[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Pode usa esse AC aqui que combina com a maioria das peças fora que tem um ótimo desempenho e certamente é mais que suficiente para refriar seu 5600g.
Futuramente pretendo trocar pelo processador mais potente que essa mobo suporta (R7 quem sabe um R9), como paguei menos R$ 1.800,00 no kit ainda tenho uma grana sobrando, não seria melhor investir de uma vez pensando no futuro?

Futuramente pretendo trocar pelo processador mais potente que essa mobo suporta (R7 quem sabe um R9), como paguei menos R$ 1.800,00 no kit ainda tenho uma grana sobrando, não seria melhor investir de uma vez pensando no futuro?
Dependendo do processado que for pegar nem precisa trocar de AC, tem o fuma2 caso interessar, levemente superior mas em compensação é super silencioso!

Boa noite, tudo bem? Seguinte meu amigo está montando um desktop novo e ele está querendo colocar o i7 13700k ou i9 13900k (por hora o 13700k está sendo + cotado por conta de preço), e é por isso que estou aqui. Qual water cooler anda sendo recomendando para dar conta deles com multicore enhancement habilitado? Qual water cooler de 360mm confiável e realmente bom anda me recomendam? Creio que meu colega esteja disposto a gastar até uns 1,1k (mas aquilo a idea seria pegar o melhor custo x beneficio. O melhor possível com o melhor valor, tipo se tiver algum de 800 reais que faz o serviço igual ou melhor que um de 1,1k seria a jogada).
Alguém teria alguma outra sugestão?

Cougar apresenta Forza 50 e Forza 85 Essential-series CPU coolers tipo torre.

Cougar apresentou os coolers de CPU tipo torre Forza 50 Essential e Forza 85 Essential. O Forza 50 é o mais leve e fino dos dois, com espessura de 50 mm, enquanto o Forza 85 Essential tem 85 mm de espessura, daí os nomes. O Forza 50 Essential usa uma base de contato direto (HDT) com heatpipe e conta com quatro heatpipes de cobre de 6 mm de espessura para extrair o calor da CPU e transmiti-lo através da pilha de aletas, enquanto o Forza 85 Essential possui seis desses para o trabalho, mas através de uma placa de base de cobre niquelado.

Ambos os modelos incluem uma ventoinha Cougar NHP120. Este spinner de 120 mm recebe entrada PWM de 4 pinos, gira a velocidades de até 2.000 RPM, empurrando até 84,48 CFM de fluxo de ar a 4,24 mm de pressão estática H₂O e saída de ruído de até 34,5 dBA. Os ventiladores possuem rolamentos hidráulicos. Com o ventilador instalado, o Forza 50 Essential mede 135 mm x 75 mm x 155 mm (LxPxA) pesando 772 g, enquanto o Forza 85 Essential mede 135 mm x 110 mm x 155 mm, pesando 1,13 kg. Entre os tipos de soquete de CPU suportados por ambos estão LGA1700, AM5, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.

mWv5OT4.jpg

jCKqnAZ.jpg

hvgdREy.jpg

PsCruWD.jpg

0jdoRcP.jpg

Pessoal.... para tocar um 5800X sem over muito agressivo (deixei o clock speed limitado a 4800 Mhz) quais dos cooler abaixo seria melhor?

O Lian Li tá bem caro, em algunas lugares pedem mais de R$1000, é de fato superior e vale os cerca de R$300 de diferença pro Cooler Master e Gammax?

Ou indicam outra marca ou modelo nessa faixa abaixo de R$1000?

*** OBS: *** Tem que ser BRANCO, pois tudo no meu gabinete é branco.

Pessoal.... para tocar um 5800X sem over muito agressivo (deixei o clock speed limitado a 4800 Mhz) quais dos cooler abaixo seria melhor?

O Lian Li tá bem caro, em algunas lugares pedem mais de R$1000, é de fato superior e vale os cerca de R$300 de diferença pro Cooler Master e Gammax?

Ou indicam outra marca ou modelo nessa faixa abaixo de R$1000?

*** OBS: *** Tem que ser BRANCO, pois tudo no meu gabinete é branco.

Tá tendo tanto problema assim pra refrigerar ele? Qualquer um aí vai dar conta a não ser que o gabinete seja um forno e a temp ambiente esteja nos 40c, aqui mesmo com 31-32c ainda consigo refrigerar ele rodando stock (142w~) num heatsink pequeno com um XPG Vento Pro no Lancool 2 Mesh, stock ele já é extremamente agressivo e provavelmente vem perto do limite de scaling porque reduzindo pra 115w~ mal perde performance e reduz uns 10c, eu iria no que achar mais bonito ou no mais em conta, porque em performance é pra segurar tranquilamente independente da escolha

Tá tendo tanto problema assim pra refrigerar ele? Qualquer um aí vai dar conta a não ser que o gabinete seja um forno e a temp ambiente esteja nos 40c, aqui mesmo com 31-32c ainda consigo refrigerar ele rodando stock (142w~) num heatsink pequeno com um XPG Vento Pro no Lancool 2 Mesh, stock ele já é extremamente agressivo e provavelmente vem perto do limite de scaling porque reduzindo pra 115w~ mal perde performance e reduz uns 10c, eu iria no que achar mais bonito ou no mais em conta, porque em performance é pra segurar tranquilamente independente da escolha

Não digo que é um problema, só acho estranho um comportamento que explico abaixo. Eu uso um Corsair H45 (há pouco mais de 1 ano, ou seja, é novo) mas desde que instalei fico estranhando que:

- Do nada a temperatura pula de uns 40 C para 70 ou mesmo 80C por uns 2 ou 3 segundos, mesmo em fazendo tarefas leves (internet, programação, planilhas), basta por exemplo abrir uma aba nova no browser para isso acontecer.

- Em jogos pesados, fica nos 65 a 70C, e no stress test do CPU-Z chega no máximo a 84C, o que não acho ruim, mas bizarramente o bloco, radiador e mangueiras ficam completamente frios, mesmo fazendo um teste de meia hora, como se não estivesse transferindo a temperatura direito para o water cooler. Isso é que acho mais estranho de tudo.

Já troquei pasta térmica por uma melhor (Cooler Master Gel Pro), verifiquei várias vezes a fixação (tá perfeita e bem apertada, a pasta se distribui uniformemente e etc), a velocidade da bomba e ventoinha tá no máximo e etc etc. Ou seja, não tem nada errado ou mal montado.

Também tenho um water cooler Corsair H60 na placa de vídeo, e este sim se aquece conforme a temperatura da placa de vídeo sobe, se a placa chega a 50C, as manguieras e radiador ficam bem quentes. Por isso, acho bizarro o H45 nunca se aquecer, além desses picos do nada apenas por abrir uma aba no browser.

Mas além disso, o H45 é preto, então esse é mais um motivo para a troca.

OBS: Todas as temperaturas medidas no Ryzen Master, que dizem ser o mais confiável.

OBS 2: O gabinete além de ser bem grande fica sempre aberto em local bem refrigerado, e sempre tá frio lá dentro.

OBS 3: Se 3 fans 320mm seriam um exagero, eu posso optar por um de 2 fans, como o abaixo, o que acha?

Última edição:
- Do nada a temperatura pula de uns 40 C para 70 ou mesmo 80C por uns 2 ou 3 segundos, mesmo em fazendo tarefas leves (internet, programação, planilhas), basta por exemplo abrir uma aba nova no browser para isso acontecer.
Esses picos provavelmente é quando dá o boost pra 4,8~ que a tensão vai lá em cima (mas com corrente baixa), a princípio é normal apesar de ser estranho mesmo, pra tarefas leves eu troco perfil do Windows pra 99% de uso máx e evita isso, ainda que não mude praticamente nada em temp/consumo médio aqui, meus picos geralmente ficam nos 65c, talvez 70c estourando num dia extremamente quente e com fans em rotação mais baixa, e com a CPU em 99% em 3,7ghz fica bem estável sem esses picos

- Em jogos pesados, fica nos 65 a 70C, e no stress test do CPU-Z chega no máximo a 84C, o que não acho ruim, mas bizarramente o bloco, radiador e mangueiras ficam completamente frios, mesmo fazendo um teste de meia hora, como se não estivesse transferindo a temperatura direito para o water cooler. Isso é que acho mais estranho de tudo.
Tranquilo ainda, chegou a fazer CO já (ou offset de Vcore)? Sobre o comportamento do WC talvez estranho mesmo mas se fosse defeito estaria bem pior provavelmente, não sei se um 360mm evitaria completamente esses picos também

Também tenho um water cooler Corsair H60 na placa de vídeo, e este sim se aquece conforme a temperatura da placa de vídeo sobe, se a placa chega a 50C, as manguieras e radiador ficam bem quentes. Por isso, acho bizarro o H45 nunca se aquecer, além desses picos do nada apenas por abrir uma aba no browser.
Talvez a potência dissipada pela placa de vídeo é maior? Mas por ser numa área maior acaba não esquentando tanto quanto a CPU, e a CPU dá esses picos de maneira muito rápida e já baixa

Esses picos provavelmente é quando dá o boost pra 4,8~ que a tensão vai lá em cima (mas com corrente baixa), a princípio é normal apesar de ser estranho mesmo, pra tarefas leves eu troco perfil do Windows pra 99% de uso máx e evita isso, ainda que não mude praticamente nada em temp/consumo médio aqui, meus picos geralmente ficam nos 65c, talvez 70c estourando num dia extremamente quente e com fans em rotação mais baixa, e com a CPU em 99% em 3,7ghz fica bem estável sem esses picos

Sim, os picos ocorrem quando 1 ou 2 nucleos sobrem acima de 4500mhz por 1 ou 2 segundos, a CPU parece que nota uma demanda maior naquele momento e libera a cavalaria, mas em geral o clock fica pulsando nos 300, 500 ou 800 mhz e a maioria dos cores até fica no Sleep quando estou apenas usando internet ou trabalho leve.

Dei uma pesquisada na gringa e parece que isso é normal mesmo nos Ryzen, então já desencanei.

Só fica a questão estranha do H45 nunca esquentar, e de qq forma, eu queria um cooler branco.

Acho que vou pegar esse deep cool então, é o mais barato dos 3 e a iluminação do bloco é bem bonita

Preciso de ajuda paa um cooler para resfriar o ryzen 5 5600, atualmente tenho um deepcool gammax 400 v2 mas não está dando conta do meu ryzen 5 3600 mesmo com airflow bom no gabinete, gostaria de um cooler com preço semelhante/ um pouco maior mas que consiga dar uma aliviada na temperatura

Obrigado pelas dicas, Capa. Só pude ler agora, semana corrida. Esses fans da Noctua que você usa devem ser incríveis, pena que são caros. Eu vou por em prática tudo que vocês abordaram aqui, mas o que está me bugando é a distância que tenho entre a proteção da PSU e a GPU, muito pouco espaço pra circular ar.

Eu vou por uns fans na exaustão, porque não tenho nenhum. Como me mudei pro meio do nada, as coisas tendem a demorar a chegar.

Testei um God of war hoje, tudo topado, com o gabinete aberto na lateral eu bati 75 graus (90 no hotspot/junçāo).

Semana que vem irei por exaustores e tentar melhorar o fluxo de ar, caso não ajude, tento um gabinete maior.

Pra 200mm são as melhores. Menores, principalmente 120mm, têm algumas opções quase iguais por bem menos ou muito superiores pelo mesmo preço (valores aqui no Brasil).

Não sei se alguém já mencionou, mas é primordial informar se mora em região quente e/ou úmida, se tem ar-condicionado, etc. Aqui em Sampa, nos últimos 6 meses, acho que precisei ligar o ar umas 10 vezes no máximo. O meu no escritório é um splitter Fujitsu bem antigo, nem lembro a capacidade da condensadora. Quando os dois PCs mais o servidor estão com CPUs e GPUs em 100%, a temperatura ambiente sobe uns 5ºC com o ar setado em Auto 21ºC.

Pra 200mm são as melhores. Menores, principalmente 120mm, têm algumas opções quase iguais por bem menos ou muito superiores pelo mesmo preço (valores aqui no Brasil).

Não sei se alguém já mencionou, mas é primordial informar se mora em região quente e/ou úmida, se tem ar-condicionado, etc. Aqui em Sampa, nos últimos 6 meses, acho que precisei ligar o ar umas 10 vezes no máximo. O meu no escritório é um splitter Fujitsu bem antigo, nem lembro a capacidade da condensadora. Quando os dois PCs mais o servidor estão com CPUs e GPUs em 100%, a temperatura ambiente sobe uns 5ºC com o ar setado em Auto 21ºC.
Cara, arrumei o fluxo de ar do gabinete e pus 3 exaustores. Funcionou bem demais, valeu pela ajuda!

Joguei o red dead redemption 2 no ultra, 60 fps fhd e rendeu 65 graus. Caiu de 80 e uns quebrados pra 65.

O god of war rendeu 71 graus. Caiu de 88 pra 71.

Preciso de ajuda paa um cooler para resfriar o ryzen 5 5600, atualmente tenho um deepcool gammax 400 v2 mas não está dando conta do meu ryzen 5 3600 mesmo com airflow bom no gabinete, gostaria de um cooler com preço semelhante/ um pouco maior mas que consiga dar uma aliviada na temperatura
Tem esse aqui que vai dar uma melhorada mas cara dependendo o teu problema pode ser a temperatura ambiente porque o V2 da conta do 3600x.

Estranho, deveria dar conta sim.

Qual temp tá ficando a CPU?

O airflow realmente tá bom? Já trocou pasta térmica, verificou encaixe?

pessoal,quero monta um airflow no meu gabiente, queria indicaçao de Fans pra colocar nele
komor-intel-rtx-001_10.jpg

gabkomor_3__4_8_1_9.jpg

esse é meu gabinete, como voces podem ver a frente dele é fechada, so tem umas aberturas na lateral,minha maior duvida é se pego uns Fans com CFM alto e Pressao Estatica alta, ou se nesse caro a Pressao Estatica nao importa muito posso foca so no CFM alto mesmo ?

se algm poder me ajudar a escolher uns fans pro meu gabinete eu agradeçeria muito. obrigado

Estranho, deveria dar conta sim.

Qual temp tá ficando a CPU?

O airflow realmente tá bom? Já trocou pasta térmica, verificou encaixe?
Após mexer nas fans do gabinete, a temperatura estabilizou um pouco, a temperatura chega a picos de 70/80 graus mas desce rapidamente para 50/60. Esta mais frequentemente operando na temperatura de 62°C, por ai. Não cheguei a testar em situações de estresse reais então pode ser que aumente bem mais que isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem esse aqui que vai dar uma melhorada mas cara dependendo o teu problema pode ser a temperatura ambiente porque o V2 da conta do 3600x.
Moro em São Paulo, então aqui não chega a altas temperaturas, e o quarto em que fico tem uma temperatura ok, variando entre 20~26 graus.

Após mexer nas fans do gabinete, a temperatura estabilizou um pouco, a temperatura chega a picos de 70/80 graus mas desce rapidamente para 50/60. Esta mais frequentemente operando na temperatura de 62°C, por ai. Não cheguei a testar em situações de estresse reais então pode ser que aumente bem mais que isso

Moro em São Paulo, então aqui não chega a altas temperaturas, e o quarto em que fico tem uma temperatura ok, variando entre 20~26 graus.

É perfeitamente normal os Ryzen 3xxx e 5xxx darem picos bem altos de temperatura por alguns segundos e depois baixar, isso acontece quando a CPU nota alguma demanda alta momentânea (como apenas abrir uma aba do browser, por exemplo) e joga a voltagem e clock lá pra cima por poucos segundos, ou mesmo frações de segundo.

50/60 vc diz em uso de desktop normal? (internet, office, etc)? Se for nessa situação, não é a princípio ruim pois os Ryzen tem limite de 90C, então ainda está longe do limite, mas deveria estar entre 35-45C considerando essa temp ambiente de 20 a 26C. Mas se for em jogos, está totalmente normal.

Faz um teste: Abre o gabinete e use aberto por 1 ou 2 dias pra ver se dá diferença nas temperaturas. Essa é a melhor forma de saber se suas fans de gabinete não estão dando conta ou se estão instaladas errado, com uma atrapalhando a outra.

É perfeitamente normal os Ryzen 3xxx e 5xxx darem picos bem altos de temperatura por alguns segundos e depois baixar, isso acontece quando a CPU nota alguma demanda alta momentânea (como apenas abrir uma aba do browser, por exemplo) e joga a voltagem e clock lá pra cima por poucos segundos, ou mesmo frações de segundo.

50/60 vc diz em uso de desktop normal? (internet, office, etc)? Se for nessa situação, não é a princípio ruim pois os Ryzen tem limite de 90C, então ainda está longe do limite, mas deveria estar entre 35-45C considerando essa temp ambiente de 20 a 26C. Mas se for em jogos, está totalmente normal.

Faz um teste: Abre o gabinete e use aberto por 1 ou 2 dias pra ver se dá diferença nas temperaturas. Essa é a melhor forma de saber se suas fans de gabinete não estão dando conta ou se estão instaladas errado, com uma atrapalhando a outra.
Em uso de desktop e em jogos, meu modo de energia está em desempenho máximo (não sei se pode ter ligação, mas mesmo fora de games o proc está rodando na frequencia de 4.0/4.2ghz então acredito que possa ser isso).

Em uso de desktop e em jogos, meu modo de energia está em desempenho máximo (não sei se pode ter ligação, mas mesmo fora de games o proc está rodando na frequencia de 4.0/4.2ghz então acredito que possa ser isso).

Ah, então é isso... Muda pro modo normal, não existe a mínima necessidade de deixar em desempenho máximo, a CPU sempre vai ficar com clock alto e isso só vai gastar muita energia e gerar muito calor.

Deixa no modo normal, daí a CPU entra em desempenho máximo automaticamente só quando precisar.

Users who are viewing this thread

Voltar