[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Bom dia, preciso de recomendação de placa mãe b660m com dissipador de vrm para o processador abaixo de 1k aqui no Brasil, será que tem ? Única que encontrei até agora foi a b660m gaming x da gigabyte, conhecem mais algum modelo ?

Não faz diferença. Se os fabricantes limitassem "minha placa só vai funcionar bem com meu processador", eles perderiam muito mercado. Inclusive o desempenho com as placas de vídeo da Intel é excelente com os processadores da AMD. Nunca existiu e nunca vai existir essa de "AMD COM AMD, NVIDIA COM INTEL" até porque a (instituição) Nvidia se dá melhor com a divisão de CPUs da AMD do que com a Intel. Se a dúvida for por causa do SAM, é só um nome diferente do ReBAR, que a Intel habilitou mais ou menos na mesma época que a AMD introduziu o SAM.

Leve em conta que a preguiça dos desenvolvedores tem exigido mais e mais VRAM das placas mesmo em 1080p, e essas placas estão todas vindo com 8GB de VRAM - tanto AMD quanto Nvidia, o que é meio tosco por quanto elas custam. Intel ainda é muito bugada mas tem opção de 16GB na A770 e acharia uma boa placa se corrigissem os problemas de driver. Se é pra gastar 480 dólares na 4060Ti, considere outras placas dessa faixa de preço, inclusive a 3070. Eu consideraria a RX 6700 XT/RX 6750XT (que é mais barata) ou esperaria a versão de 16GB da 4060Ti. Como você faz edição de vídeo, a 4060Ti pode até ser uma boa escolha por causa do AV1, mas acho frustrante pagar esse tanto de dinheiro nessa placa. Fica a seu critério.
h59iqx.png

Uma boa fonte de 550~600W (Corsair, XPG, EVGA, Seasonic - bronze ou gold) deve levar sem dor de cabeça. Se pegar uma RTX 3070, uma RX 6700 XT ou mais potente, talvez seja jogo dar uma superdimencionada pra 700W porque a diferença de preço é pouca e usar uma fonte um pouco maior ajuda a preservar os componentes (da própria fonte).

Se comprar tudo respeitando a litragem do gabinete e o tamanho das peças - placa mãe itx, fonte sfx, placa de vídeo mais básica... Tudo dá, mas nada disso é mais barato do que o padrão mATX e ATX. Tem o problema do resfriamento também que vai depender da sua build, não posso prever o que você vai comprar e se vai ter airflow.

Não iria de Intel no Midrange, se fosse uma build de entrada, ia fácil de i3, se fosse high end, consideraria o i7 por outros motivos, mas se você quiser, estuda a possibilidade de pegar um 13600K. Dei uma olhada no 13400F, mas o bicho fica atrás até do Ryzen 5600 nos jogos que tu joga assim como o 12600K .
w96tqy.png

Também não esqueça de comprar um SSD bacana que até o nvme tá ficando em conta agora.

Valeu demais, mano!
Acho que vou ficar com o seguinte kit:

- CPU: i5-13600k
- Mobo: Asus Prime B760-Plus D4
- GPU: RX 6700 XT 12gb
- RAM: 2x 16gb Fury Beast 3600
- Fonte ATX Aorus 80 Gold 750w

Fora os fans, gabinete e nvme.

Não vai passsar de R$6.000,00, que é o que eu esperava gastar o/

Para quem está procurando uma b660m top no precinho, fica a dica da msi pro b660m -a, tem a venda na gk infostore por 720 reais, aguenta todos os processadores até i9, não conhecia a loja mas já comprei a minha, melhor preço do Brasil.

1024.png

Pessoal estou com o 5800x com a placa mãe ASUS Strix B550F e estou usando um kit 2x8GB 3200 CL16 da Gskill. Estou querendo por 32GB de ram, porém me vem a duvida:

- Coloco mais um kit 2x8GB igual, ficando 4x8Gb Gskill 3200 CL16?
- Troco o kit por um kit 2x16GB 3200 CL16?
- Troco o kit por um kit 2x16GB 3600 CL18?

Aceito sugestões de kit de no máximo R$700 reais.

Pessoal estou com o 5800x com a placa mãe ASUS Strix B550F e estou usando um kit 2x8GB 3200 CL16 da Gskill. Estou querendo por 32GB de ram, porém me vem a duvida:

- Coloco mais um kit 2x8GB igual, ficando 4x8Gb Gskill 3200 CL16?
- Troco o kit por um kit 2x16GB 3200 CL16?
- Troco o kit por um kit 2x16GB 3600 CL18?

