para um Pci-e 3.0 para 4.0 é grande ? Vale a pena os 300 reais investidos ?

Ou é melhor guardar esses 300 reais para upgrades ( cooler ou +1 ram) ?
Para o momento não há qualquer diferença registrável, nem mesmo para nVME. Não na prática. Duvido muito que isso mude num futuro breve também.
 
Opa pessoal, eu mandei uma mensagem aqui há uns dias atrás onde eu queria fazer um up no meu pc com o athlon, colocando um processador melhor, uma placa de vídeo e mais memoria ram, mas eu estive pensando aqui e tenho quase certeza que vale mais a pena eu montar um NOVO PC

Porém eu ainda não tenho muita coisa em mente, eu estava olhando um ryzen 3 4100 com uma b450 steel legend, 1660, fonte 450w e 2 pentes de memoria ram, mas esse pc que eu montei ficou um pouco fora de orçamento, na casa dos 4800 reais no cartão de crédito.

Aí eu fui dar uma olhada melhor e vi a rx 6500 xt que ta com um preço muito mais em conta que a 1660 e o desempenho é basicamente o mesmo, e a 6500 xt ainda é um modelo mais intermediario comparando ao modelo da 1660 que é BEM simples, mas eu vi uns relatos que essa 6500xt tem um desempenho horrivel no pci 3.0, e pelo que eu vi nem a b450 e nem esse ryzen 3 4100 tem suporte pro 4.0

Então com isso tudo eu to EXTREMAMENTE confuso no que eu devo fazer, o que voces me recomendam pra eu montar o meu pc??

Eu pensei tbm em pegar a 1650 mesmo, eu queria um modelo não só esteticamente mais bonito mas eu queria tbm um modelo mais conhecido, sem ser umas marcas que não tem a bastante tempo no mercado brasileiro, só que pensando nessa 1650 já tem outro detalhe, que um modelo mais bacana que as outras já aumenta muito o valor e por pouca diferença chega na 1660, então eu to muito confuso no que fazer :(
 
Boa noite pessoal, tudo bem?

Gostaria de tirar umas dúvidas...

Meu PC é o da assinatura, meio velhinho já.... Gostaria de dar um UP, mas vou deixar a pergunta CRUCIAL para o final do post, segue uma cotação bem por cima numa loja virtual PI....

Placa Mae MSI MPG B550 Gaming Plus​
Processador AMD Ryzen 5 5600​
RAM PNY XLR8 Gaming EPIC-X RGB, 8GB (2x8GB), DDR4, 3600MHz (16GB)​
SSD WD Blue SN570, 500GB, M.2 2280, PCIe NVMe​
SSD Gigabyte 1TB 2.5" SATA 6GB/s, GP-GSTFS31100TNTD​
Gabinete Gamer Gigabyte C200, RGB, Mid-Tower​
Fonte Corsair RMx Series RM650x​
Tudo sairia à vista: R$ 4.994,95 ou R$ 5.676,08 em 12x....​
Bom, fiz uma pesquisa bem rápida mesmo, sem pesquisar, lógico que quando eu fechar, vou pesquisar, recomendam pegar algo da ALI EXPRESS?​
Iria aproveitar a minha guerreira 1070gtx (só jogo World of Warcraft aqui e acolá, alguns lançamentos.... não sou mais hardcore) lá pro final do ano pegarei um monitor QHD 144hz.... atualmente to em FHD. Alem disso uso o PC para uso diário, trabalho (coisas simples, planilhas, e-mails, alguns codes aqui e alí), algumas edições de vídeos/fotos/músicas....​
Outro motivo para dar um UP no meu PC é para ficar mais atualizado, windows 11 nem roda oficialmente no meu atual.... e quero algo que rode sem engasgo no win11 e nos próximos...​
Esse meu PC da assinatura irá pra minha filha.... (vou pegar a GPU 970 dela e por nele).​
E a pergunta crucial, esse setup, comparando com o meu atual (lembre-se, que a 1070gtx vai pra o setup novo) vou ter um ganho mais ou menos, bom ou excelente??​
Edit: não estou com pressa, da pra esperar a Black fraude ou alguma outra promoção....​
Para quem ler em mobile, a assinatura não aparece: segue minha config: Asus Z97M | i7 4790k | 16GB DDR3 | EVGA 1070GTX....
 
Última edição:
Pessoal, estou pensando em atualizar na próxima black fraude, meu 5600g.
Para emulação, qual seria a cpu mais adequada?
Minha config:
B450m Pro4- r2.0 (Possui dissipadores nos VRMs da CPU e do Vega)
R5 5600g
Corsair CX 550
16gb 3200mhz
RTX 3050
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo