[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Pessoal boa noite!!

Gostaria de saber se uma Corsair TX650
aguenta as seguintes specs

i9 10900 ou Ryzen 7 5800x
2x16gb ddr4 3600mhz
SSD nvme Adata Pro 500gb
umas 4 fans
Corsair H60 ou
Watercooler Deep Cool 240 Gammax
Placa mãe intermediária
RTX3060

Obrigado!!
 
Última edição:
Pessoal boa noite!!

Gostaria de saber se uma Corsair TX650
aguenta as seguintes specs

i9 10900 ou Ryzen 7 5800x
2x16gb ddr4 3600mhz
SSD nvme Adata Pro 500gb
umas 4 fans
Corsair H60
Watercooler Deep Cool 240 Gammax
Placa mãe intermediária
RTX3060

Obrigado!!
Aguenta, pode até colocar uma rtx 3070 caso quiser.
 
Opa gente.

To pensando em fazer um upgrade no pc e gostaria de saber se vcs acham que a minha fonte: VS 400W 80 plus white, PFC ativo, aguenta.
Segue as specs:

i5 10400f com cooler box padrão
Mobo: h510m h
2x 8gb 2666mhz
Gtx 1050 2gb
SSD Kingston NV1 500GB, M.2
HD 1TB, 7200RPM
4-7 fans

E caso aguente, próximo ano irei melhorar a placa de video, até que modelo de GPU encaixaria ou seria melhor passar pra outra fonte?
OBS: ela tem quase 6 anos de uso.

Tenham uma boa noite!
 
Opa gente.

To pensando em fazer um upgrade no pc e gostaria de saber se vcs acham que a minha fonte: VS 400W 80 plus white, PFC ativo, aguenta.
Segue as specs:

i5 10400f com cooler box padrão
Mobo: h510m h
2x 8gb 2666mhz
Gtx 1050 2gb
SSD Kingston NV1 500GB, M.2
HD 1TB, 7200RPM
4-7 fans

E caso aguente, próximo ano irei melhorar a placa de video, até que modelo de GPU encaixaria ou seria melhor passar pra outra fonte?
OBS: ela tem quase 6 anos de uso.

Tenham uma boa noite!
Já pensando no UP da Vga pegaria outra fonte, tem essa aqui que e full modular e o preço tá bacana.

 
Olá, estou em busca de uma fonte nova, atualmente tenho uma corsair cx de 450w. Gostaria de uma fonte de qualidade, modular e que tenha uma boa eficiencia.

Pretendo atualizar meu pc (ryzen 1600) para um dos ryzen que serão anunciados (cache 3d e tal, caso daqui a alguns meses tenham um bom custo benefício, ou esperarei pela troca da plataforma daqui um ano mesmo), e irei utilizar uma rx 6600xt + minha atual rx 470 que deixarei minerando. Futuramente também trocarei de placa de vídeo.

Estava pesquisando fontes e encontrei a XPG Core Reactor 750w Gold por +-700 reais com cupom https://www.kabum.com.br/produto/28...-750w-80-plus-gold-modular-cabo-de-forca-1-5m.

Único problema é que na kabum consta que ela vem com um cabo de energia e que a garantia é de 3 meses, e não entendi se isso é só para o cabo e a fonte teria os 10 anos ou estão vendendo um produto open box.

Na própria kabum tem o anúncio correto da fonte https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular, mas está por 900 reais, nas outras lojas está custando 750 reais.

Eu já iria aproveitar o frete e adquirir umas fans novas para o PC https://www.kabum.com.br/produto/121365/cooler-fan-xpg-120mm-vento120-bkcww (também estou aceitando sugestões de fans sem led ou que possam ser desligados, mas irei tentar perguntar lá no tópico de refrigeração), por isso a preferência para essa loja.

Também estou aceitando sugestões de outros modelos de fontes.
 
Olá, estou em busca de uma fonte nova, atualmente tenho uma corsair cx de 450w. Gostaria de uma fonte de qualidade, modular e que tenha uma boa eficiencia.

Pretendo atualizar meu pc (ryzen 1600) para um dos ryzen que serão anunciados (cache 3d e tal, caso daqui a alguns meses tenham um bom custo benefício, ou esperarei pela troca da plataforma daqui um ano mesmo), e irei utilizar uma rx 6600xt + minha atual rx 470 que deixarei minerando. Futuramente também trocarei de placa de vídeo.

Estava pesquisando fontes e encontrei a XPG Core Reactor 750w Gold por +-700 reais com cupom https://www.kabum.com.br/produto/28...-750w-80-plus-gold-modular-cabo-de-forca-1-5m.

Único problema é que na kabum consta que ela vem com um cabo de energia e que a garantia é de 3 meses, e não entendi se isso é só para o cabo e a fonte teria os 10 anos ou estão vendendo um produto open box.

Na própria kabum tem o anúncio correto da fonte https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular, mas está por 900 reais, nas outras lojas está custando 750 reais.

Eu já iria aproveitar o frete e adquirir umas fans novas para o PC https://www.kabum.com.br/produto/121365/cooler-fan-xpg-120mm-vento120-bkcww (também estou aceitando sugestões de fans sem led ou que possam ser desligados, mas irei tentar perguntar lá no tópico de refrigeração), por isso a preferência para essa loja.

Também estou aceitando sugestões de outros modelos de fontes.
É a fonte inteira com garantia de 10 anos e não somente o cabo, cara a fonte é excelente e o preço ta bom visto que o dólar esta aumentando acho que a hora é essa para pega-la mesmo ela sobrando potencia para a sua configuração.
 

Série ASUS ROG LOKI, fonte de alimentação SFX-L com capacidade máxima de 1200 W.​


A ASUS apresentou a família "ROG LOKI" de unidades de fonte de alimentação compactas compatíveis com o fator de forma SFX-L.

Existem quatro modelos de capacidade disponíveis: 750W, 850W, 1.000W e 1.200W. O modelo de 1.200 W tem certificação 80 PLUS TITANIUM, enquanto as outras variantes têm certificação 80 PLUS PLATINUM.

Os capacitores são fabricados no Japão e têm um ESR baixo, alcançando uma alta eficiência energética de mais de 90% de carga baixa até a saída máxima. Além disso, é equipado com um grande dissipador de calor com o dobro do volume normal e um ventilador de rolamento duplo de esferas de 120 mm para melhorar o desempenho de resfriamento e atingir o mais alto nível de capacidade de alimentação no formato SFX-L.

O cabo é um sistema totalmente modular que conecta apenas o que você precisa e inclui um cabo PCI-Express 5.0 de 16 pinos capaz de fornecer até 600 W. Além disso, possui uma função de iluminação LED RGB endereçável compatível com Aura Sync .


A fonte de alimentação é coberta por uma garantia de dez anos, enquanto o LED RGB endereçável é coberto por uma garantia de três anos


cIyS3uL.jpg
 
Pessoal tenho um PC com a seguinte configuração:

Placa mae: H81M-A/BR
Placa de vídeo: GT730
Memória Ram: 8GB
HD: 1TB
SSD: 120GB

É um computador que somente é utilizado para facebook, youtube etc. nada de jogos ou programas pesados. Sou leigo no assunto e gostaria de uma indicação de fonte só pra fazê-lo funcionar.

Obrigado.
 
Pessoal tenho um PC com a seguinte configuração:

Placa mae: H81M-A/BR
Placa de vídeo: GT730
Memória Ram: 8GB
HD: 1TB
SSD: 120GB

É um computador que somente é utilizado para facebook, youtube etc. nada de jogos ou programas pesados. Sou leigo no assunto e gostaria de uma indicação de fonte só pra fazê-lo funcionar.

Obrigado.
Só pra ligar tem essa baratinha e ainda pode jogar alguns jogos que ela vai aguentar tranquilamente.


Tem essa aqui também.

 
Eai rapeize. Preciso de uma fonte de 1000W, olhei alguns modelos mas não tenho tanta certeza, podem me recomendar alguma?
Eu cheguei a ver essas:
 
Eai rapeize. Preciso de uma fonte de 1000W, olhei alguns modelos mas não tenho tanta certeza, podem me recomendar alguma?
Eu cheguei a ver essas:
difícil achar hoje fonte boa de 1000w mas ambas citadas eu pegaria da cooler Master pela garantia que não me engano é de 5 anos ou mais.
 
difícil achar hoje fonte boa de 1000w mas ambas citadas eu pegaria da cooler Master pela garantia que não me engano é de 5 anos ou mais.
Entendi. Você sabe algumas outras opções? Tô disposto a importar se for preciso.

Ah, e outra coisa: Uma fonte 750W XPG Core Reactor aguentaria um 5900x, uma 3080 ti, 16gb RAM (2x8), 2 HDD SATA e 1 SSD SATA? Seria só enquanto eu ainda não tenho a fonte de 1000w
 
Ah, e outra coisa: Uma fonte 750W XPG Core Reactor aguentaria um 5900x, uma 3080 ti, 16gb RAM (2x8), 2 HDD SATA e 1 SSD SATA? Seria só enquanto eu ainda não tenho a fonte de 1000w
Aguenta e com folga ainda, caso esteja pensando em 1000w pra esse setup eu ficaria com a XPG 750w (ou 850w) mesmo, e considerar também se pretende usar o CPU em stock (120-130w) ou vai deixar PBO/OC comer solto lá pelos 200w, mesma coisa pra GPU (stock x undervolt x OC com voltagem travada), outro fator pra considerar é 10 anos de garantia nacional dela, mas esse setup citado em load nas configs stock deve ficar na faixa dos 500-550w, que as XPG já atenderiam com folga custando menos da metade das alternativas de 1000w
 
Entendi. Você sabe algumas outras opções? Tô disposto a importar se for preciso.

Ah, e outra coisa: Uma fonte 750W XPG Core Reactor aguentaria um 5900x, uma 3080 ti, 16gb RAM (2x8), 2 HDD SATA e 1 SSD SATA? Seria só enquanto eu ainda não tenho a fonte de 1000w
Vai aguentar sim mesmo caso quiser brincar um pouco de overclock, no teu caso acho que não tem necessidade de usar uma fonte de 1000w que esta custando muito caro, o bom da XPG que tem 10 anos de garantia.
 
Aguenta e com folga ainda, caso esteja pensando em 1000w pra esse setup eu ficaria com a XPG 750w (ou 850w) mesmo, e considerar também se pretende usar o CPU em stock (120-130w) ou vai deixar PBO/OC comer solto lá pelos 200w, mesma coisa pra GPU (stock x undervolt x OC com voltagem travada), outro fator pra considerar é 10 anos de garantia nacional dela, mas esse setup citado em load nas configs stock deve ficar na faixa dos 500-550w, que as XPG já atenderiam com folga custando menos da metade das alternativas de 1000w
Bom saber, obrigado. A 3080 ti ser OC muda algo? E outra, eu não sei muito quanto OC no processador, tenho muito medo de dar ruim ou prejudicar, além de não entender nada sobre. Pode me explicar um pouco
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vai aguentar sim mesmo caso quiser brincar um pouco de overclock, no teu caso acho que não tem necessidade de usar uma fonte de 1000w que esta custando muito caro, o bom da XPG que tem 10 anos de garantia.
Acho que nem vou trocar então. Se eu alterasse minha configuração de forma que ficassem 1 HDD, 2 SSDs NVME e 1 SSD SATA precisaria de uma de 1000w?
 
