[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

daqui a pouco terão que ofertar cabos avulsos que convertam o 16 pinos pra dois de 6+2 tradicionais
Praticamente todas as fontes atuais com padrão novo de conector pci-e 5.0 tem também no mínimo 3 ou 4 pci-e 8 pinos rsrs, então não tem problema nenhum.
Dá pra ligar o que precisar. ;)
 
Praticamente todas as fontes atuais com padrão novo de conector pci-e 5.0 tem também no mínimo 3 ou 4 pci-e 8 pinos rsrs, então não tem problema nenhum.
Dá pra ligar o que precisar. ;)
A maioria esmagadora tem 4 conectores 8pin, porém se vc tiver uma MoBo que use 2xEPS e uma RTX 3090 que usa 3xPCIe vc faz como? Lembrando que não é indicado usar aqueles cabos PCIe com 2 pontas.
Tanta gente investindo nesse cabo e ele não vai virar padrão, vão voltar atrás e vai ficar cheio de gente com cara de tacho
 
A maioria esmagadora tem 4 conectores 8pin, porém se vc tiver uma MoBo que use 2xEPS e uma RTX 3090 que usa 3xPCIe vc faz como? Lembrando que não é indicado usar aqueles cabos PCIe com 2 pontas.
Tanta gente investindo nesse cabo e ele não vai virar padrão, vão voltar atrás e vai ficar cheio de gente com cara de tacho
Primeiro que vga 3090 é placa antiga, não interessa mais o que ela pede de alimentação, e até a 3090ti já estava usando 16 pinos!
Estou falando do padrão atual pra RTX que é 16 pinos, e mesmo que se a Nvidia voltasse a mandar as próximas RTX com pci-e 8 pinos ( Coisa praticamente impossível pq o padrão Nvidia agora é 16 pinos), daria pra ligar tranquilamente a vga se fosse preciso com 3 pci-e 8 pinos e ainda assim alimentar a mobo com mais 2 pci-e 8 pinos na maioria das fontes de padrão atual.
Pesquise um pouco mais antes de sair falando qualquer coisa.
 
Primeiro que vga 3090 é placa antiga, não interessa mais o que ela pede de alimentação, e até a 3090ti já estava usando 16 pinos!
Estou falando do padrão atual pra RTX que é 16 pinos, e mesmo que se a Nvidia voltasse a mandar as próximas RTX com pci-e 8 pinos ( Coisa praticamente impossível pq o padrão Nvidia agora é 16 pinos), daria pra ligar tranquilamente a vga se fosse preciso com 3 pci-e 8 pinos e ainda assim alimentar a mobo com mais 2 pci-e 8 pinos na maioria das fontes de padrão atual.
Pesquise um pouco mais antes de sair falando qualquer coisa.
É que na cabeça dele faz sentido comprar uma psu com conector 12vhpwr pra usar com uma placa que não tem essa entrada :bem:
 
É que na cabeça dele faz sentido comprar uma psu com conector 12vhpwr pra usar com uma placa que não tem essa entrada :bem:
Nem todo mundo consegue atualizar tudo ao mesmo tempo... o cara pode trocar uma placa-mãe e manter a memória antiga até conseguir comprar uma nova, o cara pode comprar uma fonte ATX3 hoje e mirar uma GPU com padrão novo de cabo para daqui a dois anos...
 
Nesse caso de ter 3 PCIE pra GPU, 2 EPS pra mobo e só 4 saídas na fonte a maioria das pessoas poderia usar só 1x8 EPS mesmo e se contentar rodando CPUs de <350w, como na prática a maioria mal consegue dar conta de refrigerar 300w não vejo como um grande problema, pra chegar no limite de 1x8-pin teria que ter um WC custom e um i9 sem power limit e/ou com OC no talo, e acho que poucos se encaixam nessa situação de investir num WC custom e um CPU desses rodando nesses parâmetros e escolhendo economizar um pouco na fonte, pode ter mas são poucos, os outros 99,99% podem rodar com apenas 1x8-pin tranquilamente, pela spec (que já deve ter sua margem de segurança aí) o EPS 8-pin são 336w se não me engano, mas em OC com LN2 já vi passar bastante disso sem esquentar, apesar que nesse caso a temp ambiente também estava ajudando nesse ponto, talvez se a pessoa for puxar esses 300-350w~ com 30-40c ambiente num gabinete forninho o resultado seja outro
 
