[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
@zefaistos Você tem razão, nesse vídeo o cara dç
Boa noite galera!

Comprei uma rtx 2060 ventus 12 g e preciso de uma recomendação de fonte. Segue as configurações do meu pc.
- ASRock A320M-HD
- Amd Ryzen 5 5600g
- Memória Crucial ddr4 32gb (dual 2x16)
- ssd kingston nv2 240gb
-hd 1tb

desde já agradeço!
Uma de qualidade entre 550W-650W já serve, recomendo logo 650W pra não precisar trocar em eventuais upgrades futuros e também porque a eficiência é máxima com 50% de carga. No momento a XPG Pylon 650W com 5 anos de garantia tá 299 na Pichau. E a Galax Omega GL650S é um pouco melhor, mas tá 329 na mesma loja e tem 3 anos de garantia, apesar dos componentes melhores.

Tem também a Corsair CV650 que fica por 199 durante lives da Pichau, mas o estoque acaba em minutos e portanto nem levo em consideração. No preço cheio de 299 já não recomendo muito pois a XPG e Galax são melhores.

É galera, fechei na XPG Pylon 650W na Pichau, finalmente acabou a novela de encontrar uma fonte nova pra substituir o minha Gamemax GM650, que por um milagre divino nunca deu problema em pouco mais de 3 anos de uso. Vou deixar ela de backup/diagnósticos, pois não consigo passar essa 💣 pra frente.

Tava em dúvida entre a Pylon e a Galax Omega GL650S, mas ela já tá R$339, tem 3 anos de garantia e ventoinha com rolamento de mancal, contra R$299, ventoinha com rolamento hidráulico e 5 anos de garantia da Pylon. e apesar dos capacitores da Galax serem melhores, a XPG está longe de ser ruim, mesmo após o downgrade na quantidade de caps, e dificilmente vou usar ela a 100%, onde os ripples e temperatura aumentam bastante. Analisei o conjunto da obra pra pautar minha decisão.

Agradeço imensamente ao @zefaistos pela ajuda e paciência kkkk, se não fosse ele pra me esclarecer, teria comprado uma fonte bem pior pagando o mesmo valor.

Fala pessoal,

Queria uma ajuda de vcs pra acertar o modelo e potência do setup novo que estou montando.

Ryzen 7 5700X3D
Asus TUF B550
RX 7700XT
1 TB SSD M.2
(Decidindo ainda entre Water ou Air Cooler)

Eu estava mo
Irando modelos com 650w. Quase fui na Gamemax GX que passou no teclab mas olhando mais a fundo, parecia não ser melhor opção pelos relatos.

Sobre valor, acho que a questão é encontrar o custo benefício mesmo. Pelo que olhei por aí, deve sair na casa de uns 300-450 mesmo?

Gostei dos posts anteriores sobre a Galax e a XP Pylon. A Super Flower infelizmente fica mais acima e já não sei se essa diferença de preço justifica.

Gostei dos posts anteriores sobre a Galax e a XP Pylon. A Super Flower infelizmente fica mais acima e já não sei se essa diferença de preço justifica.

Como a Super Flower é superior e até onde sei tem mais tempo de garantia (5 anos no mínimo dependendo do modelo), acaba justificando.

Mas a Pylon e Galax são boas opções pelo preço.

Cooler Master anuncia fontes de alimentação Platinum da série X.

A Cooler Master, fornecedora líder de componentes para PC, periféricos para jogos e soluções tecnológicas de estilo de vida, anunciou hoje o lançamento de sua mais recente linha de PSU (Power Supply Unit): a Série X. Esta linha de ponta de PSUs apresenta tecnologia térmica interna patenteada, proporcionando desempenho silencioso de primeira linha.

"Nossa missão na Cooler Master sempre foi expandir os limites da tecnologia de PC", disse Jimmy Sha, CEO da Cooler Master. "Com a Série X, estamos aproveitando nossos heat pipes compostos supercondutores proprietários e tecnologias avançadas de dissipação de calor para definir novos padrões de operação silenciosa e confiabilidade. Essas PSUs são uma prova do nosso compromisso com a inovação e com o atendimento às necessidades em evolução de nossos usuários."

