[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Rapaziada consegui pegar uma Fonte Super Flower LEADEX III ARGB PRO 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14RG V2.0 por 465,00 na terabyte, tava na intenção de uma apexgaming 650w Gold por 300, mas apareceu essa da super flower quando falei para um amigo ele quase colocou uma arma na minha cara falando que era pra pagar logo, valeu a pena ?
 
Rapaziada consegui pegar uma Fonte Super Flower LEADEX III ARGB PRO 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14RG V2.0 por 465,00 na terabyte, tava na intenção de uma apexgaming 650w Gold por 300, mas apareceu essa da super flower quando falei para um amigo ele quase colocou uma arma na minha cara falando que era pra pagar logo, valeu a pena ?
Valeu muito a pena ainda pela potência e preço que pagou nela, fonte pra 10 ano no mínimo.
 
Galera, tenho uma dúvida básica sobre fontes: a fonte consome toda a potência que ela tem? Exemplo: meu PC usa uma Corsair RM 650 (650w). Isso significa que meu PC consome 650 W? Ou 650W é só a capacidade máxima de coisas que posso ligar nele? Essa fonte na época acho que escolhi super dimensionada, pois além do processador só tenho uma placa de video Sapphire básica (Radeon R7 250X). Será que um nobreak 600 a 700va dá conta dessa fonte? Desde já agradeço!
 
Galera, tenho uma dúvida básica sobre fontes: a fonte consome toda a potência que ela tem? Exemplo: meu PC usa uma Corsair RM 650 (650w). Isso significa que meu PC consome 650 W? Ou 650W é só a capacidade máxima de coisas que posso ligar nele? Essa fonte na época acho que escolhi super dimensionada, pois além do processador só tenho uma placa de video Sapphire básica (Radeon R7 250X). Será que um nobreak 600 a 700va dá conta dessa fonte? Desde já agradeço!
Sim consome toda a potencia e ainda mais no seu caso o seu sistema em Fulload não deve passar de 500w sendo assim você tem uma boa margem ainda caso preferir fazer upgrade na máquina.
 
Sim consome toda a potencia e ainda mais no seu caso o seu sistema em Fulload não deve passar de 500w sendo assim você tem uma boa margem ainda caso preferir fazer upgrade na máquina.
Vixe, acho que então não foi uma boa ideia ter escolhido fonte com muito mais potência do que eu precisava 🤦‍♀️. Na verdade não me vejo fazendo tantos upgrades assim... Fica a lição para as próximas: fonte superdimensionada só se tiver upgrades em vista. Tô gastando 650 w à toa
 
Vixe, acho que então não foi uma boa ideia ter escolhido fonte com muito mais potência do que eu precisava 🤦‍♀️. Na verdade não me vejo fazendo tantos upgrades assim... Fica a lição para as próximas: fonte superdimensionada só se tiver upgrades em vista. Tô gastando 650 w à toa
Mas é melhor sobrar potencia do que faltar, fique tranquilo em relação a isso ;)
 
Mas é melhor sobrar potencia do que faltar, fique tranquilo em relação a isso ;)
Amigo @Cata , mas estou vendo aqui no forum umas informações meio diferentes. Você tem certeza de que se minha fonte é de 650w, ela vai puxar 650w de energia, mesmo que meu hardware esteja demandando menos?
Outro post que li aqui a galera estava falando algo como: se seu PC demanda 350w, essa é a quantidade que a fonte vai puxar da rede elétrica, seja a fonte de 400, 500 ou 800w. E aí, qual informação procede, alguém sabe?
 
Amigo @Cata , mas estou vendo aqui no forum umas informações meio diferentes. Você tem certeza de que se minha fonte é de 650w, ela vai puxar 650w de energia, mesmo que meu hardware esteja demandando menos?
Outro post que li aqui a galera estava falando algo como: se seu PC demanda 350w, essa é a quantidade que a fonte vai puxar da rede elétrica, seja a fonte de 400, 500 ou 800w. E aí, qual informação procede, alguém sabe?
Ela vai puxar só o que tu tem, ou seja gpu, cpu... Pode ser uma fonte de 500w ou 1000w, não vai mudar o consumo por causa da fonte.
 
Amigo @Cata , mas estou vendo aqui no forum umas informações meio diferentes. Você tem certeza de que se minha fonte é de 650w, ela vai puxar 650w de energia, mesmo que meu hardware esteja demandando menos?
Outro post que li aqui a galera estava falando algo como: se seu PC demanda 350w, essa é a quantidade que a fonte vai puxar da rede elétrica, seja a fonte de 400, 500 ou 800w. E aí, qual informação procede, alguém sabe?
A sua fonte é de 650w sim mas ela em uso diario não vai puxar isso mesmo jogando em Fulload não deve atingir esse pico de 650w, talvez um benchmark com uma placa mais forte no caso a rtx 3070 seria próximo disso.
 
Ah tá, agora entendi. Então pensando bem, não foi tão ruim assim ter escolhido a fonte de 650w, mesmo não usando tudo isso 😁 Como disse o @Cata melhor sobrar do que faltar
 
Ah tá, agora entendi. Então pensando bem, não foi tão ruim assim ter escolhido a fonte de 650w, mesmo não usando tudo isso 😁 Como disse o @Cata melhor sobrar do que faltar
Fez não, foi como eu disse futuramente caso quiser upar GPU e CPU pode manter a sua fonte.
 
Ah tá, agora entendi. Então pensando bem, não foi tão ruim assim ter escolhido a fonte de 650w, mesmo não usando tudo isso 😁 Como disse o @Cata melhor sobrar do que faltar
O 4790 tem TDP de 84w, a R7 250x de 80w pelas specs que vi, botando consumo de fans, ram etc junto seu sistema quando estiver em 100% de uso em CPU/GPU deve beirar os 200w estourando, considerando 80% de eficiência da fonte puxaria 200/0,8 = 250w da tomada, e durante uso leve vai ser bem menos que esses 200w

É uma prática bem comum superdimensionar a fonte as vezes até sem motivo, mas é melhor trabalhar com a fonte com folga mesmo (e muitos consideram futuros upgrades), e aumenta um pouco a eficiência se a fonte estiver em 50% de carga ao invés de 10-20% ou 90% por exemplo, mesmo que só represente alguns centavos por mês em alguns casos, então o consumo do PC vai ser o mesmo, mas a diferença de eficiência e carga na fonte pode representar uma diferença na prática ainda que mínima


oC4XmUv.png

Corrijam se confundi algo mas acho que é isso :bem:
 
Última edição:
Boa noite!
Estou montando uma configuração e estou com muita duvida em qual fonte comprar. Pensei em comprar uma CV650 que esta com um preco relativamente bom, so que lendo alguns comentarios deste topico, percebi as fontes corsair estao apresentando muitos problemas.

Segue a configuração:
Ryzen 7 3700x
16gb DDR4 3600mhz (2x8GB)
Motherboard MSI B450M
GTX 1650 Super

Alguem por favor poderia me sugerir uma fonte que se encaixe nesse setup?
 
Boa noite!
Estou montando uma configuração e estou com muita duvida em qual fonte comprar. Pensei em comprar uma CV650 que esta com um preco relativamente bom, so que lendo alguns comentarios deste topico, percebi as fontes corsair estao apresentando muitos problemas.

Segue a configuração:
Ryzen 7 3700x
16gb DDR4 3600mhz (2x8GB)
Motherboard MSI B450M
GTX 1650 Super

Alguem por favor poderia me sugerir uma fonte que se encaixe nesse setup?
Tem esse modelo da Superflower totalmente modular.

 

FSP Group lança a primeira fonte de alimentação SFX 12VO 750W do mundo.​


O Grupo FSP lançou a primeira fonte de alimentação SFX 12VO do mundo, FSP750-27SCB, que permite ao sistema PC reduzir efetivamente o consumo de energia em espera por meio do padrão de eficiência CEC Tier 2 lançado pelo código de energia da Califórnia em 1º de julho de 2021. Também atende o próximo CPU de geração e requisitos de uso intensivo de energia, tornando-o adequado para pequenos PCs no mercado a serem equipados com configurações de sistema de ponta.