Nesse caso de ter 3 PCIE pra GPU, 2 EPS pra mobo e só 4 saídas na fonte a maioria das pessoas poderia usar só 1x8 EPS mesmo e se contentar rodando CPUs de <350w, como na prática a maioria mal consegue dar conta de refrigerar 300w não vejo como um grande problema, pra chegar no limite de 1x8-pin teria que ter um WC custom e um i9 sem power limit e/ou com OC no talo, e acho que poucos se encaixam nessa situação de investir num WC custom e um CPU desses rodando nesses parâmetros e escolhendo economizar um pouco na fonte, pode ter mas são poucos, os outros 99,99% podem rodar com apenas 1x8-pin tranquilamente, pela spec (que já deve ter sua margem de segurança aí) o EPS 8-pin são 336w se não me engano, mas em OC com LN2 já vi passar bastante disso sem esquentar, apesar que nesse caso a temp ambiente também estava ajudando nesse ponto, talvez se a pessoa for puxar esses 300-350w~ com 30-40c ambiente num gabinete forninho o resultado seja outro
Concordo com sua explicação... eu considero completamente plausível suas pontuações numa fonte de até uns 750W, mas agora pq diabos uma fonte de 1200W não traz ao menos 5 conectores de 8pin, mesmo que a dita cuja já venha com conector de 16 pinos?

Acredite, vi umas controladoras de Fans de alto desempenho que deixaram de usar conector SATA e passaram a usar conector PCIe (8pin)... imagine então o cabra com 2xEPS CPU + 3xPCIe GPU +1xPCIe para a controladora kkkkkkkkk a grande maioria esmagadora das fontes padrão ATX12V v3.0 "novas" trazem apenas 4 conectores 8pin... como chamar um trem desse de novo, como chamar um trem desse de modernidade, como chamar um trem desse de progresso, como chamar um trem desse de melhor-superior?

Veja que, minha birra não é com o ATX12V v3.0 e sim com esse maldito cabo 12VHPWR... onde tiver qualquer assunto sobre esse cabo, estarei lá pra queimar kkkk

Edit: Olha essa "lançamento" que o amigo @Cata postou aí logo abaixo... possui apenas 3 conectores 8pin e é de 850W
 
Última edição:
Gamdias anuncia a série de fontes de alimentação Helios P1A 80 Plus Gold

A GAMDIAS Technology anunciou o lançamento das poderosas unidades de fonte de alimentação HELIOS P1A 80 Plus Gold que fornecem energia eficiente de forma consistente. As fontes de alimentação da série HELIOS P1A estão disponíveis em 650 W, 750 W e 850 W. É importante ressaltar que a unidade de 850 W vem com uma edição totalmente modular para atender às demandas. Cada unidade de fonte de alimentação oferece 90% de eficiência e é equipada com um ventilador inteligente com rolamento hidráulico que pode ajustar a velocidade do ventilador automaticamente.

As fontes de alimentação da série HELIOS P1A são certificadas com 80 Plus Gold, que garante saída de energia estável com eficiência de até 90% e reduz o consumo de energia. A estrutura CC para CC com assistência de ressonância LLC de ponte completa e retificação síncrona de 12 V ajuda a melhorar o desempenho, a estabilidade e a segurança na operação. A potência possui otimização automática da velocidade do ventilador, que permite ajustar a velocidade do ventilador de acordo com a detecção de temperatura e carga. Além disso, o ventilador com rolamento hidráulico de 120 mm garante um funcionamento estável e uma vida útil mais longa.

OmtrA9m.jpeg


oE3gLNx.jpeg


shnIaxR.jpeg


E2tGULf.jpeg


A série HELIOS P1A mantém uma saída estável enquanto oferece proteção completa, incluindo proteção contra sobrecorrente (OCP), proteção contra sobretemperatura (OTP), proteção contra sobretensão (OVP), proteção contra sobretensão (OPP), proteção contra subtensão ( UVP) e proteção contra curto-circuito (SCP) para ajudar o sistema a operar com segurança e estabilidade.

Principais recursos do Helios P1A-850G totalmente modular
  • Totalmente Modular
  • Certificação 80 Plus Ouro
  • Capacitores de alta qualidade proporcionam excelente desempenho e confiabilidade
  • Ventilador de rolamento hidráulico de 120 mm
  • Otimização automática da velocidade do ventilador de acordo com a temperatura
  • Projeto completo de circuito ressonante DC-DC, LLC
  • Compatível com ATX12V v2.52
  • Suporte ao estado de energia C6/C7
  • Proteção para serviços pesados: OVP/UVP/OPP/SCP/OCP/OTP
Principais recursos do Helios P1A-650G/750G
  • Certificação 80 Plus Ouro
  • Capacitores de alta qualidade proporcionam excelente desempenho e confiabilidade
  • Ventilador de rolamento hidráulico de 120 mm
  • Otimização automática da velocidade do ventilador de acordo com a temperatura
  • Projeto completo de circuito ressonante DC-DC, LLC
  • Compatível com ATX12V v2.52
  • Suporte ao estado de energia C6/C7
  • Proteção para serviços pesados: OVP/UVP/OPP/SCP/OCP/OTP
Para obter mais informações, visite as páginas de produtos Helios P1A-650G , Helios P1A-750G e Helios P1A-850G .
 
Veja que, minha birra não é com o ATX12V v3.0 e sim com esse maldito cabo 12VHPWR... onde tiver qualquer assunto sobre esse cabo, estarei lá pra queimar kkkk
Estará lá pra falar besteiras né, achismo pesado.
 
Estará lá pra falar besteiras né, achismo pesado.
Mas se existem configurações que precisam de 5 a 6 conectores 8pin e as PSU vem com 4 conectores apenas, exigir isso dos fabricantes é errado?
Não entendo bem esse seu modo de pensar, só pra defender a adoção de um cabo por apenas uma fabricante.
 
Mas se existem configurações que precisam de 5 a 6 conectores 8pin e as PSU vem com 4 conectores apenas, exigir isso dos fabricantes é errado?
Não entendo bem esse seu modo de pensar, só pra defender a adoção de um cabo por apenas uma fabricante.
Primeiro vc veio falando de 5 conectores 8 pinos, agora já esta incluindo 6!
A maioria não vai usar nem os 5 de uma vez, imagine 6 rsrsrs....
Eu não defendo nada, sou apenas realista sobre a situação atual, o único fabricante de peso que até o momento não atualizou o projeto das suas fontes é a Corsair, de resto todos os outros líderes em fontes já usam!
O motivo da Corsair ainda não aderir? Ninguém sabe! Pode ser pra não gastar em projeto novo, pode ser por comodismo de ser um dos dominantes no mercado mundial de fontes e ter incluído já o cabo em alguns modelos pra ligar RTX, dentre várias outras possibilidades que não fazemos idéia!
E mesmo não tendo incluindo o 16 pinos fêmea direto na fonte a Corsair já manda o cabo com 16 pinos macho nos seus modelos premium pra funcionar com as RTX!
E esse "apenas um fabricante", que vc fala é só o líder mundial em vgas.
Agora é complicado ficar com afirmações malucas, questionamentos sem nenhum sentido e falando mal de um novo padrão de alimentação das vgas que vc nunca usou!
 
Agora é complicado ficar com afirmações malucas, questionamentos sem nenhum sentido e falando mal de um novo padrão de alimentação das vgas que vc nunca usou!
Eu uso em vários desktops na empresa... mas na MINHA máquina não quero nem que passe perto! sei bem o lixo que são e vai ter muita gente chorando quando voltarem atrás nesses cabos
 
Queria a indicação de uma boa fonte com uma garantia razoável, pretendo gastar entre 500/650 em uma.
 
Queria a indicação de uma boa fonte com uma garantia razoável, pretendo gastar entre 500/650 em uma.
Super Flower Leadex III 850w está por R$ 609,99 na terabyte.
 
Olá, pessoal.
Estou precisando de uma fonte nova para a minha RTX3090 e logo em seguida alguns upgrades, como provavelmente uma 4090. Entre as opções:

1) Super Flower LEGION GX PRO 850W 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-850P14XE
2) Seasonic B12 BC-850, 850W, 80 Plus Bronze, Preta, A851BCAFH

Faixa de preço semelhante, por volta de R$ 550. A Super tem a vantagem de ser semi-modular, mas meu gabinete esconde totalmente a fonte, então é relativo. São boas opções?
 
Olá, pessoal.
Estou precisando de uma fonte nova para a minha RTX3090 e logo em seguida alguns upgrades, como provavelmente uma 4090. Entre as opções:

1) Super Flower LEGION GX PRO 850W 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-850P14XE
2) Seasonic B12 BC-850, 850W, 80 Plus Bronze, Preta, A851BCAFH

Faixa de preço semelhante, por volta de R$ 550. A Super tem a vantagem de ser semi-modular, mas meu gabinete esconde totalmente a fonte, então é relativo. São boas opções?
Você está disposto a gastar 12k+ em uma GPU, mas quer economizar na fonte (Gastar por volta de 550 reais)?
Corajoso e complicado haha
 
Olá, pessoal.
Estou precisando de uma fonte nova para a minha RTX3090 e logo em seguida alguns upgrades, como provavelmente uma 4090. Entre as opções:

1) Super Flower LEGION GX PRO 850W 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-850P14XE
2) Seasonic B12 BC-850, 850W, 80 Plus Bronze, Preta, A851BCAFH

Faixa de preço semelhante, por volta de R$ 550. A Super tem a vantagem de ser semi-modular, mas meu gabinete esconde totalmente a fonte, então é relativo. São boas opções?
Como o colega acima falou, vai gastar tanto em uma 4090, então imagino que possa gastar bem numa fonte.
Dito isso, eu não olharia para nada que não fosse no mínimo 80 Plus Platinum, tem modelos com 10 anos e até mais de garantia, é investimento que se paga fácil devido sua qualidade e garantia.
 
Você está disposto a gastar 12k+ em uma GPU, mas quer economizar na fonte (Gastar por volta de 550 reais)?
Corajoso e complicado haha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como o colega acima falou, vai gastar tanto em uma 4090, então imagino que possa gastar bem numa fonte.
Dito isso, eu não olharia para nada que não fosse no mínimo 80 Plus Platinum, tem modelos com 10 anos e até mais de garantia, é investimento que se paga fácil devido sua qualidade e garantia.
Tem gente que compra Porshe ou Ferrari mas pensa em converter o motor para Etanol pensando em economizar kkkkkk
 
Você está disposto a gastar 12k+ em uma GPU, mas quer economizar na fonte (Gastar por volta de 550 reais)?
Corajoso e complicado haha
Vai pelo menos na super flower leadex de 600 conto lá na terabyte, pelo amor de Deus..
 
Vai pelo menos na super flower leadex de 600 conto lá na terabyte, pelo amor de Deus..
Configuração: i9-14900KS + RTX 4090, tudo RoG... fonte usada: Sattelite 650W Real com chavinha seletora entre 110/220V :fire:

É por isso que eu não acredito em incêndios residenciais acidentais... é sempre causado por alguém propositalmente!
 
Configuração: i9-14900KS + RTX 4090, tudo RoG... fonte usada: Sattelite 650W Real com chavinha seletora entre 110/220V :fire:

É por isso que eu não acredito em incêndios residenciais acidentais... é sempre causado por alguém propositalmente!
Infelizmente tem muita gente que não dá valor em psu e motherboard, acham que são componentes dispensáveis
 
Você está disposto a gastar 12k+ em uma GPU, mas quer economizar na fonte (Gastar por volta de 550 reais)?
Corajoso e complicado haha

Não é questão de coragem ou falta, estou por fora do assunto mesmo, achei que tendo a potência certa e sendo de marca confiável estivesse ok.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como o colega acima falou, vai gastar tanto em uma 4090, então imagino que possa gastar bem numa fonte.
Dito isso, eu não olharia para nada que não fosse no mínimo 80 Plus Platinum, tem modelos com 10 anos e até mais de garantia, é investimento que se paga fácil devido sua qualidade e garantia.

Sim, sabemos disso... a TX ali da minha assinatura tem por volta de 10 anos. Mas como falei antes, atualmente estou por fora do assunto.
 
Olá, pessoal.
Estou precisando de uma fonte nova para a minha RTX3090 e logo em seguida alguns upgrades, como provavelmente uma 4090. Entre as opções:

1) Super Flower LEGION GX PRO 850W 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-850P14XE
2) Seasonic B12 BC-850, 850W, 80 Plus Bronze, Preta, A851BCAFH

Faixa de preço semelhante, por volta de R$ 550. A Super tem a vantagem de ser semi-modular, mas meu gabinete esconde totalmente a fonte, então é relativo. São boas opções?
Seasonic B12 até onde sei é uma fonte de entrada vagabunda, é feita por outra oem e só remarcada, não é fabricada pela Seasonic.

Super Flower Legion GX Pro não se tem review completo, tem esse review parcial: https://www.ixbt.com/supply/super-flower-legion-gx-pro-750w-review.html
Ela usa capacitores tier 1 com um projeto moderno e tem regulação boa em load, mas de resto não se sabe. Duvido ser uma fonte ruim e deve aguentar o PC sem problemas, nas tier lists ela é Tier B especulativo pela falta de testes e mais informações, então fica a incógnita.

Na dúvida pegue uma Leadex III 850w ou uma Leadex Platinum SE 1000w.
 
Olá, pessoal.
Estou precisando de uma fonte nova para a minha RTX3090 e logo em seguida alguns upgrades, como provavelmente uma 4090. Entre as opções:

1) Super Flower LEGION GX PRO 850W 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-850P14XE
2) Seasonic B12 BC-850, 850W, 80 Plus Bronze, Preta, A851BCAFH

Faixa de preço semelhante, por volta de R$ 550. A Super tem a vantagem de ser semi-modular, mas meu gabinete esconde totalmente a fonte, então é relativo. São boas opções?
Esqueça 850w!
Compre uma fonte boa de pelo menos 1000w como Seasonic, Corsair ou Asus e esqueça que existe fonte por mais uns 10 anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo