[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Estou querendo sair de um 5600 para um 5700X3D, estou usando um Gammaxx 400 (V1) desde 2018. Sei que o 5700X3D é mais esquentadinho, queria saber se vcs acham que posso manter o Gammaxx ou teria algum "queridinho" em AirCooler no momento? Na época paguei uns 140 reais +-.
Pode usar sem problemas, obviamente vai rodar mais quente que um cooler melhor mas também não faz diferença se um rodar a 70c e outro 75c, não vai perder desempenho nenhum e aí vai do TOC de cada um com temperatura, caso queira upgrade procuraria um PA120 ou AG620 na faixa de 300~ reais

Pode usar sem problemas, obviamente vai rodar mais quente que um cooler melhor mas também não faz diferença se um rodar a 70c e outro 75c, não vai perder desempenho nenhum e aí vai do TOC de cada um com temperatura, caso queira upgrade procuraria um PA120 ou AG620 na faixa de 300~ reais
Ah sim, por mim tranquilo, pq ele é bem eficiente e segurou super bem meu 3600 e até hoje meu 5600. Se não tem necessidade, tudo certo, obrigado amigo!

Entendi, já comprei ele aqui. Muito obrigado pelas dicas e assim que chegar eu volto pra dar um feedback sobre como ficou.
Conforme prometido, vou dar o review do AG620 no R7 5700x com PBO.

O cooler segurou bem, com médias bem interessantes de 67º no cinebench single e 65 no multi, jogando ele subiu um pouco, indo até 75.9º. Em termos de trabalho ele segurou bem, não passou de 70 em stress longo no processamento de conjuntos de dados bem grandes. Aqui uma captura do HWMonitor pós testes. Obrigado ao @insanee420 e ao @Cata pela ajuda.

Alphacool revela novo cooler de CPU Apex 1 para soquetes AMD AM5 e Intel LGA 1700/1851
A Alphacool apresenta o Apex 1, o primeiro water cooler para CPU da série Apex. Ele combina desempenho máximo de resfriamento, design excepcional e uma seleção de materiais de alta qualidade. O Apex 1 integra a comprovada tecnologia cross-slot com o novo 3D-Jetplate 2.0, garantindo desempenho de resfriamento ideal para processadores AMD e Intel de última geração. Uma pré-câmara na frente do 3D-Jetplate 2.0 suaviza o fluxo de água de entrada e o distribui uniformemente pelo Jetplate e pelas aletas de resfriamento da base de cobre. Tanto a base de cobre quanto a parte do conector de latão são precisamente usinadas em CNC para garantir qualidade de fabricação de primeira linha.

A Alphacool oferece duas versões do cooler. A versão AMD AM5 apresenta uma base de cooler deslocada, que não fica centralizada na CPU. Em vez disso, ela é posicionada para direcionar a injeção de água logo acima do hotspot da CPU. A versão Intel tem uma base de cooler posicionada centralmente que cobre toda a CPU. Ambas as versões garantem excelente desempenho de resfriamento. O design do cooler é feito para cobrir totalmente o soquete da CPU e os furos de montagem. Isso não afeta a instalação, que continua incrivelmente simples. Além disso, os coolers vêm equipados com iluminação aRGB, posicionada tanto na parte superior quanto na lateral em direção à RAM, complementando perfeitamente o design.

ZXBosUQ.jpeg

9FAZQk4.jpeg

Jqzwk9P.jpeg

UjINL0M.jpeg

O Alphacool Apex 1 já está disponível nas versões AM5 e LGA 1700/1851 na loja online Alphacool.

Características
  • Novo Jetplate melhorado
  • Resfriamento de hotspot otimizado
  • Instalação rápida e fácil
  • Linda iluminação aRGB

Fonte: Alphacool

mas caso interessar tem o le500 da CM.
Vou fazer um pequeno adendo aqui. Caso escolha o LE500 da DeepCool certifique-se de NÃO instalar no teto do gabinete. A construção desse WC é bem simplória e as fans vibram muito em rotação alta, vai dar uma barulheira infernal.

Vou fazer um pequeno adendo aqui. Caso escolha o LE500 da DeepCool certifique-se de NÃO instalar no teto do gabinete. A construção desse WC é bem simplória e as fans vibram muito em rotação alta, vai dar uma barulheira infernal.
Com quanto de rotação chegou a perceber isso acontecendo? Uma pena mas caso venha a acontecer (que até com outro WC pode acontecer) as vezes resolve de maneira rápida e simples com curva de fans, que dependendo do caso vai mudar pouquíssima coisa nas temps

Precisa ver até onde esse problema de vibração é culpa do AIO, pois quase certeza da culpa ser da construção frágil do gabinete.

