Tá tendo tanto problema assim pra refrigerar ele? Qualquer um aí vai dar conta a não ser que o gabinete seja um forno e a temp ambiente esteja nos 40c, aqui mesmo com 31-32c ainda consigo refrigerar ele rodando stock (142w~) num heatsink pequeno com um XPG Vento Pro no Lancool 2 Mesh, stock ele já é extremamente agressivo e provavelmente vem perto do limite de scaling porque reduzindo pra 115w~ mal perde performance e reduz uns 10c, eu iria no que achar mais bonito ou no mais em conta, porque em performance é pra segurar tranquilamente independente da escolha
Não digo que é um problema, só acho estranho um comportamento que explico abaixo. Eu uso um Corsair H45 (há pouco mais de 1 ano, ou seja, é novo) mas desde que instalei fico estranhando que:
- Do nada a temperatura pula de uns 40 C para 70 ou mesmo 80C por uns 2 ou 3 segundos, mesmo em fazendo tarefas leves (internet, programação, planilhas), basta por exemplo abrir uma aba nova no browser para isso acontecer.
- Em jogos pesados, fica nos 65 a 70C, e no stress test do CPU-Z chega no máximo a 84C, o que não acho ruim, mas bizarramente o bloco, radiador e mangueiras ficam completamente frios, mesmo fazendo um teste de meia hora, como se não estivesse transferindo a temperatura direito para o water cooler. Isso é que acho mais estranho de tudo.
Já troquei pasta térmica por uma melhor (Cooler Master Gel Pro), verifiquei várias vezes a fixação (tá perfeita e bem apertada, a pasta se distribui uniformemente e etc), a velocidade da bomba e ventoinha tá no máximo e etc etc. Ou seja, não tem nada errado ou mal montado.
Também tenho um water cooler Corsair H60 na placa de vídeo, e este sim se aquece conforme a temperatura da placa de vídeo sobe, se a placa chega a 50C, as manguieras e radiador ficam bem quentes. Por isso, acho bizarro o H45 nunca se aquecer, além desses picos do nada apenas por abrir uma aba no browser.
Mas além disso, o H45 é preto, então esse é mais um motivo para a troca.
OBS: Todas as temperaturas medidas no Ryzen Master, que dizem ser o mais confiável.
OBS 2: O gabinete além de ser bem grande fica sempre aberto em local bem refrigerado, e sempre tá frio lá dentro.
OBS 3: Se 3 fans 320mm seriam um exagero, eu posso optar por um de 2 fans, como o abaixo, o que acha?