Aceito sugestões de kit de no máximo R$700 reais.

Venda suas memórias atuais e pegue um kit 2x 16GB 3200 Mhz.

A chance de dar problema é muito menor que usando 4 pentes de memória, que as vezes causam instabilidade no sistema.

Pra um i9 13900k é obrigatório uso de water cooler ou um "normal" daria conta do recado? Tem tb os modelos de 2 fans, 3 fans etc...

Venda suas memórias atuais e pegue um kit 2x 16GB 3200 Mhz.

A chance de dar problema é muito menor que usando 4 pentes de memória, que as vezes causam instabilidade no sistema.
COncordo e sempre faço essa opção

Pra um i9 13900k é obrigatório uso de water cooler ou um "normal" daria conta do recado? Tem tb os modelos de 2 fans, 3 fans etc...
Até dá pra segurar com AC mas depende da situação, puxando >250w vai ser difícil segurar mas vai depender do gabinete/temp ambiente também além do cooler, e se for pra jogos não vai ter sempre consumo/temps absurdas, se fizer undervolt/reduzir um pouco o PL facilita também então depende muito kkkk, vai ter gente que diz que é obrigatório porque querem rodar P95 small FFT com >30c ambiente e gente que diz que não é porque usa com undervolt e apenas pra jogos e por aí vai, fazendo ajustes sempre dá pra dar um jeito mesmo se botar num Gammaxx 400 v2 :haha:

Pessoal, boa tarde!
Depois de uns 6 anos eu estou me preparando para dar um upgrade no PC, atualmente estou com um R5 1600 + MSI Gaming Pro B350M + Asus 1060 6Gb + 2x8gb 2400 Corsair Vengeance CL14 + Corsair CX 450w, porém estou tentando ir no maior custo beneficio, só pra conseguir jogar algumas coisinhas que hoje fica inviável (warzone 2 por exemplo é caótico)
Além do meu PC estar com uns bugs chatos de erro de driver de vídeo, que pode ser um sinal da VGA morrendo
Confesso que considerei pegar um console da nova geração, mas ainda jogo muita coisa no PC, LoL, Valorant, e alguns outros multiplayers e ai PC venceu.

Já fiz algumas pesquisas, e conclui que tenho algumas possibilidades e queria a opinião de quem esta mais por dentro ultimamente.
  • PC é para jogos, nao vou querer rodar cyberpunk no full por exemplo, mas eu gosto de ter uma maquina boa pra poder fazer de tudo e jogar de tudo, aquele tipo de curioso que vai desde modelagem 3D até edicao de video etc etc etc.
  • Monitor 27" 240hz Full HD LG - troquei a pouco tempo e não pretendo upgrade para 1440p tão cedo.
  • TV Samsung normal 4K que eu jogo singleplayers nela com o controle wireless (mas não ligo da resolução do game estar em 1080p)
OBS: prioridade em comprar o que for Novo no Aliexpress para poder usar cupons e descontos, talvez só a fonte eu compraria aqui no brasil

Opção 1 "ideal" - aprox. R$ 3.000
mais demorada pois é a troca completa:

Ryzen 5600 (kit com mobo e ram por 1,1k)
Gigabyte-B450M DS3H V2
2x 8GB Galax 3200
RTX 3060ti (1,5k)
XPG Pylon 650W (350)

Opção 2 - "econômica" aprox. R$ 2.200
mais barata, troco só o que realmente daria gargalo e rezo para o santo do hardware que não exploda e pegue fogo

Ryzen 5600 (~500)
MSI B350 Gaming Pro (mantenho atualizando BIOS - porém as RAM podem ser limitadas pela placa mãe e não rodar em 3200)
2x 8GB RAM Chinesa 3200 CL16-18 (~200)
RTX 3060ti (1,5k)
CX 450W da Corsair (mantenho e junto dinheiro pra trocar o quanto antes)

OBS2: Calculei o pc ideal no outervision e deu que 430W seriam recomendados:
o7FavrQ.png

Talvez teria uma 3a opção comprando alguma peça usada, mas com os preços hoje que conseguimos no aliexpress eu acho dificil valer a pena, o máximo seria trocar uma marca oriental por alguma marca mais conhecida aqui no brasil.
  • A opção 2 é viável ou é loucura eu querer manter a mobo e a fonte?
  • Tem alguma alternativa de placa de vídeo que substituiria a 3060ti no mesmo nivel de performance sendo mais barata?
  • Penso em trocar futuramente meus 2 HDs antigos (1tb+500gb [com 10 aninhos esse já] e o SSD pequeno (128gb - windows) por 1 M2 de 1TB + manter o HD de 1TB, me desfazendo do monte de driver e focando em ter algo mais organizado, minha mobo tem suporte pra M2, só nao sei sobre quais velocidades ela aceita.

ajuda eu pfv ahahaha
vou comecar a juntar a grana, mas creio que em poucos meses eu ja consigo comecar a trocar e ir comprando, queria ter tudo ok até o fim do ano ja.

Última edição:
Pessoal, boa tarde!
Depois de uns 6 anos eu estou me preparando para dar um upgrade no PC, atualmente estou com um R5 1600 + MSI Gaming Pro B350M + Asus 1060 6Gb + 2x8gb 2400 + Corsair CX 450w, porém estou tentando ir no maior custo beneficio, só pra conseguir jogar algumas coisinhas que hoje fica inviável (warzone 2 por exemplo é caótico)
Além do meu PC estar com uns bugs chatos de erro de driver de vídeo, que pode ser um sinal da VGA morrendo
Confesso que considerei pegar um console da nova geração, mas ainda jogo muita coisa no PC, LoL, Valorant, e alguns outros multiplayers e ai PC venceu.

Já fiz algumas pesquisas, e conclui que tenho algumas possibilidades e queria a opinião de quem esta mais por dentro ultimamente.
  • PC é para jogos, nao vou querer rodar cyberpunk no full por exemplo, mas eu gosto de ter uma maquina boa pra poder fazer de tudo e jogar de tudo, aquele tipo de curioso que vai desde modelagem 3D até edicao de video etc etc etc.
  • Monitor 27" 240hz Full HD LG - troquei a pouco tempo e não pretendo upgrade para 1440p tão cedo.
  • TV Samsung normal 4K que eu jogo singleplayers nela com o controle wireless (mas não ligo da resolução do game estar em 1080p)
OBS: prioridade em comprar o que for Novo no Aliexpress para poder usar cupons e descontos, talvez só a fonte eu compraria aqui no brasil

Opção 1 "ideal" - aprox. R$ 3.000
mais demorada pois é a troca completa:

Ryzen 5600 (kit com mobo e ram por 1,1k)
Gigabyte-B450M DS3H V2
2x 8GB Galax 3200
RTX 3060ti (1,5k)
XPG Pylon 650W (350)

Opção 2 - "econômica" aprox. R$ 2.200
mais barata, troco só o que realmente daria gargalo e rezo para o santo do hardware que não exploda e pegue fogo

Ryzen 5600 (~500)
MSI B350 Gaming Pro (mantenho atualizando BIOS - porém as RAM podem ser limitadas pela placa mãe e não rodar em 3200)
2x 8GB RAM Chinesa 3200 CL16-18 (~200)
RTX 3060ti (1,5k)
CX 450W da Corsair (mantenho e junto dinheiro pra trocar o quanto antes)

Talvez teria uma 3a opção comprando alguma peça usada, mas com os preços hoje que conseguimos no aliexpress eu acho dificil valer a pena, o máximo seria trocar uma marca oriental por alguma marca mais conhecida aqui no brasil.
  • A opção 2 é viável ou é loucura eu querer manter a mobo e a fonte?
  • Tem alguma alternativa de placa de vídeo que substituiria a 3060ti no mesmo nivel de performance sendo mais barata?
  • Penso em trocar futuramente meus 2 HDs antigos (1tb+500gb [com 10 aninhos esse já] e o SSD pequeno (128gb - windows) por 1 M2 de 1TB + manter o HD de 1TB, me desfazendo do monte de driver e focando em ter algo mais organizado, minha mobo tem suporte pra M2, só nao sei sobre quais velocidades ela aceita.

ajuda eu pfv ahahaha
vou comecar a juntar a grana, mas creio que em poucos meses eu ja consigo comecar a trocar e ir comprando, queria ter tudo ok até o fim do ano ja.
Eu iria na opção 1 sem pensar, não vale a pena correr o risco de incompatibilidade com as memorias devido a essa mobo mais antiga e talvez ter problemas com uma fonte incapaz de levar todo o sistema em full load. Ainda mais que vai pegar no Aliexpress, da pra pegar um kit completo com mobo+cpu+memos por um valor legal (inclusive com mobo B550m), porém pode ser taxado nessa brincadeira, tenha isso em mente.

Eu iria na opção 1 sem pensar, não vale a pena correr o risco de incompatibilidade com as memorias devido a essa mobo mais antiga e talvez ter problemas com uma fonte incapaz de levar todo o sistema em full load. Ainda mais que vai pegar no Aliexpress, da pra pegar um kit completo com mobo+cpu+memos por um valor legal (inclusive com mobo B550m), porém pode ser taxado nessa brincadeira, tenha isso em mente.
simm, pensando num cenario futuro seria isso mesmo, pra pelo menos ficar seguro
em 2017 eu troquei tudo tambem, saí de um AMD X3 720 com uma HD5770

sobre o ali ser taxado tambem OK
Nesse caso, eu poderia comecar com o kit de CPU MOBO RAM, depois troca a fonte, e por fim pega a placa de video ne?
pra nao precisar esperar toooda a grana pra poder trocar tudo de uma vez

Valeu, vou fazer isso. Alguém recomenda um kit legal?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nesse caso, eu poderia comecar com o kit de CPU MOBO RAM, depois troca a fonte, e por fim pega a placa de video ne?

Pode fazer dessa forma sim.

Sim voce pode seguir dessa forma, alias é o recomendavel, a 3060ti vai ser o item que mais vai exigir da fonte, portanto deixe ela por ultimo.

Pode fazer dessa forma sim.

Sim voce pode seguir dessa forma, alias é o recomendavel, a 3060ti vai ser o item que mais vai exigir da fonte, portanto deixe ela por ultimo.

Fechadoo, obrigadissimo pessoal, vou continuar pesquisando os preços entao, e quando eu conseguir a grana ja vou trocando

Agora uma outra questão

Sabem onde é o melhor lugar pra pesquisar por quanto eu conseguiria vender meu kit atual/antigo? Ou até mesmo quanto valeria esse kit?
Vou dar uma olhada nas peças individualmente, mas possivelmente venderia o kit todo pra evitar peça encostada aqui em casa

R5 1600
1060 6gb
2x8gb 2400
CX450W

Fechadoo, obrigadissimo pessoal, vou continuar pesquisando os preços entao, e quando eu conseguir a grana ja vou trocando

Agora uma outra questão

Sabem onde é o melhor lugar pra pesquisar por quanto eu conseguiria vender meu kit atual/antigo? Ou até mesmo quanto valeria esse kit?
Vou dar uma olhada nas peças individualmente, mas possivelmente venderia o kit todo pra evitar peça encostada aqui em casa

R5 1600
1060 6gb
2x8gb 2400
CX450W

Costumo levantar os preços de itens semelhantes usados no Mercado Livre.

Se vendo tudo para um único comprador, dou um desconto em cima do valor total.

Costumo levantar os preços de itens semelhantes usados no Mercado Livre.

Se vendo tudo para um único comprador, dou um desconto em cima do valor total.
Até porque o povo no ML é doido no geral e vende muito acima do valor
tem margem pra muito choro as vezes
Lembro do i7 7700 que o pessoal ta sempre pedindo um absurdo por ser o melhor cpu que cabe nas Z270 e placas dessa geração

Até porque o povo no ML é doido no geral e vende muito acima do valor
tem margem pra muito choro as vezes
Lembro do i7 7700 que o pessoal ta sempre pedindo um absurdo por ser o melhor cpu que cabe nas Z270 e placas dessa geração

Uso os preços dos outros apenas como referência mesmo.

O valor que paguei na peça x tempo de uso x estado de conservação tbm contam, então tento chegar num valor condizente.

Claro, sempre coloco o valor no anúncio acima do que espero receber para dar margem pro choro. :sefu:

Tenho uma B450 steel legend, RTX 3060, fonte gigabyte de 550w, 16gb ram (2x8gb) e um R5 4650G, queria fazer um up para o R7 5700x e queria saber se minha configuração aguenta ele, principalmente a fonte e a placa mãe, pq provavelmente vou fazer um overclock para consumir o desempenho máximo dele, oq vcs acham?

OBS: A RTX3060 aumentei 125mhz no core clock e 400mhz na memória

Tenho uma B450 steel legend, RTX 3060, fonte gigabyte de 550w, 16gb ram (2x8gb) e um R5 4650G, queria fazer um up para o R7 5700x e queria saber se minha configuração aguenta ele, principalmente a fonte e a placa mãe, pq provavelmente vou fazer um overclock para consumir o desempenho máximo dele, oq vcs acham?

OBS: A RTX3060 aumentei 125mhz no core clock e 400mhz na memória
Toca o pau que ta de boa

alguma recomendação de MOBO até uns 3k pra segurar tranquilamente um 7800x3d e um kit adata (2x16 6400)?

Users who are viewing this thread

Voltar