Com quanto de rotação chegou a perceber isso acontecendo? Uma pena mas caso venha a acontecer (que até com outro WC pode acontecer) as vezes resolve de maneira rápida e simples com curva de fans, que dependendo do caso vai mudar pouquíssima coisa nas temps
No meu caso só resolvia se eu colocasse a velocidade em 60% mas aí as temps subiam consideravelmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Precisa ver até onde esse problema de vibração é culpa do AIO, pois quase certeza da culpa ser da construção frágil do gabinete.
Achei pelo menos umas 30 pessoas com o mesmo WC e o mesmo problema. Afrouxei os parafusos das fans no radiador e o barulho ficava mais fraco. Quando estão muito parafusados nele fica raspando no radiador.

Além do mais tive outro WC instalado na mesma posição por 4 meses e nunca tive problema de barulho.

No meu caso só resolvia se eu colocasse a velocidade em 60% mas aí as temps subiam consideravelmente.
Ah sim, agora que vi que tem um 7900x, em TDPs mais altos realmente a discrepância vai aumentando, acostumado com o povo aqui usando CPUs de 60-70w e aí nesse caso sim não chega a mudar tanto usar a 50% ou 100% :haha:

Achei pelo menos umas 30 pessoas com o mesmo WC e o mesmo problema. Afrouxei os parafusos das fans no radiador e o barulho ficava mais fraco. Quando estão muito parafusados nele fica raspando no radiador.

Além do mais tive outro WC instalado na mesma posição por 4 meses e nunca tive problema de barulho.
Troca as Fans... parece ser problema de projeto das Fans

Tendo uma boa refrigeração dentro do gabinete difícilmente alguém vai decepcionar com esse modelo da Corsair.
Não sou parâmetro pra poder falar de temperaturas, pois não possui outras ventoinhas no gabinete para entrada ou saída de ar do gabinete. Somente a do Radiador do WC.

Ah sim, agora que vi que tem um 7900x, em TDPs mais altos realmente a discrepância vai aumentando, acostumado com o povo aqui usando CPUs de 60-70w e aí nesse caso sim não chega a mudar tanto usar a 50% ou 100% :haha:
Eu uso ele com undervolt se não meu quarto vira uma sauna :limo:

Troca as Fans... parece ser problema de projeto das Fans
Eu tentei de tudo nessas últimas semanas. Troquei fans, inverti a posição e inclusive tentei fazer a curva de fans. Realmente o única coisa que resolveu foi pôr o radiador na vertical :crycat:

Final da novela: Comprei tanto o 5700X3D como o PA120 SE no Ali e MX-6 na PC COLD. Eu peguei o PA120 SE que era o mais barato, pelo q entendi muda o suporte pra alguns soquetes Intel, que não me interessa. Sem dúvidas é bem melhor que o meu cooler atual, que inclusive passei a monitorar melhor, já está dando 75º no 5600, no 5700X3D seria mais alto, então achei melhor garantir tudo.
Ficou 5700X3D + PA120 SE + AX6 por 1700,00. Eu acho que um valor ok até, considerando cenário atual e sendo meu upgrade final no AM4.

Não sou parâmetro pra poder falar de temperaturas, pois não possui outras ventoinhas no gabinete para entrada ou saída de ar do gabinete. Somente a do Radiador do WC.
Seria interessannte fazer alguns benchs com ele mesmo com pouca circulação de ar dentro do seu gabinete mas mesmo assim ele deve manter temperaturas baixas.

Final da novela: Comprei tanto o 5700X3D como o PA120 SE no Ali e MX-6 na PC COLD. Eu peguei o PA120 SE que era o mais barato, pelo q entendi muda o suporte pra alguns soquetes Intel, que não me interessa. Sem dúvidas é bem melhor que o meu cooler atual, que inclusive passei a monitorar melhor, já está dando 75º no 5600, no 5700X3D seria mais alto, então achei melhor garantir tudo.
Ficou 5700X3D + PA120 SE + AX6 por 1700,00. Eu acho que um valor ok até, considerando cenário atual e sendo meu upgrade final no AM4.
A versão SE vem sem a "capinha" no topo do heatsink que é puramente estética, agora a diferença de suporte/socket nunca tinha me atentado kkkk, dá uma diferença boa mesmo que as vezes é interessante seja pra rodar mais frio, ou pra rodar em temperatura similar mas com bem menos ruído, apesar que até ali uns 1000-1100rpm eu acho bem silencioso e já dá conta de qualquer setup com folga, passando de 70/75% rpm o ruído aumenta bastante e as vezes acaba não compensando a pequena diferença de temp que tem, pra ter noção tanto no 7800x3D quanto 9800x3D eu uso no máximo em 50% rpm e ainda sobra desempenho, se não enjoar da cara dele é um AC basicamente pro resto da vida kkkk

Cooler Master anuncia o novo e redesenhado refrigerador líquido MasterLiquid Core II
A Cooler Master, fornecedora líder de componentes para PC, periféricos para jogos e soluções de estilo de vida tecnológico, anunciou hoje o MasterLiquid Core II, um cooler líquido de última geração que vem em tamanhos de 240 mm e 360 mm. Esta versão mais recente da série MasterLiquid da Cooler Master se baseia na excelência daquela renomada série de coolers líquidos, ao mesmo tempo em que traz uma série de novos recursos à mesa. Com uma bomba de câmara dupla G9R refinada, compatibilidade de CPU atualizada e muito mais, o MasterLiquid Core II é uma atualização adequada para a próxima geração.

Recursos
Bomba de câmara dupla: design atualizado resultando em um refrigerador compacto com desempenho superior.
Compatibilidade de CPU atualizada: O Core II é compatível com todas as CPUs AMD e Intel mais recentes.
Design inovador: uma tampa de bomba com espelho infinito dá ao Core uma estética estelar.
Ventiladores renovados: novas pás de ventilador e visuais renovados proporcionam desempenho excepcional com um visual novo.
Fácil instalação: agora inclui um kit de montagem rápida compatível com todos os soquetes de processadores convencionais, juntamente com ventoinhas pré-instaladas.
Comprimento ideal do tubo: 400 mm de tubo permitem montagem sem esforço em qualquer orientação.

062PdQW.jpeg

Q2iHQUi.jpeg

6AYNSLz.jpeg

YoN2oHg.jpeg

VWFau9K.jpeg

O MasterLiquid Core II traz poder de resfriamento silencioso e uma experiência de instalação amigável para builds de todos os tipos. Leve sua configuração para a era moderna com o MasterLiquid Core II.

u4XrTbh.jpeg

Fonte: Cooler Master

Cooler Master anuncia o novo e redesenhado refrigerador líquido MasterLiquid Core II
A Cooler Master, fornecedora líder de componentes para PC, periféricos para jogos e soluções de estilo de vida tecnológico, anunciou hoje o MasterLiquid Core II, um cooler líquido de última geração que vem em tamanhos de 240 mm e 360 mm. Esta versão mais recente da série MasterLiquid da Cooler Master se baseia na excelência daquela renomada série de coolers líquidos, ao mesmo tempo em que traz uma série de novos recursos à mesa. Com uma bomba de câmara dupla G9R refinada, compatibilidade de CPU atualizada e muito mais, o MasterLiquid Core II é uma atualização adequada para a próxima geração.

Recursos
Bomba de câmara dupla: design atualizado resultando em um refrigerador compacto com desempenho superior.
Compatibilidade de CPU atualizada: O Core II é compatível com todas as CPUs AMD e Intel mais recentes.
Design inovador: uma tampa de bomba com espelho infinito dá ao Core uma estética estelar.
Ventiladores renovados: novas pás de ventilador e visuais renovados proporcionam desempenho excepcional com um visual novo.
Fácil instalação: agora inclui um kit de montagem rápida compatível com todos os soquetes de processadores convencionais, juntamente com ventoinhas pré-instaladas.
Comprimento ideal do tubo: 400 mm de tubo permitem montagem sem esforço em qualquer orientação.

062PdQW.jpeg

Q2iHQUi.jpeg

6AYNSLz.jpeg

YoN2oHg.jpeg

VWFau9K.jpeg

O MasterLiquid Core II traz poder de resfriamento silencioso e uma experiência de instalação amigável para builds de todos os tipos. Leve sua configuração para a era moderna com o MasterLiquid Core II.

u4XrTbh.jpeg

Fonte: Cooler Master
Só de ver que não tem aqueles parafusos com cabeças gigantes, que por causa deles você não pode colocar o radiador no teto, por que se não bate na placa mãe, já melhorou uns 1000%.

Alguem está encontrando os coolers da Thermalright a venda em algum lugar? Estou querendo comprar um Phantom Spirit 120 SE ou Evo pro meu 9800X3D mas não encontro em estoque em nenhuma das lojas que conheço...

Users who are viewing this thread

Voltar