Bom saber, obrigado. A 3080 ti ser OC muda algo? E outra, eu não sei muito quanto OC no processador, tenho muito medo de dar ruim ou prejudicar, além de não entender nada sobre. Pode me explicar um pouco
O TDP da 3080ti é 350w, as placas mais tops devem ficar por volta dos 400w fazendo OC por conta própria no Msi afterburner, só o OC no nome não tem um padrão já que o comportamento pode variar de acordo com cada fabricante, fazendo undervolt você pode manter o desempenho stock da placa e diminuir consumo/temperatura, bem simples de fazer e os resultados são legais quando não se precisa desses 8%~ extra de performance de um OC ou o foco é na eficiência energética
3GhHota.png

Os Ryzen 5000 são bem eficientes em stock na minha opinião, não sei como fica o 5900x se subir os limites do PBO dele, mas em stock ele consome por volta dos 120-130w, e se tirar limites do PBO ou fizer OC fixo acho que fica por volta dos 200w, que é mais difícil refrigerar e os ganho single-core são pequenos (2%~?) e multi-core acho que fica por volta de 7-8% em média, depende de qual aplicação/jogo

Eu pessoalmente gosto de manter boa eficiência, fiz benchmarks no meu 5600x recentemente e pra dar uma ideia da diferença no meu caso foi:

CPU-Z Bench
20min - 76w
(PBO Disabled)
Média 53,8c, Single 641, Multi 4900

CPU-Z Bench
5min - 105w~ (PBO Auto)
Média 67c, Single 644, Multi 5100

+13c e +26w (35%) > +4% score Multi-thread e 0% single-thread

No meu caso tem margem de temperatura pra usar PBO, mas como independente das configs o ganho single-core (que é o que me interessa) é mínimo/imperceptível eu deixo desligado, e em alguns casos pode ser que a refrigeração não dê conta e faça a temperatura subir de 65-70 pra 80-90, vale a pena dar uma pesquisada e testar as vezes mas pra maioria dos users eu recomendaria usar stock/PBO desligado primeiro, e tem que conferir porque algumas placas-mãe vão vir ativadas por padrão e outras desativadas

EDIT: Aliás, lembrar que da mesma forma que dá pra tirar os limites do PBO, dá pra alterar os valores e limitar mas sem perder desempenho single/multi as vezes, e tem outras customizações como curve optimizer, boost override
etc e os resultados vão variar de acordo com o modelo do processador e com cada chip também, é bastante ler e ter paciência e tentativa e erro caso vá mexer a fundo nisso
 
Última edição:
Bom saber, obrigado. A 3080 ti ser OC muda algo? E outra, eu não sei muito quanto OC no processador, tenho muito medo de dar ruim ou prejudicar, além de não entender nada sobre. Pode me explicar um pouco
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acho que nem vou trocar então. Se eu alterasse minha configuração de forma que ficassem 1 HDD, 2 SSDs NVME e 1 SSD SATA precisaria de uma de 1000w?
Mesmo trocando para SSD, nvme ou Sata que consome pouco não precisaria de uma fonte de 1000w, caso fosse usar em SLI ou CFX que antigamente o pessoal usava aí teria que usar uma fonte com mais potencia.
 
Bom Dia, tenho as seguintes especificações

Gtx 1660 ti
Ryzen 2600
16gb de RAM
Placa mãe biostar b350
1 HD e 1 SSD

Tinha uma fonte xfx de 850w que durou 11 anos mas, ela explodiu.

Quais fontes devo procurar ? Uma fonte de 550w vai dar conta ? Um corsair 650w VS é boa ? Cooler Master 550w mwe é boa ? Vale a pena pegar outra xfx ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom Dia, tenho as seguintes especificações

Gtx 1660 ti
Ryzen 2600
16gb de RAM
Placa mãe biostar b350
1 HD e 1 SSD

Tinha uma fonte xfx de 850w que durou 11 anos mas, ela explodiu.

Quais fontes devo procurar ? Uma fonte de 550w vai dar conta ? Um corsair 650w VS é boa ? Cooler Master 550w mwe é boa ? Vale a pena pegar outra xfx ?
Me falaram de uma leadex iiii e uma xpg reactor, valem o preço?
 
Última edição:
Gtx 1660 ti
Ryzen 2600
16gb de RAM
Placa mãe biostar b350
1 HD e 1 SSD

Tinha uma fonte xfx de 850w que durou 11 anos mas, ela explodiu.

Quais fontes devo procurar ? Uma fonte de 550w vai dar conta ? Um corsair 650w VS é boa ? Cooler Master 550w mwe é boa ? Vale a pena pegar outra xfx ?
Uma fonte de 500w já atende com muita folga essa config (vai usar menos de 250w), até menos que isso na verdade mas aí começa a não compensar as fontes baratinhas que aparecem, Super Flower Leadex e XPG Core Reactor são excelentes mas não sei se vale o custo nesse caso, vai depender de por quanto$ você achou cada fonte e quanto tá disposto a gastar, e se pretende fazer up de CPU/GPU, a VS é a linha mais básica da Corsair, e não sei se semi-modular/modular é de interesse também, a Core Reactor é top e tem o diferencial dos 10 anos da garantia

Outra opção:

Super Flower LEGION HX 550W, 80 Plus Gold - R$ 399 - 5 anos garantia

 
Uma fonte de 500w já atende com muita folga essa config (vai usar menos de 250w), até menos que isso na verdade mas aí começa a não compensar as fontes baratinhas que aparecem, Super Flower Leadex e XPG Core Reactor são excelentes mas não sei se vale o custo nesse caso, vai depender de por quanto$ você achou cada fonte e quanto tá disposto a gastar, e se pretende fazer up de CPU/GPU, a VS é a linha mais básica da Corsair, e não sei se semi-modular/modular é de interesse também, a Core Reactor é top e tem o diferencial dos 10 anos da garantia

Outra opção:

Super Flower LEGION HX 550W, 80 Plus Gold - R$ 399 - 5 anos garantia

A diferença de preço é bem grande mesmo. A minha questão é a qualidade da fonte, a xfx que eu tinha, tinha uma qualidade de construção excepcional, essa legion Hx também vai ter ? Ou já é melhor pagar mais caro e ir nessa core ?
 
A diferença de preço é bem grande mesmo. A minha questão é a qualidade da fonte, a xfx que eu tinha, tinha uma qualidade de construção excepcional, essa legion Hx também vai ter ? Ou já é melhor pagar mais caro e ir nessa core ?
Não posso dizer sobre a qualidade de construção porque só abrindo e vendo os componentes e fazendo testes de laboratório pra ver a performance a fundo, tem os testes da Cybenetics da Super Flower e das XPG (tanto Core Reactor quanto Pylon), e não sei qual o modelo exato da sua fonte também, mas essas 2 que você citou são praticamente as tops de desempenho/confiabilidade sem custar uma fortuna há um tempinho aqui no Brasil

Tem reviews do TecLab (mas apenas da Leadex também), creio que a construção seja similar, só não tendo o RGB/ARGB, e parece que a diferença da GX pra HX é apenas ela ser modular ou não-modular, achei um review da GX Pro 850 e parece estar de acordo com os outros modelos, vendem como Gold mas está mais pra Platinum, tensões estáveis e ripple baixo como de padrão deles
 
Não posso dizer sobre a qualidade de construção porque só abrindo e vendo os componentes e fazendo testes de laboratório pra ver a performance a fundo, tem os testes da Cybenetics da Super Flower e das XPG (tanto Core Reactor quanto Pylon), e não sei qual o modelo exato da sua fonte também, mas essas 2 que você citou são praticamente as tops de desempenho/confiabilidade sem custar uma fortuna há um tempinho aqui no Brasil

Tem reviews do TecLab (mas apenas da Leadex também), creio que a construção seja similar, só não tendo o RGB/ARGB, e parece que a diferença da GX pra HX é apenas ela ser modular ou não-modular, achei um review da GX Pro 850 e parece estar de acordo com os outros modelos, vendem como Gold mas está mais pra Platinum, tensões estáveis e ripple baixo como de padrão deles
Obrigado amigo, acabei pegando a reactor de 650w
 
Não quis abrir um tópico só pra isso, mas comprei cabos de força da forceline e na foto do anúncio eram cabos grossos mas recebi cabos flat, ambos com mesma bitola 3x0.75mm. Sabem dizer se teria algum problema em ser flat? Me passou imagem de frágil se comparado com o outro "grosso".

Cabo Flat
Cabo Round
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo