[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Fala galera, tudo bom?

Queria saber o que me recomendam de atualização pro meu PC...
Uso ele pra render 3D (estático e em vídeo, mockups e assets para jogos) e curtir uns games (vários tipos).

Tenho os seguintes componentes:
Placa-mãe:
Z690 Aorus Elite DDR4
CPU: I7-12700K
Cooler: Cooler Master ML360L
RAM: Corsair Dominator Platinum 32gb (2x16)
Fonte: XPG Core Reactor 750W
Discos: Adata Legend 850 1TB e Samsung QVO 2TB
VGA: RTX 2060

Se bem me lembro, adquiri a VGA em 2019 e o restante das peças há aproximadamente 1 ano ~ 1 ano e meio (algumas tinha há mais tempo).
O motivo do upgrade é simples, à princípio só quero otimizar o que for possível no momento, em questão de eficiência.
Estive pensando em trocar a VGA, a fonte e adicionar módulos de RAM.

Talvez trocar minhas memórias atuais ao invés de simplesmente adicionar mais, dado que houveram 2 vezes que precisei recolocar os módulos da RAM pra dar boot, tenho pouco conhecimento disso então nem ideia do que pode ser, assim mudá-las foi o primeiro pensamento (pq meu PC anterior durou vários anos sem precisar fazer nada do tipo haha), mas realmente não sei :/

O que me sugerem mudar e/ou para quais peças? Posso dar mais detalhes de alguma coisa se necessário.
Aceito outras ideias também, e não tenho um limite de valor definido, mas por volta de até 4k seria interessante pro momento atual, mais que isso ficaria pra depois (o que na verdade já tô considerando pra VGA kk). Falando nisso, outra dúvida que me pega muito é o "momento" pra comprar peças novas, acham interessante fazer isso agora, depois ou tanto faz?

Última edição:
Eu tenho uma placa mãe antiga, um i5 2400, 16gb de ram (acredito que 2666mhz) dual channel, gtx 1050 ti, ssd 240gb e 980gb, fonte corsair cx500

Quero fazer um upgrade para um i5 13600k, gostaria de saber que dicas vcs podem me dar e recomendações, qual seria a placa mãe mais adequada, Cooler, memória ram etc mais adequados, minha fonte da conta ? Oque eu poderia manter?

Obs:
-após cerca de 1,5 ano desse upgrade eu compraria uma rtx 3060 12gb
- Eu queria saber os acessórios como placa mãe etc que sairia mais em conta porém sendo de boa qualidade, seria legal eu esperar a Black friday pra comprar na terabyte etc? Pensei em comprar o i5 13600k e memórias ram na aliexpress

(Quero esse kit com a esperança de jogar jogos no maximo em 4k 60 fps)

Eu tenho uma placa mãe antiga, um i5 2400, 16gb de ram (acredito que 2666mhz) dual channel, gtx 1050 ti, ssd 240gb e 980gb, fonte corsair cx500

Quero fazer um upgrade para um i5 13600k, gostaria de saber que dicas vcs podem me dar e recomendações, qual seria a placa mãe mais adequada, Cooler, memória ram etc mais adequados, minha fonte da conta ? Oque eu poderia manter?

Obs:
-após cerca de 1,5 ano desse upgrade eu compraria uma rtx 3060 12gb
- Eu queria saber os acessórios como placa mãe etc que sairia mais em conta porém sendo de boa qualidade, seria legal eu esperar a Black friday pra comprar na terabyte etc? Pensei em comprar o i5 13600k e memórias ram na aliexpress

(Quero esse kit com a esperança de jogar jogos no maximo em 4k 60 fps)

Infelizmente esse setup não roda os jogos atuais em 4K a 60 fps, no máximo em 1440p abaixo de 60 fps com tudo habilitado.

Esperar a Black Friday é uma boa estratégia desde que vc não tenha urgência.

Para economizar, dá pra montar tbm uma plataforma AM4 com Ryzen 7 5800X3D + DDR4, e a diferença vc investe em uma VGA mais forte (RX 6750 XT ou RTX 4060 Ti).

De qualquer forma, minha sugestão de configuração Intel é a seguinte:

- Intel Core i5 13600K (R$ 2.200)
- Gigabyte B760M Aorus Elite (R$ 1.600)
- 2x 16GB XPG Lancer 6000 Mhz DDR5 (R$ 1.050)
- XPG Pylon 650W (R$ 350)

Total: R$ 5.200
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou afastado dos PCs tem mais de 10 anos e agora decidi voltar. Estou montando um PC com foco em custo x benefício porque não tenho tanta grana assim.

Minha dúvida tem sido quanto a placa-mãe. Qual seria a mais interesse AM4 pra acompanhar um Ryzen 5 5600 e uma RTX 3060 12GB?

Não pretendo fazer overclock porque não entendo nada disso e sou cagão. Então uma placa básica provavelmente irá me servir, mas são tantos modelos e chipsets que estou perdido. Muitas disponíveis aqui no BR não encontrei bons reviews.

Conseguem me ajudar com alguma recomendação, por gentileza?

Pegaria uma Gigabyte B550M Aorus Elite:

CPU- Cache ou Frequencia.

pessoal estou com duvida nesses dois modelos e gostaria de uma opinião a mais para jogos o qual o melhor frequencia ou cache? me endicaram o segundo dizendo que tem cache maior

Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem

https://www.terabyteshop.com.br/pro...47ghz-turbo-8-cores-16-threads-am4-sem-cooler

Processador AMD Ryzen 7 5800X3D 3.4GHz (4.5GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM4, Sem Cooler, Sem vídeo

Para jogos, vá de 5800X3D sem pensar.

Fala galera, tudo bom?

Queria saber o que me recomendam de atualização pro meu PC...
Uso ele pra render 3D (estático e em vídeo, mockups e assets para jogos) e curtir uns games (vários tipos).

Tenho os seguintes componentes:
Placa-mãe:
Z690 Aorus Elite DDR4
CPU: I7-12700K
Cooler: Cooler Master ML360L
RAM: Corsair Dominator Platinum 32gb (2x16)
Fonte: XPG Core Reactor 750W
Discos: Adata Legend 850 1TB e Samsung QVO 2TB
VGA: RTX 2060

Se bem me lembro, adquiri a VGA em 2019 e o restante das peças há aproximadamente 1 ano ~ 1 ano e meio (algumas tinha há mais tempo).
O motivo do upgrade é simples, à princípio só quero otimizar o que for possível no momento, em questão de eficiência.
Estive pensando em trocar a VGA, a fonte e adicionar módulos de RAM.

Talvez trocar minhas memórias atuais ao invés de simplesmente adicionar mais, dado que houveram 2 vezes que precisei recolocar os módulos da RAM pra dar boot, tenho pouco conhecimento disso então nem ideia do que pode ser, assim mudá-las foi o primeiro pensamento (pq meu PC anterior durou vários anos sem precisar fazer nada do tipo haha), mas realmente não sei :/

O que me sugerem mudar e/ou para quais peças? Posso dar mais detalhes de alguma coisa se necessário.
Aceito outras ideias também, e não tenho um limite de valor definido, mas por volta de até 4k seria interessante pro momento atual, mais que isso ficaria pra depois (o que na verdade já tô considerando pra VGA kk). Falando nisso, outra dúvida que me pega muito é o "momento" pra comprar peças novas, acham interessante fazer isso agora, depois ou tanto faz?

Vc já possui uma excelente configuração, o máximo que eu trocaria no seu PC é a placa de vídeo por uma da geração atual (RTX 4060 Ti por exemplo).

Se não for problema esperar, trocaria na Black Friday.

Última edição:
Vale a pena comprar processador pelo ali express? O risco é alto de ser taxado? To tentado em pegar o i7 13600k lá

Vale a pena comprar processador pelo ali express? O risco é alto de ser taxado? To tentado em pegar o i7 13600k lá

Vale a pena, o risco de ser taxado é bem baixo.

Infelizmente esse setup não roda os jogos atuais em 4K a 60 fps, no máximo em 1440p abaixo de 60 fps com tudo habilitado.

Esperar a Black Friday é uma boa estratégia desde que vc não tenha urgência.

Para economizar, dá pra montar tbm uma plataforma AM4 com Ryzen 7 5800X3D + DDR4, e a diferença vc investe em uma VGA mais forte (RX 6750 XT ou RTX 4060 Ti).

De qualquer forma, minha sugestão de configuração Intel é a seguinte:

- Intel Core i5 13600K (R$ 2.200)
- Gigabyte B760M Aorus Elite (R$ 1.600)
- 2x 16GB XPG Lancer 6000 Mhz DDR5 (R$ 1.050)
- XPG Pylon 650W (R$ 350)

Total: R$ 5.200

Pegaria uma Gigabyte B550M Aorus Elite:

Para jogos, vá de 5800X3D sem pensar.

Vc já possui uma excelente configuração, o máximo que eu trocaria no seu PC é a placa de vídeo por uma da geração atual (RTX 4060 Ti por exemplo).

Se não for problema esperar, trocaria na Black Friday.
Oque voce acha da placa mãe gigabyte h610m (rev. 1.0) ? Fiquei interessado nela pro i5 13600kf

Se eu comprar ela já rodaria assim que instalasse a placa mãe e processador ou teria que atualizar BIOS pra dar vídeo ou sla ?

Oque voce acha da placa mãe gigabyte h610m (rev. 1.0) ? Fiquei interessado nela pro i5 13600kf

Se eu comprar ela já rodaria assim que instalasse a placa mãe e processador ou teria que atualizar BIOS pra dar vídeo ou sla ?
Pq o KF e não somente o K? Tem algum desempenho a mais sem o vídeo? Pelo menos se a placa de vídeo não funcionar mais, vc tem como garantia o vídeo do processador.

Pq o KF e não somente o K? Tem algum desempenho a mais sem o vídeo? Pelo menos se a placa de vídeo não funcionar mais, vc tem como garantia o vídeo do processador.
A diferença de desempenho entre o Intel sem vídeo integrado e o com vídeo integrado é mínima, já que o gráfico integrado só serve para dar o vídeo no monitor e nada mais, não é como estamos comparando o Ryzen G com Ryzen normal. Mas é que o Intel com vídeo integrado custa mais caro que o Intel sem vídeo integrado, então às vezes é bem melhor já economizar com Intel sem vídeo integrado, já que nem todo mundo é milionário.

A diferença de desempenho entre o Intel sem vídeo integrado e o com vídeo integrado é mínima, já que o gráfico integrado só serve para dar o vídeo no monitor e nada mais, não é como estamos comparando o Ryzen G com Ryzen normal. Mas é que o Intel com vídeo integrado custa mais caro que o Intel sem vídeo integrado, então às vezes é bem melhor já economizar com Intel sem vídeo integrado, já que nem todo mundo é milionário.
Olhando a loja que explode a diferença é de apenas 100 reais no pix. Eu acho que vale a pena com o vídeo, pq se a placa offboard queimar, vc n fica sem utilizar o pc até comprar outra placa offboard, que custa mais de 100 reais.

Opa, muito bom, quando eles te enviarem o rastreio me avisa, pfv
Postaram o produto nos correios hoje a tarde, assim que chegar aqui em casa eu aviso por aqui.

mas e em relação a placa gigabyte h610m (rev. 1.0) pro i5 13600, oque vcs acham dela? vale a pena? queria uma placa mãe boa pra aguentar esse processador mas sem gastar muito

Ela suporta o i5 13600KF a partir da Bios versão F21.

Como essa é a única versão listada no site da Gigabyte, acredito que a mobo já virá com ela e não vai precisar atualizar.

Se vc não fizer questão de overclock e mais recursos, dá pra ir nessa placa sim.

Ela suporta o i5 13600KF a partir da Bios versão F21.

Como essa é a única versão listada no site da Gigabyte, acredito que a mobo já virá com ela e não vai precisar atualizar.

Se vc não fizer questão de overclock e mais recursos, dá pra ir nessa placa sim.
Cara acabei comprando a gigabyte b660m aorus elite no aliexpress, vc acha que por enquanto uma fonte cx500 da conta do kit ? (Tô com uma gtx 1050ti)

E qual cooler vc me recomendaria pra esse processador gastando sla, no máximo uns 500 reais ? Mas que seja boa e não deixe o processador fervendo kk

Cara acabei comprando a gigabyte b660m aorus elite no aliexpress, vc acha que por enquanto uma fonte cx500 da conta do kit ? (Tô com uma gtx 1050ti)

E qual cooler vc me recomendaria pra esse processador gastando sla, no máximo uns 500 reais ? Mas que seja boa e não deixe o processador fervendo kk

Dá conta tranquilamente do seu PC atual.

Te recomendo dois coolers:

Pro 13600KF iria de AG500 (ou AG400, um pouquinho inferior), se quiser temps um pouco melhores e/ou precisar compensar uma possível temp ambiente alta e/ou gabinete com airflow meia boca, dá uma olhada no AK620 (ou AG620 se achar em estoque) ou DT24, no final depende dessas variáveis (temp + gabinete) assim como o software (Se for pra trabalho/all-core), o jogo em si e a GPU/resolução etc

Boa tarde pessoal! Uma duvida cruel aqui...para jogos em termos de memoria DDR4 oque vcs acham que ficaria melhor?

Memória Kingston Fury Renegade, RGB, 16GB (2x8GB), 4600MHz​

Memória DDR4 XPG Spectrix D50, 32GB (2x16GB), 4133MHz, Gray​

Lembrando que em meu setup tenho Mem - 2X8 = 16 GB GEIL EVO X II DDR4-3600Mhz.

Com qual vcs acham que daria mais resultados positivos em jogos? seria um Upgrade para uns 2 ou 3 anos mais ou menos.
Desde já agradeço.

Última edição:
Boa tarde pessoal! Uma duvida cruel aqui...para jogos em termos de memoria DDR4 oque vcs acham que ficaria melhor?

Com qual vcs acham que daria mais resultados positivos em jogos? seria um Upgrade para uns 2 ou 3 anos mais ou menos.
Desde já agradeço.
Intel ou AMD (qual CPU)? Eu iria de 2x16gb total pela praticidade e evitar problemas de ter que reduzir o clock, pelo menos é o que costuma acontecer na AMD e não sei se Intel é similar

De qualquer forma acho que só sabendo qual o die delas mesmo, e saber que é obrigatório tunar elas manualmente caso queira ter o melhor do melhor, independente do kit que escolher, e quão bom seria o ganho vai depender do conjunto jogo/resolução/settings/GPU

Intel ou AMD (qual CPU)? Eu iria de 2x16gb total pela praticidade e evitar problemas de ter que reduzir o clock, pelo menos é o que costuma acontecer na AMD e não sei se Intel é similar

De qualquer forma acho que só sabendo qual o die delas mesmo, e saber que é obrigatório tunar elas manualmente caso queira ter o melhor do melhor, independente do kit que escolher, e quão bom seria o ganho vai depender do conjunto jogo/resolução/settings/GPU
Boa tarde Camarada! É para esse setup meu na descrição, com exceção do processador que será um i9 10900K + VGA - ASUS RTX 3070 TI ROG STRIX/ MOBO - ASUS Z490 PLUS TUF Gaming.

Placa-mae não tem muito risco de ser taxado? To querendo comprar um processador e to com medo. Se eu comprar o processador, preciso avisar ao vendedor pra por menos de $50 ou ele já sabe?

Desde já agradeço.

Quantidade é mais importante que velocidade.

Iria de 2x 16GB.

Users who are viewing this thread

Voltar