Le1YySR.jpeg

PDyr6i5.jpeg

cTUlDnd.jpeg

3EkL6kD.jpeg

Principais características:
  • Resfriamento avançado: os tubos de calor compostos supercondutores projetados internamente pela Cooler Master e o molde térmico de alumínio patenteado dissipam o calor com eficiência, aumentando a eficiência do resfriamento e garantindo uma operação estável em designs com e sem ventiladores.
  • Alta eficiência de conversão: incorporando os componentes mais recentes da Infineon, incluindo controladores LLC e tecnologia de carboneto de silício, a série X garante eficiência ideal de conversão de energia.
  • Desempenho silencioso: designs com e sem ventoinhas eliminam ruídos e poeira, oferecendo uma experiência silenciosa e sem interferências.
  • Monitoramento digital: o software MasterCTRL da Cooler Master permite que os usuários monitorem a temperatura, a carga e o desempenho, garantindo controle e gerenciamento precisos.
  • Ampla compatibilidade: inclui suporte ATX 3.1 e cabos PCIe 5.1 de 12+4 pinos (12V-2x6) de 90 graus, apresentando temperaturas mais baixas, maior durabilidade e segurança aprimorada.
X Silent Edge Platinum 850 W e 1100 W (230 V): O auge das PSUs sem ventoinha
Como a primeira PSU sem ventoinha do setor com essas potências, a série X Silent Edge Platinum marca um marco em inovação. Com o resfriamento avançado por heat pipe da Cooler Master e os componentes da Infineon, a X Silent Edge oferece saída de energia estável e eficiente com ruído mínimo, tornando-a ideal para ambientes silenciosos e de alta demanda.

X Silent Max Platinum 1300 W: Desempenho de ponta para ambientes exigentes
Projetada para o mercado de ponta, a X Silent Max Platinum 1300 W oferece durabilidade e desempenho excepcional. Equipada com a ventoinha Mobius da Cooler Master, ela garante estabilidade mesmo sob uso pesado, tornando-a perfeita para usuários avançados em ambientes exigentes.

X Mighty Platinum 2000 W (230 V): Alimentando o futuro da computação de alto desempenho
Projetada para necessidades extremas de energia computacional, a série X Mighty Platinum fornece até 2000 W, ideal para aprendizado de máquina, IA e estações de trabalho. Com monitoramento digital avançado e soluções de energia da Infineon, ela define novos padrões de eficiência e estabilidade em computação de alto desempenho.

A série X estará disponível em breve.

Fonte: Cooler Master

Estou ajeitando um PC que montei em 2016, vou ver os upgrades que consigo ir fazendo aos poucos.

A fonte dele é uma Cooler Master Storm GX550 Gamer 550W ATX RS550-ACAAB3-WO 80 Plus Bronze. Pelo visto não é tão boa e pelo HWiNFO a voltagem tá baixando até 11.3 (não sei o quão confiável é o sensor).

To pensando em trocar a fonte (já considerando que pode ficar para uma próxima build). Queria semi modular (ou modular, só não faço questão). Acho que 650w seriam suficientes.

Pesquisando agora cheguei nessas duas:

Super Flower LEGION GX PRO 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-750P14XE

450 + 15 frete = sair R$ 465

Elogiada aqui na thread, apesar de inferior a Leadex III.

MSI MAG A650GL, 650W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo

520 - 7% (méliuz) + 24 frete = R$ 507 - e teria aquela promoção de 20 dólares na steam - se rolar, ficaria por uns R$ 400 arredondando

Não encontrei reviews desse modelo da MSI de 650, só esse da versão de 850w.

O que acham? Ou se tiverem outra sugestão nessa faixa.

EDIT:

Achei uma mais barata ainda:

Fonte Gamer Super Flower 650W Leadex III PRO Bronze 80 Plus, SF-650R14HE

R$ 329,99, frete grátis [EDIT: esgotou]

Tá parecendo boa demais pra ser verdade. Já vi que não é a mesma coisa que a Leadex III Gold, mas fico tentado...

Última edição:
Fala pessoal,

Queria uma ajuda de vcs pra acertar o modelo e potência do setup novo que estou montando.

Ryzen 7 5700X3D
Asus TUF B550
RX 7700XT
1 TB SSD M.2
(Decidindo ainda entre Water ou Air Cooler)

Eu estava mo
Irando modelos com 650w. Quase fui na Gamemax GX que passou no teclab mas olhando mais a fundo, parecia não ser melhor opção pelos relatos.

Sobre valor, acho que a questão é encontrar o custo benefício mesmo. Pelo que olhei por aí, deve sair na casa de uns 300-450 mesmo?

Até 400 já encontra muita coisa boa, tipo Corsair CX750 que tava 369 na Kabum semana passada. Pena que a Galax GL650S subiu tanto de preço desde o lançamento e acabou o estoque na Pichau, e a XPG Pylon já subiu o preço também.

Já que ainda tá montando o PC, eu esperaria uma promoção, caso possa ter esse privilégio, é claro. Se você não tem tempo ou paciência pra acompanhar preço regularmente como eu, o lance é fazer cadastro nesses sites de ofertas tipo Pelando e Promobit, adicionar "fonte" na lista de desejos e ativar notificação pra receber alerta de preço.

Super Flower é conceituada, mas se faz questão de garantia, acho melhor comprar na Terabyte porque pelo que relataram aqui, ela presta garantia durante toda a duração e a Pichau só durante 12 meses, depois disso só enviando pro exterior.

Faz diferença entre pegar uma Core Reactor ou Core Reactor II? A garantia de 10 anos é só para lojas especificas ou tanto faz se eu comprar na Pichau/Terabyte/Kabum?

Acabei pegando um 6700 XT baratinha numa oportunidade aqui, acredito que minha fonte de 500w até aguentaria mas vou trocar de fonte para parar de esquentar a cabeça com isso e comprar um 5700x3D.

Faz diferença entre pegar uma Core Reactor ou Core Reactor II? A garantia de 10 anos é só para lojas especificas ou tanto faz se eu comprar na Pichau/Terabyte/Kabum?

Acabei pegando um 6700 XT baratinha numa oportunidade aqui, acredito que minha fonte de 500w até aguentaria mas vou trocar de fonte para parar de esquentar a cabeça com isso e comprar um 5700x3D.
A garantia de 10 anos é com o fabricante e a loja não tem nada a ver com isso... basta acionar a Adata/XPG quando precisar de suporte e apresentar a NF de compra do produto.
Sobre a diferença entre as duas Core Reactor, testes espalhados pela web, mostram que a primeira versão possui uma "leve" superioridade com relação à segunda versão, mas nada perceptível no dia a dia. Vá na que for mais barata. Aliás, existem outras fontes de qualidade similar e até superior que por vezes custam até menos.
Sobre os upgrades citados por vc... para combar um R7 com uma 6700XT, uma fonte de 650W dá e sobra...

Minha MSI Mag 850w acabou de explodir do nada, maior barulho, espero que não tenha afetado nada mais. Pc ligado assistindo apenas um filme. Estava em um i7 4790k e 3080ti. Fonte tem apenas 6 meses. Fui abrir o site da Kabum pra pedir garantia e apareceu apenas um email da MSI pra entrar em contato. Sacanagem. Poderia ser pelo menos 1 ano direito com eles. Amanhã vou ligar lá e reclamar. Espero que não tenha afetado nada mais no Pc. Pqp.

Minha MSI Mag 850w acabou de explodir do nada, maior barulho, espero que não tenha afetado nada mais. Pc ligado assistindo apenas um filme. Estava em um i7 4790k e 3080ti. Fonte tem apenas 6 meses. Fui abrir o site da Kabum pra pedir garantia e apareceu apenas um email da MSI pra entrar em contato. Sacanagem. Poderia ser pelo menos 1 ano direito com eles. Amanhã vou ligar lá e reclamar. Espero que não tenha afetado nada mais no Pc. Pqp.
A fonte explodiu porque ela não entendeu como um i7 4790k estava pareado com uma 3080ti hehehe.

Brincadeiras à parte, depois que li seu relato, ainda bem que fui de Asus TUF em vez de MSI...

A fonte explodiu porque ela não entendeu como um i7 4790k estava pareado com uma 3080ti hehehe.

Brincadeiras à parte, depois que li seu relato, ainda bem que fui de Asus TUF em vez de MSI...

Pior que tenho 2 , a outra está em um 12400f + 3080 ti

Pessoal precisando de uma ajuda sobre qual fonte legal pra configuração. Quero ficar com pouco de folga n quero trabalhar no limite .
I5 14600kf oc leve
Z690 mais
Rtx4070ti
2 ddr4
4 ssd + 1 m.2
4 fans

Tô usando uma Corsair 1200 porém tive umas queda de energia em casa e tô achando que e minha fonte que tá indo pro saco depois de bons 13 anos . Além do que uma vez que tava usando o Pc com pano em baixo ele acabou segurando a circulação do fan da fonte e esquentou ela , deixou até o botão que liga e desliga mole sem ação. Mas tá funcionando normalmente. Na dúvida se é a fonte realmente ou a tomada que as vezes n tá segurando tudo junto (PC TV Monitor Modem) vou trocar a fonte por medo de acabar queimando alguma coisa no Pc. Qual potência necessária e modelo seria ideal pra trabalhar com uma margem boa , pensei na mag 850 ou core reactor 850 , mas aceito dicas .

A garantia de 10 anos é com o fabricante e a loja não tem nada a ver com isso... basta acionar a Adata/XPG quando precisar de suporte e apresentar a NF de compra do produto.
Sobre a diferença entre as duas Core Reactor, testes espalhados pela web, mostram que a primeira versão possui uma "leve" superioridade com relação à segunda versão, mas nada perceptível no dia a dia. Vá na que for mais barata. Aliás, existem outras fontes de qualidade similar e até superior que por vezes custam até menos.
Sobre os upgrades citados por vc... para combar um R7 com uma 6700XT, uma fonte de 650W dá e sobra...
Ótimo.

Acabei comprando uma Core Reactori 750w por 499 na live da Pichau. Nem sei se vou fazer o upgrade mesmo para o 5700x3D saindo do 5600, mas como tem garantia de 10 anos posso ficar tranquilo daqui para frente quando for trocar de CPU ou GPU. Minha primeira fonte modular.

A 6700 XT chegou hoje, vou ter que testar na minha fonte de 500w mesmo.

Pessoal precisando de uma ajuda sobre qual fonte legal pra configuração. Quero ficar com pouco de folga n quero trabalhar no limite .
I5 14600kf oc leve
Z690 mais
Rtx4070ti
2 ddr4
4 ssd + 1 m.2
4 fans

Tô usando uma Corsair 1200 porém tive umas queda de energia em casa e tô achando que e minha fonte que tá indo pro saco depois de bons 13 anos . Além do que uma vez que tava usando o Pc com pano em baixo ele acabou segurando a circulação do fan da fonte e esquentou ela , deixou até o botão que liga e desliga mole sem ação. Mas tá funcionando normalmente. Na dúvida se é a fonte realmente ou a tomada que as vezes n tá segurando tudo junto (PC TV Monitor Modem) vou trocar a fonte por medo de acabar queimando alguma coisa no Pc. Qual potência necessária e modelo seria ideal pra trabalhar com uma margem boa , pensei na mag 850 ou core reactor 850 , mas aceito dicas .
850 acho que fica meio apertado se você quer realmente ter margem. Com o tanto de SSD, CPU também não é exatamente econômica, acho que o pico desse sistema fica muito próximo de 700W, se você quer ainda ter uma gordura, superdimensionar a fonte, aí já vai pra maiores mesmo.

Digamos que teu consumo esteja lá para 680W que estimei (de forma pessimista) + 20% = 816, ou seja, fonte de 850W. Além dos 20% que já é de praxe, eu sempre dou +50W só pra fonte sempre operar longe da carga máxima até em situações ruins pra ela trabalhar. Parece exagero e sei que acima dos 800W os preços começam a se distanciar mais, mas eu pessoalmente acho que apesar de os 850W serem bons pra esse setup, já pularia pros 1000W, até porque não tem fonte de 900 confiável, pelo menos não que eu conheça.

Estou ajeitando um PC que montei em 2016, vou ver os upgrades que consigo ir fazendo aos poucos.

A fonte dele é uma Cooler Master Storm GX550 Gamer 550W ATX RS550-ACAAB3-WO 80 Plus Bronze. Pelo visto não é tão boa e pelo HWiNFO a voltagem tá baixando até 11.3 (não sei o quão confiável é o sensor).

To pensando em trocar a fonte (já considerando que pode ficar para uma próxima build). Queria semi modular (ou modular, só não faço questão). Acho que 650w seriam suficientes.

Pesquisando agora cheguei nessas duas:

Super Flower LEGION GX PRO 750W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Semi-Modular, SF-750P14XE

450 + 15 frete = sair R$ 465

Elogiada aqui na thread, apesar de inferior a Leadex III.

MSI MAG A650GL, 650W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo

520 - 7% (méliuz) + 24 frete = R$ 507 - e teria aquela promoção de 20 dólares na steam - se rolar, ficaria por uns R$ 400 arredondando

Não encontrei reviews desse modelo da MSI de 650, só esse da versão de 850w.

O que acham? Ou se tiverem outra sugestão nessa faixa.

EDIT:

Achei uma mais barata ainda:

Fonte Gamer Super Flower 650W Leadex III PRO Bronze 80 Plus, SF-650R14HE

R$ 329,99, frete grátis [EDIT: esgotou]

Tá parecendo boa demais pra ser verdade. Já vi que não é a mesma coisa que a Leadex III Gold, mas fico tentado...

Peguei a MSI MAG A650GL e tá na transportadora, mas hoje apareceu na live essa por R$ 579,01 com frete.

Fonte Corsair RM750e, 750W, 80 Plus Gold, Com conector PCIe 5.0, Full Modular, Black, ‎CP-9020262-BR

Boletei e tenho até amanhã pra decidir. Acham que vale a pena devolver a MSI?

850 acho que fica meio apertado se você quer realmente ter margem. Com o tanto de SSD, CPU também não é exatamente econômica, acho que o pico desse sistema fica muito próximo de 700W, se você quer ainda ter uma gordura, superdimensionar a fonte, aí já vai pra maiores mesmo.

Digamos que teu consumo esteja lá para 680W que estimei (de forma pessimista) + 20% = 816, ou seja, fonte de 850W. Além dos 20% que já é de praxe, eu sempre dou +50W só pra fonte sempre operar longe da carga máxima até em situações ruins pra ela trabalhar. Parece exagero e sei que acima dos 800W os preços começam a se distanciar mais, mas eu pessoalmente acho que apesar de os 850W serem bons pra esse setup, já pularia pros 1000W, até porque não tem fonte de 900 confiável, pelo menos não que eu conheça.
Hm calculei pelo site da cooler master e deu 690 e uns quebrado aí tava calculando os 850w pra isso , mas se for oq vc passou fica bem apertado msm . Ssd poderia até tirar e meter mais um m.2 de 1 TB que já fica tranquilo pra mim . Será que chega nesses 800 realmente?

a quem interessar, super flower leadex III 850w saiu R$670 na Tera, boleto ou pix
peguei uma e pelo que vi é uma baita fonte

I5 14600kf oc leve
Z690 mais
Rtx4070ti
2 ddr4
4 ssd + 1 m.2
4 fans

Hm calculei pelo site da cooler master e deu 690 e uns quebrado aí tava calculando os 850w pra isso , mas se for oq vc passou fica bem apertado msm . Ssd poderia até tirar e meter mais um m.2 de 1 TB que já fica tranquilo pra mim . Será que chega nesses 800 realmente?
Eu diria que 850w vai tranquilo sim, ainda que possa chegar em valores mais altos em momentos de pico, qualquer fonte boa tá preparada pra segurar isso aí em operação normal com tranquilidade, se não me engano até mesmo pra picos que cheguem a 2x da capacidade total da fonte (1700w pra 850w no caso) que nunca vai acontecer num setup desse, masssss se tiver alguma 1000w de qualidade equivalente e o preço não estiver tão distante é interessante sim já que fonte high-end em geral tem 10 anos de garantia então é um investimento bom de se fazer

De qualquer forma pra avaliar direito é necessário saber o uso exato do PC, um 14600k com OC + 4070 Ti com OC em 100% load juntos podem chegar ali nos 550w~ de consumo médio, mas se o PC for pra jogos a 4070 Ti muitas vezes vai ficar abaixo da spec de 285w ainda mais se fizer undervolt, assim como o CPU dificilmente usa 100% do consumo pra jogos, então o consumo no pior caso pode ser lá pros 550w mas as vezes a sua realidade é na faixa de 300-400w (CPU em load baixo e GPU não consumindo 100% do TDP na prática ou sendo usada com undervolt)

EDIT: Só pra registrar alguns modelos e preços de agora: Cougar GEX X2 por 940, MSI A1000G por 1000, CoolerMaster MWE Gold V2 1050w por 1170, DeepCool PX1000G por 1200, Asus TUF 1000w por 1350, XPG CyberCore 2 por 1440 e se garimpar tem mais

Última edição:
Eu diria que 850w vai tranquilo sim, ainda que possa chegar em valores mais altos em momentos de pico, qualquer fonte boa tá preparada pra segurar isso aí em operação normal com tranquilidade, se não me engano até mesmo pra picos que cheguem a 2x da capacidade total da fonte (1700w pra 850w no caso) que nunca vai acontecer num setup desse, masssss se tiver alguma 1000w de qualidade equivalente e o preço não estiver tão distante é interessante sim já que fonte high-end em geral tem 10 anos de garantia então é um investimento bom de se fazer

De qualquer forma pra avaliar direito é necessário saber o uso exato do PC, um 14600k com OC + 4070 Ti com OC em 100% load juntos podem chegar ali nos 550w~ de consumo médio, mas se o PC for pra jogos a 4070 Ti muitas vezes vai ficar abaixo da spec de 285w ainda mais se fizer undervolt, assim como o CPU dificilmente usa 100% do consumo pra jogos, então o consumo no pior caso pode ser lá pros 550w mas as vezes a sua realidade é na faixa de 300-400w (CPU em load baixo e GPU não consumindo 100% do TDP na prática ou sendo usada com undervolt)

EDIT: Só pra registrar alguns modelos e preços de agora: Cougar GEX X2 por 940, MSI A1000G por 1000, CoolerMaster MWE Gold V2 1050w por 1170, DeepCool PX1000G por 1200, Asus TUF 1000w por 1350, XPG CyberCore 2 por 1440 e se garimpar tem mais
Sim tava vendo as Corsair pelo fato de ter tido uma excelente experiência com essa ax1200 , mas tenho visto MTA gente reclamado as boas msms são as shift mas aí já fica mto fora dos preços das xpg msi . Meu uso e só pra jogos msm nada mais . Minha tá tranquilo tirando o fato de o botão ON/OFF ter ficado mole depois que deixei um pano embaixo e ela aquecer , funcionando liso seria mais prevenção msm . Esse pico de energia que desligou acredito que seja mais tomada sobrecarregada que fonte . Tinha até pego já a xpg core 2 e uma snow dog na pichau ontem , mas sei lá pq motivo tá como cancelado o status , msm confirmado o pagamento no cartão no momento da compra . Então estou pesquisando novamente e penando nessa questão que o amigo falou de 1000w.

Fala pessoal! Estou montando meu setup e, após ler alguns tópicos aqui, fiquei em dúvida para escolher uma boa fonte. Se os colegas puderem ajudar. Semelhante aos colegas aqui, busco uma fonte pra ficar tranquilo por vários e vários anos.
Meu setup:

I7-12700K
RTX 4070 super
32 GB RAM ddr4 3200 Mhz
Asus tuf b660m

Fonte MSI MAG A850GL, 850W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo - 5 anos de garantia
Fonte Super Flower LEADEX III 850W, 80 Plus Gold, PFC Ativo - 5 anos de garantia
Fonte XPG Core Reactor II 850G-BKCBR, 850W, 80 Plus Gold, Modular, PFC Ativo - 10 anos de garantia

Qual escolher? Além disso, tem algum bom filtro de linha para recomendar?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar