[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Bom dia. Pessoal, vcs poderiam me passar indicações de coolers low profile, que possua um bom custo benefício?

Algo bom da minha placa mãe atual é que os vrms dela são bem frios, e como meu gabinete atual é pequeno, um ac low profile seria o ideal, pois uso duas fans de 120mm na lateral, assim é bastante ar frio na direção da cpu e vrm, então um low profile faria um bom trabalho.

Até já fiz algumas pesquisas, mas é tanto modelo que não sei o que escolher, se realmente o ac A será melhor que B. Agradeço se vcs puderem me passar algumas dicas de modelos para compra!
Entendo, mas algo do tamanho dele ocuparia muito espaço dentro do gabinete, a melhor solução que encontrei seria usar um de perfil baixo, mas as opções que achei no br são caras demais.

Mas esse seria uma opção alternativa caso não consiga achar um ac de perfil baixo com um preço mais em conta.
Low-profile é bem raro ver alguém usando aqui, acho que vai encontrar mais informação em fórums gringos e no Reddit mas mesmo assim a quantidade de material pra se basear é pequena e a disponibilidade de modelos aqui vai ser minúscula, um dos que já vi elogiarem e se encontra aqui é o Shuriken 3, tem o Shuriken 2 mas nunca vi teste de um vs o outro, fora isso acho que no Brasil só o L12 Ghost da Noctua que é uma facada e uns xingling aleatórios, se importar for uma opção talvez dar uma olhada em algum da ID-Cooling como o IS-50X v2 que o preço deve ficar +- na mesma faixa dos Shuriken

2ª opção que talvez não seria tão interessante eu diria que é um PA120 Mini, é um dual-tower com apenas 1 fan, mas acho que cairia no ponto de ocupar muito espaço dentro do gabinete, tirando os outros low-profile eu iria de AG400 também a não ser que não caiba pela altura (aí o PA120 Mini poderia ser uma opção), mas aí é questão de ver o que é mais interessante pro seu gabinete/espaço e sua preferência também, e se não se importar com as temps mais altas e talvez ruído mais alto as vezes até um low-profile mais basicão mesmo

Apenas complementando as respostas e os comentários (mais acima nessa página) sobre AIOs:
Fica claro (pelo vídeo) que a maior parte da reclamação dos AIO são referentes a barulhos das bombas e consequente pane nas mesma... muitos AIO utilizam bombas ASETEK que são consideradas de boa/excelente performance e durabilidade, mas boa parte dos AIO utilizam bombas de outras marcas. Especificamente o modelo Lian Li Galahad 360 que eu uso, tem bomba da Alpatek que apresentou problemas de barulho, entupimento que posteriormente a falha foi atribuída ao radiador e não a bomba, mas A Lian Li fez uma atualização física no hardware desse AIO substituindo todas as peças no varejo e liberou um recall para clientes que haviam comprado esse modelo. O recall funciona e me enviaram um AIO zerado (versão revisada para não ocorrer a mesma falha).
Os novos AIO Lian Li Trinity também usam bomba da mesma marca Alpatek e segundo relatos, podem apresentar o mesmo problema que, de acordo coma Lian Li, já está sendo corrigido e deve sair um recall também. Lembrando que a garantia de qualquer um desses AIO da Lian Li é de 5 anos.
Mas há um caso diferente, os AIO Lian Li Galahad LCD possuem bomba da Asetek e até o momento não há relatos desse mesmo problema nesses modelos LCD, além disso a garantia para esses modelos é de 6 anos. Sobre o Trinity Performance, a Lian Li informa que os problemas podem ocorrer em uma pequena parcela dos produtos já vendidos e que as novas produções já estão livres dessa falha.
Saberia me informar alguns modelos que tem bombas asetek? os da deepcool tem?

Meu Galahad 360 foi de base há 3 dias. Li um comunicado que alguns lotes saíram com defeito de fabricação e pelo meu SN eu fui um dos premiados. Enviei email hoje pra Lian Li me mandar um novo e até lá meu 5800x pegando fogo. Desktop básico ele fica em quase 80 graus. :(

Low-profile é bem raro ver alguém usando aqui, acho que vai encontrar mais informação em fórums gringos e no Reddit mas mesmo assim a quantidade de material pra se basear é pequena e a disponibilidade de modelos aqui vai ser minúscula, um dos que já vi elogiarem e se encontra aqui é o Shuriken 3, tem o Shuriken 2 mas nunca vi teste de um vs o outro, fora isso acho que no Brasil só o L12 Ghost da Noctua que é uma facada e uns xingling aleatórios, se importar for uma opção talvez dar uma olhada em algum da ID-Cooling como o IS-50X v2 que o preço deve ficar +- na mesma faixa dos Shuriken

2ª opção que talvez não seria tão interessante eu diria que é um PA120 Mini, é um dual-tower com apenas 1 fan, mas acho que cairia no ponto de ocupar muito espaço dentro do gabinete, tirando os outros low-profile eu iria de AG400 também a não ser que não caiba pela altura (aí o PA120 Mini poderia ser uma opção), mas aí é questão de ver o que é mais interessante pro seu gabinete/espaço e sua preferência também, e se não se importar com as temps mais altas e talvez ruído mais alto as vezes até um low-profile mais basicão mesmo
Desculpa na demora em responder, tava de serviço ontem e não tinha tempo pra responder. Gostei do Shuriken 2, com certeza ele deve segurar o 5600G muito bem, e é barato, provavelmente eu compre ele, obrigado pela dica.

Arctic lança coolers para CPU Freezer série 36

Após o anúncio da nova série de refrigeradores de água, a ARCTIC anuncia agora os próximos destaques do produto - desta vez na área de refrigeração de ar. Para comemorar seu 23º aniversário, a fabricante ainda está em clima de comemoração e também traz ao mercado o Freezer 36 com preços especiais. Com desempenho significativamente melhorado e montagem simplificada, o Freezer 36 não apenas supera seus modelos antecessores, mas também se destaca da concorrência.

Uma ventilação ainda mais eficiente é obtida graças ao dissipador de calor otimizado com design de fluxo lateral. Dois dos comprovados ventiladores P da ARCTIC, conhecidos por seu desempenho, são usados na configuração push-pull. O inovador sistema de fixação por clique permite uma instalação rápida e fácil e a substituição do ventilador. Para a próxima instalação LGA1851 e LGA1700, o Freezer 36 utiliza uma estrutura de contato especial que distribui a pressão de contato uniformemente. Isso minimiza o estresse mecânico na CPU e na placa-mãe e aumenta o desempenho de refrigeração.

qMxZ3y3.jpeg

Enhe8iR.jpeg

vwsAKVj.jpeg

Visualmente, o cooler de torre única causa uma forte impressão em qualquer construção de PC graças à tampa de alumínio parafusada. Estão disponíveis um total de cinco versões diferentes:
Para os puristas, existe o modelo padrão com dissipador prateado e heatpipes de cobre, uma versão preta com dissipador preto, uma versão CO equipada com rolamentos de esferas duplos e duas versões iluminadas em preto e branco com ventiladores A-RGB.

Disponibilidade
O novo Freezer 36 em todas as versões já está disponível a preços especiais na loja online ARCTIC, no eBay e Amazon:
  • Congelador 36: $ 25,40, normal: $ 45,99
  • Congelador 36 CO: $/€ 27,71, normal: $ 47,99
  • Freezer 36 (Preto): $/€ 27,71, normal: $ 51,99
  • Freezer 36 A-RGB (preto): $/€ 33,10, normal: $ 58,99
  • Freezer 36 A-RGB (branco): $ 33,87 €, normal: $ 59,99

Complementando sobre o Arctic Freezer 36

n7uO0EL.png

BRCSNYA.png
2LGwdUW.png

bUQELMf.png
sPfK3ZH.png

Última edição:
Olá pessoal.

Vou comprar um Ryzen 5 5600 e pelo que andei lendo o ideal seria comprar um air cooler ao invés de usar o que já vem. Não pretendo fazer overclock e pra mim a aparencia é irrelevante, poderiam me recomendar um air cooler que seja suficiente?

Valeu!

Olá pessoal.

Vou comprar um Ryzen 5 5600 e pelo que andei lendo o ideal seria comprar um air cooler ao invés de usar o que já vem. Não pretendo fazer overclock e pra mim a aparencia é irrelevante, poderiam me recomendar um air cooler que seja suficiente?

Valeu!
Pro seu CPU o AG400 é mais que suficiente.

Olá,

Vou deixar aqui uma utilização diferente de um cooler box intel para configurações mais modestas, tenho um kit antigo (LGA 1155 - xeon e3 1245 V2), estava com problema de aquecimento (nem watercooler 120mm risemode estava segurando ele direito, batia 90 graus full load), decidi procurar um cooler box intel com base de cobre (era oque segurava bem esses processadores na época). Consegui um cooler intel laminar RM1 (original de um i7 12700F, diz ser 65W o TDP porem acredito que seja mais, é um cooler com base cobre e bem pesado para o tamanho).

Por ser LGA 1700 ele não serve (furação 3mm mais longa), procurei na internet e não achei informações sobre adaptação, com um amigo do ramo decidimos adaptar, removemos as travas para verificar a distancia, vimos que a furação da placa mae casa bem certo com a furação do cooler sem as travas, usamos uma base atras da placa mae de qualquer cooler universal de entrada (aqueles sem pino trava - exemplo usei a base de um cooler master i30), apenas procurei parafusos com a cabeca mais larga e o cooler serviu perfeitamente, parece que foi feito para essa placa mae.

Temperatura com cooler master i30 batia 105 graus em 2 min de fullload, temperatura com watercooler 120mm risemode estava segurando em 90 graus fullload, as temperaturas com esse cooler intel não passaram de 75 graus em rotação maxima do fan (usei pasta térmica snowdog).

Esse cooler pode ser facilmente encontrado na casa dos R$ 80/100, é um baita custo beneficio.

Unnamed-3.jpg

Base cooler RM1
Unnamed-1.jpg

Base cooler universal (usado do cooler master i30)
Unnamed-2.jpg

Parafusos utilizados
Unnamed-4.jpg

Encaixe:
Unnamed-5.jpg

Unnamed.jpg

Watercooler risemode até onde vi eram bem ruim tanto em performance como em índices de problema. Nem sei como ainda tem indicações e principalmente pessoas que compram eles. Não dúvido que um air cooler como ag400 já teria resolvido o problema tendo melhor performance e nível de ruído que os que foram mencionados. Contudo ótima informação, caso alguém tenha um cooler parado por exemplo e tals pode ser opção. Parte boa desses tipo de cooler como o cooler box é que eles jogam um pouco de vento no vrm da placa mãe. Se caso for uma placa mãe que esteja aquecendo demasiadamente nesse local da uma ajudada.

Opa galera boa noite, tenho um core i5 14600kf e gostaria de saber se vale apena eu pegar o water cooler deep cool lt 720 que apareceu na terabyte por $889,90 ou pegar um noctua nh-d15 chromax black, atualmente estou usando um rise mode 240mm é não gostei nem um pouco... agradeço desde já.

Opa galera boa noite, tenho um core i5 14600kf e gostaria de saber se vale apena eu pegar o water cooler deep cool lt 720 que apareceu na terabyte por $889,90 ou pegar um noctua nh-d15 chromax black, atualmente estou usando um rise mode 240mm é não gostei nem um pouco... agradeço desde já.
Rise Mode é bem fuleiro... qualquer uma das duas opções que vc escolher, estará bem servido... aí é questão do gosto pessoal!

Eu pegaria o NH-D15 ainda mais a versão black que acho lindo!

Eu pegaria o NH-D15 ainda mais a versão black que acho lindo!
Também curti esse Noctua black... só não vou nele, pq atualmente um Air Cooler não dá conta do meu CPU

Qual watercooler para o ryzen 5800X? O fan atual (Hyper 212) tem aguentado mas já tive caso de desligamento com posterior aviso de superaquecimento da CPU.

Qual watercooler para o ryzen 5800X? O fan atual (Hyper 212) tem aguentado mas já tive caso de desligamento com posterior aviso de superaquecimento da CPU.
Se fosse o Hyper 212 Turbo (dual tower) aguentava fácil….

O Hyper 212 normal, mais vendido (com uma fan) é um bom cooler mas não extraordinário… o Hyper 212 Turbo (dual fan) já muda MUITO, fica no nível de Noctua… e encontra fácil por 279,90

O Man vlw, acho q vou optar por pegar um noctua pra frente...
Eu iria com o noctua também, sou usuário do LS720 e ele tem problema de de vez em quando os fãs rasparem no radiador e pelo que eu vi da reclamação isso é geral.

Se fosse o Hyper 212 Turbo (dual tower) aguentava fácil….

O Hyper 212 normal, mais vendido (com uma fan) é um bom cooler mas não extraordinário… o Hyper 212 Turbo (dual fan) já muda MUITO, fica no nível de Noctua… e encontra fácil por 279,90
Achei que tinha dois Fans mas só tem um. Será que rola comprar um fan e colocar?

Última edição:
Achei que tinha dois Fans mas só tem um. Será que rola comprar um fan e colocar?
Se conseguir a presilha, consegue colocar sim... mas não confunda as coisas... o Hyper 212 Turbo, além de ter um fan a mais, possui heat-pipes e aletas dissipadoras diferentes do Hyper 212 normal... então, colocar as duas fans não vai fazer ter o mesmo desempenho...
É um cooler tão barato que nem vale a discussão, quanto mais o trabalho de gambiarra!

Qual seu uso do CPU? Rodando 100% em stock? Gabinete com airflow legal? Porque mesmo um AC 120mm é pra dar conta, pra indicar diria algum WC 240mm que já dá conta com folga, mas caso o superaquecimento seja por causa de uso all-core com o consumo do CPU lá pros 130-140w ele vai rodar quente independente da escolha de cooler por causa da densidade térmica, então se esse for o caso as vezes faz mais sentido dar uma reduzida no consumo máximo e/ou fazer undervolt

boa tarde pessoal, tenho um i5 14600kf e meu water de 240mm ta sofrendo pora resfriar e eu quero trocar, pesquisei bastantante vi o Cougar Gaming Poseidon-Gt - 360mm, alguém aqui tem dele? nao achei muitas informações sobre... aceito outras recomendações tbm

O Man vlw, acho q vou optar por pegar um noctua pra frente...
Levando em conta o valor desse air cooler da noctua será que não vale a pena ficar de olho no thermalright ps 120 se ou o no deepcool ag620? Não conferi hoje mas uns 2 dias atrás o thermalright no aliexpress tinha ficado por 220 reais com taxas inclusas (há um tempo atrás numa promoção ele chegou a ficar por 196 reais nas mesmas condições) e o ag620 ficou por 227 reais nas mesmas condições. No br você encontra o ag620 por 339 ~ 350 reais.

Users who are viewing this thread

Voltar