[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Alguns 240 fortinhos

Achei curioso o preço daquele Thermalright. Imaginei que fosse um erro e fui procurar. É realmente um WC 240mm de 50 dólares e com performance excelente. Fico pensando em qual momento a gente começou a achar normal cooler de US$ 150, 200 e até mais...

Quando se fala de fans, gabinetes, water coolers, pastas térmicas, fontes, etc, contanto que seja razoavelmente bom, não faz muita diferença.
Buscando o top dos TOPS, vc paga muito por muito pouco a mais.

Alguns 240 fortinhos

Achei curioso o preço daquele Thermalright. Imaginei que fosse um erro e fui procurar. É realmente um WC 240mm de 50 dólares e com performance excelente. Fico pensando em qual momento a gente começou a achar normal cooler de US$ 150, 200 e até mais...

Infelizmente não temos fácil (local de vendas e preço compatível) acesso nem à metade dessas opções pelo que vi aqui.

Alguns 240 fortinhos

acho que o é porque estamos normalizando processadores a 100 graus também, passando a impressão que se não tiver cooler caro não vai dar conta

Alguns 240 fortinhos

Thermalright está mandando bem em custo x beneficio
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mesmo por 250 reais não tem nada melhor, besteira ficar enrolando achando que vai ter uma chance minúscula de conseguir 20/30/50 reais de possíveis descontos porque o preço já está absurdamente baixo, praticamente certeza de esperar e se ferrar nesses casos, se fosse uma diferença de 200-300-500 reais até entendo mas na minha opinião não vale ficar arriscando por causa de <50 conto
Então a coisa tah apertada e estou precisando de bem coisa. Acabei de comprar o gabinete motench air 903 (falta cadeira, monitor, air cooler / cooler...). Estou indo aos poucos e tentando pegar em promo o gabinete infelizmente não peguei no melhor preço seguindo a lógica que falaram mesmo... estou indo aos poucos como dá. Com a promoção ia tentar adiantar a compra tentei pegar de noite depois de sair do trampo e tinha acabado, ai como tinha acabado a promo não agi no impulso de adiantar a compra.

Deixar só uma comparação sem muito embasamento técnico, mas que pelo menos refletiu algo na prática.
5800X3D + Case NZXT H500 + Mugen Rev.b = ~80 graus jogando (rust, frames soltos).
5800X3D + Case Montech Air 903 + LT 520 = ~60 graus jogando (rust, frames soltos).
"Testes" feitos nas mesmas condições de temperatura (mesmo dia/horário).

Único porém ainda é que se fosse usar no meu quarto como antigamente, sem chance um AIO se for assim (mas todo comentário é incrível: "dead silent". eu devo ter ouvido biônico).
Inclusive ouço falar que a bomba é inaudível desde o H100i RGB Platinum, que inclusive fiz RMA e tanto original quanto retorno RMA faziam um barulho horrendo (tec tec tec). Acabei vendendo. No caso do LT 520 não acho alta ou esquisita como o antigo corsair, mas faz barulho o suficiente (juntamente com os fans, óbvio) pra não ser "dead silent". :poker:

Deixar só uma comparação sem muito embasamento técnico, mas que pelo menos refletiu algo na prática.
5800X3D + Case NZXT H500 + Mugen Rev.b = ~80 graus jogando (rust, frames soltos).
5800X3D + Case Montech Air 903 + LT 520 = ~60 graus jogando (rust, frames soltos).

Único porém ainda é que se fosse usar no meu quarto como antigamente, sem chance um AIO se for assim (mas todo comentário é incrível: "dead silent". eu devo ter ouvido biônico).
Inclusive ouço falar que a bomba é inaudível desde o H100i RGB Platinum, que inclusive fiz RMA e tanto original quanto retorno RMA faziam um barulho horrendo (tec tec tec). Acabei vendendo. No caso do LT 520 não acho alta ou esquisita como o antigo corsair, mas faz barulho o suficiente (juntamente com os fans, óbvio) pra não ser "dead silent". :poker:
Bastante diferença, talvez seja o caso de configurar o rpm dos fans e da bomba porque tem uma margem gigante de temperatura agora, não sei sobre a bomba (já ouvi dizer que é melhor deixar rotação alta mas sei lá :haha:) mas os fans provavelmente consegue deixar tudo em <50% mantendo +- as mesmas temps, aí deve ficar 100% ou quase 100% silencioso

Bastante diferença, talvez seja o caso de configurar o rpm dos fans e da bomba porque tem uma margem gigante de temperatura agora, não sei sobre a bomba (já ouvi dizer que é melhor deixar rotação alta mas sei lá :haha:) mas os fans provavelmente consegue deixar tudo em <50% mantendo +- as mesmas temps, aí deve ficar 100% ou quase 100% silencioso
Essa bomba em especial só funciona em 100%* (revisões antigas desse AIO parece que era variável segundo alguns relatos). Não é exatamente problemático, mas se eu trabalhasse no PC de noite/madrugada, confesso que ficaria meio bolado.
Já as fans, já deixo em ~50% em iddle sempre. Não são exatamente barulhentas, embora as frontais em um certo rpm dão aquela ressonância que falamos.

No geral tô de boa com a mudança, só peguei esse LT520 porque algumas coisas deram certo e eu queria algo bonito aos meus olhos, sem custar mais que um rim. Aí o LT520 atendeu bem (peguei na guerra digital antes de esgotar e achei o preço "OK" pra padrão BR).
Eu nem tava dando bola se ia fazer diferença ou não frente ao Mugen. Fora isso, optei pela deepcool porque a garantia é longa também no Brasil pelo que vi.
Mas confesso que a bola que levantei 2 vezes aqui ainda me deixa curioso, que seria a longevidade de bombas de uma rise mode da vida. Fico curioso em quanto tempo vão durar na mão de quem tem.

*Até dá pra tentar controlar via DC tentando jogar menos voltagem, mas não baixa de 3000rpm. Aí chega uma hora que ela começa a simplesmente falhar mesmo.

Última edição:

Uma comparação de temperatura só seria válida no mesmo nível de ruído. Até um cooler box resfria bem se deixar no máximo porém é extremamente barulhento.

Mas se o barulho do AIO é problema, é só reduzir a velocidade da bomba. O meu AIO Cougar Poseidon GT tem uma bomba bem barulhenta no padrão (=máximo) de 3.200 RPM. Mas reduzindo para 1.900 RPM é comparável a um fan 12cm a 900 RPM, e não fez nenhuma diferença nas temperaturas.

Os fans em geral deixo um pouco menos, em torno de 35% em idle e 70% no máximo (com variações dependendo da velocidade máxima e tamanho do fan). Como não gosto dos ruídos de variação de velocidade, mantenho tudo fixo até 70 °C.

Tem muita gente aqui com neura de temperatura, qualquer 60 °C já é motivo de preocupação. A minha é com barulho, se não chegar a 70 ºC é pq preciso diminuir a velocidade ou mesmo deixar em fan stop kkk.

Última edição:
Uma comparação de temperatura só seria válida no mesmo nível de ruído. Até um cooler box resfria bem se deixar no máximo porém é extremamente barulhento.

Mas se o barulho do AIO é problema, é só reduzir a velocidade da bomba. O meu AIO Cougar Poseidon GT tem uma bomba bem barulhenta no padrão (=máximo) de 3.200 RPM. Mas reduzindo para 1.900 RPM é comparável a um fan 12cm a 900 RPM, e não fez nenhuma diferença nas temperaturas.

Os fans em geral deixo um pouco menos, em torno de 35% em idle e 70% no máximo (com variações dependendo da velocidade máxima e tamanho do fan). Como não gosto dos ruídos de variação de velocidade, mantenho tudo fixo até 70 °C.
Cara, por isso falei que era só um "teste"... Não tenho mais paciência de ficar comparando nível de ruído ou fazendo algo mais bem construído.
Porém, na parte de ventoinhas deixei similar ao que usava já com o Mugen. Sobre a bomba, impossível mexer nos RPM dessa em especial, pelo menos (vide post acima). Ponto negativo pra mim, mas é como falei: não chega a ser um horrível igual era o H100i.

EDIT: O caso ocorre exatamente como o descrito abaixo:
Update:
As we already know the pump has a 3 pins connector and not a 4 pins PWM.
I thought I could change the pump speed by using DC mode and edit voltage, but it wasn't working.
After further testing, it looks like the pump only works in a "100% speed" state. When I lower the voltage by 1v, then another 1v, and so on, nothing happens, it's stays at 100% around 3100 RPM. When I keep it going and lower under a certain value, around 6-7v, the pump starts to malfunction, alternating between OFF and full speed (0RPM and 3100). Not instantly because it shuts down because of not enough power, then start up again and tries to reach max speed and shuts down again.
So yeah, the pump of the LT720 can't function in any other state than 100%. Even if it's quieter than most other brands at 100%, the fact that we can't let it sit at 80%-75% or even less defeats the purpose of trying to be quiet. Because competition will actually be close to silent witt a pump at 60-80% with close to no impact on temperatures.

Última edição:
Cara, por isso falei que era só um "teste"... Não tenho mais paciência de ficar comparando nível de ruído ou fazendo algo mais bem construído.
Porém, na parte de ventoinhas deixei similar ao que usava já com o Mugen. Sobre a bomba, impossível mexer nos RPM dessa em especial, pelo menos (vide post acima). Ponto negativo pra mim, mas é como falei: não chega a ser um horrível igual era o H100i.

EDIT: O caso ocorre exatamente como o descrito abaixo:

É um caso estranho mesmo. Para um WC bem conceituado como os LT520/720 não poder alterar a velocidade da bomba.
O fato de ser 3 pinos (DC) não deveria ser problema, já que a grande maioria das bombas usa 3 pinos.

Enfim, mas se o ruído tá num nível aceitável, aproveita e seja feliz 👍

É um caso estranho mesmo. Para um WC bem conceituado como os LT520/720 não poder alterar a velocidade da bomba.
O fato de ser 3 pinos (DC) não deveria ser problema, já que a grande maioria das bombas usa 3 pinos.

Enfim, mas se o ruído tá num nível aceitável, aproveita e seja feliz 👍
Ah, sim. Com certeza. Eu só acho que poderia ser melhor, permitindo variação na velocidade da bomba.
E no fim, só queria me dar ao luxo de deixar o setup bonito ao meu gosto, não teria sequer problema de manter 75-80 graus jogando. :haha:

-
Sobre ser estranho, é muito. Garimpando bem, você acha gente com supostos batches mais antigos jurando que é variável.
Entretanto muitos no reddit informam essa impossibilidade e ainda que o suporte da deepcool afirma que é fixo em 100% by design. O que é irônico pra bomba mais nova deles, se você me perguntar.

DeepCool apresenta cooler para CPU AK620 Zero Dark Zoria Dual Fin-Stack

DeepCool apresentou o AK620 Zero Dark Zoria, uma variante temática de seu popular cooler de CPU dual fin AK620 que foi lançado originalmente em setembro de 2021. O cooler tem como tema o RPG de fantasia "Zoria: Age of Shattering" que foi lançado em 2023. É uma marca conjunta oficial entre DeepCool e Tiny Trinket Games. Ele apresenta obras de arte do jogo nas duas placas superiores das pilhas de barbatanas. O restante do acabamento inclui um esquema de cores preto + amarelo em dois tons, com o amarelo ocupando as molduras das placas superiores, e os impulsores dos dois incluíam ventoinhas de 120 mm; enquanto o preto fosco domina as pilhas de aletas de alumínio, grande parte da base e os seis heatpipes de cobre banhados a níquel de 6 mm de espessura do cooler. Não há alterações na ficha técnica do cooler em relação ao original 2021, além dessas mudanças estéticas. Os tipos de soquete de CPU suportados incluem LGA1700, AM5, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.

JyIvKad.jpeg

zKWsWAe.jpeg

mNbLpHV.jpeg

y0cPsEP.jpeg

kgQRdoa.jpeg

DeepCool apresenta cooler para CPU AK620 Zero Dark Zoria Dual Fin-Stack

DeepCool apresentou o AK620 Zero Dark Zoria, uma variante temática de seu popular cooler de CPU dual fin AK620 que foi lançado originalmente em setembro de 2021. O cooler tem como tema o RPG de fantasia "Zoria: Age of Shattering" que foi lançado em 2023. É uma marca conjunta oficial entre DeepCool e Tiny Trinket Games. Ele apresenta obras de arte do jogo nas duas placas superiores das pilhas de barbatanas. O restante do acabamento inclui um esquema de cores preto + amarelo em dois tons, com o amarelo ocupando as molduras das placas superiores, e os impulsores dos dois incluíam ventoinhas de 120 mm; enquanto o preto fosco domina as pilhas de aletas de alumínio, grande parte da base e os seis heatpipes de cobre banhados a níquel de 6 mm de espessura do cooler. Não há alterações na ficha técnica do cooler em relação ao original 2021, além dessas mudanças estéticas. Os tipos de soquete de CPU suportados incluem LGA1700, AM5, AM4 e LGA1200. A empresa não revelou preços.

JyIvKad.jpeg

zKWsWAe.jpeg

mNbLpHV.jpeg

y0cPsEP.jpeg

kgQRdoa.jpeg
Depois reclamam da paleta de cores da Noctua...

PS: Se bem que me fez lembrar os bons tempos dos saudosos AKASA VIPER
AK-FN059_g01.jpg

Última edição:
Galera, meu water cooler silverstone icegem 360 foi de F... tenho um r9 5900x e preciso comprar um water cooler novo.
Quero gastar no máximo uns 600, e de preferencia um water cooler sem rgb (ou só na bomba). Podem me ajudar com indicações?

Galera, meu water cooler silverstone icegem 360 foi de F... tenho um r9 5900x e preciso comprar um water cooler novo.
Quero gastar no máximo uns 600, e de preferencia um water cooler sem rgb (ou só na bomba). Podem me ajudar com indicações?
Tem o ml240L da CM sem RGB com preço bem interessante!

Tô usando o Cougar Poseidon GT faz algumas semanas e gostei.

Tá uns 650,00 na versão 360mm.
O Elite é bem mais barato e tem um monte de RGB, mas capacidade de resfriamento inferior.

pergunta quanto tempo durou o water cooler?

EK lança nova capa de substituição de alumínio escovado para coolers EK-Nucleus AIO

A EK, renomada líder em tecnologia de resfriamento de computadores, está pronta para lançar a capa de reposição EK-Nucleus AIO - Black Eclypse, uma nova capa de reposição para os coolers AIO da série EK-Nucleus feita de alumínio escovado anodizado preto. Ele substitui a tampa superior padrão dos premiados AIOs da série EK-Nucleus, disponíveis nos tamanhos 240 e 360 mm, ambos com acabamento em preto e branco. Esta tampa exclusiva do bloco da bomba apresenta um círculo LED com uma aparência minimalista graças ao seu núcleo de alumínio. Ele permite reorientar o emblema EK independentemente da direção em que o cooler está instalado. A orientação pode ser alterada em incrementos de 90°, portanto, se o cooler for instalado de cabeça para baixo, o usuário poderá girá-lo 180 graus para exibir o logotipo com o lado direito para cima.

Independentemente do ângulo de instalação do AIO, ele sempre proporcionará uma estética limpa e alinhada, enquanto o processo de montagem é fácil graças aos ímãs localizados em cada um dos quatro cantos. Esta mesma tampa AIO é apresentada no recém-lançado EK-Nucleus AIO CR360 Direct Die D-RGB - 1700, o primeiro cooler de CPU AIO do mundo habilmente projetado para resfriamento direto de matriz.

l3WNEVI.jpeg

1GSwyKn.jpeg

seGHZsv.jpeg

O poder imparável do premiado EK-Nucleus AIO CR360 Lux
O EK-Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB ganhou vários prêmios de prestígio, sendo o mais recente o prêmio Altamente Recomendado do pessoal da TechPowerUp.

É importante notar que a partir de 1º de janeiro de 2024, todos os produtos EK Nucleus AIO sofreram uma queda de preço, com preços reduzidos em média 25%, tornando este AIO, o melhor da categoria, mais acessível para entusiastas de PC.

Disponibilidade e preço
A capa de substituição EK-Nucleus AIO - Black Eclypse foi projetada na Eslovênia, Europa, e está disponível para encomenda na EK Webshop. A capa de substituição EK-Nucleus AIO - Black Eclypse custa 14,90€.
Fonte: EK Waterblocks

EVGA apresenta série CLCx de coolers líquidos para CPU multifuncionais

Apresentando a série EVGA CLCx — o remix que você estava esperando! A série CLCx é a sequência dos premiados EVGA CLC All-In-One CPU Liquid Coolers. Atualizado com a bomba de água de 7ª geração da Asetek, 3 opções de radiadores, um LCD 480x480 integrado e os ventiladores EVGA ARGB completamente remodelados. Com uma nova abordagem ao mercado de coolers líquidos para CPU AIO, a série EVGA CLCx oferece o resfriamento mais eficiente e o fluxo mais silencioso já feito em um AIO EVGA.

Ajuste seu equipamento
A série EVGA CLCx foi construída para todos os tipos de sistemas e necessidades de refrigeração, com 3 tamanhos diferentes de radiadores para escolher. Selecione o CLCx 360 para resfriamento máximo, o CLCx 280 para necessidades mais sofisticadas ou o CLCx 240 para todo o resto.

3FFFKn5.jpeg

3eGXLFp.jpeg

ETjSrYP.jpeg

Tecnologia de 7ª geração

projetada, fabricada e testada para qualidade e desempenho.
  • Testes de temperatura extrema para garantir a robustez do produto
  • Teste de integridade de hélio para garantir que cada resfriador individual seja virtualmente imune a vazamentos
  • Enchimento de precisão a vácuo para garantir níveis ideais de líquido
  • 100% de rastreabilidade em todo o nosso processo de produção para fornecer informações e feedback valiosos

d5SZi9e.jpeg

Display LCD
Monitore os sinais vitais do sistema ou reproduza sua imagem ou animação favorita no display LCD colorido de 480x480.

Ventilador EVGA ARGB
Os novos ventiladores ARGB projetados pela EVGA fornecem o melhor equilíbrio entre resfriamento, silêncio e paz de espírito por meio de um rolamento hidrodinâmico silencioso com uma vida útil de longa duração de 50.000 horas.

v4Or55Y.jpeg

Controle totalmente o seu resfriamento com o software EVGA CLCx
i2fg8MK.jpeg

xS7RZEC.jpeg

Fonte: Artigos EVGA

Users who are viewing this thread

Voltar