As configurações de CPU e GPU que consomem muita energia exigem uma fonte de alimentação de alta estabilidade para garantir as operações normais do sistema e fornecer aos jogadores eficiência de computação e boas experiências de e-sport. Em comparação com as fontes de alimentação Multi Rail e Single Rail 12VO tradicionais que adotam o design de circuito 12V + 12Vsb, a eficiência de conversão de energia pode ser efetivamente aprimorada. A estabilidade da tensão de saída pode ser controlada para reduzir a perda de conversão de energia, proporcionando aos jogadores uma experiência de controle de risco inteligente.


djcBZ8Y.jpg




A fonte de alimentação SFX 12VO, em comparação com o Multi Rail existente, mostra uma grande disparidade no design do fio. O fio de alimentação SFX12VO foi reduzido de MB 24 pinos para MB10 pinos. A CPU 4 + 4 original é mantida e PCle de 8 pinos ou 6 + 2 pinos é fornecido para placas de vídeo. Portanto, em termos de design de fio, SFX 12VO apresenta as vantagens de corte de fio conveniente, fácil reparo e montagem, boa dissipação de calor no espaço do sistema, etc. É adequado para uso em PCs e-sport e NUCs e-sport.

Recursos
  • Em linha com os padrões Intel ATX 12VO
  • Taxa de conversão de alta eficiência superior a 90%; Conheça a 80 Plus Gold Efficiency
  • Ventilador de 92 mm de longa duração e silencioso
  • Design de linha plana de módulo totalmente preto
  • Projeto de circuito DC-DC; saída de energia estável
  • Capacitor eletrolítico japonês
  • Suporte PS2 (opcional) para instalação do chassi ATX
  • Múltiplos mecanismos de proteção: OCP, OVP, SCP, OPP, OTP.
 
Oi pessoal, boa tarde!
Vou fazer um upgrade no pc pra essa config:

i7-12700k
RTX-3060
msi pro z690-A
16gb DDR4 3600mhz (2x8GB)
sound blaster-z

Atualmente eu tenho uma cx-500, e pelo o que eu vi, ela consegue aguentar essa config no limite.
Vcs acham que compensa pegar uma fonte melhor?

Achei uma Apexgaming STG-650 por R$299, acham que vai ser uma boa troca?
 
Oi pessoal, boa tarde!
Vou fazer um upgrade no pc pra essa config:

i7-12700k
RTX-3060
msi pro z690-A
16gb DDR4 3600mhz (2x8GB)
sound blaster-z

Atualmente eu tenho uma cx-500, e pelo o que eu vi, ela consegue aguentar essa config no limite.
Vcs acham que compensa pegar uma fonte melhor?

Achei uma Apexgaming STG-650 por R$299, acham que vai ser uma boa troca?
Já que vai fazer o UP no PC inteiro eu pegaria fonte nova também, esse modelo da SuperFlower já dá conta e ainda fullmodular.

 
Já que vai fazer o UP no PC inteiro eu pegaria fonte nova também, esse modelo da SuperFlower já dá conta e ainda fullmodular.


Opa, maravilha então, valeu pela resposta!

Não entendo muito de fonte. Pelo o que eu vi essa SuperFlower é ótima; e a Apexgaming é confiavel, mas dá uma econimizada em alguns componentes.
Acha que vale a pena arriscar ir na STG-650 por ser 650w gold e ser mais barata que a SuperFlower?

Ou talvez essa da seasonic, por ter uma eficiência melhor? https://www.terabyteshop.com.br/produto/19324/fonte-seasonic-core-gc-500-500w-80-plus-gold-pfc-ativo
 
Última edição:
Opa, maravilha então, valeu pela resposta!

Não entendo muito de fonte. Pelo o que eu vi essa SuperFlower é ótima; e a Apexgaming é confiavel, mas dá uma econimizada em alguns componentes.
Acha que vale a pena arriscar ir na STG-650 por ser 650w gold e ser mais barata que a SuperFlower?

Ou talvez essa da seasonic, por ter uma eficiência melhor? https://www.terabyteshop.com.br/produto/19324/fonte-seasonic-core-gc-500-500w-80-plus-gold-pfc-ativo
SuperFlower é melhor que ambas que você citou e pele preço eu pegaria ela sem dúvida.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo